Onix 1.0 2013 falhando funcionamento


Posts Recomendados

Tenho um Onix 2013 1.0 e há 1 mês acendeu a lâmpada da injeção eletrônica e o carro começou a engasgar e perder potência.

Levei na oficina e a solução foi a troca de cabos e velas.

Ocorre que 2 semanas depois o carro voltou a engasgar até que um dia ele não deu partida. Voltei para a oficina e o novo diagnóstico era que a bateria era incorreta e isso gerava erro na injeção. Fiz a troca da bateria por uma de 52Ah ( a anterior era 45Ah) mas, para minha surpresa, o carro continua engasgando e com potência muito baixa.

Notei também que ele está aquecendo rápido demais, mesmo com água no reservatório (tenho checado todo dia e não diminui o nível). A oficina sugeriu que o problema possa ser a junta do cabeçote, mas perdi a confiança neles devido à persistência do problema. Alguém já teve algo parecido? Como resolveram?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Bruno Spirlandeli, quando acendeu a luz da injeção, um código de erro é gerado. Sabendo qual é e pesquisando, já dá para se ter ideia do problema.

Quanto a bateria, dificilmente seria ela, uma vez que a capacidade em apere-hora (Ah) nada influencia no funcionamento. Quanto a ser junta do cabeçote, a primeira coisa a se fazer é verificar se há vazamento de compressão nos cilindros. Se, por exemplo, o vazamento for entre cilindros, pode ser que não haja perda de água, mas acaba causando falhas de ignição.

Nos casos de engasgos e potência baixa, o primeiro "culpado" é o sistema de ignição. O segundo, injeção.
Assim, a grosso modo, bobinas, velas, e cabos, além dos bicos injetores e bomba de combustível (vazão e pressão) são os primeiros a serem verificados. Se nada for encontrado, aí parte-se para análise de dados de sensores para tentar identificar se existe algum problema em componentes mecânicos, tal como sensores de fase, rotação, temperatura, e até mesmo em cabeçote e cilindros (vazamento de compressão) ou até mesmo o conhecido problema no eixo de comando de válvulas que desloca o came e altera o funcionamento do motor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.