Dificuldade na partida (Quente ou Frio)


Posts Recomendados

Fala galera, boa tarde. Hoje meu primeiro post aqui. 

Então... De 1 mês e pouco pra cá, o carro vinha tendo uma dificuldade na partida, coisa leve, ele não pegava na primeira chave, tinha que dar duas ou no máximo 3 vezes a partida pra ele pegar, porém de forma intermitente, as vezes acontecia as vezes não, isto vinha ocorrendo uma vez a cada 3 dias... ou na saída do meu trabalho ou logo cedo pela manhã, porém na semana retrasada ele fez algo atípico, ele apresentou o problema com ele quente, quando parei pra comprar carne e voltei pro carro ele não pegou, durante umas 6 tentativas. Desliguei tudo e esperei um pouco e ele pegou. Como tinha acabado de abastecer aditivada e um posto que não conhecia bem, suspeitei da gasolina, bico gotejando, válvula de pressão e etc..

Como os problemas de dificuldade permaneceram, troquei a gasolina da partida a frio e enchi o reservatório com aditivada novamente (mesmo só abastecendo com gasolina Aditivida)

Levei pra concessionária relatando isto e o mecânico me informou que geralmente isto está relacionado a eu só utilizar gasolina aditivada, que a qualidade destas gasolinas são duvidosas, e pediu pra eu só usar ou gasolina comum ou alcool. Aí esperei o tanque esvaziar bem, e ontem com a reserva piscando abasteci com gasolina comum e fui pra casa normalmente, porém quando fui ligar o carro hoje 02/06, o carro não pegou de nenhuma forma, mesmo eu pisando fundo no acelerador... ele não pegava, ficou um cheiro de gasolina em toda a garagem como se estivesse encharcando, por fim levei o carro pra concessionária no reboque. Lá eles fizeram alguns testes pra verificar a bomba, e ela estava OK, viram a qualidade do combustível pra confirmar que era gasolina e estava tudo OK, daí resolveram levar pra o scanner, foi então que o diagnóstico foi dado. O carro estava lendo 100 alcool, o mecânico reprogramou para gasolina e o carro ligou normalmente.

Perguntei ao mecânico se era necessário trocar alguma peça, já que o carro está em garantia e ele disse que não, que isto ocorre de forma rara mas ocorre.

Ele pediu pra eu continuar abastecendo com gasolina comum a partir de agora e notar se o problema volta a ocorrer.

Daí pergunto aos amigos do fórum, tem alguma peça que ler o combustível que geralmente apresenta estes tipos de problemas?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Primeiramente é um absurdo um mecânico de concessionária dizer que gasolina comum é melhor que aditivada. Sinal que ele tem pouco conhecimento sobre combustíveis.
Agora, se a gasolina for de qualidade duvidosa, seja ela comum ou aditivada, pode ser um problema.

Basicamente, quem faz a leitura principal do combustível é o sensor de oxigênio, vulgo sonda lambda. Mas o módulo pode utilizar outros parâmetros de outros sensores para determinar o combustível utilizado.

Tem se tornado bem comum esses erros de leitura, principalmente depois de troca de combustível. Taí uma coisa que jamais deveria acontecer, mas os "engenheiros da fábrica" não sabem corrigir.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 24/06/2020 at 15:56, Sekiya disse:

Primeiramente é um absurdo um mecânico de concessionária dizer que gasolina comum é melhor que aditivada. Sinal que ele tem pouco conhecimento sobre combustíveis.
Agora, se a gasolina for de qualidade duvidosa, seja ela comum ou aditivada, pode ser um problema.

Por conhecidência saiu um vídeo na High Torque falando exatamente disto. 

A gasolina comum utiliza um padrão na sua fabricação, independendo do fabricante, já a aditivada cada fabricante utiliza aditivos diferentes em diferentes proporções, causando maiores problemas aos veículos. Até a Honda recomenda o uso de gasolina comum em seu manual, já no manual do onix  não específica qual gasolina utilizar (com base manual do onix 2018).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu parto do princípio de que nenhuma distribuidora de combustível iria "aditivar" um produto "padrão" para prejudicar um motor ou qualquer parte de um veículo, já que o seu nome e reputação entram em jogo. O problema é durante o trajeto entre a distribuidora e o tanque do seu carro. Nunca se sabe exatamente o que o combustível pode encontrar até chegar no motor do seu carro.

O que já foi dito e redito é que o uso de gasolina aditivada pode facilitar o desprendimento de sedimentos e restos de carbonização, deslocando-o para outros lugares, podendo causar algum tipo de problema posterior, isso se o veículo possuir acúmulo de sujeira e não use o combustível aditivado.

Então, para mim não faz sentido algum recomendar o uso de gasolina comum ao invés da aditivada, ainda mais em um carro novo. No manual do Onix só se faz referência ao tanque de partida a frio, que destaca o uso de gasolina premium, e na falta deste o uso da aditivada, pois nas palavras do manual: "Na falta desse produto, use gasolina aditivada, que conserva suas propriedades por mais tempo do que a gasolina tipo C comum."

Em outros tempos (final dos anos 90), a Chevrolet já chegou a incentivar o uso da gasolina aditivada com uma etiqueta no tanque.

HnHgxhNl.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala galera, boa noite, eu tive um Prisma 1.4 2007 primeira geração por 4 anos e sempre utilizei gasolina aditivada, e nunca houve situação parecida com o que tenho com o meu Prisma 2018, não utilizo álcool por sempre reparar que o óleo ficava sujo rápido e com mau cheiro aparentando óleo velho, já com gasolina, reparo que a vida útil do óleo sintético de 10k, fica com boas prioridades até o final. Inclusive fiz o mesmo teste com este Prisma e notei que o óleo ficou com a aparência e cheiro de óleo contaminado, praticamente com duas semanas utilizando álcool.

Voltando para o problema, com a gasolina comum, realmente notei uma melhora de 50%, mas vez ou outra acontece, acho que a melhora está por coincidência, porém o que notei recentemente com a ida na cidade, foi que com paradas rápidas de 5 ou 10min o carro quente demorou a pegar... foi o que ocorreu de anormal no último mês.

Falando com o mecânico da concessionária essa semana para acionar a garantia, ele disse que pode ser o válvula do cânister com problema, e que vai ver se consegue testala e caso necessário realizar a substituição, estou agendando um sábado pra ele verificar e informo se o problema foi isso.

Com minhas pesquisas e curiosidades eu ainda suspeito de bico gotejando, mas ele disse que não acha que seja.

 

Abraço a todos do fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

33 minutos atrás, Pytter disse:

não utilizo álcool por sempre reparar que o óleo ficava sujo rápido e com mau cheiro aparentando óleo velho, já com gasolina, reparo que a vida útil do óleo sintético de 10k, fica com boas prioridades até o final

Na realidade acontece o oposto, com gasolina o óleo tende a ficar escuro devido a queima do combustível.. já com o etanol o óleo permanece limpo como se tivesse acabado de coloar..

 

33 minutos atrás, Pytter disse:

Falando com o mecânico da concessionária essa semana para acionar a garantia, ele disse que pode ser o válvula do cânister com problema, e que vai ver se consegue testala e caso necessário realizar a substituição, estou agendando um sábado pra ele verificar e informo se o problema foi isso.

Faz sentido, se a valvula tiver travada aberta o sistema pode estar compensando a entrada falsa de ar , enriquecendo a mistura..  Por incrivel que pareça tenho que trocar essa valvula a cada 3 meses (rodo em média 30.000km nesse periodo), o etanol agride a borracha que faz a vedação da solenoide que impede a vedação ..

Não podemos esquecer que o consumo deve ter aumentado, esse é um dos sintomas, fora o barulho de tec-tec-tec dela trabalhando.. 

Editado por Desorde
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 02/07/2020 at 21:56, Desorde disse:

Na realidade acontece o oposto, com gasolina o óleo tende a ficar escuro devido a queima do combustível.. já com o etanol o óleo permanece limpo como se tivesse acabado de coloar..

Só se o álcool empurrar a sujeira dos depósitos para o cárter quando eu coloco esporadicamente... Por eu andar sempre com gasolina.

Reparo também que o carro liga com um barulho mais alto, como se a lubrificação fosse menor.

São estas as razões por eu não utilizar álcool, posso até ter criado um conceito errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O alcool tem uma queima mais limpa, por isso não suja o óleo e a emissão de gases é menor, porém se depois de utilizar gasolina começar a utilizar o etanol  a sujeira do motor vai desprendendo dando a impressão de óleo sujo (preto). Ao longo das trocas de óleo a sujeira vai saindo e cada vez o óleo sai mais limpo.

Raalmente o motor trabalha mais "aspero" no etanol, a gasolina ajuda a lubrificar o motor e acaba ficando mais silencioso. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
2 horas atrás, marcoscbastos disse:

Estou com um problema parecido. Troquei de gasolina para etanol eo carro apresentou algumas falhas, e chegou a numa manhã não conseguir dar partida no carro. Será que foi problema no módulo?

Pode ter sido a qualidade do combustível, ou o sistema de partida a frio, que dependendo da temperatura de ondd você mora, o sistema vai ativar, o meu mesmo nunca percebi ativar ou baixar uma gota quando utilizando álcool, nesse ou em outro carro que tive com sistema de partida a frio, acredito que a temperatura local de Recife nunca atingiu o nível necessário, aqui não existe inverno, o mínimo aqui deve chegar a uns 22° logo cedo e se a época for fria.

E falha com álcool sempre percebi com carro frio, nos primeiros 2 ou 3 minutos dele ligado, se pisar mais fundo ele esgasga, depois disso fica bala.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Fala pessoal, para dar um retorno ao tópico, meu problema foi resolvido com a troca da válvula do cânister.

Desde a troca da peça a cerca de 1 mês, o problema não foi mais apresentado, ele está ligando normal de primeira em qualquer condição.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 13/08/2020 at 19:02, Pytter disse:

Fala pessoal, para dar um retorno ao tópico, meu problema foi resolvido com a troca da válvula do cânister.

Desde a troca da peça a cerca de 1 mês, o problema não foi mais apresentado, ele está ligando normal de primeira em qualquer condição.

Passando pra colaborar e agradecer ao colega. Também vinha sofrendo com esse problema e ontem resolvi colocar um Perfect Clean e trocar a bendita válvula purga do cânister. Batata! Quando peguei a peça antiga e vi que estava travada aberta já comecei a sentir que pelo menos algo ia melhorar. Hoje o carro pegou normal e acabei sentindo que o desempenho melhorou um pouco. Até o barulho do motor ficou mais silencioso no meu caso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Boa tarde! pessoal, meu onix sempre que rodo em torno de uns 10km, e quando eu paro e vou ligar novamente não liga, tem que esperar uns 5 a 10 minutos para ele ligar. O que vocês acham que é? já troquei o rele da bomba, troquei bomba, fiz limpeza de TBI, limpeza da injeção e nada resolve

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Uma vez eu ouvi que, basicamente o motor funciona se tiver ignição e combustível. Se a parte de combustível estiver ok, o problema tende a ser ignição e vice-versa.

Se já fizeram um teste de estanqueidade nos bicos e a pressão da bomba está ok, então eu partiria para verificar a parte elétrica, tal como bobinas, velas, cabos, sensores (rotação e fase). Às vezes pode ser até um mal contato em conectores da bomba de combustível ou qualquer outro chicote, que quando aquece causa o mau contato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa tarde, galera, tudo bem?

Tenho um ONIX 2021, e sempre no frio não ligar de primeira, não sei o que é já passei pela GM, o tive a seguinte resposta, do mecânico em somente abastecer com gasolina, mas questionei o mesmo, se o carro é flex porque só pode ser um único tipo de combustível, mas enfim.

O meu problema é que sempre no frio, a luz no painel que parece um (elo de lâmpada), ela no acende de primeira, e sim somente na segunda vez que aciona a chave para ligar a ignição, seria um problema do veículo, ou alguma ciosa mecânica, já mandei umas 2 vez para a GM e nada de resolver?

Algum poderia me auxiliar nesse caso, obrigado a todos pela atenção!

atenciosamente,

Henrique, Deivid

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Deivid H do Nascimento, se estiver com álcool no tanque, as chances da primeira partida falhar são grandes. Os sistemas de auxilio a partida, seja injeção de gasolina ou aquecimento, só funcionam em temperaturas extremamente baixas. A calibração do sistema eu acho muito falho.

Outro detalhe é que já faz um tempo que eu tenho reparado que o álcool vendido atualmente deve ter algum problema. E não é adulteração propriamente dita. Já experimentei vários postos de confiança e todos, eventualmente, dão este problema. Isso testando em 3 carros flex diferentes que temos em casa (fora os de amigos). Talvez, as usinas e distribuidoras estejam trabalhando no limite de água no álcool e isso dificulta muito a partida.

Eu sugiro um teste: Se tiver com 100% de álcool no tanque, coloque uns 3 a 5 litros de gasolina e veja se muda algo. Se o carro funcionar melhor, é problema do combustível.

Editado por Sekiya
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, Estou com problema intermitente. mesmo com o carro quente preciso dar 10 partidas para funcionar. O problema estava acontecendo com gasolina, troquei para álcool e continua. Em dias bem frio de manhã ele pega na primeira partida, rodo umas 2 horas quando vou ligar ele não liga na primeira.

Já levei em 2 oficinas e quando eu deixo o carro lá o problema não acontece. 

Notei que o mecânicos usam um bomba para medir a pressão da bomba de combustível, não sei se isso pode ter influência e está mascarando o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@CarlosSt, o teste na bomba é mais para verificar se a pressão não não está abaixo do normal, o que causaria dificuldade na partida. Bicos injetores com problema de estanqueidade, também pode causar dificuldade na partida. A famosa válvula do canister também pode influenciar pois confunde a central eletrônica por enriquecimento do ar admitido no motor.

Fora isso, pode ser algo relacionado a ignição, como cabos, velas e bobinas. Às vezes o calor, dilata peças e causa fuga de centelha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.