arturroch Postado Junho 22, 2016 Postado Junho 22, 2016 Alguém sabe dizer se tem algum manual com o procedimento para troca do fluido de freio? Se no onix é feito da maneira tradicional, sangrando bombeando o pedal de freio ou por ter ABS é feito de maneira diferente? Vlw Citar
BrunoZP Postado Junho 22, 2016 Postado Junho 22, 2016 35 minutos atrás, arturroch disse: Alguém sabe dizer se tem algum manual com o procedimento para troca do fluido de freio? Se no onix é feito da maneira tradicional, sangrando bombeando o pedal de freio ou por ter ABS é feito de maneira diferente? Vlw Existe o manual técnico de procedimentos fornecidos pela chevrolet sim, mas a troca de fluido é igual em todos os veiculos, bombeando o pedal, ou então colocando 1 bar de pressão no reservatório e sangrando nas rodas. Só é necessário utilizar scanner em alguns carros com ABS(que não é o caso do onix) ao fazer a troca da pastilha, pois pode voltar sujeira junto com o fluido então utiliza-se o scanner para desabilitar o ABS e pode retornar o embolo com segurança 1 Citar
arturroch Postado Junho 22, 2016 Autor Postado Junho 22, 2016 Valeu cara, obrigado pela resposta. Citar
Marcatto Postado Abril 18, 2017 Postado Abril 18, 2017 (editado) Tenho uma dúvida: a embreagem do Onix é hidráulica, portanto, toda vez que for trocar o fluído de freio é necessário sangrá-la também; pergunto:se esgota o fluído da embreagem pisando no pedal do freio ou no pedal da embreagem?(a pergunta pode ser idiota, mas eu tenho essa dúvida). Editado Abril 18, 2017 por Marcatto acrescentar pontuação Citar
Mano Postado Abril 18, 2017 Postado Abril 18, 2017 (editado) 5 horas atrás, Marcatto disse: Tenho uma dúvida: a embreagem do Onix é hidráulica, portanto, toda vez que for trocar o fluído de freio é necessário sangrá-la também; pergunto:se esgota o fluído da embreagem pisando no pedal do freio ou no pedal da embreagem?(a pergunta pode ser idiota, mas eu tenho essa dúvida). Em nem um dos dois. A sangria deve ser feita colocando pressão no sistema e sangrando roda a roda, para evitar problemas no módulo ABS. Abs Editado Abril 18, 2017 por Mano 1 Citar
Marcatto Postado Abril 21, 2017 Postado Abril 21, 2017 Antes de tudo, obrigado pela resposta! Depois de assistir vários vídeos, inclusive um de uma oficina famosa em MG, eu resolvi fazer a troca do fluído do meu Vectra GT 2011 AT (sem embreagem), equipado com ABS. Correu tudo bem! Uma dica, dessa oficina mencionada, é que, na hora de bombar o pedal de freio, NÃO pode deixar o pedal chegar ao final do curso, pois, se isso ocorrer, pode estragar um componente do sistema. Para que isso não ocorra, é necessário improvisar um objeto (pedaço de madeira, saco com brita, pedra, etc) entre o pedal do freio e o piso do carro. Abraço! Citar
leodias Postado Setembro 6, 2017 Postado Setembro 6, 2017 Alguém sabe qual o fluído devo usar, ou pode ser qualquer marca conhecida? pq o manual sempre pede o mais caro que existir rs Citar
marcos barreto Postado Setembro 11, 2017 Postado Setembro 11, 2017 Na troca do fluido de freio usar marcas conhecidas no mercado mas o mais importantes é seguir a especificação do fabricante que exige no minimo o DOT 4. Citar
leodias Postado Setembro 11, 2017 Postado Setembro 11, 2017 Será que essa informação de que tem que trocar com 2 anos é verdade, eu não sabia disso.? Citar
Marcatto Postado Setembro 14, 2017 Postado Setembro 14, 2017 A recomendação para a troca do fluido de freios, Dot 4, é a cada 02 anos ou 30 mil km, o que ocorrer primeiro. Citar
leodias Postado Setembro 14, 2017 Postado Setembro 14, 2017 (editado) 9 horas atrás, Marcatto disse: A recomendação para a troca do fluido de freios, Dot 4, é a cada 02 anos ou 30 mil km, o que ocorrer primeiro. Tendi... Eu to querendo Fazer Alinhamento e Balanceamento também, me disseram que primeiro eu tenho que trocar o óleo de freio porque senão, quando mexe na roda para trocar o óleo perde o serviço feito, é isso mesmo? Editado Setembro 14, 2017 por leodias Citar
Carlos Postado Setembro 14, 2017 Postado Setembro 14, 2017 Aproveitando a deixa, segue um alerta para vocês. Com meu carro com 1 ano e 10 meses e 30mil km, solicitei a troca do fluído de freio na concessionaria, fui cobrado e tudo. Porém um ano após o serviço, com o carro com quase 3 anos de idade, fui revisar o carro e para minha surpresa o reservatório de freio estava "podre". Cabe a vocês observarem as fotos e avaliar o serviço prestado. Diante da impossibilidade de limpeza adequada no reservatório de fluido de freio, fui atrás da compra de outro. Ai tive mais uma surpresa, nada menos que R$270,00 a peça. Imagina se espero mais um ano para olhar o reservatório por dentro, certamente ia ter que comprar o reservatório e a unidade de ABS (>R$1500) e fazer todo o desentupimento do encanamento etc. Goma na tampa e filtro: Visão com o reservatório no local (com ele tampado não dava para observar nenhum problema, nível OK): Após uma chacoalhada: Citar
leodias Postado Setembro 18, 2017 Postado Setembro 18, 2017 nossa... dá pra ficar chateado hein!!! Citar
kronosblast Postado Novembro 13, 2017 Postado Novembro 13, 2017 Quantos litros(ou ml) de óleo de freio o Onix pega fazendo a troca total do fluido? Citar
juliao Postado Dezembro 19, 2017 Postado Dezembro 19, 2017 Em 14/09/2017 at 13:29, Carlos disse: Aproveitando a deixa, segue um alerta para vocês. Com meu carro com 1 ano e 10 meses e 30mil km, solicitei a troca do fluído de freio na concessionaria, fui cobrado e tudo. Porém um ano após o serviço, com o carro com quase 3 anos de idade, fui revisar o carro e para minha surpresa o reservatório de freio estava "podre". Cabe a vocês observarem as fotos e avaliar o serviço prestado. Diante da impossibilidade de limpeza adequada no reservatório de fluido de freio, fui atrás da compra de outro. Ai tive mais uma surpresa, nada menos que R$270,00 a peça. Imagina se espero mais um ano para olhar o reservatório por dentro, certamente ia ter que comprar o reservatório e a unidade de ABS (>R$1500) e fazer todo o desentupimento do encanamento etc. Goma na tampa e filtro: Visão com o reservatório no local (com ele tampado não dava para observar nenhum problema, nível OK): Após uma chacoalhada: Acabei de descobri que o meu esta desse jeito. Estou fazendo a revisao de 50.000 km. Na revisão de 30.000km a css não trocou o fluido mas estava incluído no pacote. A revisão de 50.000km estou fazendo em css diferente, sera que posso pedir a devolução do dinheiro para css que não executou a troca conforme o manual do carro? Citar
Visitante Postado Janeiro 10, 2018 Postado Janeiro 10, 2018 Em 13/11/2017 at 10:13, kronosblast disse: Quantos litros(ou ml) de óleo de freio o Onix pega fazendo a troca total do fluido? 500 ml segundo o manual. Citar
kronosblast Postado Janeiro 15, 2018 Postado Janeiro 15, 2018 Em 09/01/2018 at 22:54, Yuri Armani Goetze disse: 500 ml segundo o manual. Valeu brother =) Citar
Sekiya Postado Março 24, 2018 Postado Março 24, 2018 (editado) Ao rodar com o Prisma AT 17/18 (com aproximadamente 3 mil km), eu estava sentindo os freios com pouca sensibilidade no pedal e era preciso pisar além do que eu achava normal. Parecia sintoma de ar no sistema, mas o carro é novo e teoricamente não poderia ser isso. Então resolvi fazer eu mesmo a sangria do sistema de freio para ver se tinha algo de errado. Comprei 2 frascos de fluido ATE DOT 4 e ao fazer a sangria dos freios traseiros, me deparei com isso: Esses pontos brancos dispersos no fluido saíram dos sangradores dos freios traseiros. Nunca vi tal sujeira em nenhum dos carros que já fiz sangria. Ainda mais em carro novo. Imagino que deve ser algum lubrificante colocado na montagem dos cilindros de freio dos tambores, mas não posso dizer com certeza se é isso ou não. De qualquer forma, o fluido aparentemente ainda estava ok e a sangria melhorou bem pouco o sintoma que eu sentia, continuando o sistema pouco sensível (acho que é o normal do sistema mesmo). Fica o alerta para quem tem Onix/Prisma mesmo novo, mas o fluido de freio pode estar contaminado. Editado Março 24, 2018 por Sekiya Citar
adriano goro Postado Outubro 1, 2018 Postado Outubro 1, 2018 Ola a todos vou compartilhar minha experiência com meu carro prisma 2014 LT Sou do tipo faça vc mesmo , meus veículos carro moto eu mesmo faço as revisões em casa Bom vamos falar dos freios , no prisma resolve seguir o manual, por recomendação da css 30 mil k/m troca fluido , ou cada 2 anos , verificar pastilha, , com 3 anos 21mil k/m de uso meu fluido medindo com a caneta já estava começando contaminar , sua a aparência do fluido estava boa bem transparente as pastilhas já estava passando meia vida Com 31mil k/m as pastilhas estava com 3 mm de espessura bom já estava na hora de trocar , os disco , aferidos com 19.1mm Max , deu um passe neles ficou com 19 mm , dentro do limites o mínimo que o fabricante pede e 17mm Fiz limpeza do freio traseiro campanas , lixar lonas e ajuste de freio de Mão Pastilhas trocadas utilizei marca fremax Óleo de freio trocado utilizei varga dot 4 cor vermelha Estou acostumado com esses procedimentos tenho equipamento em casa várias ferramentas é um hobby meu inclusive maquina de de sangria de freio a vácuo O que mais me impressiona foi apos trocar óleo de freio , o carro mudou e muito a sensibilidade de frenagem , muita mais preciso A embreagem compartilha o mesmo óleo de freio também muito macia e leve Este veiculo é de uso da esposa ela ficou impressionada coma revisão kkkkkk Amigos estou compartilhando essa informação espere que seja útil , uma simples revisão faz uma grande diferença no veiculo Abraços Citar
Sekiya Postado Outubro 1, 2018 Postado Outubro 1, 2018 @adriano goro, legal sua iniciativa! Eu também sou adepto ao "faça você mesmo" e vale a pena para quem gosta. O dinheiro que eu gastaria com a mão de obra de uma oficina, eu gasto comprando ferramentas e equipamentos. Continue compartilhando suas experiências. Pode ajudar muita gente aqui. Citar
mauro_m Postado Novembro 6, 2018 Postado Novembro 6, 2018 Alô amigos, tenho um Novo Prisma e hoje está com 60.000 km, troquei pastilhas com 30.000 e 60.000 km (ainda aguentavam mais uns 5.000 km, mas como tinha que trocar o fluído por ter completado 2 anos, adiantei a troca das mesmas), ambas na autorizada. Na troca das pastilhas, foi realizada a troca do fluído de freios e pesquisando um pouco, encontrei uma parte do manual de manutenção do ônix que transcrevo abaixo: "Nota: Os seguintes estágios operacionais devem ser realizados para encher a tubulação de pressão entre o cilindro mestre e o cilindro do atuador da embreagem. Ao sangrar, assegure-se de que o reservatório do fluido do freio esteja sempre cheio e não fique seco. 1. Sangre a tubulação de pressão entre o cilindro mestre da embreagem e o cilindro do atuador da embreagem usando o seguinte procedimento: 1.1. Remova a tampa da válvula (3) da válvula de sangria. 1.2. Encha o reservatório do fluido do freio até a marca "MAX". 1.3. Pressione e segure o pedal da embreagem.1.4. Abra a válvula do sangrador até o ar ou a mistura de ar/fluido de freio emergir. Nota: Não feche a válvula do sangrador rápido demais. 1.5. Feche a válvula do sangrador. 1.6. Solte lentamente o pedal da embreagem. 1.7. Aguarde aproximadamente 5 segundos. 1.8. Repita este processo de sangramento 4 vezes. 1.9. Aperte a válvula do sangrador . 1.10. Empurre a tampa na válvula do sangrador para protegê-la. 2. Verifique se o câmbio apresenta facilidade de movimento com o veículo estacionário, com o motor funcionando e com a embreagem desengatada. 3. Faça um teste de rodagem com o veículo para assegurar o funcionamento correto. Faça o teste de rodagem usando faixas variáveis de RPM e trocas de marcha frequentes, até que o veículo esteja com a temperatura de operação. Assegure-se de que o freio e o sistema de embreagem estejam operando corretamente." Vou fazer tal procedimento, pois tem óleo velho no meu atuador da embreagem, que tem que ser sangrado. espero ter ajudado! Citar
Sekiya Postado Novembro 7, 2018 Postado Novembro 7, 2018 Legal a descrição deste procedimento "oficial" da fábrica. Nos carros que fiz a sangria da embreagem, das vezes que fiz com bombeamento, o procedimento não deu certo. Na maioria das vezes entrou ar porque o bico de sangria fica mal localizado e sendo tudo de plástico o bico necessita que se desrosqueie bastante para iniciar a saída de fluido, isso com uma mangueira conectada a todo momento que terá que girar junto. A melhor forma que encontrei para fazer a sangria da embreagem foi por gravidade (isso na ausência de uma bomba ou alguma máquina própria de sangria). É deixar o reservatório bem cheio e aberto e abrir o sangrador até começar a escorrer o fluido (tem que abrir bastante). Aos poucos o fluido velho desce e quando começar a sair o novo é só fechar. Só não deixar que a entrada do fluido para a embreagem não fique seco para não entrar ar. Citar
fsevero1985 Postado Setembro 1, 2019 Postado Setembro 1, 2019 Em 06/11/2018 at 21:00, mauro_m disse: Alô amigos, tenho um Novo Prisma e hoje está com 60.000 km, troquei pastilhas com 30.000 e 60.000 km (ainda aguentavam mais uns 5.000 km, mas como tinha que trocar o fluído por ter completado 2 anos, adiantei a troca das mesmas), ambas na autorizada. Na troca das pastilhas, foi realizada a troca do fluído de freios e pesquisando um pouco, encontrei uma parte do manual de manutenção do ônix que transcrevo abaixo: "Nota: Os seguintes estágios operacionais devem ser realizados para encher a tubulação de pressão entre o cilindro mestre e o cilindro do atuador da embreagem. Ao sangrar, assegure-se de que o reservatório do fluido do freio esteja sempre cheio e não fique seco. 1. Sangre a tubulação de pressão entre o cilindro mestre da embreagem e o cilindro do atuador da embreagem usando o seguinte procedimento: 1.1. Remova a tampa da válvula (3) da válvula de sangria. 1.2. Encha o reservatório do fluido do freio até a marca "MAX". 1.3. Pressione e segure o pedal da embreagem.1.4. Abra a válvula do sangrador até o ar ou a mistura de ar/fluido de freio emergir. Nota: Não feche a válvula do sangrador rápido demais. 1.5. Feche a válvula do sangrador. 1.6. Solte lentamente o pedal da embreagem. 1.7. Aguarde aproximadamente 5 segundos. 1.8. Repita este processo de sangramento 4 vezes. 1.9. Aperte a válvula do sangrador . 1.10. Empurre a tampa na válvula do sangrador para protegê-la. 2. Verifique se o câmbio apresenta facilidade de movimento com o veículo estacionário, com o motor funcionando e com a embreagem desengatada. 3. Faça um teste de rodagem com o veículo para assegurar o funcionamento correto. Faça o teste de rodagem usando faixas variáveis de RPM e trocas de marcha frequentes, até que o veículo esteja com a temperatura de operação. Assegure-se de que o freio e o sistema de embreagem estejam operando corretamente." Vou fazer tal procedimento, pois tem óleo velho no meu atuador da embreagem, que tem que ser sangrado. espero ter ajudado! Onde conseguiu o manual de manutenção? Citar
Leandro Bergen Postado Maio 16 Postado Maio 16 Boa tarde, É possível acumular água no reservatório de fluido de freios e danificar a embreagem do Joy 2019? Foi encontrado água nesse componente e não foi colocado água no reservatório . Alguém pode me tirar essa dúvida? Obrigado Citar
Sekiya Postado Maio 20 Postado Maio 20 @Leandro Bergen, como assim "acumular água"? Seria em grande quantidade? O fluido de freio é higroscópico, ou seja, absorve água (umidade). Por isso sua troca é melhor guiada por tempo e não por quilometragem. Morando em Salvador, uma cidade litorânea, é bem provável que o fluido tenha absorvido mais umidade que o habitual. Se sua troca nunca foi feita ou se passou de 2 anos, é bem provável que ele estivesse comprometido. De qualquer forma, o excesso de água poderia danificar apenas o atuador da embreagem (rolamento) por utilizar o mesmo fluido. Agora, o pior mesmo é o sistema de freio, incluindo o atuador do ABS, cilindro das lonas traseiras e pinças dianteiras. Pode estar corroído por dentro. Citar
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