Carro consumindo mais combustível


Posts Recomendados

Olá.

Tenho um Onix 2013 1.0 e estou passando por um probleminha.

Comprei o carro usado com 60mil km em abril/2019, e com 1 tanque cheio de etanol, conseguia fazer 520km, cerca de 11km/l.
Cerca de 6 meses atrás, o carro começou dar problema, de perda de força e começou gastar além do normal, fazendo 450km, cerca de 9km/l. Já chegou fazer 420 a 430km com um tanque.

Levei para oficina e foi constatado que a bomba de combustível estava ruim, e o motor fora de ponto.
Troquei velas, cabo de velas, bomba de combustível, limpei TBI, usei car80(certa de 5 latas) para tentar limpar bicos, filtro de combustível, filtro de ar, troquei correia dentada colocando motor no ponto certo, até bateria nova coloquei, troquei agua do radiador, ando com pneus calibrados, calibro a cada 2 semanas.... só falta trocar o carro...
Até troquei de posto, achando que era o etanol ruim, mas mesmo trocando continua a mesma coisa.

E o carro continua gastando mais que o normal. Tudo novo, e o carro fazendo certa de 9km/l, sendo que antes fazia 11km/l.
E ando da mesma forma que antes, não piso fundo, não acelero muito, ando tranquilo.

Alguém teria alguma ideia do que causaria o consumo maior de combustível?

Editado por Alisson Almeida
Editar conteudo
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Como o carro teve um episódio de perda de força, após a troca da bomba e correia o motor voltou a ter funcionamento normal?

Pois aumento de consumo pode ser causado por muita coisa, seja alimentação ou ignição, até problemas de aumento de atrito (pneus, rolamentos de cubo, freios desregulados).

Bicos injetores "entupidos", bobinas gastas, válvula do canister com problemas (se travada aberta, pode enriquecer ou empobrecer a mistura injetando menos ou mais combustível), comando de válvulas como cames fora de ponto, catalisador entupido são os itens que imagino que influencie bastante a questão do consumo (fora alguns itens que já foram trocados). Difícil mesmo é determinar qual deles pode ser o causador (ou pode ser nenhum).

Se o funcionamento do motor estiver ok sem falhas e engasgos, eu testaria a válvula do canister, que é bem comum de dar problema e talvez mandaria conferir os bicos. que são os itens mais baratos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Após a troca da bomba e correia do motor, o carro voltou a ter força normal, sem engasgos.

Vou verificar os bicos e a válvula do canister então e ver se resolve.

Esse problema da válvula não seria identificado com o uso do scanner?
Para identificação do problema da bomba foi utilizado scanner o qual acusou o problema...
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Alisson Almeida disse:

Esse problema da válvula não seria identificado com o uso do scanner?
Para identificação do problema da bomba foi utilizado scanner o qual acusou o problema...

Tecnicamente sim, mas nem sempre acusa no scanner. Existem casos de problemas de reconhecimento de combustível causado pela válvula e não havia registro de erro na memória e nem luz da injeção acesa, por exemplo.
 

2 horas atrás, Alisson Almeida disse:

Vou verificar os bicos e a válvula do canister então e ver se resolve.

Bom, é só um palpite meu. Pode ser que não adiante nada, já que você relata funcionamento do motor normal. Eu só citei a válvula por ser um problema recorrente neste carro e se estiver aberta, pode ser uma entrada de ar a mais, o que teoricamente faria o motor admitir mais ar que o normal e consequentemente injetar mais combustível para manter a proporção da mistura. Porém, não sei dizer se causaria 18% a mais de consumo, sozinho.

Este consumo de 11km/l foi conseguido com o motor fora de ponto ou foi antes de trocarem a correia (e deixar fora de ponto)?
Já testou o rolamento do carro (acelerar em rua plana e depois deixar em ponto morto para sentir o rolar do carro) para ver se existe algo interferindo?
Uma coisa besta, mas acontece: no sistema de ventilação, o ar está direcionado para o para-brisa? Em Onix com A/C o sistema entra automaticamente e às vezes as pessoas nem percebem, aumentando o consumo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.