Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio


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Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio

A Chevrolet está convocando parte dos proprietários dos modelos Onix, Prisma, Cobalt e Spin para um recall no território brasileiro. Conforme um comunicado emitido pela fabricante norte-americana nesta quarta-feira (6), o quarteto de ano/modelo 2017 a 2019 podem apresentar uma falha nos relês da caixa de fusível que, em casos extremos, pode provocar até um incêndio no conjunto.

De acordo com a Chevrolet, foi constatado um defeito que pode provocar um superaquecimento do motor de partida. Isso por conta de uma possível entrada e acúmulo de água na região dos terminais de relê da caixa de fusíveis, posicionada no compartimento do motor, com risco de curto-circuito e acionamento involuntário e contínuo do motor de partida, com possibilidade de incêndio.

Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio

Além disso, se o exemplar em questão seja equipado com transmissão manual, caso ela esteja engatada, o carro pode se movimentar involuntariamente. Em ambos os casos, há risco de lesões corporais graves.

Para reparar o problema, a Chevrolet irá adicionar isolante nos terminais de relê da caixa de fusíveis. O reparo tem tempo estimado de 20 minutos e não irá gerar qualquer custo aos proprietários do veículo. As unidades envolvidas foram fabricadas entre 2016 e 2018 e deverão comparecer à rede de concessionárias a partir do dia 7 de junho.

Chevrolet chama Onix, Prisma, Cobalt e Spin por risco de incêndio

Confira abaixo as relações de chassis dos modelos envolvidos:

Marca e Modelo
do Veículo
Chassis Nº
Data Inicial e
Final de Fabricação
Chevrolet Spin Modelo 2017 a 2018
HB100029 à JB259531
22/01/2016 à 21/05/2018
Chevrolet Cobalt Modelo 2017 a 2019
HB100045 à KB103118
04/02/2016 à 21/05/2018
Chevrolet Onix Modelo 2017 a 2019
HB100028 à KG110336
15/01/2016 à 24/05/2018
Chevrolet Prisma Modelo 2017 a 2019
HG100102 à KG110508
15/01/2016 à 24/05/2018

Os proprietários dos veículos podem obter mais informações a partir do site da marca ou do telefone 0800 702 4200. Vale ressaltar que este é o primeiro recall da Chevrolet desde agosto de 2017, quando a marca convocou todos os exemplares do Spin (164,8 mil modelos) também por risco de curto-circuito e incêndio.

Fonte: Notícias Automotivas

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Acabei de ligar para a concessionária e, apesar da GM (site) solicitar que os proprietários devem a partir de hoje realizar esse serviço, fui comunicado que estão esperando que a "bisnaga com cola, silicone, etc" chegue para só depois entrarem em contato comigo. Ao serem indagados se havia algum risco continuar trafegando com o veículo sem a manutenção, não responderam claramente o que havia sido perguntado. Aproveitei e gravei toda a conversa.

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Sério mesmo que vou ter que agendar e gastar meu tempo para levar o meu carro (que infelizmente está no recall), para vedarem com cola o relê??
Chega a ser um desaforo para os milhares de proprietários afetados. Inacreditável.

O estranho é que em todos os modelos Onix/Prisma utilizam a mesma caixa de fusíveis desde o lançamento e a posição do relê do motor de partida, segundo o manual do proprietário, segue na mesma posição de sempre (RLY7). Nos modelos anteriores ao do recall, o relê já vinha com cola vedante ou esqueceram e/ou suprimiram isso nos modelos posteriores por economia??

Sinceramente, a princípio não vou fazer o recall agora. Vou esperar dar o tempo de fazer a revisão e verificar a possibilidade de fazer o recall junto, pois não me parece algo grave.

Editado por Sekiya
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Boa noite a todos!

O meu Onix também entrou nesse rolo do recall,pois alguém faz ideia se a GM fará uma equação na caixa de fusível,no caso colando a tampa e impedindo o proprietário de ter acesso a ela ou simplesmente isolando um ou mais relés/fusíveis com cola ou qualquer outro produto. Não sou engenheiro mecânico,mas assim que comprei o carro achei muito estranho aquela caixa de fusíveis no motor junto a coluna do paralamas,onde fica próximo da calha de escoamento de água. Por fim,no meu entender deveriam colocar uma tampa estanque emborrachada ou algo parecido,caso contrário se me negarem acesso a caixa de fusíveis colando a tampa da própria,não aceitarei. Quem fizer o recall,posta para nós sabermos como foi o processo. Abraços a todos. 

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@Patriota, não precisa se desesperar não. Ninguém vai colar a tampa da caixa de fusíveis e muito menos impedir o acesso a ele, já que lá não existe apenas o relê de partida e sim de diversos sistemas do carro.

Quanto a caixa de fusíveis no compartimento do motor, isso é normal a muito tempo. Quem já teve ou viu Ford Del Rey ou Escort, por exemplo, sabe o que estou dizendo e não há nada de mau nisso. Aliás, até facilita o acesso.

Pelo relato do amigo Ardoss, é bem provável que eles coloquem uma espécie de vedante flexível, tipo líquido/pastoso, que ao secar irá vedar os contatos do relê, mas o certo mesmo seria uma caixa de fusíveis hermeticamente vedada, mas isso duvido eles fazerem um dia.

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Em 08/06/2018 at 00:18, Sekiya disse:

@Patriota, não precisa se desesperar não. Ninguém vai colar a tampa da caixa de fusíveis e muito menos impedir o acesso a ele, já que lá não existe apenas o relê de partida e sim de diversos sistemas do carro.

Quanto a caixa de fusíveis no compartimento do motor, isso é normal a muito tempo. Quem já teve ou viu Ford Del Rey ou Escort, por exemplo, sabe o que estou dizendo e não há nada de mau nisso. Aliás, até facilita o acesso.

Pelo relato do amigo Ardoss, é bem provável que eles coloquem uma espécie de vedante flexível, tipo líquido/pastoso, que ao secar irá vedar os contatos do relê, mas o certo mesmo seria uma caixa de fusíveis hermeticamente vedada, mas isso duvido eles fazerem um dia.

Concordo com você,agora vamos esperar pra ver. Abraços!

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Eu levei meu carro ontem para realizar o procedimento e nada mais é do que a aplicação de uma especie de silicone através de uma seringa para vedar os contatos do rele que se encontra na caixa de fusíveis do cofre do motor.

Apesar de ser um ´procedimento muito simples existe concessionaria que não possui material para realizar o recall e nem informa uma previsão para iniciar o processo como no caso da Jorlan aqui em Brasilia, mas na Planeta Chevrolet já esta fazendo. Basta ligar e agendar um horário.

Editado por lovargas
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  • 3 semanas depois...
Em 28/06/2018 at 13:05, mariojribeiro disse:

Olá, tenho Ônix LT 1.4 18/18.

alguém já fez o recall?

grato

VC acabou de tirar 0 KM?

A css deve ter feito antes da entrega.

Eu retirei um prisma joy e já foi me entregue com recall feito.

Se não foi feito faça o agendamento para levar na css.

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  • 1 mês depois...

Para quem ainda não fez o recall e tem dúvidas sobre ele: o recall consiste na aplicação de uma espécie de graxa a base de sílica em 2 conectores do relê de partida. O produto utilizado na concessionária foi o Nyogel 760G. Se tiverem curiosidade pesquisem sobre ele.

qQOklVpl.jpg

8R0dSk8l.jpg

Até agora não entendi o motivo para um recall, pois me parece muito remota a chance de acontecer o contato entre 2 conectores do relê por água. Ainda mais, neste da partida, que fica bem protegido. Deve ter acontecido um caso em algum lugar e resolveram estender a todos.

Editado por Sekiya
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14 horas atrás, Sekiya disse:

Para quem ainda não fez o recall e tem dúvidas sobre ele: o recall consiste na aplicação de uma espécie de graxa a base de sílica em 2 conectores do relê de partida. O produto utilizado na concessionária foi o Nyogel 760G. Se tiverem curiosidade pesquisem sobre ele.

qQOklVpl.jpg

8R0dSk8l.jpg

Até agora não entendi o motivo para um recall, pois me parece muito remota a chance de acontecer o contato entre 2 conectores do relê por água. Ainda mais, neste da partida, que fica bem protegido. Deve ter acontecido um caso em algum lugar e resolveram estender a todos.

Fiz o Recall do meu no último sábado e o mecânico informou que no estado de São Paulo não teve nenhum relato de incêndio.
Mas no Sul que é mais úmido sim, de fato é um risco que foi identificado e que estão corrigindo.

Abraço!

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  • 3 meses depois...

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