Novo 2014/2015- Água Do Reservatório Do Radiador Baixando Muito!


Posts Recomendados


Esse problema só tem nos carros 14/15?

O meu era 14/15 1.0 e não deu esse problema.

Eu troquei de carro porque não gostei do desempenho.

Acabo de pegar um celta 15/15.Nem se compara o desempenho.

Pelo que percebi a maioria dos relatos desse problema são realmente nos modelos Onix e alguns Prismas 14/15, meses de fabricação: agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro 2014. E são mais frequentes em motores 1.4.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema continua, hoje deixei o meu prisma 2014/2015 na css Brozauto para trocar a junta do cabeçote devido ao nível de água estar baixando. Perguntei ao mecânico o porque da GM não fazer um recall, este informou que somente é feito recall nos casos que envolve a segurança dos usuarios. Estou decepcionado com a GM. Neste mesmo carro já tive que trocar a surdina porque fazia um barulho, como se tivesse algo solto dentro. Já tive dois classics que foram só alegria, agora decepção...

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Onix foi fabricado em 16/12/14 estou ficando paranóico com este problema de baixar água que cada vez que chego em casa abro o capo e vejo o nível da água, mas até agora está tudo normal, tive um classic e nos 3 anos que fiquei com ele nunca abaixou nada a água.

Editado por Willian Lopes
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Onix foi fabricado em 16/12/14 estou ficando paranóico com este problema de baixar água que cada vez que chego em casa abro o capo e vejo o nível da água, mas até agora está tudo normal, tive um classic e nos 3 anos que fiquei com ele nunca abaixou nada a água.

Fica tranquilo, se baixou até agora blz. O meu já passou dos 10 mil e continua na mesma marca e olha que surro o coitado na auto-estrada, esse problema deve ter relação com falta de torque na montagem do cabeçote ou junta mau posicionada ou fabricada sei lá, enquanto estiver na garantia não me preocupo. 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fica tranquilo, se baixou até agora blz. O meu já passou dos 10 mil e continua na mesma marca e olha que surro o coitado na auto-estrada, esse problema deve ter relação com falta de torque na montagem do cabeçote ou junta mau posicionada ou fabricada sei lá, enquanto estiver na garantia não me preocupo. 

É que o meu ainda esta com 2200 km por isso estou preocupado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, gostaria de relatar aqui meu problema e saber qual está sendo a solução para o mesmo, hoje 28/03/2015 fui fazer a primeira troca de óleo com 5700 e reparei o que o nível do arrefecimento estava dois dedos abaixo da metade do reservatório o técnico completou e falou para ficar de olho se voltar a baixar para levar o carro na css para verificar, meu carro foi fabricado em 2014 vi vários relatos na internet de pessoas que precisaram até trocar o cabeçote do carro, será que o meu pode ser o mesmo problema ? também reparei no reservatório do arrefecimento uma goma escura passei o dedo parece óleo, Obrigado !

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, gostaria de relatar aqui meu problema e saber qual está sendo a solução para o mesmo, hoje 28/03/2015 fui fazer a primeira troca de óleo com 5700 e reparei o que o nível do arrefecimento estava dois dedos abaixo da metade do reservatório o técnico completou e falou para ficar de olho se voltar a baixar para levar o carro na css para verificar, meu carro foi fabricado em 2014 vi vários relatos na internet de pessoas que precisaram até trocar o cabeçote do carro, será que o meu pode ser o mesmo problema ? também reparei no reservatório do arrefecimento uma goma escura passei o dedo parece óleo, Obrigado !

Quando seu carro foi fabricado? Pelo que vi aqui o problema é de agosto a dezembro de 2014.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmíssimo problema que aconteceu com o meu. Levei à CSS, arrumaram o cabeçote, trocaram o reservatório por um novo, branquinho e recolocaram o aditivo. Tudo pela garantia. Leve o quanto antes à CSS.

 

Boa tarde, gostaria de relatar aqui meu problema e saber qual está sendo a solução para o mesmo, hoje 28/03/2015 fui fazer a primeira troca de óleo com 5700 e reparei o que o nível do arrefecimento estava dois dedos abaixo da metade do reservatório o técnico completou e falou para ficar de olho se voltar a baixar para levar o carro na css para verificar, meu carro foi fabricado em 2014 vi vários relatos na internet de pessoas que precisaram até trocar o cabeçote do carro, será que o meu pode ser o mesmo problema ? também reparei no reservatório do arrefecimento uma goma escura passei o dedo parece óleo, Obrigado !

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Onix foi fabricado em 16/12/14 estou ficando paranóico com este problema de baixar água que cada vez que chego em casa abro o capo e vejo o nível da água, mas até agora está tudo normal, tive um classic e nos 3 anos que fiquei com ele nunca abaixou nada a água.

 

Willian, também estou de olho. Retirei meu veículo na segunda-feira (23.03.15). Hoje, com o veículo frio, abri o capo e olhei novamente o nível de líquido. 

 

 

 

post-38859-0-82307600-1427647638_thumb.j

Editado por Chriscfjmat
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

com o meu aconteceu a mesma coisa....

verificaram que o fluído cor de rosa estava vazando direto para o motor, além de uma vela enferrujada...

Fazia 1,5 mês que tinha tirado o carro da concessionária, um ONIx LT 1.4 2015. Devido a esse problema fiquei 16 dias sem carro porque foi necessário trocar a parte de cima do motor (cabeçote) e infelizmente é algo comum nesse carro, no mesmo dia que deixei ele para consertar encontrei mais duas pessoas com o mesmo problemas.

Assim como você o meu carro anterior era um Corsa hatch 2007, que NUNCA me deu problema algum! esse fio o principal motivo de eu ter escolhido um GM de novo...

Boa sorte pra nós

Bom dia!

Pelo que vi você é mais uma vítima desse problema com a GM. Meu caso foi igualzinho ao seu, até os transtornos com carro reserva que era bem inferior ao meu Onix Ltz 1.4 e essas intermináveis prorrogações do carro reserva que enche a nossa paciência!

Eu já vi sobre o caso de tentar trocar de carro logo no início do problema, pois, meu carro estava com menos de 5mil Km rodados. Mas o Código de Defesa do Consumidor só garante a troca por outro carro se a CSS não resolver o defeito após 30 dias e fora que tem que entrar com processo na justiça e etc. etc., é muita burocracia pra conseguir outro carro. E se for o caso de vende-lo para pegar outro, a desvalorização na troca até assusta, pois, tirou o carro da CSS ninguém paga um preço justo. Enfim, além do problema no cabeçote, meu carro já foi umas 8 vezes para CSS para arrumar outros defeitos e pelo jeito vou ter que voltar lá novamente. Estou elaborando um processo judicial para ver se consigo resolver alguma coisa, só que garanto a dor de cabeça é muito grande!

Desanimador... bom, pelo menos o meu depois que voltou da CSS não deu mais problema... apesar que andei apenas 3.000Km

a dor de cabeça é grande mesmo, na primeira vez que entrei em contato com a GM e falei do problema e da porcaria do carro reserva que me deram, ouvi o seguinte: "Senhora, a senhora tem que entender que isso é apenas uma CORTESIA.... " Juro, desci do salto com a atendente... tanto que a gerente me ligou na hora! massss não resolveu porcaria nenhuma

Boa sorte pra nós

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

quanto tempo demoraram para entregar o carro ? não baixou mais o nível ?

 

não baixou mais..

 

explicando de forma cronológica:

 

1º comprei o carro, logo no segundo mês começou a baixar o nivel da água (mesmo problema de todo mundo). Levei o carro à CSS, ficou pouco mais de 15 dias, se nao me engano.

Parou de baixar a água. Mas logo depois a água começou a ficar escura, com uma sujeira dentro do reservatório e ele ficou toooooodo manchado, parecendo ferrugem.

 

2º levei de volta em outra concessionária, tentaram me cobrar o serviço de troca e limpeza do sistema de arrefecimento, mas bati o pé, liguei na Chevrolet e fizeram a troca. Trocaram o líquido e o reservatório. Hoje fazem umas 3 semanas já. Até agora permanece 100%. Não baixou o nível nem está machando o reservatório ou com sujeiras na tampa

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou mais um com todos esses problemas citados, água do reservatório que desapareceu, barulho de água passando por trás do painel, luz no painel acendendo e por ai vai...., peguei meu carro 0 km no final de novembro, só tem 3000km, está na CSS, a 10 dias e a única resposta que tenho até agora é que os engenheiros da chevrolet estão analizado.....  piada isso coisa que já estão carecas de saber.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vítima do"sistema",sistema de arrefecimento kkk. Após ouvir tantos relatos antes mesmo de pegar o carro, acompanhei de perto o nível do rs. Com 800 km tinha baixado 02 dedos ,completei com 1000 km começou a falhar a primeira partida. Agora com 1900 km baixou mais dois dedos marquei uma verificação na css e já cheguei sugerindo ao mecanico o problem, ele não concordou totalmente mas disse que havia uma possibilidade de ser defeito de usinagem do cabeçote. Hoje peguei o carro com o diagnostico de cabeçote, agora é aguardar as peças chegarem para internar o meu prisma 14/15 (peguei em janeiro 2015) e se preparar para passar pelo mesmo perrengue que nossos amigos aqui carro reserva ,andar de ônibus ,ouvir conversa de funci gm .....Dai me forças Senhor

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais uma vítima do"sistema",sistema de arrefecimento kkk. Após ouvir tantos relatos antes mesmo de pegar o carro, acompanhei de perto o nível do rs. Com 800 km tinha baixado 02 dedos ,completei com 1000 km começou a falhar a primeira partida. Agora com 1900 km baixou mais dois dedos marquei uma verificação na css e já cheguei sugerindo ao mecanico o problem, ele não concordou totalmente mas disse que havia uma possibilidade de ser defeito de usinagem do cabeçote. Hoje peguei o carro com o diagnostico de cabeçote, agora é aguardar as peças chegarem para internar o meu prisma 14/15 (peguei em janeiro 2015) e se preparar para passar pelo mesmo perrengue que nossos amigos aqui carro reserva ,andar de ônibus ,ouvir conversa de funci gm .....Dai me forças Senhor

Wolly você sabe a data em que foi fabricado seu carro? estou perguntando porque os carros que vem apresentando mais defeitos são os que foram fabricados em outubro , mas como você pegou em janeiro já era pra GM ter resolvido este defeito, para saber a data de fabricação do seu carro é so ligar na GM e informar o numero do chassi e o cpf.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal ,meu carro esta na CSS desde o dia 26 -03 para analise do motor ,já desmontaram o cabeçote foi para a retifica e  voltou com um resultado ,o mecânico da CSS me falou que foi feito vários testes  o mesmo esta sem nenhuma avaria .Perguntado ao chefe da oficina se o mesmo já tinha conhecimento de outro caso igual ou parecido com o meu ,ele afirma que ate agora não tem conhecimento ,falei que tem varias pessoas aqui ,levando seu carro nas CSSs Chevrolet reclamando do mesmo problema ,o mesmo não acreditou ou se fez de desentendido do grave defeito .Pois bem vou deixar aqui o numero da OS -492 o carro neste momento na CSS Nação Chevrolet . Ainda não tenho um laudo definitivo ,mas as imagens tiradas dentro da mesma ,vao dizer por si so ,reparem no cilindro 2 (da esquerda p direita ) mais limpo da para ver ate o numero do mesmo  e com um cor próxima a do aditivo laranja ,usado no radiador , observem a  terceira vela (da esquerda p direita) com uma cor muito diferente das outras ,próxima a cor do mesmo aditivo .ALERTA foi colocado o mesmo cabeçote ,apenas foi plainado o lado da face da junta com o bloco post-38020-0-49932900-1428531661_thumb.jpost-38020-0-84031700-1428531769_thumb.jpost-38020-0-63015100-1428531881_thumb.j    

Editado por Vacchiano
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também sou novo por aqui e encontrei o fórum ao procurar no google por "Onix água radiador" pelo problema que esta tendo no carro da minha mãe. E por tudo que estou lendo aqui estou percebendo que temos mais um caso já que o carro dela tem os mesmos sinais: falha ao dar partida (não ocorre sempre, duas a três vezes no mês) e fica piscando a luz laranja (com o desenho de um motor) indicadora de anomalia do sistema; A principio suspeitei do combustível, troquei de posto, mas os dois sintomas continuaram. Um dia de manhã fui colocar água no reservatório do limpador do para-brisa e reparei a água do radiador com aproximadamente um dedo no reservatório era uma sexta-feira logo de manhã, como o carro estava parado na garagem desde o dia anterior portando com o motor frio, completei até a metade com água potável e passei a observar. Na terça-feira ao abastecer o carro, completei com gasolina aditivada (antes estava rodando com etanol) pedi ao frentista para verificar a gasolina no reservatório de partida a frio que não era necessária pois estava praticamente cheio, foi quando ele me avisou que o reservatório da água do radiador estava com aproximadamente um dedo (novamente). Fui direto para casa, liguei na concessionaria que após me transferir para outras duas pessoas agendou um encaixe para verificação na segunda-feira 09/03/2015 as 16:30.

 

Quanto mais leio aqui mais me assusto com o que pode estar acontecendo, com a dimensão do estrago que isso pode trazer ao motor do carro e qual caminho isso vai tomar até a solução do problema. O carro atualmente está com quase 1.500 km, nunca piscou a luz de advertência de temperatura do líquido de arrefecimento do motor. Também já ouvi barulho de água passando por tubulação e até um barulho parecido com o que a panela de pressão faz.

 

Depois de ler aqui fui verificar e o cabo da vareta e a tampa da vareta estão com a tal meleca / espuma branca, pena que ao puxar a vareta essa meleca / espuma branca caiu e não vou conseguir tirar foto. O carro também foi feito em outubro de 2014, Nota Fiscal da GM / Chevrolet (venda direta) com data de 30/10/2014, apesar de só retirar o carro da concessionária no dia 01/12/2014 depois de uma semana lá para a revisão de entrega.

 

Continuação do ocorrido acima ... 

 

No dia 09/03/2015 levei o carro na concessionária quando o mecânico me perguntou o que estava aconteceu, expliquei e ele já fez uma cara de quem já tinha passado por isso antes, foi quando perguntei para ele se ele já estava sabendo de algum problema e o mesmo respondeu que sim, que tinha mais 2 ou 3 carros com o mesmo defeito, sendo que um deles chegou a ferver e acender a luz de temperatura do motor no painel. Então foi agendado para 25/03/2015 por 4 horas para que o cabeçote fosse desmontado e tudo verificado. Enquanto isso aquela paranóia de andar somente distancia curtas com o carro e chegar em casa abrir o capo para verificar, para se precisar sair denovo esteja no nivel certo. No dia 25/03/2015 deixei o carro na concessionaria e no mesmo dia fiz o pedido do carro reserva que me foi concedido para retirada no dia seguinte. Porém como de costume liberaram um carro 1.0 com AC e DH, o que contestei explicando e comprovando que compramos um carro automático através de venda direta com os descontos de IPI, ICMS e IPVA, para a minha mãe que passou por um cancer de mama na mama direita e a partir dessa doença tivemos todo um processo para alteração da CNH dela com observaçôes permitindo somente a condução de carro automático com DH. Nos pediram uma cópia do laudo do médico do detran e da CNH com as observações, pensei que iriam complicar naquele momento, mas eu tinha o que eles pediram e entreguei no mesmo dia a tarde e no dia seguinte, ou seja, 26/03/2015 estava pegando o carro reserva também automatico com AR e DH na locadora. 

 

Fui sempre acompanhando com o mecanico o que estava sendo feito, desmontagem do cabeçote, enviado para retiffica para analise e retorno informando que não houveram danos; Ontem 10/04/2015 retirei o carro da concessionária, com junta do cabeçote, guarnições, e correia dentada trocados, além é claro da substituição de todo o líquido de arrefecimento com aditivo novo. Espero que esteja tudo resolvido.

 

post-38759-0-53721800-1428775650_thumb.j

post-38759-0-53721800-1428775650_thumb.j

Editado por ndrsnmln
  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

O Meu Onix desde antes dos 1000 Km, estava baixando aditivo, levei duas vezes para revisão e não encontraram nada, até que na terceira, constataram defeito no cabeçote. fizeram retifica do cabeçote e troca de junta do cabeçote, fiquei sem o carro um mês. Peguei na sexta e hoje quando fui andar, quando você acelera o carro está falhando muito, quando você esterce o volante faz um barulho imenso parece que a roda está presa, Sinceramente estou com saudades do meu classic 2005, vendi ele para não ter que fazer cabeçote e agora que peguei um onix zero, fiquei um mês a pé logo por causa do cabeçote.

Hehe

  • Like 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola pessoal ,meu carro esta na CSS desde o dia 26 -03 para analise do motor ,já desmontaram o cabeçote foi para a retifica e  voltou com um resultado ,o mecânico da CSS me falou que foi feito vários testes  o mesmo esta sem nenhuma avaria .Perguntado ao chefe da oficina se o mesmo já tinha conhecimento de outro caso igual ou parecido com o meu ,ele afirma que ate agora não tem conhecimento ,falei que tem varias pessoas aqui ,levando seu carro nas CSSs Chevrolet reclamando do mesmo problema ,o mesmo não acreditou ou se fez de desentendido do grave defeito .Pois bem vou deixar aqui o numero da OS -492 o carro neste momento na CSS Nação Chevrolet . Ainda não tenho um laudo definitivo ,mas as imagens tiradas dentro da mesma ,vao dizer por si so ,reparem no cilindro 2 (da esquerda p direita ) mais limpo da para ver ate o numero do mesmo  e com um cor próxima a do aditivo laranja ,usado no radiador , observem a  terceira vela (da esquerda p direita) com uma cor muito diferente das outras ,próxima a cor do mesmo aditivo .ALERTA foi colocado o mesmo cabeçote ,apenas foi plainado o lado da face da junta com o bloco attachicon.gifGEDC5375.JPGattachicon.gifGEDC5367.JPGattachicon.gifGEDC5372.JPG    

Conclusao

 

O carro foi entregue dia 18 04 ,segundo eles informaram que o defeito foi causado pela junta do cabeçote danificada que ocasionou passagem de agua para os demais componentes internos do motor (segundo cilindro,vela ),vejam que as imagens acima confirmam antes mesmo de sair o laudo .O reparo, remoção do cabeçote para substituição da junta ,no diagnostico ,eles não citam em nenhum momento que o cabeçote foi plainado ou faceado ,este procedimento e realizado para corrigido qualquer tipo de imperfeição na face do mesmo para obter  uma  acomodação perfeita com a junta e bloco do motor na montagem , como e de praxe fazer nas retificas ,quando um cabeçote e retirado de sua posição original do motor .Isso e realizado normalmente em carros mais velhos com problemas mecânicos parecidos com os nossos carros  em oficinas mecânicas NAO AUTORIZADOS PELA MARCA .Fiquei impressionado ,insatisfeito em saber que numa CSS CHEVROLET ESTAO FAZENDO O MESMO PROCEDIMENTO ,mesmo sabendo que  o motor esta na garantia ,ESTAO UTILIZANDO O MESMO CABEÇOTE USADO QUE PASSOU POR REPARO NA RETIFICA .Deixei bem claro para o mecânico e chefe da oficina ,que eu queria acompanhar a desmontagem e montagem do motor ,para minha surpresa foi me negado .O questionamento e ,se o cabeçote não tem nenhuma anomalia ,como a  junta foi danificada??? Na linha de montagem da fabrica foi colocada uma peça com defeito no motor  ????e a inspeção do controle de qualidade não detectou o defeito na mesma antes da montagem do motor ???, E os testes realizados ,antes da entrega do veiculo ???  não explicam , seria ou nao por falta ou excesso de torque nos parafusos ???defeito na usinagem do cabeçote??tenho muitas duvidas ,e fácil dizer que o defeito foi na junta ,também me negaram a copia do laudo da retifica ,onde deve constar medidas da peça antes e depois dos procedimentos e testes , esta faltando transparência dos fatos .Alem de tudo ,me entregaram o carro com o mesmo  filtro e óleo velho e parafusos soltos , após minha reclamação com o gerente geral da CSS ,o mesmo  mandou fazer a troca na hora ,colocar e reapertar os parafusos ,mais uma vez venho expor a vocês minha completa e irredutível insatisfação com a marca e a falta de confiança no serviço da CSS.

Editado por Vacchiano
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Conclusao

 

O carro foi entregue dia 18 04 ,segundo eles informaram que o defeito foi causado pela junta do cabeçote danificada ocasionando passagem de agua para os demais componentes internos do motor (segundo cilindro ),vejam que as imagens acima confirmam antes mesmo de sair o laudo .O reparo foi remoção do cabeçote para substituição da junta do mesmo ,eles não citam em nenhum momento que o cabeçote foi plainado ou faceado como e de praxe fazer quando um cabeçote e retirado. Mesmo o motor estando na garantia foi utilizado a mesma peças ou seria peças ,me negaram o acompanhamento da desmontagem e montagem do motor .O questionamento e ,se o cabeçote não tem nenhuma anomalia ,como a  junta foi danificada ,não explicam , sera por falta ou excesso de torque nos parafusos ,defeito na usinagem do cabeçote ,tenho minhas duvidas e fácil dizer que o defeito foi na junta ,também me negaram a copia do laudo da retifica ,onde deve constar medidas da peça antes e depois dos procedimentos e testes , esta faltando transparência dos fatos .Alem de tudo ,me entregaram o carro com o mesmo óleo e filtro velho ,após minha reclamação com o gerente geral da CSS ,o mesmo  mandou fazer a troca na hora . 

 

Essa GM tá de brincadeira mesmo com os clientes.... Cada vez que vejo alguém relatando que passou por esse problema e as desculpas absurdas que a GM dá, fico mais indignada!

 

O laudo eles também não quiseram me fornecer, com muito custo consegui uma cópia de todas as anotações do mecânico feitas atrás do OS.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa GM tá de brincadeira mesmo com os clientes.... Cada vez que vejo alguém relatando que passou por esse problema e as desculpas absurdas que a GM dá, fico mais indignada!

 

O laudo eles também não quiseram me fornecer, com muito custo consegui uma cópia de todas as anotações do mecânico feitas atrás do OS.

Ola Priscila ,também foi muito difícil e com muita persistência conseguir uma copia do diagnostico do defeito e reparo , eles não querem demonstrar o defeito ,neste caso e semelhante aos casos que estamos acompanhando neste fórum ,eu estou convencido que esta circulando por ai um lote destes ônix em 2014 com defeito de fabrica .O que estamos presenciando e inadmissível e contrario ,o que diz no manual PG 13-4 .VISAO RAPIDA DA GARANTIA ,segundo paragrafo  :A GM DO BRASIL GARANTE QUE CADA VEICULO NOVO DE SUA FABRICAÇAO OU IMP E ENTREGUE AO PRIMEIRO COMPRADOR POR UMA CSS CHEVROLET ..........-E ISENTO DE DEFEITOS DE MATERIAL OU MANUFATURA ,EM CONDIÇOES NORMAIS DE USO ,........Não e o que esta acontecendo realmente com agente ,clientes de boa-fe  ,adquirimos em uma CSS da marca um veiculo OKM ,crentes que não teríamos por um bom tempo  problemas mecânicos  de carros velhos !!!Estamos sendo enganados já na retirada , o novo já vem da montadora com defeito  ,e uma frustação e um abuso ,estamos sendo lesados e enganados  na cara dura ,nesta marca eu não confio mais .   

Editado por Vacchiano
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.