Troca da correia - era realmente necessário?


Posts Recomendados

Pessoal, boa tarde.

Tenho um Onix LT hatch 1.4 manual 2015. Li no manual que a troca da correia é recomendada aos 60000Km ou na sexta revisão. Porém, na quarta revisão, com 30000Km rodados (sempre faço as revisões pelo tempo, pois não costumo rodar 10000Km em um ano), a minha correia já havia sido trocada, segundo o mecânico devido ao desgaste que ela já apresentava por conta da poeira que abrasou mais a correia. Como eu trabalhava em usina siderúrgica, local de muito pó, entendi fazer sentido. 

Ontem fiz a sexta revisão pelo tempo na concessionária, pois o carro ainda tem 49900Km, e informei o mecânico sobre a troca da correia que já havia sido feita 20000Km antes. Mesmo assim, ele afirmou ser necessária novamente a troca, porque ela estava muito empoeirada. Argumentei que não trabalho mais em local empoeirado, mas mesmo com apenas um dia de uso de uma correia nova, se eu passar em uma estrada de terra a correia já iria empoeirar, mas nem por isso seria necessário trocar, e o questionei sobre outros sinais, como desgaste. Eu como leigo realmente não vi grandes sinais de desgaste, e o que o mecânico argumentou apenas é que, vendo que havia poeira, 20000Km já justificava a troca, e me explicou as consequências dela arrebentar, podendo danificar o motor do carro. 

Pela minha falta de conhecimento, autorizei a troca, mas com aquela pulga atrás da orelha, e resolvi tirar foto das peças trocadas (além da correia, o tensionador e a polia dentada) e colocar aqui. Alguém pode me dizer pelas fotos se a troca realmente era necessária?

Obrigado!

 

P_20200927_121535.jpg

P_20200927_121541.jpg

P_20200927_121630.jpg

P_20200927_121638.jpg

P_20200927_121642.jpg

P_20200927_121744.jpg

P_20200927_121749.jpg

P_20200927_121736.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Pelas fotos parece que o tensor da correia estava apresetando eliminação de lubrificação interna, só isso já justificaria a troca, uma vez que a mão de obra já compensa a troca.

Contaminação por minério acentua o desgaste da correia, o que torna a troca em intervalos menores.

Sinceramente, o gasto  fazendo a troca de correias mesmo com baixa km, é bem menor do que fazer uma retífica do motor, e em muitos casos o carro não pode 100%

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilhermecruz, sinceramente eu acho que trocar uma correia com apenas 20 mil km se baseando apenas na sujeira é um pouco precipitada. Correia dentada se troca quando apresenta desgaste nos dentes ou ressecamento da borracha. Era só lavar a correia e ver se realmente existia desgaste significativo. Já o tensionador, se ao girar a polia não houver um pouco de resistência ou se houver ruídos ou folgas, aí sim ele precisa ser trocado. Essa graxa vazando pelos retentores do rolamento é comum de acontecer. Uma limpeza resolveria, caso o rolamento ainda estiver bom. Já a engrenagem, é difícil ela se desgastar com pouca quilometragem. Teria que ver na superfície dos dentes se estão muito "espelhados" ou com desgaste significativo.

De qualquer forma, em regiões em que há contaminação por minério, é bem comum terem essa preocupação excessiva com as correias dentadas como se elas fossem iguais aos do motores Fiasa (Fiat) dos anos 80 e 90. Eu, pessoalmente acho um preciosismo, já que atualmente, as correias com HNBR são bem resistentes. Talvez uma troca a cada 40-45 mil km seria prudente. Vai de cada um. E de fato, na dúvida, uma troca de correia vale mais que uma retífica de cabeçote...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Graxa vazando pelo retentor é normal ? Uma vez que a graxa lubrificante está sendo expelida, o poder lubrificante dentro do rolamento tende a diminuir e seu desgaste tende a aumentar. Se acrescentarmos minério nessa graxa ou entrando no rolamento o desgaste se dá muito mais rápido . 

Supondo que a intenção seja apenas uma limpeza, o trabalho para desmontar tudo e limpar, já compensa a troca de todos os componentes, sem contar que dependendo da situação já aproveita e troca a bomba d'agua.

Uma troca preventiva em lugares onde não há contaminação por minério ocorre entre 40.000 e 50.000km, mesmo sendo uma correia de boa qualidade, já apresenta sinais claros de sua substituição.  Se existir qualquer tipo de vazamento de óleo ou líquido de arrefecimento esse desgaste pode ser pior.

Se tiver tempo livre e paciência, desmonte a tampa da correia dentada e inspecione a cada 10.000km, assim terá uma noção de como anda o desgaste.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Desorde, no meu mundo, infelizmente os rolamentos vazam graxa. É o normal? Não. Só disse que é comum de acontecer. E olha que estamos falando de um tensionador original, que usa rolamentos de qualidade e de boas marcas. Não é o primeiro rolamento com uns 20 mil km que vejo vazando graxa. No meu ex VW Fox, foi a mesma coisa. Se você for em uma oficina, vai ver um monte de rolamento de tensionador vazando dentro da quilometragem especificada. O que acontece é que a quantidade é mínima, embora possa parecer muito.

A minha opinião com relação ao tema vai contra a uma cultura que existe no nosso país de um certo preciosismo, que é travestido de preventivo. Não discordo de nada do que você afirmou, pois realmente, uma troca antes do tempo resolveria um possível prejuízo maior. Porém, sempre gosto de expor o outro lado.

Muitos nem sabem a diferença de uma correia CR e uma HNBR. A primeira de Cloropreno tem durabilidade menor que a HNBR. Porém a cultura enraizada não permite que a troca seja feita no tempo correto, o que gera custos desnecessários naquele momento. A própria montadora parece não entender direito, pois o próprio Onix até determinado ano tinha troca recomendada a cada 50 mil km e depois passou a 60 mil km (a correia era exatamente a mesma). Por que?? Quer dizer que se eu usar um kit de correia dos Onix mais novos eu ainda vou ter que trocar a cada 50 ou a cada 60 mil km? Pra mim, não faz sentido algum.

No caso do amigo @Guilhermecruz, talvez uma nova troca aos 60 mil km (correia com 30 mil de uso) faria mais sentido e jogaria o custo bem mais para frente (relatou que anda menos de 10 mil km por ano). Nesse tempo, ele poderia usar o dinheiro da troca para qualquer outra coisa e o carro continuaria confiável e rodando.

E isso acontece em todas as marcas. Tem carros com troca recomendada a cada 90 mil, 120 mil km e os donos continuam a trocar a cada 60 mil km sem sentido algum. Agora, quem quiser trocar a cada 30-40 mil km como antigamente, tudo bem. Não há problemas. Cada um sabe o bolso que tem. Mas saiba que pode estar desperdiçando um precioso dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sekiya, obrigado também pela resposta! É sempre bom ter opiniões diferentes para engrandecer o debate. Avaliei o tensionador e a engrenagem da forma que você indicou e acredito estarem em estado adequado. Realmente o que ficou na minha cabeça foi haver um certo preciosismo por parte da pessoa que me atendeu. De qualquer forma, o mínimo que eu esperava era que me fossem apresentados critérios técnicos igual os que você demonstrou, e não simplesmente "sujeira". Minha falta de conhecimento fez eu optar por "na dúvida, então troca para evitar possíveis maiores consequências", mas deu para chegar a algumas conclusões: não levo mais o carro nesse mesmo local, e agora já sei de alguns critérios técnicos que podem ser levados em conta além dos critérios tempo e quilometragem.

Obs: Várias outras manutenções foram realizadas que não me geraram dúvidas, martelei nesse assunto da correia por realmente não saber nada. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 04/10/2020 at 21:17, Sekiya disse:

@Desorde, no meu mundo, infelizmente os rolamentos vazam graxa. É o normal? Não. Só disse que é comum de acontecer. E olha que estamos falando de um tensionador original, que usa rolamentos de qualidade e de boas marcas. Não é o primeiro rolamento com uns 20 mil km que vejo vazando graxa. No meu ex VW Fox, foi a mesma coisa. Se você for em uma oficina, vai ver um monte de rolamento de tensionador vazando dentro da quilometragem especificada. O que acontece é que a quantidade é mínima, embora possa parecer muito.

A minha opinião com relação ao tema vai contra a uma cultura que existe no nosso país de um certo preciosismo, que é travestido de preventivo. Não discordo de nada do que você afirmou, pois realmente, uma troca antes do tempo resolveria um possível prejuízo maior. Porém, sempre gosto de expor o outro lado.

Muitos nem sabem a diferença de uma correia CR e uma HNBR. A primeira de Cloropreno tem durabilidade menor que a HNBR. Porém a cultura enraizada não permite que a troca seja feita no tempo correto, o que gera custos desnecessários naquele momento. A própria montadora parece não entender direito, pois o próprio Onix até determinado ano tinha troca recomendada a cada 50 mil km e depois passou a 60 mil km (a correia era exatamente a mesma). Por que?? Quer dizer que se eu usar um kit de correia dos Onix mais novos eu ainda vou ter que trocar a cada 50 ou a cada 60 mil km? Pra mim, não faz sentido algum.

No caso do amigo @Guilhermecruz, talvez uma nova troca aos 60 mil km (correia com 30 mil de uso) faria mais sentido e jogaria o custo bem mais para frente (relatou que anda menos de 10 mil km por ano). Nesse tempo, ele poderia usar o dinheiro da troca para qualquer outra coisa e o carro continuaria confiável e rodando.

E isso acontece em todas as marcas. Tem carros com troca recomendada a cada 90 mil, 120 mil km e os donos continuam a trocar a cada 60 mil km sem sentido algum. Agora, quem quiser trocar a cada 30-40 mil km como antigamente, tudo bem. Não há problemas. Cada um sabe o bolso que tem. Mas saiba que pode estar desperdiçando um precioso dinheiro.

@Sekiya, uma vez que o rolamento apresenta sinal de vazamento da graxa, é sinal que o retentor está com problemas, não podemos dizer quanto de graxa ainda existe dentro dele.  Sendo assim, sua troca é de forma preventiva.

Por mais que existem diferenças de correias, não podemos esquecer que no mercado de peças a qualidade muda radicalmente dependendo do preço. Da mesma forma que na autorizada encontramos peças ACDELCO ( são boas porem de qualidade inferior ) e GM ( peça original de fábrica), sendo assim não se pode confiar na qualidade do que está disponível no mercado.

Desculpe, mas não vejo qualquer mecânico procurar correia pensando se ela é CR ou HNBR, maioria procura a medida correta e coloca no carro sem pensar 2 vezes. Se quiser confirar isso vai de cada um, mas só o dono sente no bolso a hora que bomba estoura.

Cada um sabe onde o bolso aperta, se vale o risco de rodar 60.000km com uma correia vai em frente, mas se depois a correia estoura e causa um estrago não adianta chorar.

 

 

 

 

 

Editado por Desorde
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.