Marlus Postado Outubro 1, 2019 Postado Outubro 1, 2019 Troquei as pastilhas de freio com 40 000 km. Foi boa a quilometragem? Falaram que só rodava mais 5 000 km. Uso bastante o freio motor. Custou uns R$ 280,00 na concessionária da Chevrolet. Sei que está caro! Mas fazer o quê? Já era! Citar
Sekiya Postado Outubro 3, 2019 Postado Outubro 3, 2019 @Marlus, quilometragem varia bastante de carro para carro e de motorista para motorista, além do trajeto que se utiliza o carro. Então 40 mil km é muito relativo. Mas se eu me basear no meu Prisma automático, acho que as pastilhas não irão chegar aos 40 mil km (acho que as pastilhas originais duram bem pouco). De qualquer forma, pastilha deve ser trocada apenas quando estiver no fim de sua vida útil, isso se você não quiser jogar dinheiro fora. Já vi muitos vídeos na internet e em fóruns como este aqui em que a pessoa troca as pastilhas sem necessidade. Vou ilustrar um pouco com um exemplo meu. As fotos a seguir são das pastilhas de um Chevrolet Cruze automático com 53 mil km em que fiz a troca de pastilha pela primeira vez. Eu acho que este seria o momento mais adequado para a troca das pastilhas. Estão gastas mas ainda não acionaram o alarme de desgaste, que são estas chapinhas metálicas (fazem um ruído absurdo para alertar o desgaste). Qualquer coisa perto disso eu, pessoalmente, considero ideal. Comparação com a pastilha nova: Neste nível de desgaste, as pastilhas continuam freando bem e sem ruídos. Praticamente igual as novas. Então não há porque ter medo de deixar a pastilha gastar, desde que se faça um acompanhamento. Neste nível, a pastilha tem de 2 a 3 mm de espessura de material de atrito. Mesmo se o alarme tocar o disco, se a troca for feita imediatamente, o disco não corre o risco de ser danificado a ponto de descartá-lo. Citar
Sekiya Postado Março 4, 2020 Postado Março 4, 2020 Estou repostando após o bug no fórum. Com aproximadamente 21 mil km, as pastilhas do Prisma AT chegaram ao seu fim. O estranho é que o par do lado esquerdo se desgastou muito mais que o lado direito. Segundo o mecânico que fez a revisão dos 20 mil km é normal e por isso adotam como procedimento verificar principalmente a roda dianteira esquerda (isso quando eu questionei que já havia verificado o desgaste acentuado e que eu faria a troca por conta). O par do lado direito, provavelmente aguentaria mais uns 5 a 10 mil km. Enfim, achei bem prematuro a troca. Nenhum carro que já passou na minha mão, mesmo AT, precisou de uma troca de pastilha em tão pouco tempo. Os discos, apesar de gastos também, ainda possuem material (praticamente meia-vida) e receberão uma retífica e ficarão de reserva. Para a troca, resolvi utilizar uma combinação que tenho gostado bastante: Disco de freio Fremax (BD3545) e pastilha Fras-le (PD/94). O Prisma é o quarto carro que utilizo esta combinação e não tenho tido problemas nem com empeno e nem com ruído de atrito. As pastilhas Fras-le não possuem aquele adesivo na parte de trás da pastilha e nem o recorte em diagonal nas bordas da superfície de atrito, existente na original/Cobreq do carro (o que diminui a área de atrito). No momento da troca, o desgaste da pastilha do lado esquerdo estava assim: Parece muito, mas a chapa indicadora de desgaste ainda possuía alguns milímetros antes de atuar e a frenagem estava ok e sem ruídos. É neste ponto que eu considero a troca necessária. A situação do disco (cerca de 1mm de desgaste): O estado da pastilha esquerda após desmonte e comparação com a direita: Comparação da pastilha gasta com a nova: Ao final do serviço fiz também a sangria do sistema de freio (que não foi feito na revisão de 20 mil km), utilizando fluido de freio DOT4 ATE. Após a troca e assentamento das peças, o freio continua igual a antes. Sem ruídos e boa frenagem. Notei que a pastilha original sujava mais as rodas que agora. Sinal que o material era bem mole. Para ter noção de custos: Nos discos paguei R$101,00 e nas pastilhas paguei R$99,90, tudo pela internet e com frete incluso (valores de NOV/2019). Por fim, espero que este kit tenha uma melhor durabilidade que a original. Citar
Desorde Postado Março 7, 2020 Postado Março 7, 2020 As pastilhas originais de fábrica tem vida reduzida, são da cobreq, as minhas duraram média de 15.000km. Fui na mercadocar, comprei o mesmo jogo da cobreq e instalei no carro, passaram de 20.000km e ainda tem muita pastilha pra gastar. A impressão que passa é que os fornecedores são obrigados a reduzir a qualidade do material utilizado para reduzir o custo perante a GM, já na peça de reposição eles conseguem uma margem de ganho melhor e oferendo maior qualidade. Não me lembro os valores exatos, mas gastei perto desse R$ 200,00 comprando diretamente na mercadocar, discos FreMax e pastilhas Cobreq. Citar
Sekiya Postado Abril 8, 2022 Postado Abril 8, 2022 (editado) Depois de 20 mil km da troca do jogo de disco e pastilhas de freio, hoje o carro com cerca de 40 mil km, o desgaste do freio se encontra neste estado: Lado esquerdo: Lado direito: Isso com o uso praticamente igual ao anterior. A eficiência na frenagem tem sido praticamente igual ao original. Fica a conclusão de que a pastilha original é feita para durar pouco mesmo. Estas agora provavelmente irão durar muito. Editado Abril 8, 2022 por Sekiya Citar
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