Embreagem "afunda" com o tempo


Posts Recomendados

Boa noite.

Tenho um Onix LTZ 13/14 1.4. Comprei o carro, semi-novo, tem um ano com 40 mil quilômetros e já estou com 54 mil.

Depois de tres semanas que havia comprado o carro aconteceu esse problema: Depois de um tempo parado, meia hora ou mais, a embreagem "afunda".
O pedal ficava mole até certo ponto, digamos, até o meio e dai vinha a "embreagem" de fato. Eu precisava pisar e soltar várias vezes para a embreagem "subir".
Esse problema foi se agravando com o passar dos dias, até que ao pisar não havia nada de embreagem e eu precisava "bombear" o pedal até ela voltar.
Eu levei depois de uma semana na concessionaria e eles resolveram. O responsável falou algo sobre óleo/lubrificante mas eu não fui a fundo no problema.

Agora, depois de um ano o problema voltou a acontecer e piorou bem mais rápido do que da primeira vez.
Desta vez eu irei levar em outro mecânico e não na concessionária.
Gostaria de saber se alguém já passou por esse problema, sabe do que se trata e o custo médio para resolução.
É sempre bom ter uma ideia do problema antes de levar no mecânico para não ser enganado.
Eu não tenho um mecânico de confiança.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Provavelmente, o sistema de acionamento da embreagem hidráulica está com problemas.

Só para você entender, o Onix utiliza um sistema de acionamento de embreagem que utiliza o fluido de freio, inclusive compartilha o reservatório. O que pode estar acontecendo é a presença de ar no sistema, ou falha em algum vedador do cilindro atuador do pedal de embreagem. Como o sistema utiliza a pressão do fluido para acionar, se houver ar, o mesmo é comprimido pelo óleo e resulta no não acionamento (pedal mole).

UMG2i0Dl.jpg

Como já é a segunda vez que isso ocorre, é preciso verificar se o ar está entrando no sistema por alguma conexão nas mangueiras de acionamento ou se o problema ocorre no rolamento/acionador escravo da embreagem (peça nº 7) ou no cilindro mestre do atuador (peça nº 12). Quanto ao custo, se o problema for no acionador escravo, o melhor é trocar todo o kit de embreagem por um novo. O custo da mão-de-obra será para a troca toda e normalmente não é dos mais baratos. Se for o atuador mestre, o custo da mão-de-obra tende a ser mais baixo, pois não é preciso desmontar muita coisa. Lembrando que possivelmente será necessário a troca do fluido de freio completo (aproveite para pedir para sangrar todo o sistema de freio junto).

Editado por Sekiya
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite. Obrigado pela resposta.

Depois da sua resposta eu fui verificar o reservatorio do fluido de freio e o nivel está muito baixo.
Eu deveria completa-lo?

Quanto ao kit de embreagem, se for o caso trocar todo ele, é recomendado comprar original GM ou uma marca similar é a mesma coisa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria bom, mas se tiver algum problema de vazamento o problema vai persistir.

Leve em alguma mecânica de confiança ou na CSS para descobrirem o problema.

Referente ao kit, de a preferencia para original GM, ou  no minimo original (sem ser GM), mas da mesma marca e código da original que pode ser da  Luck, Sacks ou Valeo, não sei qual é a original, deve verificar antes da compra..

Abs

 

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@eduborgess
Não é o certo, mas pode completar o fluido sim (fluido DOT4); é só um paliativo até você consertar o problema. Como envolve o sistema de freio também, leve o carro para conserto o mais rápido possível.

No reservatório de fluido de freio, existe uma mangueira acoplada na sua lateral (dá para ver pela imagem acima). O nível do fluido está muito abaixo dela ou ainda está acima??
Pergunto, pois há a possibilidade de vazamento de fluido de freio nos cilindros de acionamento dos freios traseiros. De repente, o problema está no nível de fluido por vazamento e não nos componentes de embreagem. Caso o fluido estiver no nível da mangueira, provavelmente o problema está no sistema de embreagem e se estiver muito abaixo, pode ser o freio.

Sobre o kit de embreagem, o original é bom, mas é sempre mais caro que os de reposição. Veja um de boa marca e com um preço convidativo que ambos funcionarão perfeitamente.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 14/06/2018 at 10:39, Mano disse:

Seria bom, mas se tiver algum problema de vazamento o problema vai persistir.

Leve em alguma mecânica de confiança ou na CSS para descobrirem o problema.

Referente ao kit, de a preferencia para original GM, ou  no minimo original (sem ser GM), mas da mesma marca e código da original que pode ser da  Luck, Sacks ou Valeo, não sei qual é a original, deve verificar antes da compra..

Abs

 

 

Em 14/06/2018 at 11:45, Sekiya disse:

@eduborgess
Não é o certo, mas pode completar o fluido sim (fluido DOT4); é só um paliativo até você consertar o problema. Como envolve o sistema de freio também, leve o carro para conserto o mais rápido possível.

No reservatório de fluido de freio, existe uma mangueira acoplada na sua lateral (dá para ver pela imagem acima). O nível do fluido está muito abaixo dela ou ainda está acima??
Pergunto, pois há a possibilidade de vazamento de fluido de freio nos cilindros de acionamento dos freios traseiros. De repente, o problema está no nível de fluido por vazamento e não nos componentes de embreagem. Caso o fluido estiver no nível da mangueira, provavelmente o problema está no sistema de embreagem e se estiver muito abaixo, pode ser o freio.

Sobre o kit de embreagem, o original é bom, mas é sempre mais caro que os de reposição. Veja um de boa marca e com um preço convidativo que ambos funcionarão perfeitamente.

 

7 horas atrás, adriano goro disse:

Sue sistema esta com vazamento  ou ar dentro do sistema   , como já foi  mencionado  completa o fluido de freio, para não correr risco maior com veiculo , possivel perda de freios 

Abraços 

Boa noite pessoal.
Eu completei o fluido no reservatório e o problema foi momentaneamente resolvido.
Ainda não tive como levar o carro no mecânico mas o farei assim que possível.
Haja vista que a embreagem voltou ao normal ao completar o fluido, acredito que não haja necessidade de trocar o kit.

Agradeço a todos pelas respostas. Abraço ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Fala galera!

Desculpem reviver este tópico, mas estou com um problema chato e gostaria da opinião de vocês. Assim como citado pelo autor do tópico, minha embreagem está baixa (praticamente meio pedal sem ação), efetuei a troca do atuador do pedal, durou três meses e novamente veio o problema, realizada mais uma troca do atuador do pedal, durou uns cinco meses e novamente a embreagem está com meio pedal sem ação (feito sangria em todas as trocas com DOT4). Irrita mais na primeira partida do dia, praticamente as marchas não engatam, depois de uns dez minutos em funcionamento e o motor ganhando temperatura, cria uma pressão a mais no sistema e o carro fica "utilizável", o reservatório de freio está no nível máximo, nunca precisei completá-lo. Todas essas trocas realizadas na concessionária e com peças genuínas, o que vocês sugerem? Buscar uma oficina independente? Creio que se voltar na concessionária irão trocar o atuador novamente e não sanar a causa real do problema. Alguém já passou situação semelhante? Teriam algum "norte" que possa indicar o defeito?


Agradeço a todos desde já.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 meses depois...
Em 17/03/2022 at 13:46, SP_Felipe disse:

Fala galera!

Desculpem reviver este tópico, mas estou com um problema chato e gostaria da opinião de vocês. Assim como citado pelo autor do tópico, minha embreagem está baixa (praticamente meio pedal sem ação), efetuei a troca do atuador do pedal, durou três meses e novamente veio o problema, realizada mais uma troca do atuador do pedal, durou uns cinco meses e novamente a embreagem está com meio pedal sem ação (feito sangria em todas as trocas com DOT4). Irrita mais na primeira partida do dia, praticamente as marchas não engatam, depois de uns dez minutos em funcionamento e o motor ganhando temperatura, cria uma pressão a mais no sistema e o carro fica "utilizável", o reservatório de freio está no nível máximo, nunca precisei completá-lo. Todas essas trocas realizadas na concessionária e com peças genuínas, o que vocês sugerem? Buscar uma oficina independente? Creio que se voltar na concessionária irão trocar o atuador novamente e não sanar a causa real do problema. Alguém já passou situação semelhante? Teriam algum "norte" que possa indicar o defeito?


Agradeço a todos desde já.

Abraços.

Estou exatamente com este problema após troca da embreagem, já foram trocados 03 atuadores internos e 04 atuadores do pedal e já foram feitas 02 sangrias do sistema de freio, o problema sempre volta com 03 meses ou até com apenas 01 semana da troca.

Durante o dia o problema melhora e dá para usar mas no dia seguinte temos que andar sem embreagem desligando o carro para colocar a primeira e passando marcha no tempo do giro do motor e velocidade.

Algum tem alguma ideia do que possa ser?

Obrigado,

Paulo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pelo que eu andei vendo, parece que o principal causador de problema em atuador de embreagem é erro de montagem ou de sangria.
Não sei se é caso de todos mas parece que ao remontar o atuador de embreagem é necessária a retirada de um anel de vedação que fica na conexão onde fica o sangrador. Caso se instale com 2 anéis o'ring, o sistema trabalha com excesso de pressão, o que danifica o atuador. Pode ser o caso.

Fonte: https://omecanico.com.br/atuadores-de-embreagem-de-onix-e-onix-joy-parte-1/

gg8YBzyl.jpg

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Em 19/01/2023 at 09:09, Wellington Vendramin disse:

Estou com o mesmo problema em um ano foi trocados 5 atuadores do pedal. 
No último comprei um usado pensando que poderia ser um problema nas peças, mas este também começou a dar problema. 
Sem solução até agora. 

Até agora sem soluções, desde 2020 troquei oito atuadores do pedal (cada atuador dura em média 3 a 4 meses). Estou indo para o nono, dessa vez enfatizei para ter atenção do momento da sangria (não pressionar o pedal da embreagem até o final do seu curso no momento da sangria, pressionar o mínimo possível até lubrificar o retentor dentro do atuador), li algumas informações que o principal problema é neste momento em que o atuador está "seco" e o profissional realiza a sangria pressionando o pedal até o final, danificando o retentor e causando a perda de pressão.

Qualquer novidade apresento à vocês.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.