Autonomia


Cicerol2

Posts Recomendados

Boa tarde pessoal. Comprei um ônix a alguns dias e estou intrigado com algumas funções do computador de bordo. Por exemplo, ao pegar reserva ele “trava” as funções do computador de bordo, com mensagem pra abastecer, pesquisei um pouco e vi que a reserva dele é algo entre 4 e 5 litros. Me corrijam se estiver errado. Mas oq vem intrigando é a medição de combustível no painel, o medidor de autonomia e o consumo médio.

 

por exemplo, ao entrar na reserva, o carro marcava 40km de autonomia. Logo se eu tenho 4 ou 5 litros no tanque, e a média de consumo é 17, a autonomia seria algo entre 68 e 75km… em qual confiar? Se marca 40km de autonomia logo ele não faz está fazendo 17 e sim 10km p/ litro. Segui para o posto e coloquei 10 litros. A autonomia subiu pra 140km, novamente levando em consideração que o carro vá fazer 10km por litro. Se for levar em consideração o consumo médio seria algo em torno de 210km de autonomia. Eai, qual está certo? Tem como apagar a mensagem de abastecer? O carro é um ônix hatch 20/20 aspirado manual. Obrigado pela atenção 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

@Cicerol2, esses "erros" de cálculo acontece muito quando se abastece de pouco em pouco e não se reinicia (zera) no computador de bordo os valores que lá estavam.

Não sei exatamente como é feita a relação entre o cálculo e o valor informado no painel pela central, mas quase sempre o valor mostrado é divergente do real, isso por conta da tolerância de segurança que todo carro possui. Fica complicado confiar 100% no que diz o painel.

Eu acho que a forma mais segura de saber a autonomia do seu próprio carro é fazer o cálculo de km vs. bomba no posto, enchendo o tanque. Fazendo isso algumas vezes, já dá para ter uma média de consumo dentro da sua rotina de uso. Aí é só usar esse valor como base.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.