Eu recomendo a primeira troca com 5.000 km ou 6 meses, depois troca na revisão dos 10.000 km ai troca a cada 10.000 ou 1 ano.
Essa primeira troca mais cedo é bom por causa de ter alguma sujeira (poeira, pó de metais, resíduos de lubrificante de montagem) no motor em função da montagem.
A questão de uso severo ou não severo, é muito genérico e serve para confundir na hora da garantia se der algum problema. Em resumo entenda como uso severo, trechos curtos abaixo de 6km onde o carro não chega a esquentar totalmente, sempre pega congestionamento, ou tem muito anda e para, se anda sempre carregado ou puxando reboque com peso.
Eu troquei o Óleo do meu carro com 4 meses e 5.000 km, já to com 8.300 km e agora em maio já vou fazer a revisão dos 10.000 km. Ando 99% na cidade, pegando transito e sinaleiro, da minha casa no serviço da 8 km. No meu caso é considerado uso severo e troco sempre com 5.000 km porque nunca vi ninguém perder a garantia por excesso de zelo na troca de óleo. E aqui na minha cidade ta 180,00 a troca de óleo mais barato do que perder a garantia e ter que fazer o motor por conta.
Minha ex-cunhada tem um onix e com 7.000 km teve de fazer o motor hoje está com 70.000km, ela não tinha feito a troca de óleo nos 5.000km e digamos que o Juiz mandou a GM arrumar. A GM alegou que o uso dela era severo devido a alcançar a km em 2 meses e que devia ter feito a troca de óleo com 5.000 km. Porém o uso do carro é considerado não severo porque ela viaja muito e com o carro leve. O Juiz determinou que a GM esclarece-se sobre condições de uso severo e não severo, e ela disse isso da questão do anda e para e andar com carga. Ela não cobriu a garantia na primeira reclamação mas se condenou na ação judicial.
O Carro ficou 2 meses na css parado por causa de peças e minha ex-cunhada ficou andando de cruze.
Em resumo da obra, se não quer aborrecimento uma troca de óleo aos 5.000 km não paga o possivel stress no futuro e ainda garante uma vida útil melhor no seu carro.