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Bom dia!

Antigamente, qualquer carro novo tinha obrigatoriamente que fazer amaciamento, mas hoje em dia não se fala mais nisso.

Como vocês estão usando o carro de vocês no começo?

Tem gente que prefere manter o giro alto, tem gente que prefere levar o giro até em cima, porém gradualmente, tem gente que não passa de 3krpm...


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As peças atuais são cortadas a laser, ou seja, não ficam rebarbas (ao menos não deveria) então o tal amaciamento, que seria o tempo para as peças se acertarem não procede como antigamente.

Mas falam que por estar novo consuma mais, tenha menos desempenho, o que não deixa de ser uma verdade. Eu aprendi que o carro tem que ser amaciado, exigir do motor , pq se não depois vira um carro lerdo, mas para fazer isso só em viagens.

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As peças atuais são cortadas a laser, ou seja, não ficam rebarbas (ao menos não deveria) então o tal amaciamento, que seria o tempo para as peças se acertarem não procede como antigamente.

Mas falam que por estar novo consuma mais, tenha menos desempenho, o que não deixa de ser uma verdade. Eu aprendi que o carro tem que ser amaciado, exigir do motor , pq se não depois vira um carro lerdo, mas para fazer isso só em viagens.

Será que só em viagens. Será q na cidade, trabalhando numa faixa de giro superior e esticando as marchas não faria o mesmo efeito?

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Será que só em viagens. Será q na cidade, trabalhando numa faixa de giro superior e esticando as marchas não faria o mesmo efeito?

Sim, também. Falei assim, pq no meu caso mesmo não tenho espaço e transito que favoreça dirigir assim.

=)

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Na página 182 do Manual diz:

Para melhor desempenho, economia e aumentar sua vida útil:

-Evite partidas com aceleração total

-NÃO ACELERE O MOTOR

-Evite partidas rápidas, acelerações súbitas e direção em alta velocidade, para evitar danificar o motor e para economizar combustível.

-Evite aceleração total em marcha lenta

Ou seja, esse papo de meter o pé para amaciar é bobagem, só vai fazer ele consumir mais

e oq vc faz com ele nos primeiros quilômetros é oq vai definir o consumo dele.

  • Like 1
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Bem legal o artigo,

Apesar de discordar de algumas partes (poucas), a maioria realmente é interessante.

A dica de não ligar o carro e já sair acelerando é excelente, sempre ligo o carro e termino de ajeitar as coisas, por o cinto, ligar o som...

Atualmente, eu tenho tentado manter a rotação abaixo dos 3 mil, mas claro, é impossível não dar uma esticada, acabei cortando o giro duas vezes já, e também fiz alguma ultrapassagens.

No geral vou tentar seguir as instruções desse cara mesmo.

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A questão do "amaciamento" é o seguinte: os carros modernos além de terem as peças cortadas a laser como o colega citou, possuem duas centrais eletrônicas: uma PROGRAMADA DE FÁBRICA e outra que é adaptativa, ou seja, se "molda" ao jeito de dirigir do dono. E essa, pode ser reprogramada sempre, a medida que o motorista vai optando em dirigir de forma suave, ou mais radical e isso leva tempo,dias ou semanas talvez para essa central " entender " que é daquele jeito que ela tem que funcionar,não é da noite pra o dia.

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O meu é um LT 1.4, ele esta com 700 km, e o limite de velocidade é 187 Km/h. Esse é o limite de velocidade do meu carro.

Será que é possivel desbloquear esse limite?!

Caraca, vai voar..

Enviado de meu Transformer Prime TF201 usando o Tapatalk 2

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Mas para que mais que isso?

Acho que nunca vou chegar nem perto dessa velocidade...

Tambem não pretendo não, pelo menos não nos proximos 10meses!!

Tive minha carta suspensa por excesso de velocidade e se isto se repetir em 12meses eu fico sem a mesma. Depois deste periodo quem sabe né!! ;)

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O meu é um LT 1.4, ele esta com 700 km, e o limite de velocidade é 187 Km/h. Esse é o limite de velocidade do meu carro.

Será que é possivel desbloquear esse limite?!

No LT 1.0 fui a 181Km/h, mas não chegou a cortar o giro. Pelo visto 1.0 e 1.4 tem velocidades finais bem próximas.

  • 2 semanas depois...
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Segundo reportagem da Quatro Rodas de nov/2012 o motor do Onix NÃO precisa de amaciamento:

... "Houve mudanças mecânicas para reduzir o atrito, como uma nova técnica de brunimento que a GM diz eliminar a necessidade de "amaciamento" do motor, e providências para reduzir o ruído, como um isolamento acústico na tampa de válvulas" ...

Eu tenho minhas dúvidas, mas acho que a GM não se arriscaria a dizer uma coisa dessas sem ter certeza, afinal de contas o carro tem garantia de 3 anos de garantia. Sobraria para eles mesmos "pagarem o pato".

Alguns especialistas ainda defendem o processo de "amaciamento" do motor, outros dizem que isso é coisa do passado ...

http://www.youtube.com/watch?v=Wyl0JRgGHTw

Conclusão: cada um fala uma coisa ...

Página 182 do manual do Onix:

"Partida e operação

Amaciamento de veículo novo

Use as seguintes precauções para os primeiros cem quilômetros para

melhorar o desempenho e a economia do veículo e aumentar sua

vida útil:

■ Evite partidas com aceleração total.

■ Não acelere o motor.

■ Evite paradas bruscas, exceto em emergências. O que permitirá que

os seus freios assentem adequadamente.

■ Evite partidas rápidas, acelerações súbitas e direção em alta

velocidade, para evitar danificar o motor e para economizar

combustível.

■ Evite aceleração total em marcha lenta.

■ Não reboque nenhum outro veículo."

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Muito interessante as opiniões pessoal.

O meu Lt 1.4 começou fazendo 10,5 Km/L na cidade (gasolina), depois dos 3.000 Km ele está fazendo em 13 Km/L no mesmo percurso então acho que realmente alguma coisa muda com o passar do tempo.

Abraços a todos.

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o meu onix lt 1.0 cortava em 3ª a 105km/h, agora com 2000km ta cortando em 111km/h

Em 3ª a 105km/h com o carro 1.0?? Ele deve chegar, mas berrando um pouco certo?? rsrsrs

O técnico da css falou que ele pega 120km/h na 3ª marcha. O meu é 1.4 e não consegui essa proeza ainda. Tenho o carro desde dezembro/12. Apesar que eu não gosto de esticar muito as marchas...

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Pode precisar de menos amaciamento que antigamente, mas duvido de um carro nacional que não precise de nem um pouco de amaciamento. Precisão é muiiiiito caro, e duvido que eles fariam um investimento tão grande no brasil.

Sem falar que se não precisasse de amaciamento o consumo não ia melhorar gradativamente do jeito que acontece.

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