andre_psv Postado Abril 20, 2017 Postado Abril 20, 2017 Olá. Adquiri um Onix modelo 2017 LT 1.0. No manual diz que o óleo do motor recomendado é o 0W20, mas na revisão de 10 mil Km foi colocado o óleo 5W30, ou seja, totalmente diferente do especificado no manual. Só percebi isso quando cheguei em casa e olhei a nota fiscal. Na troca anterior, de 5 mil (feita em outra CSS), o óleo colocado foi exatamente o indicado no manual (0W20). Liguei imediatamente para o mecânico da CSS, que disse que "não há nenhum problema". Minha dúvida: procede a informação? No manual creio nao encontrei nenhuma ressalva a respeito de outra especificação de óleo. Citar
Nilson Macedo da Silva Postado Abril 20, 2017 Postado Abril 20, 2017 !#@&*%$ feita. Não assumem o erro. Eu retornaria a css para a troca correta de acordo com o manual Citar
ITN TV Postado Abril 21, 2017 Postado Abril 21, 2017 Troquei o meu hoje na ccss, do meu onix joy 1.0 Prata, e assisti do começo ao fim. Colocaram o óleo de acordo com o manual 0W20 dexos Citar
Marcatto Postado Abril 21, 2017 Postado Abril 21, 2017 A GM mudou a especificação do lubrificante, sobretudo, para atender novas normas do Ibama que entraram em vigor recentemente. Então eu creio que o mecânico pode ter razão, em dizer não há problema, já que o óleo 5w30 também é muito "fino". Citar
CsM84 Postado Abril 23, 2017 Postado Abril 23, 2017 Em 21/04/2017 at 00:41, Marcatto disse: A GM mudou a especificação do lubrificante, sobretudo, para atender novas normas do Ibama que entraram em vigor recentemente. Então eu creio que o mecânico pode ter razão, em dizer não há problema, já que o óleo 5w30 também é muito "fino". O motor do onix 2017 sofreu algumas alterações internas, isto deu condições para que o óleo tambem fosse alterado. Usar o óleo diferente do especificado é a maior furada. Eu coloquei um óleo de outra marca(Selenia) no meu prisma 16/16, porém a especificação foi a recomendada, 5W30. Minhas experiências com Css foram as piores possiveis, por isso que eu prefiro levar meu carro para meu mecânico de confiança do que ficar enchendo o bolso destes "cupins de ferro". Citar
Marcatto Postado Abril 23, 2017 Postado Abril 23, 2017 Eu já tive um Astra que vinha de fábrica com óleo 5w30 e, no entanto, segundo o próprio manual, mais umas 04 especificação de óleo também era indicada. Ou seja, do 5w30 até o 20w50. Outro exemplo: na Honda o óleo indicado era o mineral da marca 20w50; depois que a Honda lançou o sintético 10w30 todos os Hondas passaram a receber nas ccs essa nova especificação de óleo. Em suma, se fosse comigo, eu deixava quieto. Citar
CsM84 Postado Abril 23, 2017 Postado Abril 23, 2017 1 hora atrás, Marcatto disse: Eu já tive um Astra que vinha de fábrica com óleo 5w30 e, no entanto, segundo o próprio manual, mais umas 04 especificação de óleo também era indicada. Ou seja, do 5w30 até o 20w50. Outro exemplo: na Honda o óleo indicado era o mineral da marca 20w50; depois que a Honda lançou o sintético 10w30 todos os Hondas passaram a receber nas ccs essa nova especificação de óleo. Em suma, se fosse comigo, eu deixava quieto. O que é bom pra Chico pode não ser bom pra Francisco. Apesar do Astra ser da GM, o manual do onix não cita outras especificações além da 5W30(até 2016)e 0W20( a partir de 2017). O correto é entrar em contato com a GM e tirar essa dúvida. Citar
Marcatto Postado Abril 23, 2017 Postado Abril 23, 2017 É óbvio que se tivessem colocado um óleo "grosso" tipo o 15w40, certeza que o carro daria problema, sobretudo, nas partidas com o motor frio. Não obstante, essa anormalidade eu descarto que possa ocorrer com um óleo fino como o 5w30. Citar
andre_psv Postado Abril 25, 2017 Autor Postado Abril 25, 2017 Olá, galera. Pois é. Eu liguei na própria Chevrolet e o técnico me disse que, provavelmente, foi colocado um óleo mais grosso por questão de "NECESSIDADE"; Como eu moro em São Paulo/SP, ele disse que, por conta das condições de trânsito, "PODE SER" necessário que em determinada troca de óleo seja colocado um produto com viscosidade diferente daquela indicada no manual. Obs.:Detalhe que ele nem checou o manual do veículo para dar a informação. Eu fico com enorme dúvida, pois no manual do veículo consta uma advertência vedando expressamente a utilização de óleo com viscosidade diferente da indicada no manual... Ainda mais por ser um motor "novo", do modelo 2017, cuja novidade é exatamente a utilização do óleo 0W-20, em substituição ao 5W-30 que era utilizado na versão anterior. Estou meio sem tempo p/ retornar à CSS, mas acho que vou lá p/ questionar isso. Sinceramente, estou totalmente decepcionado com a CSS... depois de concluir o serviço eles entregam o carro sem nenhuma satisfação, deixam o manual sujo com graxa, assim como a porta do porta-luvas que ficou com marcas de dedos (suja). Poxa, é tão difícil assim atender um cliente com o mínimo de respeito? Citar
Mano Postado Abril 25, 2017 Postado Abril 25, 2017 (editado) 59 minutos atrás, andre_psv disse: Olá, galera. Pois é. Eu liguei na própria Chevrolet e o técnico me disse que, provavelmente, foi colocado um óleo mais grosso por questão de "NECESSIDADE"; Como eu moro em São Paulo/SP, ele disse que, por conta das condições de trânsito, "PODE SER" necessário que em determinada troca de óleo seja colocado um produto com viscosidade diferente daquela indicada no manual. Obs.:Detalhe que ele nem checou o manual do veículo para dar a informação. Eu fico com enorme dúvida, pois no manual do veículo consta uma advertência vedando expressamente a utilização de óleo com viscosidade diferente da indicada no manual... Ainda mais por ser um motor "novo", do modelo 2017, cuja novidade é exatamente a utilização do óleo 0W-20, em substituição ao 5W-30 que era utilizado na versão anterior. Estou meio sem tempo p/ retornar à CSS, mas acho que vou lá p/ questionar isso. Sinceramente, estou totalmente decepcionado com a CSS... depois de concluir o serviço eles entregam o carro sem nenhuma satisfação, deixam o manual sujo com graxa, assim como a porta do porta-luvas que ficou com marcas de dedos (suja). Poxa, é tão difícil assim atender um cliente com o mínimo de respeito? Conversa de meXanico, não existe isso de mudar o óleo por que vc mora na cidade ou na P......, no manual não diz q se vc mora aqui coloca o óleo X, ali o óleo Y...... Se no manual diz 0w20 volte e exija a troca, e ligue para o 0800 reclamando, afinal quem é o meXânico pra dizer q óleo deve ser usado, acho q os engenheiros fizeram todos os testes antes de recomendar já pensando nas condições que vc pode enfrentar, e o meXânico?????, trabalhava com fuca, landau, galax que colocavam óleo mais grosso para parar de fumar.... acho q foi dae a experiencia dele em te indicar essa troca num carro novo.......é cada uma desses meXânicos... Ps, peça para o meXânico assinar um termo onde tenha o nome e a documentação dele se responsabilizando junto com o chefe da oficina informando a troca do óleo por outra viscosidade que não é recomendada e se comprometendo em assumir caso algum problema venha ocorrer. Te garanto que não vão assinar...... Abs Editado Abril 25, 2017 por Mano 1 Citar
Andre Pereira de lima Postado Junho 26, 2018 Postado Junho 26, 2018 Em 20/04/2017 at 17:53, andre_psv disse: Olá. Adquiri um Onix modelo 2017 LT 1.0. No manual diz que o óleo do motor recomendado é o 0W20, mas na revisão de 10 mil Km foi colocado o óleo 5W30, ou seja, totalmente diferente do especificado no manual. Só percebi isso quando cheguei em casa e olhei a nota fiscal. Na troca anterior, de 5 mil (feita em outra CSS), o óleo colocado foi exatamente o indicado no manual (0W20). Liguei imediatamente para o mecânico da CSS, que disse que "não há nenhum problema". Minha dúvida: procede a informação? No manual creio nao encontrei nenhuma ressalva a respeito de outra especificação de óleo. Olá, amigo aconteceu a mesma coisa comigo a de 5mil foi óleo 0w20 , e não revisão colocaram o 5w30 eu na hora questionei, mas o mecânico falou que não teria problemas, mas fiquei incomodado por te deixado, eles não tinha disponivel o 0w20 fiquei pensativo será que vai ser ruim para o desempenho ou consumo do carro onix joy conforme o manual carro de 6 velocidades o óleo recomendando é o 0w20. Citar
caballero ramirez Postado Junho 26, 2018 Postado Junho 26, 2018 Cara...isso é papo de CSS tirando o seu da reta. É claro que faz diferença....esses motores do Joy..foram revistos pra comportarem esse óleo mais fino..no manual fala apenas deste uso 0w20. 1 Citar
Sekiya Postado Junho 26, 2018 Postado Junho 26, 2018 Sei que o 5W30 é tão "fino" quanto o 0W20, talvez nem tenha diferença significativa no consumo, mas como redesenharam pistões e anéis neste motor modelo 2017, acho prudente usar o recomendável, ainda mais em um motor novo e pouco rodado. Isso porque o que mais interessa é a viscosidade a quente. Se fosse um 5W20, eu ficaria tranquilo. Lembro que, dentro da própria linha GM, Prisma (derivado do Celta) e Corsa 1.4 tiveram problemas quando na própria concessionária trocavam o 5W30 pelo 20W50. Muitos usuários reclamavam que o carro tinha dificuldades na primeira partida. Eu duvidava, mas realmente fazia diferença. Isso porque embora o motor seja o velho família 1, as folgas internas diminuíram, taxa de compressão aumentaram e um óleo grosso piorava o rendimento. Sei que há um abismo entre estes dois óleos, mas já demonstra a influência da viscosidade no funcionamento do motor. Citar
Posts Recomendados