DESBLOQUEIO DO MYLINK POR SOFTWARE


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Ja temos o everton do clube do cruze que faz a instalação dos comandos de som, e pa pra onix manual. Porém esta restrito a quem é de São Paulo.

Tudo explicado no tópico "volante do cruze, no onix" lembrando que não precisa trocar o volante !

Sim sim, confio nele, mas até o momento ninguém do clube fez (pela distância ou falta dos comandos).

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Bom dia pessoal!

Estou há alguns dias lendo fóruns sobre um possível jailbreak do MyLink.

Como não achava nada realmente "palpável" sobre o assunto, resolvi fazer algumas coisas por conta, e vou lhes dar um direcionamento:

 

O sistema operacional do nosso MyLink não é Windows CE. O sistema operacional é próprio da QNX(baseado em UNIX);

Sobre o fabricante: alguns são feitos pela Panasonic e outros pela LG;

É possível criar uma interface de conexão com o MyLink usando um software de conexão remota, como s VNCs da vida. O que está homologado pela QNX é o RealVNC.

Também descobri um exploit que ainda não tive tempo de explorar, mas fica através do Bluetooth. Tenho dúvidas se devo mexer, por se tratar de uma conexão sem fio. Se houver qualquer interrupção na transmissão (de firmware, por exemplo) entre o device e o host, pode ocasionar inutilização do produto.

Toda a documentação está disponível no site da QNX, assim como, o hardware que compõe os devices. Estou lendo essa documentação, e assim que estiver sólido sobre o assunto voltarei a postar algo.

Quem sabe, um custom firmware?

Abraços,

Luis Ricardo Oliveira.

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...

 

O sistema operacional do nosso MyLink não é Windows CE. O sistema operacional é próprio da QNX(baseado em UNIX);

Sobre o fabricante: alguns são feitos pela Panasonic e outros pela LG;

...

 

Boa tarde

 

Luis Ricardo Oliveira, de onde voce concluiu que o SO não é winCE ? Pois no proprio mylink vem etiquetado com o serial do WINDOWS CE 6.0 (como já foi visto aqui no forum) ..

Desconheço a informação que a GM tambem tem MYLINK fabricado pela panasonic, onde voce viu isto ?

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Só pra deixar mais claro: quando eu digo que o sistema operacional do MyLink não é Windows CE, não estou dizendo que o device não esteja utilizando Windows CE. Ele pode estar sendo utilizado para emular o QNX Car, que foi adaptado para com compilações diferentes para cada modelo e porte.

O SDK é usado via browser e é baseado em HTML5.

Lá tem opções de mods para trabalhar com o carro, além de infinitas possibilidades que envolvem a criatividade e capacidade do desenvolvedor.

Então, o que o pessoal que faz o desbloqueio está fazendo, é acessar o QNX Car, e apenas habilitar algumas funções. Tudo isso, é feito usando um dispositivo que faça comunicação com o device.Pode mesmo ser um celular com vnc, um acesso direto com cabo, entre outras possibilidades. Talvez a maior dificuldade seja ultrapassar a segurança que a GM impôs para acessar o software de gerenciamento, que é uma barreira que eles não tem mais.

O restante fica por conta do desenvolvedor que irá conectar e alterar o sistema.

Como podem ver(link abaixo), o kit de desenvolvimento já traz diversos items para trabalhar com o carro, bastando claro, que o carro possa ser integrado às funções. O restante, tu desenvolve com um IDE chamado eclipse. E aí sim precisa ser um desenvolvedor experiente.
 

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Luis Ricardo,

 

Sou desenvolvedor java, trabalho usando o Eclipse IDE, e acho que nessa direção não iremos arrumar nada. Quando um fabricante disponibiliza uma API / SDK, ela serve para você desenvolver um aplicativo para tal plataforma.

Ex: SDK para android, você cria seu aplicativo, e te permite até instalar em um celular.

Por motivos óbvios de segurança (que nesse caso nos atrapalham, apesar de nossa vontade não ser nenhuma trapaça/pirataria) esse acesso é limitado, e não te permite alterar configurações do dispositivo. Não desta forma.

Acredito que o 'development mode' não é o nosso objetivo, minha opinião.

 

Fico postergando a leitura dessa documentação, onde tenho vontade de descobrir se é possível desenvolver por exemplo um leitor dos sensores do carro, incluir no mylink um conta giros, etc... 

 

Quanto ao VNC ou algo do tipo, acho mais interessante/viável, mas depende do tipo de acesso que é concedido ao acessar e como acessar.

 

Que existe um meio, nós sabemos, resta saber se é dependente de um hardware específico...

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Então, amigo...

Meu objetivo não é exatamente o desenvolvimento, Mas nestas documentações tem dados importantes, como conexão, hardware e etc

Acessar a aplicação é um tipo de jailbreak, já que não nos é permitida. Estou lendo um pouco ainda e agora me ocorreu sobre a antiga empresa em que trabalhava, onde usávamos thin clients em todos os departamentos. Ele era utilizado para emulador o nosso ERP. Penso que o MyLink funcione da mesma forma, diria que tenho certeza. O que a Chevrolet fez, foi apenas limitar de acordo com os modelos de seus carros, e personalizar algumas funções, além de bloquear nosso acesso. Nada demais, mas complica nossa evolução. 

 

 

Caso consigamos evoluir, tenho idéias interessantes de integrações de APPs em mente, e até quem sabe um Custom FW.

Antes também achei que o modo desenvolvedor não seria o caminho, mas agora tenho quase certeza que é. 

 

Luis Ricardo,

 

Sou desenvolvedor java, trabalho usando o Eclipse IDE, e acho que nessa direção não iremos arrumar nada. Quando um fabricante disponibiliza uma API / SDK, ela serve para você desenvolver um aplicativo para tal plataforma.

Ex: SDK para android, você cria seu aplicativo, e te permite até instalar em um celular.

Por motivos óbvios de segurança (que nesse caso nos atrapalham, apesar de nossa vontade não ser nenhuma trapaça/pirataria) esse acesso é limitado, e não te permite alterar configurações do dispositivo. Não desta forma.

Acredito que o 'development mode' não é o nosso objetivo, minha opinião.

 

Fico postergando a leitura dessa documentação, onde tenho vontade de descobrir se é possível desenvolver por exemplo um leitor dos sensores do carro, incluir no mylink um conta giros, etc... 

 

Quanto ao VNC ou algo do tipo, acho mais interessante/viável, mas depende do tipo de acesso que é concedido ao acessar e como acessar.

 

Que existe um meio, nós sabemos, resta saber se é dependente de um hardware específico...

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Galera fui ontem num loja de acessórios aqui na vila formosa em São Paulo, ZL

 

lá ele me deram duas possibilidades de desbloquei pra o MyLink (2 mais que eles fazem, não que so tenha 2...)

 

a 1ª era de ligar um Rele no chicote principal oque mecheria na parte elétrica do carro perdendo a garantia...

o serviço é R$150,00

 

o 2º metodo bem mais interessante era através do Módulo muito falado em outro tópico aqui no clube...

esse módulo não so libera camera de ré, videos e filmes em movimento com adiciona TV digital e GPS integrado ao MyLink... (sem necessidade de usar celulares que se perdem em locais sem sinal)

esse módulo não iria interfirir em nada na garantia pois é apenas "Plug and Play"

eu gostei da ideia só que o problema foi o preço haha R$1500...

eu vi uma galera que tinha achado um modulo similar a esse comprando da china e se não me engano era algo em torno de R$1800

 

esse módulo é interessante pois vc ganha TV e GPS no carro a mais só que a esse preço eu compro uma TV LED 32" pra por no meu onix kkkk

 

 

Pessoal....

 

Quem quiser o contato da loja onde faz o desbloqueio do vídeo e câmera de ré é em SP é só pedir por MP.

 

Se alguém mais do clube souber outras empresas ajudem as colegas.

 

Abraços.

 

me passa o endereço da loja em SP que fez? manda por MP pra mim...

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Só pra deixar mais claro: quando eu digo que o sistema operacional do MyLink não é Windows CE, não estou dizendo que o device não esteja utilizando Windows CE. Ele pode estar sendo utilizado para emular o QNX Car, que foi adaptado para com compilações diferentes para cada modelo e porte.

O SDK é usado via browser e é baseado em HTML5.

Lá tem opções de mods para trabalhar com o carro, além de infinitas possibilidades que envolvem a criatividade e capacidade do desenvolvedor.

Então, o que o pessoal que faz o desbloqueio está fazendo, é acessar o QNX Car, e apenas habilitar algumas funções. Tudo isso, é feito usando um dispositivo que faça comunicação com o device.Pode mesmo ser um celular com vnc, um acesso direto com cabo, entre outras possibilidades. Talvez a maior dificuldade seja ultrapassar a segurança que a GM impôs para acessar o software de gerenciamento, que é uma barreira que eles não tem mais.

O restante fica por conta do desenvolvedor que irá conectar e alterar o sistema.

Como podem ver(link abaixo), o kit de desenvolvimento já traz diversos items para trabalhar com o carro, bastando claro, que o carro possa ser integrado às funções. O restante, tu desenvolve com um IDE chamado eclipse. E aí sim precisa ser um desenvolvedor experiente.

Pelo que consegui ver na hora do desbloqueio, não era este o layout do software utilizado "QNX Car"....Como não tenho conhecimento em desenvolvimento, ai já é com vocês se funciona este software ou não...

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Só pra deixar mais claro: quando eu digo que o sistema operacional do MyLink não é Windows CE, não estou dizendo que o device não esteja utilizando Windows CE. Ele pode estar sendo utilizado para emular o QNX Car, que foi adaptado para com compilações diferentes para cada modelo e porte.

O SDK é usado via browser e é baseado em HTML5.

Lá tem opções de mods para trabalhar com o carro, além de infinitas possibilidades que envolvem a criatividade e capacidade do desenvolvedor.

Então, o que o pessoal que faz o desbloqueio está fazendo, é acessar o QNX Car, e apenas habilitar algumas funções. Tudo isso, é feito usando um dispositivo que faça comunicação com o device.Pode mesmo ser um celular com vnc, um acesso direto com cabo, entre outras possibilidades. Talvez a maior dificuldade seja ultrapassar a segurança que a GM impôs para acessar o software de gerenciamento, que é uma barreira que eles não tem mais.

O restante fica por conta do desenvolvedor que irá conectar e alterar o sistema.

Como podem ver(link abaixo), o kit de desenvolvimento já traz diversos items para trabalhar com o carro, bastando claro, que o carro possa ser integrado às funções. O restante, tu desenvolve com um IDE chamado eclipse. E aí sim precisa ser um desenvolvedor experiente.

 

Cara, concordo com você em algumas coisas, mas entendo que, este não seria o SDK correto, e mesmo que fosse não serviria de nada, pois isso é apenas um recurso para se desenvolver algumas funcionalidades para o controlador (MyLink) do veiculo.

 

No próprio site da GM tem um SDK que ele disponibilizam para desenvolver aplicativos para o MyLink, que por sua vez usa eclipse ou qualquer outra IDE que você quiser. O que precisamos aqui é descobrir uma forma de conectar no MyLink e simplesmente habilitar uma opção que para nós aqui no brasil vem desabilitada, não existe nenhum segredo mirabolante nisso. Trabalho com desenvolvimento a longa data e todo o material que pude ter acesso, nenhum descreve como colocar ou mudar uma funcionalidade do MyLink, mesmo porque isso deve ser homologado pela GM. Diante disto acho que todos buscar uma solução para conseguir se conectar no dispositivo, ai sim poderemos dar uma solução para o problema.

 

Segue alguns links que encontrei:

 
Editado por Luiz Fernando
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Dexter, o QNX CAR é o Kernel do MyLink. Levantei a questão do SDK do QNX CAR, porque acho possível trabalhar com isso.

Porém como o colega Luiz Fernando disse, não seria o caminho para as funções simples que todos buscam. 

Pelo que consegui ver na hora do desbloqueio, não era este o layout do software utilizado "QNX Car"....Como não tenho conhecimento em desenvolvimento, ai já é com vocês se funciona este software ou não...

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Vou dar uma lida nisso!

Eu só acho que ficamos meio "engessados", utilizando apenas o que nos é fornecido pela GM como base de conhecimento.

 

 

Cara, concordo com você em algumas coisas, mas entendo que, este não seria o SDK correto, e mesmo que fosse não serviria de nada, pois isso é apenas um recurso para se desenvolver algumas funcionalidades para o controlador (MyLink) do veiculo.

 

No próprio site da GM tem um SDK que ele disponibilizam para desenvolver aplicativos para o MyLink, que por sua vez usa eclipse ou qualquer outra IDE que você quiser. O que precisamos aqui é descobrir uma forma de conectar no MyLink e simplesmente habilitar uma opção que para nós aqui no brasil vem desabilitada, não existe nenhum segredo mirabolante nisso. Trabalho com desenvolvimento a longa data e todo o material que pude ter acesso, nenhum descreve como colocar ou mudar uma funcionalidade do MyLink, mesmo porque isso deve ser homologado pela GM. Diante disto acho que todos buscar uma solução para conseguir se conectar no dispositivo, ai sim poderemos dar uma solução para o problema.

 

Segue alguns links que encontrei:

 

 

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Galera,

Fiz o desbloqueio do MyLink por software.

Não perde nada do carro, como barulho na seta, MyLink ter q desligar ou ligar manual, etc.

O carro fica totalmente "ORIGINAL".

Não é alterada a versão do software ou BIOS do aparelho....a alteração do desbloqueio é feita no Setup igual a de um computador.

EDITADO

Absss

 

 

Quem quiser saber o local do desbloqueio entre em contato por mp com o Dexter Morgan ou Henriqueb.

 

 

Companheiro vc sabe o nome do software utilizado ? e se foi feito via cabo usb ?

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O negocio era alguém comprar o cabo da #CENSURADO#, e desmontar e postar umas fotos, que com certeza da pra copiar o cabo e refazer por um preço justo

 

Acho louvável a ideia do Edioramon, não deve ser nada "de outro mundo" a interface da #Cesurado#, o que eles fizeram a grosso modo foi descobrir a funcionalidade de cada pino do MyLink e adaptar os fios para um adaptador macho que encaixa no mylink! 

Com isso ganha-se, saída de áudio RCA, saída de vídeo para câmera de ré, e quanto a assistir os vídeos com o carro em movimento, eles colocam um equipamento (não deve ser o olho da cara) que engana a velocidade real do carro algo para o mylink (como um tacômetro, sensor de velocidade ou algo do tipo).

Realmente, um equipamento desse na mão de uma equipe interessada em desvendar esse mistério, seria uma questão de semanas até que todo Brasileiro pudesse ter em seu veículo a um preço justo (não R$ 800,00 a 1000,00) esse sistema!

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Galera estava pensando e se cada estado se reunisse em um numero expressivo e agendasse para que o pessoal que desbloqueia viessem ate um local tipo parceria com alguma casa de som e fizesse o desbloqueio não seria viável ?E muita locura da minha minha parte?

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Galera estava pensando e se cada estado se reunisse em um numero expressivo e agendasse para que o pessoal que desbloqueia viessem ate um local tipo parceria com alguma casa de som e fizesse o desbloqueio não seria viável ?E muita locura da minha minha parte?

Acho que seria mais fácil, alguém com condições de vir a sp, e trazer o my link do pessoal que Tbm quer fazer, sei lá
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Hoje fiz uma reclamação junto a Central de Atendimento, engraçado que eles me informaram para ir direto na CSS para fazer o desbloqueio e eu estava dentro dela, passei para o Técnico que disse não ter os procedimentos corretos para fazer o desbloqueio e então a mulher da central me orientou a abrir uma reclamação contra a CSS, amanhã devo ter uma resposta da central de atendimento.

 

Depois coloco aqui o que deu a briga ... vou firmar o pé hahahahaha ... valeu!

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Acho que seria mais fácil, alguém com condições de vir a sp, e trazer o my link do pessoal que Tbm quer fazer, sei lá

Quem se arriscaria a deixar seu nylink na mão de um desconhecido? E pior quem se arriscaria a levar varioa mylinks no carro com risco de quebra ou fiscalização.

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Não pensei nisso

Na verdade, as lojas dos outros estado deveriam vir aqui na loja de sp, conversar com o pessoa pra levar pra loja deles, sei lá fazerem um curso e poderem fazer Tbm

Isso é uma mina de ouro. Se fosse eu ja tinha viajado nos 4 cantos do brasil fazendo esse serviço. O cara que tem o conhecimento do desbloqueio ta perdendo muito dinheiro.

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Isso é uma mina de ouro. Se fosse eu ja tinha viajado nos 4 cantos do brasil fazendo esse serviço. O cara que tem o conhecimento do desbloqueio ta perdendo muito dinheiro.

Na verdade não haha, pq vai todos os carros lá, ônix cobalto spin e s10

E tem muita gente vindo de fora fazer com eles

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