dnishimura Postado Outubro 4, 2013 Postado Outubro 4, 2013 Ontem a noite, dirigindo para casa após o trabalho, meu Onix apresentou um problema gravíssimo no freio. Eu estava dirigindo a aprox. 50km/h, como de costume, até que me aproximei de um cruzamento (de tráfego alto) de duas avenidas. No momento em que fui acionar o freio para parar no semáforo, o mesmo não funcionou como deveria, e a sensação que eu tive é que havia alguma travando o freio (não o pedal). Percebendo que não havia funcionado, tirei o pé e acionei novamente, e continuou não funcionando. Como havia ficado muito em cima, e o carro com certeza atravessaria o cruzamento causando um acidente, engatei a terceira, usando o freio motor, e puxei o freio de mão o moderadamente. O carro patinou por uma distancia de aproximadamente 10 a 15 metros e felizmente parou antes da avenida a frente. Com o carro parado no freio de mão, desliguei e religuei o carro, testei o freio, que estava funcionando, e fui o resto do caminho, de aproximadamente 15km, testando diversos casos de frenagem, todas sem problemas. Só para esclarecer, tudo aconteceu muito rápido, e eu sei que eu só não me acidentei porque eu tive tempo de reação. Se pega uma pessoa menos preparada, seria um acidente na certa. Informações: Onix LT 1.0 R7I, comprado em nov/12, feito recall das rodas, revisão de 10km em set/13. Tudo do de fábrica, nenhum componente de terceiros. Local: http://goo.gl/maps/61McP Vou acionar a concessionária e informar o ocorrido. *Update: A data de compra estava nov/13, mas era nov/12. Citar
Vilanova Postado Outubro 4, 2013 Postado Outubro 4, 2013 Acho que teve recall do freio também hein? Citar
dnishimura Postado Outubro 4, 2013 Autor Postado Outubro 4, 2013 @Vilanova: Onix e Prisma 2013 DG260034 a DG334810 Ano de produção: de 20/05/2013 a 8/06/2013. Fonte: http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/06/gm-anuncia-recall-de-cobalt-onix-prisma-e-spin.html Meu carro foi produzido antes. Citar
Avelino C. S. Tavares Postado Outubro 5, 2013 Postado Outubro 5, 2013 Amigo; Boa noite; Mesmo seu carro sendo produzido antes, eh interessante vc relatar o ocorrido na CSS pois o Prisma da minha esposa foi produzido antes e fez o Recall. Abs. Citar
YutzSP Postado Outubro 9, 2013 Postado Outubro 9, 2013 Já aconteceu comigo tbm! Os freios do Onix/Cobalt realmente falham se vc estiver freando forte e pegar um buraco seco em uma das rodas dianteiras! Fica um +ou- 1 a 2 segundos esperando ele voltar a frear normalmente... tempo mais q suficiente pra acontecer uma tragédia! Fiz essa mesma declaração no Revista 4 rodas! Espero que publiquem! abs 1 Citar
FerreiraMarlon Postado Outubro 10, 2013 Postado Outubro 10, 2013 Questionei isso com o mecânico ontem, e é exatamente quando vc passa por alguma trepidação ou buraco, ele disse que isso é "normal" que é o funcionamento do ABS. Citar
David Añaña Postado Outubro 10, 2013 Postado Outubro 10, 2013 Olha, eu acho que é normal também, é uma falsa sensação de que o freio não está funcionando, Na verdade é algo bom, como é sabido, não devemos travar as rodas enquanto passamos por um buraco. Citar
dnishimura Postado Outubro 10, 2013 Autor Postado Outubro 10, 2013 Supondo que seja realmente esse mecanismo do ABS, ele dexixa de ser algo inteligente e passa a ser um item de risco quando ele não funciona justamente quando se precisa. Se realmente houve um buraco na rua, e se houvesse um carro logo depois do buraco. Um acidente seria inevitável; não foi o caso. Entendo a utilidade do ABS, e sei da importância dele, principalmente na chuva. Só estou preocupado se ele está sendo devidamente implementado. É como se dissessem: "o cinto de segurança é importante, só não funciona se o carro tiver passado num buraco". 1 Citar
David Añaña Postado Outubro 10, 2013 Postado Outubro 10, 2013 Não é isso, Acho que é difícil explicar, mas não é que ele não funcione, ele só não trava a roda quando o carro perde o contato, isso é ele funcionando para você parar melhor. Já assistiu rally? Sabe quando o carro pula em um monte e o motorista para de acelerar até que ele tenha contato com o solo novamente? É o mesmo procedimento para o freio, só que num espaço de tempo muito mais curto. Não chega a nem um segundo. No seu caso, não parece ter sido o ABS, e sim um problema real. São situações bem diferentes Citar
desordeiro Postado Outubro 10, 2013 Postado Outubro 10, 2013 Pelo relato do acontecimento parece defeito no hidro vácuo ou no burrinho do freio... Se um deles apresentar problemas o ABS não funciona... O freio de mão só funcionou por ser um sistema por cabo e lonas... Melhor dar uma checada na autorizada.. Enviado de meu GT-I9300 usando o Tapatalk now Free Citar
Ramires Postado Outubro 30, 2013 Postado Outubro 30, 2013 Então pessoal, eu possuo um Onix LT R7F comprado a 3 meses e tenho notado essa situação diferente na frenagem. É meu primeiro carro com ABS, por isso fico na dúvida se isso é normal ou se não é normal. Já percebi 2x o problema: 01 - Estava descendo uma avenida e precisei fazer uma conversão a direita, logo na entrada dessa via a direita o asfalto está irregular, ao entrar na rua pisando no freio ele fez um barulho estranho (mas não estava derrapando) e parecia que o freio não estava funcionando corretamente, o pedal parecia estar trepidando...isso é normal? 02 - Descendo a mesma Avenida, porém ao fazer a curva para esquerda para entrar na porta da minha garagem, o asfalto não era irregular, mas eu estava a uns 40km/h o carro cantouum pouco de pneu e aconteceu a mesma situação, fez um barulho estranho e o pedal parecia trepidar... Obs.: Antes que gere comentários, tá, eu sei que a conversão que eu fiz é ERRADA, mas era 03:30 da manhã e não tinha nenhum movimento na avenida (o q não deixa de ser errado a minha conversão.) E aí pessoal, nessas circunstâncias, será que é normal esse acontecimento com os freios? PS.: Outra coisa que tenho notado, é ao dar algumas partidas, faz um barulho de alguma coisa solta (pareceo que tem umas das portas aberta, ou que o cano de descarga está solto...algo assim) Alguém de vocês já notaram isso? Obrigado desde já!!!! 1 Citar
Mano Postado Outubro 30, 2013 Postado Outubro 30, 2013 (editado) é normal, isso significa q o sistema ABS esta funcionando perfeitamente. Ele faz isso quando percebe que uma das rodas se desprendeu( esta em velocidade diferente das outras) e o sistema entra em ação... Sobre o barulho na partida, o meu faz e acredito ser alguma coisa relacionada ao cano. Abs. Editado Outubro 30, 2013 por Mano 2 Citar
Ramires Postado Outubro 30, 2013 Postado Outubro 30, 2013 é normal, isso significa q o sistema ABS esta funcionando perfeitamente. Ele faz isso quando percebe que uma das rodas se desprendeu( esta em velocidade diferente das outras) e o sistema entra em ação... Sobre o barulho na partida, o meu faz e acredito ser alguma coisa relacionada ao cano. Abs. Valeu Mano! Obrigado! Se descobrir algo sobre o barulho na partida me informe por favor! abs. Citar
christiandpg Postado Outubro 30, 2013 Postado Outubro 30, 2013 Realmente, é normal, o ABS faz o barulho e o pedal do freio trepida. Não se deve soltar o pedal enquanto estiver vibrando, mantém a mesma força sempre. Citar
eduardojunq Postado Novembro 1, 2013 Postado Novembro 1, 2013 O ABS muitas vezes da a falsa sensação de que o carro nao está freiando. Basta voce fazer um teste em uma estrada de terra a uma velocidade razoavel (de preferencia sobre costelas por exemplo) e vera que a sensação é de não frear. Apesar disso o relato do amigo acima parece que o carro realmente ficou sem freio. Quando o Agile foi lancado ouvi algumas pessoas reclamando na internet de que o carro ficava sem freio!!! Pode ter alguma relação! Citar
Renata Biondi Postado Novembro 13, 2013 Postado Novembro 13, 2013 Passei pela mesma situação do Ramires em relação à falha no freio e aconteceu em 3 situações diferentes: 1. Andando em uma rua a 40/50km/h e ia pegar o final de um sinal verde, mas desisti e parei. Porém, quando acionei o freio, ele deu os "socos" e falhou, mesmo. E o ABS não foi acionado. Achei que poderia ter passado em um buraco e deixei quieto. 2. Porém, a 2a vez foi estacionando o carro no estacionamento do trabalho. Logo depois de passar a cancela, acelerei (não cheguei a 5 km/h) e me dirigir a uma vaga, que já tinha um carro estacionado. O freio fez o mesmo barulho e falhou. O barulho é algo como se tivesse passado por cima de um cone/balde. E o freio falhou mesmo e acionei o de mão, senão iria encostar no carro da frente. 3. E a ultima foi subindo a rua Bela Cintra, numa subida suave. Estava parada, muitos carros, o sinal abriu e todos foram saindo, mas logo o sinal fechou e todos foram parando. Quando fui frear, o barulho veio de novo e o carro não parou. Já levei em duas CSS, porque a primeira não resolveu nada, e nada até agora. Dizem que verificaram pneus, parafuso, mas que não encontram problemas. E eu fico nessa de ficar receosa. O curioso é que o erro se repetiu com quase nada de velocidade e da outra vez estava um pouco mais rápido. Alguém já passou por isso e conseguiu identificar o problema? Meu Onix é o LT, R7N, comprado em março/2013, na Carrera. Citar
felpcost Postado Novembro 13, 2013 Postado Novembro 13, 2013 Passei pela mesma situação do Ramires em relação à falha no freio e aconteceu em 3 situações diferentes: 1. Andando em uma rua a 40/50km/h e ia pegar o final de um sinal verde, mas desisti e parei. Porém, quando acionei o freio, ele deu os "socos" e falhou, mesmo. E o ABS não foi acionado. Achei que poderia ter passado em um buraco e deixei quieto. 2. Porém, a 2a vez foi estacionando o carro no estacionamento do trabalho. Logo depois de passar a cancela, acelerei (não cheguei a 5 km/h) e me dirigir a uma vaga, que já tinha um carro estacionado. O freio fez o mesmo barulho e falhou. O barulho é algo como se tivesse passado por cima de um cone/balde. E o freio falhou mesmo e acionei o de mão, senão iria encostar no carro da frente. 3. E a ultima foi subindo a rua Bela Cintra, numa subida suave. Estava parada, muitos carros, o sinal abriu e todos foram saindo, mas logo o sinal fechou e todos foram parando. Quando fui frear, o barulho veio de novo e o carro não parou. Já levei em duas CSS, porque a primeira não resolveu nada, e nada até agora. Dizem que verificaram pneus, parafuso, mas que não encontram problemas. E eu fico nessa de ficar receosa. O curioso é que o erro se repetiu com quase nada de velocidade e da outra vez estava um pouco mais rápido. Alguém já passou por isso e conseguiu identificar o problema? Meu Onix é o LT, R7N, comprado em março/2013, na Carrera. Já passei em 3 CSS e nada resolvido! Se vc fizer um teste para acionar o abs como chegar aos 20km e frenar um pouco mas forte (não fortíssimo) vc ira escutar o abs... Mas no meu caso para ser ferro com ferro se partindo! Coisa horrível! O o meu falhou numa descida! Perdi totalmente o freio! Tive que bombear e fazer freio motor! Ainda bem que no fim do morro tinha um quebra mola! Mas fazer o que? GM não quer fazer mas recall né? Citar
fexlima Postado Novembro 13, 2013 Postado Novembro 13, 2013 Como assim perder o freio galera?? Isso é caso de processo. vocês tão loco?? o carro de vocês é da primeira ninhada? Final 2012/ Começo 2013?? que negócio sinistro.. Citar
fexlima Postado Novembro 13, 2013 Postado Novembro 13, 2013 o vocês tão louco é um modo de dizer viu? hahaha antes que venha algum exaltado.. porque voces estão me assustando com isso. Eu tive um caso estranho uma vez.... vejam se é normal : Eu estava andando com a 3 ou 2 marcha engatada.. um pé na embreagem e outro pé no freio.. estava freiando de boa.. até que eu senti que o freio se desprendeu do meu pé..como se o próprio freio tivesse " freiado " sozinho .. eu não sei explicar muito bem.. a sensação foi de que eu tava pisando no freio de leve e ai derrepente o freio " freiou " mais forte, tanto que chegou a descolar do meu pé hahaha de qualquer forma, o carro parou kkkk .. isso esta parecendo com algum tipo de funcionamento do abs?? sei la.. eu nao manjo .. procuro não correr mais justamente para não passar por uma situação assim rsrs o que vcs acham da minha situação??? Citar
David Añaña Postado Novembro 13, 2013 Postado Novembro 13, 2013 Renata, Isso é muito preocupante!! Abre chamado na GM, já vai se respaldando e tenta um carro novo. Caso aconteça um acidente, é bom que esteja formalizado o problema, mas o melhor, é que não aconteça nada e você troque de carro logo!! Isso é muito perigoso, fiquei até com medo agora. Citar
Renata Biondi Postado Novembro 14, 2013 Postado Novembro 14, 2013 Gente, já dirigi vários carros com sistema ABS e nunca aconteceu isso. E, na boa, eu estava estacionando o carro, com 5km/h. ABS nenhum é acionado a essa velocidade. Mistério! Se alguém souber algo, agradeço muito se avisarem. Citar
snupP Postado Novembro 14, 2013 Postado Novembro 14, 2013 Achei o sistema ABS do Onix excelente! Fiz uma frenagem de 160km/h até 40km/h em uma descida num pequeno espaço de tempo e sem perder o controle... estou muito satisfeito, se fosse meu celta daria PT. Realizei frenagens em dilúvios, também excelente. Mas como nem tudo são rosas, meu freio falhou uma vez e tive que tirar o pé e frear novamente, depois funcionou perfeitamente. Acho que todo problema relacionado a segurança, garantia se não for solucionado na primeira vez na concessionária, DEVE ser aberto um chamado por precaução. Citar
alexi Postado Novembro 14, 2013 Postado Novembro 14, 2013 Eu também nunca tive problemas com os freios, muito pelo contrário até AGORA, ele funcionou muito bem e muitas vezes eu estava chutado e funcionou que é uma beleza. Aconselho abrir um chamado na GM, antes de levar seu carro na Css ligue para a GM e informe o ocorrido e diga que não foi resolvido na css tal. Eles ligam para o css e cobram dela. Ah e não esqueça de anotar o protocolo. Abs Citar
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.