Defeito de fábrica na bomba d'água ocasionando vazamento excessivo pelo ladrão


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal, tudo certo?

Meu nome é Daniel, sou universitário e eu tenho um Onix 1.0 12/13. Fui viajar e no painel do carro estava o fatídico "CODE 4", peguei indicações de mecânico, levei o carro até ele e o problema identificado era na bomba d'água, ele trocou a bomba d'água e alegou um defeito de fábrica, onde ladrão da bomba estava vazando sem parar e não estava cumprindo sua função direito. No dia seguinte fui viajar de novo e, ainda assim, o "CODE 4" continuava aparecendo e sumindo o tempo todo (Cometi o erro de seguir viagem, parei o carro o tempo todo para monitorar a agua e encher o reservatório do sistema de arrefecimento). Chegando no meu destino, que era a cidade da minha namorada, levei o carro no mecânico de confiança do meu sogro e os problema identificados desta vez foram tubo e selo da admissão de água (antes de chegar na bomba d'água). O tubo e o selo já estavam muito velho, o tubo quebrou na hora da remoção e o selo já não cumpria o papel de vedação, após esse conserto não houveram mais vazamentos. 

Conversei com o mecânico que solucionou o problema, contei o caso anterior e mostrei a bomba d'água "com defeito" para ele, notamos que a água que estava vazando tinha uma coloração marrom/alaranjada, uma cor de ferrugem e na bomba d'água não havia nenhum resquício dessa cor, desse "ferrugem".

Gostaria de saber se alguém já passou por isso, conhece alguém que já passou por isso ou conhece esse tipo de defeito, se ele realmente existe. Gosto muito de carro e sou entusiasta, mas tenho carro a pouco tempo e na prática é completamente diferente.

Desde já agradeço!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@DanielSirio, pelo que você relatou, a água estava com coloração de ferrugem. Isso é sinal que não havia aditivo misturado ao líquido de arrefecimento, ou aditivo em concentração muito baixa e o carro rodou um bom tempo assim. Por isso a ferrugem, que acaba vindo das galerias de água do bloco de ferro fundido.

É um problema comum quando não se faz a manutenção do sistema de arrefecimento de forma correta, tal como troca total do líquido a cada 5 anos em média, assim como a constante adição de água pura que acaba diluindo o líquido original. O ideal é que a mistura de aditivo e água seja em torno de 50% de cada um (eu costumo utilizar mais aditivo que água 60%/40%).

Quanto a bomba d'água e o tubo é comum acontecer problemas, infelizmente. Hoje em dia, usa-se muito plástico de engenharia que nem sempre aguentam a alta temperatura, associado ao baixo controle de qualidade das peças (mesmo originais) acabam por trazer transtornos constantes aos donos dos carros e até para oficinas (alta taxa de retorno/garantia). Quanto a não ter ferrugem na bomba d'água é porque o material da mesma é inoxidável (ligas de alumínio/aço inox/plástico do rotor).

Em casos como o seu, em que é encontrado ferrugem no sistema, se a quantidade de sujeira for pouca, uma boa lavagem sem desmonte de radiador e válvula termostática pode resolver. Agora se tiver sujeira grossa, o ideal é revisar todo o sistema para evitar que o carro superaqueça por obstrução.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sekiya, obrigado pela resposta!

Realmente o carro rodou muito tempo somente com água no sistema de arrefecimento e entendi o motivo da água com coloração de ferrugem, mas agora já está certo, exatamente com a proporção que você utiliza (60% de aditivo e 40% de água).

A situação da bomba d'água é que no início desse ano foi feita uma manutenção e troquei válvula termostática e bomba d'água, é uma peça nova (inclusive ainda tenho ela em mãos) e o mecânico trocou alegando o tal defeito de fábrica. E se realmente estivesse vazando água pelo ladrão da bomba era pra essa água ter a coloração de ferrugem e, consequentemente, era pra ter algum resquício de ferrugem na bomba, não o ferrugem proveniente dela, mas sim das galerias de água do bloco de ferro fundido, como você disse, correto? Bom, essa é a minha dúvida, pois acho que a bomba estava e está em perfeito estado de funcionamento, mas isso só terei certeza se o mecânico aceitar destrocar a bomba e creio que esse é um direito meu.

Quanto a ferrugem no sistema, em breve farei uma revisão no carro para checar isso e outros probleminhas que tiver kkkk

Muito obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

44 minutos atrás, DanielSirio disse:

E se realmente estivesse vazando água pelo ladrão da bomba era pra essa água ter a coloração de ferrugem e, consequentemente, era pra ter algum resquício de ferrugem na bomba, não o ferrugem proveniente dela, mas sim das galerias de água do bloco de ferro fundido, como você disse, correto? Bom, essa é a minha dúvida, pois acho que a bomba estava e está em perfeito estado de funcionamento, mas isso só terei certeza se o mecânico aceitar destrocar a bomba e creio que esse é um direito meu.

Entendi agora...

Normalmente, quando há vazamento pelo ladrão da bomba, fica alguma marca sim. Até porque quando vaza pelo selo da bomba (retentor do eixo), o rolamento é lavado sua graxa escorre, marcando ainda mais. Se você observar o eixo pelo ladrão e ele estiver sujo, já dá para ter uma ideia se vazou algo por lá. Outra coisa é que o rotor fica meio ruim de girar caso haja vazamento. Falo isso pois recentemente tive que trocar a bomba d'água por vazamento pelo selo e observei esses detalhes que citei acima. Tem um tópico com umas fotos que tirei da bomba velha:

Mas de qualquer forma, a troca da bomba acabou sendo preventiva (embora podendo ser desnece$$ária). Na minha opinião, melhor nem mexer muito (destrocar), pois o carro atualmente está ok. Eu mesmo, tive problemas de vazamento de óleo na polia do comando de válvulas (tem que tirar para trocar a bomba) que percebi 1 dia após a troca, o que me fez perder 1 dia e 1 correia dentada (a oficina pagou uma nova). Só de pensar em ter que desmontar tudo por causa da bomba já me desanimaria... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O negócio é que a bomba é nova e o mecânico trocou, gastei 500 reais ao todo, 300 com o mecânico que trocou a bomba e que não resolveu o problema e 200 com o outro que resolveu. Minha opinião é que o mecânico só trocou a bomba sem identificar de fato onde era o vazamento e não verificou após a troca. Aí eu preciso diminuir meu prejuízo... Isso tá me dando uma dor de cabeça enorme!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.