Código erro P0138 - 02 Sensor Circuit High Voltage Bank 1 Sensor 2


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Olá,

Sou novo por aqui, caso eu erre em algo desde já peço desculpas.

Estou com um Onix Hatch 1.4MT LTZ 8v SPE 2014-2015, que a dias vem me tirando o sono. Após eu passar com o carro "sem querer" em um pedaço de uma via com um pouco de água da chuva, o veículo começou a acender a luz de injeção no painel e a perder força na aceleração. Levei o veículo no mecânico e constatou através do scanner da Bosch OBDII o código de erro P0138, segundo o mecânico foi a segunda sonda lambda (pós) que havia queimado. Ele efetuou a substituição e sai com o veículo da oficina funcionando perfeitamente, porém um dia depois apresentou o mesmo problema, levei nele de novo e limpou o erro, troquei o combustível de álcool para gasolina, desliguei a bateria e religuei, andei outro dia e deu de novo a mesma coisa, tem sido esse leva e trás do veículo para oficina a dias. Ressalto que na primeira e mesma manutenção, aproveitei para fazer uma revisão geral, onde troquei também as velas e cabos de velas, fiz carburação, mexeu nos freios e etc.

Se alguém puder ajudar com alguma dica, desde já agradeço!

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Na hora que passou na água aconteceu algo, tal como motor morrer ou mal funcionamento instantaneamente? Ou esse problema só apareceu depois?

Pelo pouco que sei e já li a respeito, seria bom o mecânico monitorar o funcionamento da sonda pré e pós com o motor funcionando via scanner. A partir daí verificar todos os conectores para ver se não há problemas de oxidação de conectores. Depois disso verificar se o catalisador está cumprindo seu papel, pois já li que pode ser um dos causadores deste problema.

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37 minutos atrás, Sekiya disse:

Na hora que passou na água aconteceu algo, tal como motor morrer ou mal funcionamento instantaneamente? Ou esse problema só apareceu depois?

Pelo pouco que sei e já li a respeito, seria bom o mecânico monitorar o funcionamento da sonda pré e pós com o motor funcionando via scanner. A partir daí verificar todos os conectores para ver se não há problemas de oxidação de conectores. Depois disso verificar se o catalisador está cumprindo seu papel, pois já li que pode ser um dos causadores deste problema.

Olá Sekiya,

O problema que ocorreu foi instantâneo, porém aparentemente a falha da Sonda 02 foi resolvida. O Mecânico havia instalado uma Sonda sem histórico anterior (usada). Eu pessoalmente comprei uma Sonda NTK original do carro e efetuei a substituição, o erro que acusava no Scanner de Sonda 02, sumiu. Porém agora de forma intermitente e na maioria das vezes após passar dos 3mil RPM, a luz de injeção pisca no painel algumas vezes e depois apaga e na maioria das vezes não fica registrado no histórico de falhas, algumas vezes "nem sempre" quando isso ocorre, a aceleração fica "pesada". Conseguimos em uma única vez em que a luz ficou fixa, detectar que é o código de erro P0300 - Falha de ignição. Porém as velas, cabos de velas são novos e modelo original do carro. Testamos as bobinas e estão centelhando normalmente, sem oxidações nos contatos ou trincas. Ainda um mistério.

Editado por glaucio.costa90
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Esse erro P0300 é conhecido no Onix quando se troca a correia dentada. É referente a um "sincronismo eletrônico" feito via scanner (não são todos que tem esta função), que normalmente envolve o sensor de rotação (que fica perto da polia do virabrequim) e o sensor de fase (que fica no cabeçote perto do 4ª cilindro). Sabe lá Deus o motivo pela qual a central eletrônica reconhece que o motor saiu do ponto. Pelo que já li, não é sempre que isso ocorre nas trocas de correia.

A questão que visualizo pelas informações é que:
- Pode ser que o sensor de rotação tenha sido avariado ou tenha saído do lugar após a passagem pela água (pois fica em um local baixo). Neste caso, verificando se o sensor está ok, talvez fazendo o "aprendizado do sincronismo" o problema se resolva.
- No pior dos casos, a aspiração de água pelo coletor (pois me parece que possa ter acontecido isso, mesmo que pouco) pode ter causado um pequeno "calço hidráulico" a ponto de interferir no comando de válvulas fazendo que o motor saia do ponto de forma mecânica, pois o Onix tem o comando de válvulas oco, o que permite este acontecimento.

Eu tentaria fazer o procedimento via scanner, testando o sensor de rotação e suas conexões, e observaria se resolve ou não.

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Em 14/08/2020 at 23:43, Sekiya disse:

Esse erro P0300 é conhecido no Onix quando se troca a correia dentada. É referente a um "sincronismo eletrônico" feito via scanner (não são todos que tem esta função), que normalmente envolve o sensor de rotação (que fica perto da polia do virabrequim) e o sensor de fase (que fica no cabeçote perto do 4ª cilindro). Sabe lá Deus o motivo pela qual a central eletrônica reconhece que o motor saiu do ponto. Pelo que já li, não é sempre que isso ocorre nas trocas de correia.

A questão que visualizo pelas informações é que:
- Pode ser que o sensor de rotação tenha sido avariado ou tenha saído do lugar após a passagem pela água (pois fica em um local baixo). Neste caso, verificando se o sensor está ok, talvez fazendo o "aprendizado do sincronismo" o problema se resolva.
- No pior dos casos, a aspiração de água pelo coletor (pois me parece que possa ter acontecido isso, mesmo que pouco) pode ter causado um pequeno "calço hidráulico" a ponto de interferir no comando de válvulas fazendo que o motor saia do ponto de forma mecânica, pois o Onix tem o comando de válvulas oco, o que permite este acontecimento.

Eu tentaria fazer o procedimento via scanner, testando o sensor de rotação e suas conexões, e observaria se resolve ou não.

Bom dia Sekiya,

Mais uma vez, obrigado pelo retorno. Estou pensando em mudar de mecânico e fazer esse sincronismo da rotação via scanner, pois a correia dentada foi sim trocada na manutenção e o mecânico disse que fez o procedimento, mas não tenho certeza. A luz de injeção continua piscando e depois apagando em rotações mais altas, geralmente acima de 3000 RPM. Obs.: Quando isso ocorre, sinto no pedal do acelerador do veículo, ele dando "cabeçada", perdendo potência e depois volta ao normal. É difícil diagnosticar ao certo o que é, pois não fica no histórico do scanner qual a falha.

Editado por glaucio.costa90
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Em 14/08/2020 at 23:43, Sekiya disse:

Esse erro P0300 é conhecido no Onix quando se troca a correia dentada. É referente a um "sincronismo eletrônico" feito via scanner (não são todos que tem esta função), que normalmente envolve o sensor de rotação (que fica perto da polia do virabrequim) e o sensor de fase (que fica no cabeçote perto do 4ª cilindro). Sabe lá Deus o motivo pela qual a central eletrônica reconhece que o motor saiu do ponto. Pelo que já li, não é sempre que isso ocorre nas trocas de correia.

A questão que visualizo pelas informações é que:
- Pode ser que o sensor de rotação tenha sido avariado ou tenha saído do lugar após a passagem pela água (pois fica em um local baixo). Neste caso, verificando se o sensor está ok, talvez fazendo o "aprendizado do sincronismo" o problema se resolva.
- No pior dos casos, a aspiração de água pelo coletor (pois me parece que possa ter acontecido isso, mesmo que pouco) pode ter causado um pequeno "calço hidráulico" a ponto de interferir no comando de válvulas fazendo que o motor saia do ponto de forma mecânica, pois o Onix tem o comando de válvulas oco, o que permite este acontecimento.

Eu tentaria fazer o procedimento via scanner, testando o sensor de rotação e suas conexões, e observaria se resolve ou não.

Olá,

Gostaria de informar que fui em outro mecânico e pedi para fazer o sincronismo através do scanner (aprendizagem do sensor de rotação), o mecânico seguiu o passo a passo que o scanner foi pedindo para ele fazer (apertar freio, acelerador e etc.), e desde então não deu mais problema, desde a minha última postagem aqui (mais de uma semana) a luz não acendeu mais e não perdeu mais o desempenho, e espero que continue assim rsrs..

Sekiya, muito obrigado pelo apoio, me ajudou bastante, um abraço!

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