Abastecer na Gasolina.


Jlp_Skywalker

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Pessoal faz 2 meses que estou com o carro, só abasteci no Alcool até hoje lógicamente pelo preço mais barato.

Minha dúvida é que ouvi vârios amigos falando que mesmo o carro sendo Flex é bom abastecer com gasolina de vez em quando.

Pessoal que ta com o carro a mais tempo ou que conhece do assunto procede essa informação ou posso só abastecer no alcool?

Obs: No manual não achei nada falando que é bom por gasolina de vez em quando.

Vlw.

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Não tem nada a ver... o que é realmente recomendado é andar 10 minutos depois da troca do combustível principal no tanque.

Por exemplo: seu carro está na reserva com etanol, aí você abastece somente com gasolina. Neste caso é MUITO RECOMENDADO que você dirija mais alguns minutos (10 no mínimo) para que a central do carro identifique corretamente o combustível.

Para evitar problemas com a troca do combustível, o interessante é abastecer com o outro combustível ainda com uma boa quantidade de combustível no tanque e substituindo aos poucos o combustível. Com o tanque em 1/4 de etanol, coloque mais 1/4 (ou até mesmo 2/4) de gasolina, desta forma misturando o combustível. No próximo abastecimento, já complete usando gasolina.

Eu pelo menos ando somente com etanol, mesmo que o preço não esteja assim tão bom... gosto da potência extra que o motor ganha. Além de ser um combustível que agride menos o motor...

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David... mas aí que está, existem pesquisas que dizem que etanol não é tão limpo assim, pois as queimadas para preparar o terreno pra plantação, mais um monte de outras coisas fazem com que a poluição num geral, seja quase a mesma que a gasolina.

E quem conhece a região de Ribeirão Preto sabe muito bem que etanol não é nada limpo.


Essa recomendação de andar dez minutos após o a abastecimento eu nunca ouvi...

Mas o carro leva pelo menos 10Km rodados para ajustar a quantidade de ar /combustível ideal a mistura.

Enviado de meu Galaxy Nexus usando o Tapatalk 2

Acho que 10km ou 10 minutos acaba dando na mesma, pois com o motor ligado a sonda lambda está fazendo a leitura e o carro ajustando a mistura. O que não pode é abastecer e estacionar o carro logo em seguida...

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Eu sempre ouvi que era 14km...

Ai eu vou ter que pesquisar Edu, eu sei que dentro o gás emitido pelo carro com álcool é muito menos ostensivo para omeio ambiente.

Agora antes da prodção eu tenho que te confessar que não sei. Mas pelo que conheço de petróleo, ele causa grande impacto para ser retirado do mar, sem falar o processo de refinaria,que é realmente pesado. Acho difícil uma planta superar isso. Mas enfim, vou pesquisar melhor.

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Abasteço com álcool a maioria das vezes, tendo o cuidado apenas de acrescentar um frasco de aditivo flex a cada dois tanques. Tive um Celta, com o qual rodei 30.000 km, sem qualquer problema. Só utilizo gasolina quando o preço do álcool não está compensando. Ao mudar o combustível, rodo 5 km, antes de desligar o carro.

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Pois é David... a produção do etanol também polui muito. Principalmente por que a produção da gasolina deriva também em outros produtos, como óleos e demais derivados do petróleo; já a cana é para etanol ou para açúcar... não tem meio termo. rs

Não sou especialista no assunto, mas já li diversos artigos que questionam a propaganda feita em cima do etanol de que é um combustível limpo. Realmente o resultado da combustão do etanol no veículo é menos poluente... mas temos que pensar globalmente e analisar toda a cadeia.

E pensando na cadeia... qualquer acidente em uma plataforma de extração provoca danos gigantescos! Um acidente na moagem da cana resulta quase sempre na perda de um dedo... e um novo presidente. rs

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So um aviso... Já tive problemas com o modulo de reconhecimento!

Andei uns 10 mim após ter voltado a gasolina, (ja na reserva)o cara do posto me fez pagar mais por ter colocada aditivada!!!!

Mas dai tudo bem. No outro dia amigo... Nao rolou de jeito nenhum ligar o carro! Parecia carro velho!!! Tentava varias vezes até ligar e saia uma fumaceira do caramba! Queimando muito!

Fui a CSS e falaram que nao possuíam a maquina que reprograma o reconhecimento!

Tive que marcar depois de uma semana em outra CSS e até lá queimou mas de 160 reais de combustível!

E lá me informaram, NAO MISTURE ETANOL COM GASOLINA POR NENHUM MOTIVO! Se for trocar o combustível deixe chegar até a reserva! Pois nenhum motor GM nao identifica e fara queimar mais! (3 css falaram a mesma coisa!)O meu foi um problema já neste modulo!(já tive problemas tbm no modulo do ABS e que já esta voltando a ter o mesmo problema! Fiquem de olho quando passam em terrenos irregulares na frenagem! Faz um BARULHO HORRÍVEL! Tem um Post meu até falando disso!)

Espero ter ajudado! Hoje estou usando etanol aditivada mas nao completando o tanque, mas 30 reais por semana exatos! Quando encho acabo perdendo na evaporação!

Grande abraço a todos!

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Isso ai Edu, o processo global envolve muita coisa.

Passei um tempo na schlumberger e lá eu descobri que o processo de extração de petróleo é muito pior do que parece, acidentes, mortes, é perigo o tempo todo, um ambiente muito ruim, até guerra por alguns poços acontecem. E cada derramamento causa um estrago gigantesco ao meio-ambiente. É muito difícil analisar mesmo, são muitas variáveis que englobam todo o processo.

Na cana tem o problema dos trabalhadores explorados, queimadas...

Eu ainda acho que o álcool é menos degradador, mas quem sou eu para dar um veredicto.

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Pessoal vlw por tirar minha duvida.

Agora em questao ao Alcool, como trabalho de Tecnico de Laboratorio em uma Usina de Açucar e Alcool posso dizer com certeza que o alcool é bem mais puro que a gasolina no quesito impureza (sujeira) toda impureza da cana é eliminada no longo processo da Usina e quando realmente chega-se a fermentaçao ja quase nao tem impureza. O unico problema do Alcool é seu Ph que é muito baixo sendo assim mais ácido, isso falando do alcool hidratado, o anidro é mais ainda, porem mais puro com um grau de 99% de alcool e 1% de agua.

Quanto ao meio ambiente polui bem menos que a gasolina, alem de ser uma fonte de energia renovavel.

A partir de 2014 sera proibida a queima da cana para a extração ou seja o processo de colheita vai ser todo mecanizado, preservando ainda mais o meio ambiente.

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Sei também que para quem usa menos o carro é melhor por álcool, ele demora mais para estragar no tanque.

Só tem que tomar cuidado com o filtro de combustível, o álcool tende a criar uma "gosma" dentro do filtro que dificulta a passagem do combustível, causando assim a queima da bomba.. já na gasolina isso não ocorre...

outro detalhe.. cuidado ao rodar no álcool e mudar para gasolina, essa "gosma" pode se desprender do filtro e ir parar nos bicos injetores... a troca do filtro de combustível a cada 10.000km é obrigatória para quem roda no álcool

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Legal Jlp, muito bom saber disso!

Mas me diz, qual o impacto ao carro que pode ser causado pela acidez do álcool?

Sei também que para quem usa menos o carro é melhor por álcool, ele demora mais para estragar no tanque.

David o principal fator do Alcool sendo acido é a corrosão que ele pode causar em vários tipos de metais.

Mas como os tanques de estocagem aqui da Usina sao todos revestido com uma tinta anti corrosiva por dentro, creio que os motores desses carros que vao utilizar o Alcool seja todo protegido contra a corrosão a longo prazo, pq se não for realmente o dono vai ter problema futuramente. O tanque tb creio que seja protegido.

O Alcool tem tb uma Condutividade não muito alta, o que o torna um excelente combustivel.

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O fato é que nunca deve misturar gasolina aditivada com álcool ou vice-versa. Se estiver usando gasolina aditivada esgote ela até a reserva e depois complete com gasolina comum e só depois com Etanol. Explicação os aditivos da gasolina aditivada se "quebram" com excesso de Etanol assim prejudica no conjunto como um todo o andar-pilotar o carro. Isso ninguém divulga mas, quem me passou esta dica foi o consultor da Fiourino da Shell que testa os combustíveis dos posto, fica aí a dica. Outra dica se estiver com na reserva com gasolina e encher com álcool ou vice-versa, lembre-se andar pelo menos uns 10 minutos com o carro para evitar problemas de pegar no outro dia de manhã.

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não sei não esse negocio de o alcool quebrar os aditivos, pois a aditivada já tem 25% de alcool, então ela por sí só já quebraria e daria problemas só de usar a aditivada...

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já acho estranho esse papo de ter que rodar 10 minutos quando se troca o combustível.. a injeção já foi projetada para rodar com combustível em qualquer proporção.. sem contar que as correções são feitas na hora, senão o carro falhava ao sair do posto..

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já acho estranho esse papo de ter que rodar 10 minutos quando se troca o combustível.. a injeção já foi projetada para rodar com combustível em qualquer proporção.. sem contar que as correções são feitas na hora, senão o carro falhava ao sair do posto..

Mas quando se desliga o carro, a ECU armazena as últimas informações de mistura para quando for dar a partida, já trabalhar com o combustível que está no tanque.

Até onde eu sei, a ECU trabalha em um modo "genérico" no momento da partida até ter parâmetros suficientes para ajustar a mistura de acordo com o combustível no tanque. Agora não sei por qual motivo o Onix tem essa recomendação.

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Independente de a produção do etanol não ser (aparentemente) tão mais limpa, por causa de queimadas, e tal, ele sempre será uma opção melhor que a gasolina no aspecto ambiental.

A gasolina, assim como todos os combustíveis fósseis (derivados de petróleo, carvão mineral…), ao ser queimada, libera para a atmosfera carbono (principalmente em moléculas de gás carbônico (dióxido de carbono) e monóxido de carbono). O etanol queimado também libera essas substâncias. A diferença é que o carbono que estava nos combustíveis fósseis não estava mais no ciclo do carbono na superfície, e sim, abaixo dela, parado. Já o carbono do etanol vem direto da cana, que participa ativamente do ciclo do carbono.

Ou seja, quando se queima uma mata ou o etanol derivado de uma planta, vai para a atmosfera carbono que estava em uma planta, participando do ciclo. Posteriormente, outras plantas o absorverão fazendo fotossíntese (a não ser que desmatem tudo, aí fudeu kkkk). No caso da gasolina, vai para a atmosfera carbono que já estava soterrado, fora do ciclo, aumentando a quantidade de CO2 na atmosfera. Se isso aumenta, fica um saldo a mais de carbono, fazendo com que a proporção de CO2 reabsorvido pelas plantas diminua, aumentando o efeito estufa.

59ci_001.gif

Basicamente é isso, combustíveis fósseis sobrecarregam o sistema.

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o estranho é que você desliga o carro para abastecer, troca o combustível e ele liga numa boa!

se a ECU liga nessas circunstâncias, porque não liga depois de andar somente 2 minutos e desligar o carro?

Não sei se todo carro é assim, mas isso é muito chato, além do tanquinho (que não tem no fiesta), tem essa história de 10 minutos (que desde que comprei o carro me falaram que eram 14km).

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Lembrando que o "tanquinho" também já não existe mais no Fox 1.0 2014 Bluemotion, que se tornou uma opção muito interessante... motor 3 cilindros, 12 válvulas, 82cv, mesmo torque do anterior, partida assistida...

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Em todos os Flex é recomendado que se rode 10 km ( e não 10 min) após a TROCA de combustível, mas pq?

Ex: se vc chegar no posto qndo o combustível estiver apenas no "cheiro" e neste momento vc troca de combustível, o tanque ficará 100% combustível tipo "B", mas na tubulação que vai da bomba até o motor ainda esta o combustível tipo "A". Digamos q vc rode pouco até sua casa, e deixe parado até o outro dia, o carro pode não pegar, pois o pouco q vc usou pode ter gasto apenas o combustível do tipo "A" , informando a centra que tem apenas o tipo "A" no tanque, mas ao dar a partida pela manha, o carro não pega pois já esta sendo alimentado pelo combustível "B". Por essa razão recomenda rodar 10 km, que é a quantidade de combustível que esta na tubulação. Gastando isso, a centra já vai identificar as proporções que tem no tanque e fará as regulagens necessárias para o funcionamento.

Espero que eu não tenha enrolado muito e que possam entender.

Abçs ..

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