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Boa noite, possuo um onix turbo hatch premier automático e agora todo dia, ligo o carro, saio da garagem e quando estou esperando o portão fechar, mesmo em neutro, caso eu ligue o ar condicionado o carro simplesmente morre. Isso acontece apenas na primeira vez que ligo o mesmo no dia, levei na concessionária, me disseram que é combustível e que eu deveria abastecer com etanol pra limpar o motor, então esperei o tanque ficar na reserva e abasteci com etanol, já rodei 150km com esse tanque de etanol e essa desgraça segue morrendo. Outra coisa que percebi são as luzes oscilando(farol, luz interna). Alguém sabe o que pode ser?


Postado (editado)

Fpschmitz, tudo bem?

Não sou mecânico mas tento descobrir algumas coisas por curiosidade. Quando ligamos o veículo de manhã é o momento de maior exigência, tanto de lubrificação quando de atuação de alguns sensores. Isso faz a parte elétrica ser muito requisitada. Claro, o carro é preparado pra isso, mas existe um tipo de problema que pode gerar esses dois problemas citados por vc: aterramento. Tanto o ar condicionado quanto as luzes estão alimentados por um sistema elétrico que forma um ciclo de realimentação. se existir algum mal contato no polo negativo pode ocorrer possíveis falhas. Sugiro verificar os cabos, e verificar tb, com um multímetro, se o alternador está estável. Ao acionar esses componentes é normal ter uma redução na disponibilidade de tensão elétrica, mas logo a injeção eletrônica aumenta um pouco o giro do motor, por conseguinte do alternador, pra manter os 14 volts e manter tudo ligado. Se o alternador não faz isso da forma correta o carro pode morrer.

Obs: a bateria perdeu uma pequena carga no decorrer da noite e o motor tá "pesado" quando liga de manhã. No decorrer do dia a bateria fica "cheia" e o motor bem lubrificado, o que poderia ser a causa de ocorrer só de manhã.

Então, na minha opinião verifique primeiramente o aterramento e depois o alternador. Não consigo imaginar que poderia ser causado por problema de combustível.

Peço desculpas se falei alguma coisa incoerente, estou aqui pra aprender tb.

Editado por Brununes1
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Levei novamente a concessionária. A bateria já está dando sinais que já deu o que tinha que dar, vai fazer 3 anos agora em fevereiro, mecanico disse que talvez seja isso que faça as luzes estarem oscilando. Quanto ao carro morrer, não sei se foi isso mas a princípio o carro não morreu mais após o fato, foi trocado um sensor de oxigênio próximo a turbina que estava completamente preto de sujo ou carbonizado não sei. Próximo passo eu acho que vai ser trocar a bateria mesmo ou verificar certinho o aterramento para resolver as luzes oscilando.

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Voltando, hoje carro morreu novamente, realmente não sei o que fazer, penso em trocar a bateria pra ver se resolve pq concessionária ta triste.

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A concessionária visa lucro a qualquer preço e saem trocando tudo..., certamente uma hora vai resolver e te deixar com menos dinheiro e com raiva.
Sobre a bateria, recorra a alguma loja elétrica de bairro mesmo. Eles conseguem fazer um teste para ver a capacidade de armazenamento bem como se está segurando carga, além de testar o alternador. Sobre a sonda lambda (sensor de oxigênio), em qualquer carro com poucos meses de uso ela fica mais escura visto que ela está na saída do escape, pegando todos gases e fuligem do motor, antes mesmo desses gases passarem pelo catalizador. Acredito que o onix tenha 2 sondas, uma na saída do escape e outra após o catalizador. a saída do escape vai está preta, parecendo carbonizada e isso não necessariamente altera seu funcionamento, visto que no projeto de criação desse componente já está previsto isso. Indicio de sonda ruim não é carro morrer e sim aumento de consumo de combustível que é gradual (piora com o tempo).
Tudo no meu carro tento eu mesmo fazer para não depender da GM. Fiz o reaperto na coluna de direção, eliminei os barulhos nas colunas B das portas, eliminei os ruídos no painel devido a trepidação. Infelizmente os clubes de carros enfraqueceram muito devido à elitização automotiva. Prova disso é o uso excessivo de revisões em autorizadas (o que é aconselhável) resultando em um pequeno número pessoas dispostas e participativas em posts relacionados aos novos onix, em especial ao nosso premier.  

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Pois é, o meu está na garantia ainda, então eles que se virem mesmo. Bateria dele já ta capenga, apanha pra ligar. Tinha levado de novo, reforçaram o aterramento e não resolveu. Vou trocar a bateria e caso nao for isso mesmo aí vou pra cima da GM judicialmente mesmo. Eu ainda aposto no alternador, pois as luzes do mesmo com o ar ligado dão uma leve oscilada, mas juram que não.

 

10 horas atrás, Fpschmitz disse:

Pois é, o meu está na garantia ainda, então eles que se virem mesmo. Bateria dele já ta capenga, apanha pra ligar. Tinha levado de novo, reforçaram o aterramento e não resolveu. Vou trocar a bateria e caso nao for isso mesmo aí vou pra cima da GM judicialmente mesmo. Eu ainda aposto no alternador, pois as luzes do mesmo com o ar ligado dão uma leve oscilada, mas juram que não.

O que me causa estranheza é que é só na primeira partida do dia que ele morre, e também que caso dou duas ou 3 acelaradas leves, ele para. Uma coisa eu percebi e que o mecanico da gm disse ser normal, leva uns 5 minutos até a tensão da bateria subir para os 14V, me pergunto se nesse meio tempo quando o compressor arma, não causa um impacto maior na mesma.

  • 3 semanas depois...
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Caso não resolva com a troca da bateria.... tenho minhas dúvidas em relação a teoria do mecânico.

>> Se o regulador de voltagem do alternador não estiver com problema, imediatamente após ligar o veículo que tem medir 14V. O circuito está ligado em paralelo, mantendo a tensão fixa mesmo com a carga da bateria estando abaixo de 12V (em carregamento). Um exemplo disso é que se vc tirar a bateria com o carro ligado ele não morre (mas não faça isso rs, pois a central fica doida e eleva a tensão além do normal). Se por acaso o problema for mesmo no alternador, pode ser indicio de escovas ruins (carvão) que são as peças que mais sofrem desgaste e elas que alimentam os anéis coletores e quando vc tem dado as 3 aceleradas o problema resolve momentaneamente pois a corrente aumenta com a rotação mais alta, minimizando as quedas de tensão. Alternador é uma peça muito "retificável", resolvendo vários problema com uma simples troca de componentes que o integram. Não troque a peça inteira. 

Editado por Brununes1
  • 4 semanas depois...
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como ele mesmo disse, o carro está no periodo de garantia, então o que a concessionaria não quer é trocar a bateria... se não me engano, a bateria (assim como pneus, pastilhas de freio, etc) são itens que não são cobertos pela garantia de 3 anos.. então, se eu fosse voce, trocaria correndo a bateria do carro, porque uma coisa eu to aprendendo com esse novo onix: o bicho é sensivel... bateria tem vida util entre 2 e 2 anos e meio, então 3 anos ela provavelmente já está pedindo pra ser trocada. O fato do problema não se manifestar quando vc acelera, é justamente pq nessas aceleradas vc compensa a queda de tensão da bateria fraca.. 

  • 2 meses depois...
  • 4 semanas depois...
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Em 27/04/2023 at 07:07, Antonio Pires disse:

Amigo, como resolveu o problema. A minha tracker apresentou o mesmo problema. Quando ligo pela manhã e ligo o ar o motor simplesmente morre. Foi realmente a bateria?

Novela não acabou ainda, não acharam o problema, fecharam meu chamado e tocaram o !#@&*%$-se. Então agora vai pra juidicial. Bateria não resolveu nada, dia seguinte a troca, mesma coisa. Meu palpite é que o compressor desse carro deve ta com alguma falha e está mais pesado que o normal. Pq o comportamento do carro com o ar ligado é bizarro.

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No meu caso o meu só desliga o motor na primeira partida do dia depois que ligo o arcondicionado. Troquei a bateria também, mas não adiantou. Ficaram de fazer uma limpeza nos bicos da injeção eletrônica. Viajei 330 km, e depois que retornei já testei duas vezes e o carro não desligou, parece ser algo ligado a qualidade do combustível. Estou observando pra ver.

  • 2 semanas depois...
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Estou com o mesmo problema. Onix 2020 hatch premier.

Já colocaram um fluido pra limpeza, trocaram sonda lambda, alternador e troquei a bateria por fora. Nada resolveu. Vou levar novamente semana que vem pra revisão dos 40km e ver o que dizem.

Estranho que isso já chegou a acontecer a tarde, depois que já usei o carro, deixei ele parado por umas duas ou três horas pois estava em uma festa de aniversário, quando liguei ele morreu na hora pois o ar estava ligado. Nesse dia a única coisa de diferente é que estava frio e chovendo, não sei se tem relação, mas não costuma morrer assim durante o dia, somente na primeira partida.

@Fpschmitzdepois nos conte se judicialmente eles se mexem pra resolver.

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Depois de alguns dia o problema retornou, após a primeira partida do dia, depois que ligo o ar condicionado, ainda com o carro parado, o motor desliga. Vou levar a tracker para limpeza dos bicos da injeção eletrônica. Depois posto o resultado..

  • Obrigado 1
  • 4 semanas depois...
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Eles só colocam a culpa no combustível mesmo. Mas aí que se virem pra regular a injeção pra trabalhar com nossa mijolina né. Sinceramente, vou pra outra oficina descobrir o que é e depois judicializar pra cobrar da marca, mas dependendo de como for o ano aí e uma coisas que estão pra acontecer já vou mandar esse carro pro espaço mesmo. Meu palpite é que tem algum b.o com a embreagem magnética do compressor, pq enquanto ele fica oscilando, o compressor nao liga de jeito nenhum, parece que as oscilações são nas tentativas do carro ligar o compressor, até um certo ponto que o carro simplesmente morre.

  • 7 meses depois...
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Bom dia a todos!

Depois de muita pesquisa cheguei até aqui. Tenho um Onix plus premier 19/20, o mesmo vem apresentando este mesmo problema (interrompe ao ligar o ar condicionado com o veiculo frio), o veiculo está hoje com 65 mil quilômetros rodados, levei a uma oficina, e realizaram a troca das velas, sondas lambda pré e pós, fez limpeza de bicos e do TBI.

No dia seguinte o carro continuou com o mesmo problema, voltei na oficina, realizaram uma reprogramação do cambio e troca de uma solenoide, e mesmo assim o veiculo continuou com problema.

Então por isso estou aqui. E a pergunta é.

Alguém aqui na conversa conseguiu solucionar este problema?

Desde já agradeço a todos.

  • 2 semanas depois...
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Pessoal. Pensei que fosse só comigo. Meu Onix turbo automático também tem esse mesmo problema. ao ligar cedo, frio, se ligar o ar condicinado,  oscila a rotação do motor, e morre. Pensei que acontecesse só frio. Mas mesmo quente o problema persiste e é intermitente, mesmo quente  tem hora que fica normal , tem hora que oscila a rotação e depois morre. Já troquei bateria. Levei na concessionaria e o mecânico testou tudo e não detectou nada. desmontou o coletor de admissão, mediu pressão dos cilindros, e não encontrou nada fora do normal. Tinha bastante carbonização nos dutos de admissão. A expelicação, é como eu moro em cidade pequena o carro roda sem estar devidamente aquecido e a mistura fica muito rica e aumenta a contaminação de gasolina no coletor. Coloquei álcool, mas já usei mais de meio tanque e não mudou nada. O que vocês acham da válvula canister??? alguém tem alguma experiência com esse componente? ela dá muito BO nos Onix antigos...

  • 3 meses depois...
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E aí pessoal. Não conseguiram descobrir? O meu automático turbo, não morre, mas fica fraco com ar ligado e farol, muito parecido com o que vcs relataram. 

  • 1 mês depois...
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Boa noite, pessoal! 

Estou enfrentando o mesmo problema que todos relataram, porém, meu carro tem apagado com faróis e ar condicionado desligados. Alguém já conseguiu alguma solução para isso?

Tenho esse Onix Premier desde 2021, comprado zero km. A uns meses, estava saindo da garagem e o mesmo chegou no portão só no embalo, pois tinha apagado com o cambio em D. No dia seguinte, o carro ficou oscilando a rotação e simplesmente apagou, sem apresentar nenhuma luz de injeção ou algum alerta e detalhe, nenhum erro ficou gravado na central. Fiz todo esse ritual de troca de combustível, troca de posto, passar scanner e fazer atualização de motor e cambio e nada adiantou. O carro já apagou durante manobras, parado na sinaleira por alguns segundos, chegando na sinaleira e o mais perigoso de tudo, já falhou em movimento. Levo a manutenção desse carro rigorosamente em dia e seguindo todas as recomendações da GM, pois além de estar em garantia, dependo dele para me deslocar até o trabalho. Em conversa com o mecânico de confiança do meu pai, responsável pela manutenção dos carros dele, o rapaz me disse que poderia ser algo relacionado a algum solenoide do comando de válvula variável, pois quando acontece as falhas, o carro aparenta estar completamente fora de ponto, mas poderia ser outras coisas e o mesmo indicou ir até a concessionária, pois o carro está na garantia. Para falar a verdade, acabei perdendo toda a confiança no meu carro por esse problema, pois é daquelas coisas que você não sabe quando vai ocorrer e se vou conseguir ligar ele. Esse é meu segundo Onix, já tive um do modelo antigo, LT 1.4 2019, que nunca me deu uma dor de cabeça, carrinho bom demais para viajar. Essa nova geração do Onix é um baita carro, mas com esse problema, chega a dar saudade do meu antigo Onix. Anexei um vídeo que gravei um dia que ele começou a oscilar parado na garagem. 

 

 

 

 

  • 2 semanas depois...
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É exatamente o que o meu faz, ninguem achou solução pra isso, minha unica solução foi encher um ou 2 tanques de etanol depois voltar pra gasolina, carro para de fazer por um tempo, depois começa de novo.

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Boa noite! Logo que o problema surgiu, fiz esse teste de usar álcool, nunca tinha usado antes nesse carro. Logo no inicio resolveu, mas da mesma maneira, logo voltou a falhar. Algo que tenho notado, é nas frequências que esse defeito tem aparecido está aumentando, sendo quase toda a semana ao menos dois episódios. No final da semana, vou deixar em outra concessionária para uma verificação geral de toda a elétrica dele. Vamos ver o que acontece...

Conforme o andar da carruagem, vou dar um retorno aqui.

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Boa noite!

O meu Onix não falha, mas quando estou andando é solto o acelerador pra fazer um quebra molas, por exemplo, dá uns soquinhos que incomoda. E as vezes na rampa dá umas engasgadas com gasolina ou álcool.

Na Concessionária eles passam o scaner e fala que está tudo certo, com aquela “boa” vontade de olhar.

No meu mecânico de confiança ele trocou as velas, óleo do câmbio (automático), limpou o corpo borboleta, fez mais umas limpezas…e ficou a mesma coisa. Estou achando que é bomba de combustível, bateria parece boa, mas duro ficar na tentativa e erro, aja grana. 

  • 1 mês depois...
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Boa tarde a todos aqui, trabalho na concessionária na gm e pesquisei no Google para saber se alguém já passou por esse problema e me deparei com esse clube, bom, por não ter encontrado nada fiz pelos meios que tenho para solucionar o defeito de um ônix turbo, testei os bicos e estavam ok, testei bomba de combustível (por talvez ela estar perdendo pressão e com isso o carro morre) mas ela também estava ok, então removi o coletor de admissão muito fácil e muito simples, e pra minha surpresa estava carbonizado de chegar a parecer graxa, fiz a descarbonização que é bem chato e demorado, montei tudo e problema aparentemente resolvido, carro não oscila quando liga o ar, não morre mais, é o serviço fácil e chato 

  • Like 1
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Em 30/07/2024 at 20:12, heineck disse:

Boa noite! Logo que o problema surgiu, fiz esse teste de usar álcool, nunca tinha usado antes nesse carro. Logo no inicio resolveu, mas da mesma maneira, logo voltou a falhar. Algo que tenho notado, é nas frequências que esse defeito tem aparecido está aumentando, sendo quase toda a semana ao menos dois episódios. No final da semana, vou deixar em outra concessionária para uma verificação geral de toda a elétrica dele. Vamos ver o que acontece...

Conforme o andar da carruagem, vou dar um retorno aqui.

Boa noite, pessoal!

Bom, vou relatar um pouco da experiência que tive nesse período pós passagem pela concessionária. Meu carro ficou lá durante uma semana sendo testado para ver se o defeito ocorria nas mãos deles. Durante essa estadia, foram revisados bicos, velas, TBI, todos os sensores possíveis e combustível com etano dentro da média aceita, tudo 100%. Porém, verificando as conexões dos módulos, foi encontrado o módulo do motor mal conectado e já apresentando um zinabre nos polos das conexões. Segundo o que o responsável me informou, muito provável que o carro já tenha saído da fábrica dessa maneira e com o uso ele foi se deslocando. Dessa forma, foi realizada uma limpeza nos polos e por orientação da fábrica, foram atualizados todos os módulos e sincronizados.

Por incrível que pareça, parece que o carro voltou ao que era antes desses problemas. Está mais econômico e mais esperto. Usei a viagem no feriadão da semana passada como um teste de fogo e o carro se comportou muito bem, sem falhas, nem nada! Acredito que o problema dele está resolvido, finalmente.

Grande abraço para todos!

 

  • 1 mês depois...
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Sobre o que os colegas comentaram sobre a garantia: ela realmente não vale nada, eles negam por qualquer coisa. Eu mesmo tenho dois processos contra a chevrolet: um como consumidor e outro como advogado.

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