Direção eletrica dura e travando


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Pessoal, estou com um problema no meu onix joy 2018/2019. Ele está com a direção dura e andando em linha reta ele trava e preciso de um pouco mais de firmeza pra fazer o volante se movimentar, isso é bem desconfortável. Dirigindo outros carros com direção hidráulica esta mais leve que o meu com direção eletrica, já pesquisei muito e não consegui encontrar o que pode ser, mas já vi muita gente reclamando também, já olhei na Chevrolet e não tem recall.

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  • 1 mês depois...

@Gustavo Davanço, eu estou passando pelo mesmo problema com um Prisma 17/18 e o sintoma é igual ao que você relatou. A direção fica levemente pesada em alguns momentos. É como se o motor elétrico da direção deixasse de atuar, "atrapalhando" a direção. É bem desconfortável usar o carro assim e digo que até afeta a segurança.

Eu também pesquisei e tem muitos relatos iguais, mas como os carros já saíram da garantia, ninguém leva na concessionária para eventual reclamação ou até mesmo para reparo. Tem gente que diz que o problema é o módulo de controle do motor elétrico da direção. Outros dizem que pode ser a caixa de direção. Outros dizem que mexer de um lado para o outro com o carro ligado resolve.

Eu mesmo, fui investigar por conta própria o que poderia ter acontecido: Primeiro verifiquei a bateria. Como ela era original e já está fazendo 5 anos, resolvi testá-la. A tensão na partida caía para menos de 10V... Resolvi trocar. Não resolveu. Tentei desmontar o motor elétrico da direção sem tirar a coluna. É bem apertado, mas até é possível desacoplar o motor, mas desisti para não piorar as coisas. Eu queria verificar o "coupling", que é aquela bucha de material mais maleável que une o motor elétrico ou conjunto redutor na coluna. Costuma dar problema causando ruídos ao movimentar o volante. Mas a minha teoria era que o desgaste da peça poderia causar uma pequena "folga" que atrapalharia o entendimento do módulo quando o volante é movimentado.

Depois, como eu estava com problemas de folga no terminal de direção direito, resolvi trocar em casa. O terminal estava ruim e as barras axiais e terminal esquerdo, ok. Troquei o par e levei na concessionária para fazer o alinhamento.

Ao levar na concessionária, conversei com o mecânico que estava lá. Ele comentou que nos modelos novos (a partir de 2021), o problema era configuração do módulo de direção e que nos modelos antigos não há como mexer em configuração alguma e que não sabia de relatos de problemas. Ele chegou a plugar o scanner para ver se havia algum erro gravado: Não havia. Verificou se havia alguma atualização: Já era o mais atual. Falou que reinicializou a central e era para observar se mudava algo: Não mudou nada. Ao menos, com tudo isso, o alinhamento ficou perfeito e os barulhos na dianteira do carro pararam.

Não satisfeito, resolvi dar uma olhada no aterramento do cabo massa da bateria. Não tinha nada a perder e isso não me custava nada. Retirei a bateria e soltei a base dela. Soltei os parafusos do cabo massa e joguei um limpa contato. Mexi em 2 pontos de aterramento logo abaixo da bateria. Apertei tudo de novo e montei. Depois disso tudo, parece que a direção "acalmou". Das vezes que andei como o carro, parece que voltou ao normal. Se foi sorte ou coincidência não sei. Mas vou continuar monitorando.

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  • 4 meses depois...

O problema vai e volta. Pelo que eu percebi, quando o tempo está quente, o problema diminui ou se resolve.

Isso me leva a acreditar que o real problema esteja na caixa de direção e não na coluna e módulo de direção. Seria um problema de lubrificação da caixa mecânica, pois é onde a graxa se aquece e lubrifica melhor. No frio ela se solidifica e dificulta o movimento.

Talvez se retirar as coifas das barras axiais, já daria um acesso a cremalheira e uma simples lubrificação já deve resolver o problema. Se for no pinhão, aí só retirando a caixa do lugar.

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  • 4 meses depois...

Esta semana, aproveitei que tive que levantar a frente do carro e resolvi verificar a lubrificação caixa de direção. Havia lido que o problema poderia estar relacionado a lubrificação da bucha da caixa de direção. Tentei pesquisar onde ficaria exatamente esta bucha, mas não obtive sucesso. Por curiosidade resolvi engraxar a cremalheira utilizando graxa comum, de sabão de lítio EP2 (a mesma utilizada em rolamentos de roda). Para isso, retirei a coifa da barra axial de ambos os lados. A primeira coisa é fazer a coifa "esticar". Isso para que a ponta da cremalheira fique exposta. Infelizmente não tirei fotos do procedimento em si, mas o trabalho foi só em soltar a coifa e lubrificar a barra/cremalheira.

UCGJVGfm.jpg

Para isso foi só alargar a abraçadeira com uma chave de fenda, tomando o cuidado de não soltar a ponta da fita da abraçadeira para reaproveitá-la. Depois usei um alicate especial para reapertar a abraçadeira. Na falta, dá para usar um alicate torquês (ou turquesa).

KtO4n2xm.jpg

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O que eu reparei é que do lado do motorista, a cremalheira fica bem lubrificada, pois os dentes ficam localizados mais para a esquerda. Já do lado do passageiro, notei que a barra estava bem menos lubrificada. O que eu fiz foi passar um pouco de graxa na parte da barra de forma homogênea e mais um pouco na parte interna da caixa de direção. Nada em excesso.

Depois de realizar o processo nos dois lados, com o carro levantando ainda e com o motor desligado girei a direção algumas vezes até o batente. Deu para notar que ao lubrificar o lado do passageiro (foi o primeiro lado que fiz), aparentemente a direção ficou mais leve. Ao engraxar o lado do motorista, não deu muita diferença.

Montei tudo e sai para um teste em rodovia, já que a assistência elétrica diminui conforme a velocidade. Notei que a direção não estava prendendo como antes. Parecia mais normal. Sei que pode ser apenas uma impressão e que ainda irei testar com mais tempo, mas é um procedimento simples e fácil que talvez possa resolver este problema chato de direção travando.

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Depois de alguns dias o problema persiste. Ou seja, provavelmente não é na caixa de direção e sim na coluna de direção. 

Talvez só a troca da coluna completa resolva. Pena ser tão caro a sua troca. Enquanto isso, vou continuar sendo curioso e ir mexendo nos componentes da coluna, só para ver se muda alguma coisa.

Editado por Sekiya
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Cara, primeiramente perdão não ter visto suas mensagens antes, como não respondiam pensei que tinha passado em branco, verificando meu email na caixa de spam vi suas mensagens lá, obrigado por toda atenção que você tem dado, vindo relatar todos os seus testes, uma pena ainda não ter conseguido resolver depois de tanto esforço, tudo que você relatou a única parte que eu também estou com problemas e achei que poderia ser a solução seria o terminal de direção, pensei que podia ser a solução, uma pena, se puder continuar compartilhando seus testes aqui agradeço muito

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  • 2 meses depois...
  • 1 mês depois...

Vamos a mais um relato.

Nestes últimos dias a direção estava extremamente desconfortável. Foquei na coluna de direção quanto a lubrificação. Peguei uma pequena seringa de 3ml com agulha e enchi de óleo de motor 5W30 semissintético que tinha de sobra. Retirei a capa/cobertura que fica atrás do volante. Na parte inferior é possível ver um rolamento e lá apliquei um pouco de óleo. Na parte inferior, já na saída do motor elétrico perto do assoalho, também dá para visualizar um rolamento. Apliquei também. Fora isso, tem um furo na carcaça do sistema de direção elétrica. Dá para visualizar olhando dos pedais para cima. Apliquei silicone spray lá dentro do furo.

Depois disso fui testar o carro e para minha decepção, nada funcionou. Nem ao menos amenizou.

Isso já me mostrou que o rolamento da parte superior da coluna não representa ser o causador do problema. Testei pois vi vídeos na internet em que relatavam que haveria a possibilidade do problema ser neste "acoplamento" ou "canote".

Depois desta "frustração", fui ver mais vídeos sobre o problema. Um comentário me chamou a atenção e dizia que o problema normalmente está no rolamento principal do pinhão do motor elétrico. Seria o eixo que se acopla ao motor elétrico ao eixo da coluna de direção, transmitindo todo o torque do motor.

Eu sou meio desconfiado, pois dificilmente um rolamento que não trabalha constantemente dá problemas de engripamento. Mas no meu caso, ao girar o volante dava para ouvir um ruído de "rolamento seco", mas bem sutil. Como isso em mente já estava procurando uma oficina para mexer na coluna de direção, mas antes disso resolvi testar uma última coisa: tentar lubrificar este rolamento superior do pinhão.

O que me animou a tentar fazer o serviço em casa, foram 2 vídeos:
 


Este me mostrou que desmontando a parte inferior do acabamento, sobrava espaço para manusear as ferramentas para abrir o motor elétrico.

O outro foi este:
 


Para quem não sabe, o sistema do Jeep Compass e Renegade e Fiat Toro são semelhantes ao do Onix. São fabricados pela ZF TRW e basicamente utiliza o mesmo sistema motriz.

Este vídeo da Renegade, pude visualizar mais ou menos como era a base do acoplamento do motor e o próprio rolamento e pinhão.

Com estas poucas informações, desmontei o painel inferior e saquei o motor elétrico da direção sem desmontar praticamente nada. Apenas soltando o chicote de alimentação da coluna elétrica e a caixa de fusível para abrir mais espaço.

Para soltar o motor da carcaça, são 3 parafusos Torx T25. Para soltar os acabamentos, 3 parafusos Torx T20. É meio chato retirar os parafusos do motor elétrico com tudo montado pela posição, mas não é impossível. Uma dica é soltar os parafusos aos poucos, pois existe uma mola no centro do eixo que empurra o motor. Se conseguir prender o motor na carcaça com uma cinta, antes de soltar os parafusos, talvez seja melhor pois a pressão desta mola dificulta a soltura.

Ferramentas: Eu tenho uma chave catraca e este tipo de Torx. Isso para facilitar. Se não tiver, qualquer chave Torx que caiba no local, serve. Os parafusos do motor não necessitam de muito torque para soltar. Na seringa, coloquei óleo de câmbio 80W90 GL3. Optei por um óleo mais grosso, pois o ideal era engraxar. Mas para soltar a capa do rolamento, só desmontando tudo. Usei apenas 1ml de óleo.
palkTKql.jpg


Visão do motor elétrico por baixo. Desconectei este plug da foto e o inferior que se conecta no módulo. Só para evitar possíveis acidentes elétricos.
utXn2s1l.jpg

Motor já solto. Note a presença de um oring. Cuidado para não deixar cair.
UiFiSVvl.jpg

Visão do acoplamento junto com o rolamento. Não retirei nada do lugar e nem mexi no volante ou no motor elétrico. Resista a tentação de virar o volante para não perder a referência do encaixe ou do sensor de ângulo.
gcwpW5ll.jpg
gfBb9c6l.jpg

Primeira coisa que fiz foi borrifar o silicone spray no centro e nas bordas do rolamento. Não lubrifiquei nada no motor elétrico.

Depois apliquei o óleo nas bordas da capa do rolamento (onde está escrito CHINA e o código do rolamento) e no centro, esperando o rolamento "absorver" o óleo e não deixar escorrer. Fui aplicando onde o espaço permitia. Tomei cuidado em não sujar a bucha do acoplamento. No fim, o óleo deve ter escorrido para dentro do rolamento e do eixo. Deixei tudo limpo e montei tudo novamente.

Na hora de montar, como a mola empurra o motor do encaixe, é bom usar uma cinta para fixar ou com as mãos, "empurrar" o motor em direção a carcaça e apertar os parafusos com uma das mãos. Cuidado pois a rosca dos parafusos é fina e o risco de espanar existe.

Depois de tudo montado, apertado e conectado, liguei a ignição e o motor, rezando para que não aparecesse nada no painel. Felizmente nada de errado aconteceu.

Para finalizar, girei o volante algumas vezes. Notei que aquele ruído de rolamento seco sumiu. Ou seja, acredito que vinha do rolamento do pinhão.
Sai com o carro para teste e aparentemente melhorou o sintoma de travamento. Fico na dúvida se é por conta da lubrificação ou se é por desconectar o módulo. Não posso dizer ainda se resolveu o problema ou não pois ainda vou rodar mais com o carro em velocidade mais alta (rodei só em avenidas a 50km/h) e se o sintoma sumir ou melhorar eu volto para mais um relato.

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Fiz o teste em rodovia e infelizmente o problema persiste.

Mas uma ressalva: em velocidades baixas, até 50 km/h o sistema está funcionando melhor, sem prender ao movimento.
Em rodovia, o sintoma de travamento ficou mais leve se comparado ao momento anterior a lubrificação.

Hoje, eu desmontei novamente para tentar aplicar mais óleo e resolvi movimentar o volante e sentir no eixo se acontecia algo (sofri um pouco depois para fazer o encaixe do motor). Ao movimentar pelo eixo, fica nítido a sensação de travamento. Não é um movimento suave. Isso me leva a crer que a substituição dos rolamentos do eixo pinhão do motor elétrico deva resolver o problema. Dá para sentir uns calos e inclusive um pouco de folga se travar com a mão o pinhão e movimentar o volante.

No meu raciocínio, em baixas velocidades e manobras, o motor elétrico trabalha com 100% de torque. Isso mascara o engripamento do eixo. Já em altas velocidades, a progressividade da direção retira torque do motor, o que deixa mais evidente o problema dos rolamentos.

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  • 2 semanas depois...

Gostaria de compartilhar mais um capítulo da história dos travamentos na direção. Da mesma forma, gostaria também que alguém com o mesmo problema, pudesse fazer a mesma coisa que eu fiz, para ver se melhora o problema.

Desde o último desmonte do motor (fiz algumas vezes mais) fiquei mais empenhado em tentar mexer no sistema a fim de entender o que poderia causar o travamento do pinhão do motor elétrico. Vou dizer que pesquisei bastante e achei algumas coisas interessantes, embora nada em português, mas que me ajudou a esclarecer como funciona o sistema de assistência elétrica na coluna de direção. Algumas informações básicas:

- O sistema é chamado de EPS em inglês (electric power steering) ou C-EPS que é o caso da assistência na coluna.
- O sistema é baseado em um eixo sem-fim metálico e uma roda dentada, provavelmente de nylon. É chamada de Worm Shaft e Worm Wheel. Elas são lubrificadas com graxa, que inclusive tem especificação própria.
- O motor elétrico é do tipo "brushless", sem escovas e se acopla no eixo por uma peça chamada "coupling", que é aquela peça plástica.
- O eixo sem fim é apoiado em 2 rolamentos e no rolamento inferior, existe um mecanismo com uma mola chamado de Anti-Rattle Spring (ARS). É um mecanismo compensador, uma vez que toda as forças oriundas das rodas (vibrações, trancos, etc.) são transmitidas para a coluna de direção e para proteger o eixo sem fim e a roda de nylon, este mecanismo altera o ângulo do eixo e o contato entre estas duas peças.

O meu primeiro pensamento foi: onde é que se regula o contato do eixo sem fim com a roda dentada?? Não existe! Quem regula o contato entre as peças é a mola do ARS. No Onix, o sistema ARS é bem simples. Olhando de baixo para cima, dá para ver uma chapa preta com um parafuso na ponta e a outra extremidade apontando para um orifício na carcaça. Aquilo lá modifica a angulação do eixo conforme o sistema trabalha.

Na minha lógica, as causas dos travamentos eram:
- Rolamento engripado
- Falta de lubrificação entre as engrenagens
- Alinhamento entre os dentes das engrenagens fora do ideal . Normalmente por desgaste natural do sistema.

Pesquisei  e achei este artigo científico (em inglês) que fala que um dos problemas do sistema de C-EPS, está relacionado a alguns sintomas desagradáveis causados pelo contato entre as engrenagens.

https://ms.copernicus.org/articles/9/201/2018/ms-9-201-2018.html
Kim, S. H.: Worm gear efficiency model considering misalignment in electric power steering systems, Mech. Sci., 9, 201–210, https://doi.org/10.5194/ms-9-201-2018, 2018.

Ao ler o artigo, ficou mais claro para mim, que o problema principal nem está nos rolamentos e sim no contato entre os dentes das engrenagens, que devido ao uso, promove um desgaste ou falha de lubrificação que altera a dinâmica, levando ao travamento do movimento.

Com estas informações, comecei novos testes. Primeiramente tentei soltar o parafuso que prende a chapa do ARS. Soltei e nada aconteceu. O segundo teste foi tentar soltar a porção inferior da carcaça (parte final, onde a coluna se fixa. Quase nos pedais). A tarefa não pode ser concluída pois são 4 parafusos e os 2 superiores ficam inacessíveis pelo suporte. Mas soltei os 2 inferiores e para a minha surpresa, senti que o volante não estava prendendo ao movimento e a carcaça se mexia muito levemente. Foi o sinal que eu precisava para entender que o problema realmente é no contato entre as engrenagens: o movimento mudava o ângulo de contato e o problema sumia.

Depois deste momento, eu estava disposto a soltar o anel trava que prende o pinhão pra tentar sacá-lo e assim tentar lubrificar. Tenho o alicate, inclusive, mas a posição do anel não permitiu que eu conseguisse soltar com segurança com a coluna montada. Ou seja, missão cancelada, a princípio. Vou estudar mais e ver se consigo êxito.

Como não consegui sacar o eixo, tive a ideia de ao menos tentar alterar a posição do eixo. Como? Com um martelo. Peguei um pequeno martelo com cabeça plástica (para não machucar o acoplamento), tirei o “coupling” e bati sem dó no eixo. Para a minha surpresa, ao movimentar o eixo com as mãos, o movimento ficou mais fluido. Sem calos ou travamentos. A princípio, não acreditei em melhoras. Para melhorar ainda mais, peguei um secador de cabelo potente e aqueci a região do eixo por uns 2 minutos, imaginando que a lubrificação poderia se mover, tanto do eixo quanto dos rolamentos.

Esperei esfriar a carcaça um pouco, remontei tudo e liguei o carro: o sistema ficou melhor já parado, mas faltava testar em rodovia. E para felicidade geral, o travamento praticamente sumiu. Quase não acreditei quando estava na rodovia que aquela sensação de travamento havia desaparecido, embora ainda sentisse que o movimento para a direita ainda era pior que o para a esquerda. Tenho a noção que a solução definitiva é desmontar, revisar e lubrificar o sistema.

Concluindo a história toda: o problema está no contato entre as engrenagens. Se é por desgaste do nylon ou por desalinhamento do eixo ou por falta de lubrificação, eu não saberia dizer ainda. Mas ao menos, elimina a desconfiança que o problema vem de outros componentes da direção.

Por isso, eu sugiro que todos que tenham o problema, tentem desmontar o painel inferior, solte o motor elétrico e tente “martelar” o eixo para ver se muda alguma coisa. Se tiver as ferramentas, tentem fazer e digam se mudou algo ou não.

Desculpem o longo texto, mas espero que as informações ajudem a todos.

Obs: ainda estou testando o carro e até agora a direção está ok. Se voltar o problema, volto a relatar aqui.

Editado por Sekiya
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  • 1 mês depois...

@Sekiya, parabéns pelo seu trabalho e resiliência, pela relatos que vejo é um problema crônico em sistema de direção elétrica da linha GM, além de ver relatos em Jeep e Fiat. 

Meu carro deu um problema e não sei onde resolver, na concessionária o orçamento ficou em 10 mil reais, deu erro 68 no painel e a direção ficou dura, pesada, o sistema elétrico não está funcionando, por isso está pesada, mas o problema aparentemente é no módulo de direção elétrica, porém a solução na concessionária é a troca da coluna de direção, não estou encontrando ninguém que consiga trocar o módulo por um usado e reprogramar, pois a programação é um sistema online da GM e ninguém da minha cidade faz, alguém já conseguiu fazer esse tipo de reparo?

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@bean98 realmente é um orçamento de 10 mil é surreal. O problema das concessionárias é que eles não são formados para consertar e sim trocar. Por isso que é o pior lugar para se diagnosticar um problema. Deveria ser o contrário. Oficina especializada em direção elétrica/hidráulica pode ser que te dê um parecer melhor que a concessionária.

No meu caso, eu não cheguei a contatar nenhuma oficina especializada, mas em São Paulo, pesquisando pela internet é possível encontrar algumas que mexem com a coluna de direção elétrica. A única oficina (em São Paulo) que já utilizei os serviços de direção foi a Chepar ( https://www.chepar.com.br ), mas foi para hidráulica, apesar deles informarem que mexem com elétrica também. Se estiver difícil achar em Campinas apenas pesquisando pela internet, tente contatar todas as oficinas que mexem com direção hidráulica que talvez eles possam te informar melhor sobre alguém ou algum lugar. Outra forma, é pesquisar em oficinas mecânicas maiores e perguntar se eles tem algum contato. Normalmente eles ajudam.

Mas falando do problema, o erro 68 pode ser muita coisa e não apenas problemas no módulo. Inclusive, em caso de superaquecimento do sistema (motor elétrico da direção) o code aparece. Não sei se o sistema já foi testado eletricamente, se havia tensão na entrada do sistema, se o motor da coluna está ok, aterramento, relê/fusível. Caso negativo, pode ter um problema elétrico antes de condenar o módulo da direção.

 

Editado por Sekiya
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  • 4 semanas depois...
Em 23/09/2023 at 15:54, Sekiya disse:

Fiz o teste em rodovia e infelizmente o problema persiste.

Mas uma ressalva: em velocidades baixas, até 50 km/h o sistema está funcionando melhor, sem prender ao movimento.
Em rodovia, o sintoma de travamento ficou mais leve se comparado ao momento anterior a lubrificação.

Hoje, eu desmontei novamente para tentar aplicar mais óleo e resolvi movimentar o volante e sentir no eixo se acontecia algo (sofri um pouco depois para fazer o encaixe do motor). Ao movimentar pelo eixo, fica nítido a sensação de travamento. Não é um movimento suave. Isso me leva a crer que a substituição dos rolamentos do eixo pinhão do motor elétrico deva resolver o problema. Dá para sentir uns calos e inclusive um pouco de folga se travar com a mão o pinhão e movimentar o volante.

No meu raciocínio, em baixas velocidades e manobras, o motor elétrico trabalha com 100% de torque. Isso mascara o engripamento do eixo. Já em altas velocidades, a progressividade da direção retira torque do motor, o que deixa mais evidente o problema dos rolamentos.

Tbm percebi no meu que em baixas rotações, ele fica normal e até melhor como citou... O problema começa depois dos 60 70 km/h... Aí começa a criar tipo um calor, vc deixa o volante reto, e parece que ele trava. Vc vai mexer e ele chega afazer um tac de descolar. 

 

É estranho, o meu percebi que acende a luz de direção depois de andar na pista uns 20 minutos. Aí vc vai estercar toda a direção pra qualquer um dos lados e segura uns 5 segundos a luz acende.... Aí vc tira o pessoa de estercar toda. E a luz apaga, se vc forçar de novo. Ela acende de novo. 

Estranho isso, já tô desistindo, só de ver o amigo dizendo tudo que fez e não resolveu .. :(

O que resolveu temporariamente, foi fazer o negócio de soltar o parafuso lá debaixo perto da articulacao, e girar o voltante com carro ligado prós dois lados umas 10 vezes e apertar com o volante no centro. Mas depois, o problema voltou.

 

Não sei oque fazer... 

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  • 2 semanas depois...

@HugoOyamada, no meu caso, eu resolvi o problema "temporariamente" mexendo no pinhão do motor elétrico, dando umas pancadas com um martelo.

Durante os meus testes, cheguei a conclusão que o problema está no contato entre o sem-fim do pinhão e a coroa que fica conectada a coluna de direção. Só não sei se é por desalinhamento, por desgaste ou por falta de lubrificação. Eu ainda não tentei remover o sem-fim do pinhão para lubrificá-lo, pois não queria desmontar nada da coluna de direção pode temer ter que reprogramar algo. Mas só o fato de alterar a posição do pinhão (com as pancadas) já resolveu o problema provisoriamente (o ideal é lubrificar novamente o mecanismo).

Em um post anterior eu relato, em texto, o que eu fiz. Talvez se você tentar fazer o mesmo, o resultado pode ser satisfatório.

 

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  • 2 meses depois...
Em 03/01/2024 at 23:26, Sekiya disse:

@HugoOyamada, no meu caso, eu resolvi o problema "temporariamente" mexendo no pinhão do motor elétrico, dando umas pancadas com um martelo.

Durante os meus testes, cheguei a conclusão que o problema está no contato entre o sem-fim do pinhão e a coroa que fica conectada a coluna de direção. Só não sei se é por desalinhamento, por desgaste ou por falta de lubrificação. Eu ainda não tentei remover o sem-fim do pinhão para lubrificá-lo, pois não queria desmontar nada da coluna de direção pode temer ter que reprogramar algo. Mas só o fato de alterar a posição do pinhão (com as pancadas) já resolveu o problema provisoriamente (o ideal é lubrificar novamente o mecanismo).

Em um post anterior eu relato, em texto, o que eu fiz. Talvez se você tentar fazer o mesmo, o resultado pode ser satisfatório.

 

Desculpe a demora, rs o meu voltou ao problema, mas as vezes.. não está sempre com isso, as vezes some e as vezes volta kkk...
Queria fazer no meu também, mas olhando suas postagens parece ser um pouco complicado... Mas um dia vou criar coragem rs..

 

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  • 3 semanas depois...

@HugoOyamadapode parecer complicado o procedimento, mas tendo as ferramentas e paciência, não tem segredo nenhum. São só alguns parafusos.

É que eu descrevi a minha experiência inicial, e costumo ter cuidado máximo para não estragar mais coisa. A segunda e terceira vez, foi tudo mais simples e quase no automático. Precisando de alguma ajuda, só perguntar.

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  • 3 meses depois...

Pessoal boa noite sou novo por aqui e tbem estava com o mesmo problema,  bem desconfortável para dirigir o carro a partir dos 60km/h, depois de levar em várias oficinas me indicaram a LK MOTORS em Florianópolis, como sou daqui mesmo deixei lá para averiguarem, para minha felicidade eles descobriram uma peça no cânote que eles mesmos repararam e finalmente meu problema foi resolvido ao total gastei 1500 reais, bem mais em conta que trocar tudo, tbem me disseram que dificilmente precisa trocar toda a barra de direção por fim meu problema foi resolvido, para quem puder levar na LK EM Florianópolis indico a LK MOTORS que fica na SC 401

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  • 2 semanas depois...

Opa Marcelo, recentemente vi um video de um cara no youtube sobre esse problema...
No video ele fala mesmo, sobre o Canote da linha GM em relação a esse negocio da direção grudar...

Ele fala que tem que trocar o canote, mas no seu caso acredito que eles trocaram o rolamento que vai no canote (eu acredito posso estar errado, me corrijam).

Pra saber se o problema é aí, ele diz no video que tem que desmontar a haste que liga a coluna neste canote, e tirar o volate (nao acho que seja necessario) e girar pra ver se tem algum calo, ou começa a girar pesado ou sentir alguma saliencia, dai da pra saber se o ta com problema, quem estiver com este problema, ou quem nao tiver, tambem pode fazer. No meu nao desmontei nada, mas com o carro desligado eu sinto parece que tem uns calos, que vc sente quando vai girando muito devagar (lembrando com ocarro desligado). 

Ele fala que com esse rolamento estragado, a caixa de direção eletrica, ela transfere essa folga, por isso que fica mais dura.
 

Foi bom voce ter falado sobre isso, eu vi esse video, e acredito que seja isso que estamos passando. Só o Sekiya poderá informar, se o dele tambem sente esses "calos" conforme citei com o carro desligado...

 

OBS2: reparei que desalinhado tambem pode dar isso. Posso estar errado, mas são hipóteses... quem tiver passando por isso, se puder compartilhar tambem, as experiencias, se teve isso, e depois que alinhou parou ou continuou, tambem ajuda a gente ir descartando possiveis coisas que pode estar acontecendo e chegarmos no mesmo ponto, onde o Marcelo trocou (acredito eu) o rolamento do canote e resolveu o problema.

 

Grande abraço galera!

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@HugoOyamada, nessas minhas idas e vindas, também vi que poderia ser algum rolamento da coluna superior. O que me fez imaginar que não era, foi simplesmente o fato de que um rolamento quando chega a travar, ele faz ruídos, o que não era o meu caso. Até tentei lubrificar o rolamento que fica logo atrás do "hard disk" do volante, mas não senti nenhuma diferença.

Repito mais uma vez: depois que fiz o procedimento de desmontar o motor elétrico e simplesmente "marretar" o eixo, nunca mais o problema voltou. Hoje o volante do Prisma não trava mais. Sei que parece extremamente "amador" a solução, mas no meu caso solucionou. Por isso mesmo, gostaria que mais gente fizesse o mesmo pois se for isso mesmo, a solução pode ser mais simples do que a gente imagina.


Hugo, faça mais um teste que eu também já fiz:

Esse é mais fácil do que retirar o motor elétrico. No final da coluna de direção, onde tem os 2 pontos de ancoragem, já na região dos pedais, existem 4 parafusos tipo Torx. Deve ser na medida T45 ou T50, não me recordo. Eles fixam a parte final de ancoragem da coluna com a carcaça da coluna propriamente dita.

Tem 2 parafusos de fácil acesso e 2 parafusos que tem o acesso mais complicado, pois ficam na parte superior da coluna. Se for o caso, é só soltar os parafusos que prendem o "garfo" final na carroceria. É simples.


Apenas afrouxando os 4 parafusos Torx (sem retirá-los totalmente), ou pelo menos 3 deles, se você conseguir separar, nem que for de forma mínima a carcaça do "garfo" (pode forçar a movimentação da coluna - vai ser visível) e mexer no volante levemente de um lado para o outro, acredito que você poderá sentir que o "calo" que se sente na direção some. Isso com o motor desligado e sem assistência.

Para fundamentar esse teste, a parte final da coluna (o que eu chamo de garfo) apoia o rolamento final da coluna. A engrenagem "coroa" fica fixado no eixo da coluna de direção. Ao deslocar o rolamento, a engrenagem coroa também se mexe. Logo, o contato do pinhão sem-fim que se conecta no motor elétrico se modifica em relação a coroa. Então se a sensação de calo no volante sumir, a causa é contato da engrenagem coroa e do pinhão sem-fim. Foi mais ou menos assim que cheguei às minhas conclusões no longo texto que escrevi em postagem anterior.

Volto a dizer: sei que difícil acreditar no que eu fiz e nas minhas conclusões. Acho que quase ninguém acredita por ser simples demais e pelo trabalho de fazer sozinho ou pelo receio de estragar algo. Mas tente esse teste ai que descrevi, que é praticamente inofensivo e fácil de se fazer.

60cgAji.jpg7g8ULd7.jpgKnUjNP0.jpg

Editado por Sekiya
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  • 2 meses depois...
Em 02/08/2024 at 19:34, Sekiya disse:

@HugoOyamada, nessas minhas idas e vindas, também vi que poderia ser algum rolamento da coluna superior. O que me fez imaginar que não era, foi simplesmente o fato de que um rolamento quando chega a travar, ele faz ruídos, o que não era o meu caso. Até tentei lubrificar o rolamento que fica logo atrás do "hard disk" do volante, mas não senti nenhuma diferença.

Repito mais uma vez: depois que fiz o procedimento de desmontar o motor elétrico e simplesmente "marretar" o eixo, nunca mais o problema voltou. Hoje o volante do Prisma não trava mais. Sei que parece extremamente "amador" a solução, mas no meu caso solucionou. Por isso mesmo, gostaria que mais gente fizesse o mesmo pois se for isso mesmo, a solução pode ser mais simples do que a gente imagina.


Hugo, faça mais um teste que eu também já fiz:

Esse é mais fácil do que retirar o motor elétrico. No final da coluna de direção, onde tem os 2 pontos de ancoragem, já na região dos pedais, existem 4 parafusos tipo Torx. Deve ser na medida T45 ou T50, não me recordo. Eles fixam a parte final de ancoragem da coluna com a carcaça da coluna propriamente dita.

Tem 2 parafusos de fácil acesso e 2 parafusos que tem o acesso mais complicado, pois ficam na parte superior da coluna. Se for o caso, é só soltar os parafusos que prendem o "garfo" final na carroceria. É simples.


Apenas afrouxando os 4 parafusos Torx (sem retirá-los totalmente), ou pelo menos 3 deles, se você conseguir separar, nem que for de forma mínima a carcaça do "garfo" (pode forçar a movimentação da coluna - vai ser visível) e mexer no volante levemente de um lado para o outro, acredito que você poderá sentir que o "calo" que se sente na direção some. Isso com o motor desligado e sem assistência.

Para fundamentar esse teste, a parte final da coluna (o que eu chamo de garfo) apoia o rolamento final da coluna. A engrenagem "coroa" fica fixado no eixo da coluna de direção. Ao deslocar o rolamento, a engrenagem coroa também se mexe. Logo, o contato do pinhão sem-fim que se conecta no motor elétrico se modifica em relação a coroa. Então se a sensação de calo no volante sumir, a causa é contato da engrenagem coroa e do pinhão sem-fim. Foi mais ou menos assim que cheguei às minhas conclusões no longo texto que escrevi em postagem anterior.

Volto a dizer: sei que difícil acreditar no que eu fiz e nas minhas conclusões. Acho que quase ninguém acredita por ser simples demais e pelo trabalho de fazer sozinho ou pelo receio de estragar algo. Mas tente esse teste ai que descrevi, que é praticamente inofensivo e fácil de se fazer.

60cgAji.jpg7g8ULd7.jpgKnUjNP0.jpg

Boa tarde amigo, cara o meu tá chato isso, fica agarrando parece que está colado kkk .... Digo o voltante andando na pista...

 

Vou pegar um fds pra fazer e volto aqui pra comentar .. o duro pra mim tá pra arrumar tempo .. uma correria pra ter ideia até tá difícil de vir acompanhar o clube rsrs .. mas eu volto pode ter ctz q vou dar minha opinião e falar se melhorou... Só preciso arrumar tempo rsrs

 

Grande abraço a todos !! 

 

Em 05/10/2023 at 01:26, Sekiya disse:

Gostaria de compartilhar mais um capítulo da história dos travamentos na direção. Da mesma forma, gostaria também que alguém com o mesmo problema, pudesse fazer a mesma coisa que eu fiz, para ver se melhora o problema.

Desde o último desmonte do motor (fiz algumas vezes mais) fiquei mais empenhado em tentar mexer no sistema a fim de entender o que poderia causar o travamento do pinhão do motor elétrico. Vou dizer que pesquisei bastante e achei algumas coisas interessantes, embora nada em português, mas que me ajudou a esclarecer como funciona o sistema de assistência elétrica na coluna de direção. Algumas informações básicas:

- O sistema é chamado de EPS em inglês (electric power steering) ou C-EPS que é o caso da assistência na coluna.
- O sistema é baseado em um eixo sem-fim metálico e uma roda dentada, provavelmente de nylon. É chamada de Worm Shaft e Worm Wheel. Elas são lubrificadas com graxa, que inclusive tem especificação própria.
- O motor elétrico é do tipo "brushless", sem escovas e se acopla no eixo por uma peça chamada "coupling", que é aquela peça plástica.
- O eixo sem fim é apoiado em 2 rolamentos e no rolamento inferior, existe um mecanismo com uma mola chamado de Anti-Rattle Spring (ARS). É um mecanismo compensador, uma vez que toda as forças oriundas das rodas (vibrações, trancos, etc.) são transmitidas para a coluna de direção e para proteger o eixo sem fim e a roda de nylon, este mecanismo altera o ângulo do eixo e o contato entre estas duas peças.

O meu primeiro pensamento foi: onde é que se regula o contato do eixo sem fim com a roda dentada?? Não existe! Quem regula o contato entre as peças é a mola do ARS. No Onix, o sistema ARS é bem simples. Olhando de baixo para cima, dá para ver uma chapa preta com um parafuso na ponta e a outra extremidade apontando para um orifício na carcaça. Aquilo lá modifica a angulação do eixo conforme o sistema trabalha.

Na minha lógica, as causas dos travamentos eram:
- Rolamento engripado
- Falta de lubrificação entre as engrenagens
- Alinhamento entre os dentes das engrenagens fora do ideal . Normalmente por desgaste natural do sistema.

Pesquisei  e achei este artigo científico (em inglês) que fala que um dos problemas do sistema de C-EPS, está relacionado a alguns sintomas desagradáveis causados pelo contato entre as engrenagens.

https://ms.copernicus.org/articles/9/201/2018/ms-9-201-2018.html
Kim, S. H.: Worm gear efficiency model considering misalignment in electric power steering systems, Mech. Sci., 9, 201–210, https://doi.org/10.5194/ms-9-201-2018, 2018.

Ao ler o artigo, ficou mais claro para mim, que o problema principal nem está nos rolamentos e sim no contato entre os dentes das engrenagens, que devido ao uso, promove um desgaste ou falha de lubrificação que altera a dinâmica, levando ao travamento do movimento.

Com estas informações, comecei novos testes. Primeiramente tentei soltar o parafuso que prende a chapa do ARS. Soltei e nada aconteceu. O segundo teste foi tentar soltar a porção inferior da carcaça (parte final, onde a coluna se fixa. Quase nos pedais). A tarefa não pode ser concluída pois são 4 parafusos e os 2 superiores ficam inacessíveis pelo suporte. Mas soltei os 2 inferiores e para a minha surpresa, senti que o volante não estava prendendo ao movimento e a carcaça se mexia muito levemente. Foi o sinal que eu precisava para entender que o problema realmente é no contato entre as engrenagens: o movimento mudava o ângulo de contato e o problema sumia.

Depois deste momento, eu estava disposto a soltar o anel trava que prende o pinhão pra tentar sacá-lo e assim tentar lubrificar. Tenho o alicate, inclusive, mas a posição do anel não permitiu que eu conseguisse soltar com segurança com a coluna montada. Ou seja, missão cancelada, a princípio. Vou estudar mais e ver se consigo êxito.

Como não consegui sacar o eixo, tive a ideia de ao menos tentar alterar a posição do eixo. Como? Com um martelo. Peguei um pequeno martelo com cabeça plástica (para não machucar o acoplamento), tirei o “coupling” e bati sem dó no eixo. Para a minha surpresa, ao movimentar o eixo com as mãos, o movimento ficou mais fluido. Sem calos ou travamentos. A princípio, não acreditei em melhoras. Para melhorar ainda mais, peguei um secador de cabelo potente e aqueci a região do eixo por uns 2 minutos, imaginando que a lubrificação poderia se mover, tanto do eixo quanto dos rolamentos.

Esperei esfriar a carcaça um pouco, remontei tudo e liguei o carro: o sistema ficou melhor já parado, mas faltava testar em rodovia. E para felicidade geral, o travamento praticamente sumiu. Quase não acreditei quando estava na rodovia que aquela sensação de travamento havia desaparecido, embora ainda sentisse que o movimento para a direita ainda era pior que o para a esquerda. Tenho a noção que a solução definitiva é desmontar, revisar e lubrificar o sistema.

Concluindo a história toda: o problema está no contato entre as engrenagens. Se é por desgaste do nylon ou por desalinhamento do eixo ou por falta de lubrificação, eu não saberia dizer ainda. Mas ao menos, elimina a desconfiança que o problema vem de outros componentes da direção.

Por isso, eu sugiro que todos que tenham o problema, tentem desmontar o painel inferior, solte o motor elétrico e tente “martelar” o eixo para ver se muda alguma coisa. Se tiver as ferramentas, tentem fazer e digam se mudou algo ou não.

Desculpem o longo texto, mas espero que as informações ajudem a todos.

Obs: ainda estou testando o carro e até agora a direção está ok. Se voltar o problema, volto a relatar aqui.

Sekiya o eixo que você fala, é o eixo da coluna? O que liga no motor elétrico? Que vai até o outro eixo que liga na caixa( próximo os pedais)?

 

Vou tentar fazer no meu isso... 

 

@Sekiya cara se vc puder fazer um passo a passo com as imagens que vc tem aí, de como realizar esse desmonte e qual eixo vc disse que bateu com um martelo de plástico agradeço, tenho um martelo de borracha, será que dá certo tbm? 

 

Abraço amigo! Deus te abençoe por ajudar nessa luta que estamos enfrentando rsrs... 

Tô querendo fazer, estava lendo com mais calma e paciência e parece não ser difícil, mas se puder fazer um passo a passo de qual os parafusos retirar e tomar cuidado, pq vi do o ring que vc disse. E dúvida de qual eixo vc se refere, se precisa desmontar o motor elétrico ou não.

Só tô meio confuso nisso, se é mais fácil tirar o motor (se é no motor) que tem que bater com o martelo, ou se é no eixo ( com motor desmontado)... 

 

Abraco

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Em 02/08/2024 at 19:34, Sekiya disse:

@HugoOyamada, nessas minhas idas e vindas, também vi que poderia ser algum rolamento da coluna superior. O que me fez imaginar que não era, foi simplesmente o fato de que um rolamento quando chega a travar, ele faz ruídos, o que não era o meu caso. Até tentei lubrificar o rolamento que fica logo atrás do "hard disk" do volante, mas não senti nenhuma diferença.

Repito mais uma vez: depois que fiz o procedimento de desmontar o motor elétrico e simplesmente "marretar" o eixo, nunca mais o problema voltou. Hoje o volante do Prisma não trava mais. Sei que parece extremamente "amador" a solução, mas no meu caso solucionou. Por isso mesmo, gostaria que mais gente fizesse o mesmo pois se for isso mesmo, a solução pode ser mais simples do que a gente imagina.


Hugo, faça mais um teste que eu também já fiz:

Esse é mais fácil do que retirar o motor elétrico. No final da coluna de direção, onde tem os 2 pontos de ancoragem, já na região dos pedais, existem 4 parafusos tipo Torx. Deve ser na medida T45 ou T50, não me recordo. Eles fixam a parte final de ancoragem da coluna com a carcaça da coluna propriamente dita.

Tem 2 parafusos de fácil acesso e 2 parafusos que tem o acesso mais complicado, pois ficam na parte superior da coluna. Se for o caso, é só soltar os parafusos que prendem o "garfo" final na carroceria. É simples.


Apenas afrouxando os 4 parafusos Torx (sem retirá-los totalmente), ou pelo menos 3 deles, se você conseguir separar, nem que for de forma mínima a carcaça do "garfo" (pode forçar a movimentação da coluna - vai ser visível) e mexer no volante levemente de um lado para o outro, acredito que você poderá sentir que o "calo" que se sente na direção some. Isso com o motor desligado e sem assistência.

Para fundamentar esse teste, a parte final da coluna (o que eu chamo de garfo) apoia o rolamento final da coluna. A engrenagem "coroa" fica fixado no eixo da coluna de direção. Ao deslocar o rolamento, a engrenagem coroa também se mexe. Logo, o contato do pinhão sem-fim que se conecta no motor elétrico se modifica em relação a coroa. Então se a sensação de calo no volante sumir, a causa é contato da engrenagem coroa e do pinhão sem-fim. Foi mais ou menos assim que cheguei às minhas conclusões no longo texto que escrevi em postagem anterior.

Volto a dizer: sei que difícil acreditar no que eu fiz e nas minhas conclusões. Acho que quase ninguém acredita por ser simples demais e pelo trabalho de fazer sozinho ou pelo receio de estragar algo. Mas tente esse teste ai que descrevi, que é praticamente inofensivo e fácil de se fazer.

60cgAji.jpg7g8ULd7.jpgKnUjNP0.jpg

@Sekiya Minha duvida que ficou, é: Nessa foto que voce mandou, é da coluna de direção, vc tirou o parafuso torx e vc marretou com o martelo de plastico, esse eixou da coluna, ou vc  se refere aquele eixo do motor eletrico, que tem aquela peça plastica, pq vc disse que retirou a peça plastica para marretar, então minha duvida ficou aí, se vc desmontou os 4 parafuso torx e marretou bem no eixo da coluna, ou se foi no motor eletrico que voce desmontou tirou a peça plastica,e marretou..

 

Responde ai rsrs, to qierendo fazer isso nesse fimde semena,

 

AbraçO!!

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Estas imagens da última postagem é do final da coluna de direção. Fica lá nos pedais. O que eu fiz neste local, foi afrouxar os parafusos torx apenas. Quando eu fiz isso, a carcaça do mecanismo elétrico se movimentou bem pouco ao mexer no volante. No meu caso, quando eu movimentava levemente o volante com o motor desligado, eu sentia um "calo". Quando a carcaça estava solta, a sensação do "calo" sumiu. Por isso que eu recomendei soltar esses parafusos no final da coluna de direção, pensando em testar. Só soltar esses parafusos e movimentar, não resolveu.

 


O lugar onde eu marretei, foi no eixo pinhão do motor elétrico, que está em fotos anteriores, onde tem o vídeo de como se desmontar o acabamento inferior da coluna. Nas imagens, mostra a peça plástica preta (coupling). É só puxar a peça preta que ela sai, deixando exposto o eixo. Foi neste eixo que eu "marretei" com um pequeno martelo com a ponta de plástico.

- Basicamente, use o vídeo de desmonte dos acabamentos inferiores. Ai com a parte aberta, você irá entender melhor e visualizar o que tem que ser desmontado.
- Depois é soltar os conectores do módulo do motor que estarão à sua vista.
- Após isso é soltar os 3 parafusos torx do motor elétrico (é a parte mais chata) e puxá-lo para cima.
- Tire o "coupling" com a mão mesmo e o eixo estará lá para ser "martelado".
- Se tiver disponível, compre uma lata de silicone em spray. E borrife bastante no eixo e no rolamento com o intuito do silicone "escorrer" pelo eixo e rolamento.
- Depois disso, dê as pancadas no eixo, sem dó. Se não tiver um martelo com ponta/borda plástica, proteja o eixo para não danificá-lo.
- Ai movimente volante de um lado para o outro de leve para sentir se mudou alguma coisa, caso sinta um "calo" ou algo parecido.

Depois só montar tudo, tomando cuidado em não esquecer dos conectores elétricos e de manter o volante na mesma posição de desmontagem, só para facilitar o acoplamento do motor elétrico na carcaça. Lembrando que para encaixar o motor elétrico é preciso fazer uma pressão para baixo para se conseguir parafusá-lo.

Pena que que não posso te ajudar com o mais imagens e vídeos, pois o carro não está em casa.

  • Obrigado 1
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8 minutos atrás, Sekiya disse:

Estas imagens da última postagem é do final da coluna de direção. Fica lá nos pedais. O que eu fiz neste local, foi afrouxar os parafusos torx apenas. Quando eu fiz isso, a carcaça do mecanismo elétrico se movimentou bem pouco ao mexer no volante. No meu caso, quando eu movimentava levemente o volante com o motor desligado, eu sentia um "calo". Quando a carcaça estava solta, a sensação do "calo" sumiu. Por isso que eu recomendei soltar esses parafusos no final da coluna de direção, pensando em testar. Só soltar esses parafusos e movimentar, não resolveu.

 


O lugar onde eu marretei, foi no eixo pinhão do motor elétrico, que está em fotos anteriores, onde tem o vídeo de como se desmontar o acabamento inferior da coluna. Nas imagens, mostra a peça plástica preta (coupling). É só puxar a peça preta que ela sai, deixando exposto o eixo. Foi neste eixo que eu "marretei" com um pequeno martelo com a ponta de plástico.

- Basicamente, use o vídeo de desmonte dos acabamentos inferiores. Ai com a parte aberta, você irá entender melhor e visualizar o que tem que ser desmontado.
- Depois é soltar os conectores do módulo do motor que estarão à sua vista.
- Após isso é soltar os 3 parafusos torx do motor elétrico (é a parte mais chata) e puxá-lo para cima.
- Tire o "coupling" com a mão mesmo e o eixo estará lá para ser "martelado".
- Se tiver disponível, compre uma lata de silicone em spray. E borrife bastante no eixo e no rolamento com o intuito do silicone "escorrer" pelo eixo e rolamento.
- Depois disso, dê as pancadas no eixo, sem dó. Se não tiver um martelo com ponta/borda plástica, proteja o eixo para não danificá-lo.
- Ai movimente volante de um lado para o outro de leve para sentir se mudou alguma coisa, caso sinta um "calo" ou algo parecido.

Depois só montar tudo, tomando cuidado em não esquecer dos conectores elétricos e de manter o volante na mesma posição de desmontagem, só para facilitar o acoplamento do motor elétrico na carcaça. Lembrando que para encaixar o motor elétrico é preciso fazer uma pressão para baixo para se conseguir parafusá-lo.

Pena que que não posso te ajudar com o mais imagens e vídeos, pois o carro não está em casa.

Obrigado por responder amigo, tirei as "capas" (acabamento do painel) tá tudo desmontado kkk amanhã vou mexer, mas eu dei um chutes na coluna de direção, e por incrível que pareça ficou melhor pra dirigir, não tá agarrando... Mas percebo que tem que hora que ameaça a agarrar ... 

Amanhã vou fazer e posto mais novidades tbm.. 

Vou fazer o mesmo procedimento que vc fez... Só tem que tomar cuidado na hora de tirar e não perder o anel de borracha.

 Mais uma vez obrigado... 

12 minutos atrás, Sekiya disse:

Estas imagens da última postagem é do final da coluna de direção. Fica lá nos pedais. O que eu fiz neste local, foi afrouxar os parafusos torx apenas. Quando eu fiz isso, a carcaça do mecanismo elétrico se movimentou bem pouco ao mexer no volante. No meu caso, quando eu movimentava levemente o volante com o motor desligado, eu sentia um "calo". Quando a carcaça estava solta, a sensação do "calo" sumiu. Por isso que eu recomendei soltar esses parafusos no final da coluna de direção, pensando em testar. Só soltar esses parafusos e movimentar, não resolveu.

 


O lugar onde eu marretei, foi no eixo pinhão do motor elétrico, que está em fotos anteriores, onde tem o vídeo de como se desmontar o acabamento inferior da coluna. Nas imagens, mostra a peça plástica preta (coupling). É só puxar a peça preta que ela sai, deixando exposto o eixo. Foi neste eixo que eu "marretei" com um pequeno martelo com a ponta de plástico.

- Basicamente, use o vídeo de desmonte dos acabamentos inferiores. Ai com a parte aberta, você irá entender melhor e visualizar o que tem que ser desmontado.
- Depois é soltar os conectores do módulo do motor que estarão à sua vista.
- Após isso é soltar os 3 parafusos torx do motor elétrico (é a parte mais chata) e puxá-lo para cima.
- Tire o "coupling" com a mão mesmo e o eixo estará lá para ser "martelado".
- Se tiver disponível, compre uma lata de silicone em spray. E borrife bastante no eixo e no rolamento com o intuito do silicone "escorrer" pelo eixo e rolamento.
- Depois disso, dê as pancadas no eixo, sem dó. Se não tiver um martelo com ponta/borda plástica, proteja o eixo para não danificá-lo.
- Ai movimente volante de um lado para o outro de leve para sentir se mudou alguma coisa, caso sinta um "calo" ou algo parecido.

Depois só montar tudo, tomando cuidado em não esquecer dos conectores elétricos e de manter o volante na mesma posição de desmontagem, só para facilitar o acoplamento do motor elétrico na carcaça. Lembrando que para encaixar o motor elétrico é preciso fazer uma pressão para baixo para se conseguir parafusá-lo.

Pena que que não posso te ajudar com o mais imagens e vídeos, pois o carro não está em casa.

Só me tira uma dúvida vc martelou em cima do eixo ou de lado na diagonal tipo intuito de fazer girar o eixo? 

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Eu martelei em cima do eixo, perpendicular. Como se fosse um prego. A ideia é alterar o contato do "sem-fim" do pinhão. Só ajeitar o motor elétrico de forma que ele não atrapalhe que abre um espaço para martelar.

Ah, esqueci de dizer para soltar a caixa de fusíveis que fica lá embaixo, só pra abrir mais espaço na hora de soltar o motor elétrico.

O anel oring eu só alertei pois às vezes ele pode cair na hora de soltar o motor e corre-se o risco de não perceber e remontar sem ele.

Essa imagem abaixo é o eixo sem o "coupling". É nele que deve-se martelar. E é ao redor dele que é bom jogar um silicone spray.

j8VEjVtm.jpg

Editado por Sekiya
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1 hora atrás, Sekiya disse:

Eu martelei em cima do eixo, perpendicular. Como se fosse um prego. A ideia é alterar o contato do "sem-fim" do pinhão. Só ajeitar o motor elétrico de forma que ele não atrapalhe que abre um espaço para martelar.

Ah, esqueci de dizer para soltar a caixa de fusíveis que fica lá embaixo, só pra abrir mais espaço na hora de soltar o motor elétrico.

O anel oring eu só alertei pois às vezes ele pode cair na hora de soltar o motor e corre-se o risco de não perceber e remontar sem ele.

Essa imagem abaixo é o eixo sem o "coupling". É nele que deve-se martelar. E é ao redor dele que é bom jogar um silicone spray.

j8VEjVtm.jpg

Nossa, muito obrigado... Amanhã farei e depois venho retornar pra deixar minhas opiniões. 

 

Ótimo fim de semana !

 

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