Rádio (Player) Original GM Onix LT 2019


Posts Recomendados

Olá amigos do forum, 

Para dar um upgrade básico no conjunto de som/falantes do Onix, sem perder muita originalidade, tem como?

A ideia é manter o player padrão que vem (não é MyLink), mas colocar um conjunto de auto-falantes (apenas para som interno) nas quatro portas coaxial ou triaxial ou 2 vias.

Preferencialmente um kit 2 vias na frente e um falante atrás que trabalhe bem com baixas frequencias (50~70 hz).

Logo para isso preciso saber qual a potência máxima em Watts RMS que esse player consegue pré-amplificar na saída? Alguém tem essa informação real ou que já tenha instalado e possa garantir?

Estou colocando na foto qual o player que tem no meu Onix (pra não deixar dúvida), o modelo é HAGM1006 da fabricante coreana Humax.

Procurando na internet encontrei que seriam 4 x 45 wattz de potência máxima, agora resta saber se essa informação é confiável e se o player realmente consegue entregar essa potência pré-amplificada aos falantes, gerando no total 180 watts RMS (o que seria uma potência já muito boa para um som padrãozinho).
Outra opção que já descartei seria ligar um amplificador direto ao som original, mas o fato é que ele não tem saída RCA.

312da567-c62e-4cfe-b53f-55703e4f0c50.png

som.jpg

som_onix_original_2.png

som_onix_original_tras_nao_tem_RCA2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


O mais importante para se observar é a impedância do alto-falante que vc irá utilizar. Pelas informações acima, se vc colocar um kit ou woofer com 4 Ohms, o radio vai entregar a praticamente mesma potência que o som original, que com certeza não é 45W RMS, tem muita margem pra essa especificação "mentir", não da pra saber se é 45W RMS por canal, se é 45W RMS para os 4 canais, se é 45W de potencia máxima instantânea por canal (provavelmente é isso, e eu considero um dado inútil pra um projeto de som), não está muito claro. Eu chutaria que esse rádio tem uns de 15 a 25W RMS por canal, o que normalmente é para esses players originais.

 

Acho que qualquer kit ou woofer de 4 Ohms serveria, a potência de um woofer é a quantidade de potência máxima que ele pode receber, mas não significa que vai receber toda essa potência, isso depende do que o amplificador (seja do circuito interno do rádio original ou de um módulo externo) consegue entregar, nesse caso as caixas nas portas tocariam exatamente o que o rádio entrega. O upgrade pode melhorar um pouco as frequências mais agudas se for colocado um kit 2 vias, mas não vai aumentar a potencia total. Vc tb nunca vai conseguir 50~70 hz com os auto-falantes da porta traseira, pra isso vc precisaria de um subwoofer, que precisa de mais espaço disponível. Para o upgrade valer a pena, eu sugeriria colocar uma caixa subwoofer amplificada (pro porta malas ou slim de baixo do banco) e utilizar um conversor de entrada de baixa impedância (a que sai dos alto-falantes do rádio original) para RCA, e nas portas os kits duas vias. Se o som original parecer muito fraco, acho que não tem como escapar muito de adicionar um módulo amplificador para as portas tb.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.