Mola do Trambulador "Cansada" com 30k (cambio)


Posts Recomendados

Olá.
Obs: não localizei nenhum tópico anterior com esse problema, caso tenha, me desculpem pela nova postagem e se puderem, me passem o link.

Tenho que tomar uma decisão e gostaria da experiência de vocês sobre o assunto.
Onix LTZ 1.4 Mec 2015/2015

Desde novo notei que o engatar das marchas era menos preciso comparando com meu cobalt 2012, porém a CSS afirmou que era o normal.
Na primeira revisão (10K) pedi reavaliação e a resposta foi a mesma. Na segunda solicitei que abrissem e fizessem uma lubrificação mas não notei diferença.
Semana passada fiz a terceira (30K) e solicitei novamente a lubrificação. Nesta notei uma melhora, porém 3 dias depois minha esposa relatou que a marcha estava "estranha".
Fui dar uma volta e o problema é que a marcha não retorna a posição neutro "central"!
Levei na CSS e após breve análise o veredito foi:
- mola do trambulador cansada
- não trocam apenas a mola, apenas o conjunto completo que custa entre 1.100 e 1.300 reais!

Questionei sobre o fato de ter ocorrido logo após a revisão e lubrificação do câmbio, mas disseram que não tem nenhuma relação.
Perguntei sobre a garantia e disseram que não abrange esse item, pois é desgaste natural!

Não consigo me conformar que um carro de menos de 3 anos, com 30 mil KM tenha um problema de mola cansada e precise trocar uma peça inteira e tão cara!
Nunca ouvi falar de um problema desses em nenhum carro... alguém já teve ou conhece algum caso semelhante?

Desde já agradeço.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Essas molas podem dar problemas mesmo. No Onix não é muito comum, mas na linha VW (Gol/Fox) é muito comum quebrar a mola do trambulador. Mas é bom verificar se é só a mola mesmo ou se há um desgaste no seu alojamento ou em outros componentes. Se for o caso, é melhor trocar o trambulador completo.

Se der uma pesquisada na internet às vezes se acha a peça em questão em um preço mais em conta que concessionárias.

Mola em questão:
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-818806855-mola-alavanca-cmbio-agilemontanacobaltonix-prisma-spin-_JM

Trambulador completo com alavanca e tudo (costura azul):
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-922413256-trambulador-cambio-onixprisma-original-_JM

Se for com a costura laranja o código é o 24582669

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-843787304-alavanca-cambio-onix-2015-cambio-manual-gm-24582669-_JM
https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1038740535-alavanca-do-cambio-costura-laranja-onix-prisma-24582360-_JM

Editado por Sekiya
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelo retorno "Sekiya".

A princípio a peça "Trambulador" que o mecânico me mostrou era outra, um "complexo mecânico" com engrenagens e afins, sem a parte da alavanca e seus agregados.
De qualquer forma, ainda não me conformo com esse problema num carro com 30K.

Suas informações irão me ajudar a discutir melhor a situação com a CSS.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, drfonta disse:

A princípio a peça "Trambulador" que o mecânico me mostrou era outra, um "complexo mecânico" com engrenagens e afins, sem a parte da alavanca e seus agregados.

Bom, então deve ser o conjunto de acionamento dos garfos que ficam no próprio câmbio. Normalmente a palavra trambulador é designada para a base da alavanca de câmbio.
Era algo semelhante a isso?

Y0AAcbjl.png

Se for, é bem difícil dar problema nesta peça. Às vezes, uma limpeza e eliminação de folgas resolvem qualquer problema nesta peça. Mais comum mesmo na hora de engatar é problema no mecanismo da base da alavanca.

Quanto a concessionária, acho que não vai adiantar muito conversar. Ela se baseia em preços de tabela do produto e realmente o valor desta peça acima é de cerca de 1175,00 na tabela da GM e descontos são muito rasos perto do valor da peça. Eu, pessoalmente, fugiria da concessionária para este tipo de problema. Concessionária serve basicamente para trocar peças e não "consertar" peças. Eles não se dão ao "luxo" de fazer uma perícia nas peças e verificar uma outra solução.

Quanto a dar problema com 30k, fique tranquilo que hoje em dia tudo é feito para durar pouco. Aquela imagem de peças durando mais de 100k km é coisa do passado. Só para você ficar animado, voltei de guincho com um Cruze 2012, na época com 37mil km, devido a queima da bomba de combustível. Nunca tinha passado por isso com nenhum carro antes e com tão pouca quilometragem. Tive que engolir o prejuízo a seco.
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 12/07/2018 at 14:51, Sekiya disse:

Bom, então deve ser o conjunto de acionamento dos garfos que ficam no próprio câmbio. Normalmente a palavra trambulador é designada para a base da alavanca de câmbio.
Era algo semelhante a isso?

Y0AAcbjl.png

Se for, é bem difícil dar problema nesta peça. Às vezes, uma limpeza e eliminação de folgas resolvem qualquer problema nesta peça. Mais comum mesmo na hora de engatar é problema no mecanismo da base da alavanca.

Quanto a concessionária, acho que não vai adiantar muito conversar. Ela se baseia em preços de tabela do produto e realmente o valor desta peça acima é de cerca de 1175,00 na tabela da GM e descontos são muito rasos perto do valor da peça. Eu, pessoalmente, fugiria da concessionária para este tipo de problema. Concessionária serve basicamente para trocar peças e não "consertar" peças. Eles não se dão ao "luxo" de fazer uma perícia nas peças e verificar uma outra solução.

Quanto a dar problema com 30k, fique tranquilo que hoje em dia tudo é feito para durar pouco. Aquela imagem de peças durando mais de 100k km é coisa do passado. Só para você ficar animado, voltei de guincho com um Cruze 2012, na época com 37mil km, devido a queima da bomba de combustível. Nunca tinha passado por isso com nenhum carro antes e com tão pouca quilometragem. Tive que engolir o prejuízo a seco.
 

Exatamente essa peça que ele me mostrou!
Acho que agora clareou ainda mais pra mim.
Sua ajuda foi muito grande e já sei quais meus próximos passos.

Agradeço também ao Fernando.

Acredito que este post ainda não tinha outro igual neste forum. Torço pra que ajude mais pessoas.

19 minutos atrás, Fernando... disse:

Boa tarde, esta é a mola que vai no cambio, ela quebrou no prisma 14/15 do meu amigo 60k, ele levou no mecânico e mandou fez uma mola igual a esta, mais não resolveu, e não tem para vender só mola só trocando conjunto todo.   

BD464D88-1F5E-4281-84A7-B95FDE66371E.jpeg

Fernando, nestas minhas pesquisas acabei me deparando com algumas muito semelhantes no mercado livre. Quem sabe vale a pena verificar.

Editado por drfonta
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/07/2018 at 14:37, drfonta disse:

Olá.
Obs: não localizei nenhum tópico anterior com esse problema, caso tenha, me desculpem pela nova postagem e se puderem, me passem o link.

Tenho que tomar uma decisão e gostaria da experiência de vocês sobre o assunto.
Onix LTZ 1.4 Mec 2015/2015

Desde novo notei que o engatar das marchas era menos preciso comparando com meu cobalt 2012, porém a CSS afirmou que era o normal.
Na primeira revisão (10K) pedi reavaliação e a resposta foi a mesma. Na segunda solicitei que abrissem e fizessem uma lubrificação mas não notei diferença.
Semana passada fiz a terceira (30K) e solicitei novamente a lubrificação. Nesta notei uma melhora, porém 3 dias depois minha esposa relatou que a marcha estava "estranha".
Fui dar uma volta e o problema é que a marcha não retorna a posição neutro "central"!
Levei na CSS e após breve análise o veredito foi:
- mola do trambulador cansada
- não trocam apenas a mola, apenas o conjunto completo que custa entre 1.100 e 1.300 reais!

Questionei sobre o fato de ter ocorrido logo após a revisão e lubrificação do câmbio, mas disseram que não tem nenhuma relação.
Perguntei sobre a garantia e disseram que não abrange esse item, pois é desgaste natural!

Não consigo me conformar que um carro de menos de 3 anos, com 30 mil KM tenha um problema de mola cansada e precise trocar uma peça inteira e tão cara!
Nunca ouvi falar de um problema desses em nenhum carro... alguém já teve ou conhece algum caso semelhante?

No meu Ônix LT 2016/2016 com 12800 Km aconteceu este problema ontem. Alguém aqui teria idéia de quantos dias demora pra arrumar isto? Tipo, é um trabalho muito difícil ou fácil de arrumar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Speed_Drums, para arrumar, bastam algumas horas e é simples a troca. Mas tudo depende de onde for fazer e se houver a peça disponível.
Antes de qualquer coisa, tem que verificar exatamente o que está causando o problema. Como eu disse anteriormente, concessionárias, só trocam peças e não consertam nada e como há a possibilidade de não houver a peça em estoque, pode demorar muito tempo para a peça chegar.

Editado por Sekiya
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, levei o carro na concessionária ontem. O técnico passou óleo desengripante lá, mas não teve sucesso. Então disse que vai ter que trocar a alavanca do câmbio, mas disse que esse serviço vai ser feito em garantia. Ele encomendou a peça. Disse que demora mais ou menos uns 7 dias pra chegar, e que a troca não demora muito. Em torno de 1 hora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
  • 3 anos depois...

Estou com o mesmo caso do amigo acima, porém meu onix é o 2017 e o meu ficou cansada com 60k, alguém sabe onde encontrar essa mola? Só achei mesmo para modelos até 2016 (1º facelift). Alguém dá uma luz? O conjunto todo tá saindo quase 1000 reais na concessionária.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@thiagocortez, primeiramente eu tentaria puxar o guarda-pó da alavanca para poder visualizar o código da peça (na lateral da base) que está no seu carro. Já ajuda a pesquisar na internet as disponibilidade e valores. O código atual que vi para os modelos LT, é o 24589974 e para o JOY 24584614 e 24586420.


Pelas imagens do trambulador e alavanca que pesquisei, há chances de ser a mesma mola que equipa os modelos 5 marchas, mas isso só vai dar para saber desmontando o conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.