glaucio.costa90 Postado Agosto 8, 2020 Postado Agosto 8, 2020 Olá, Sou novo por aqui, caso eu erre em algo desde já peço desculpas. Estou com um Onix Hatch 1.4MT LTZ 8v SPE 2014-2015, que a dias vem me tirando o sono. Após eu passar com o carro "sem querer" em um pedaço de uma via com um pouco de água da chuva, o veículo começou a acender a luz de injeção no painel e a perder força na aceleração. Levei o veículo no mecânico e constatou através do scanner da Bosch OBDII o código de erro P0138, segundo o mecânico foi a segunda sonda lambda (pós) que havia queimado. Ele efetuou a substituição e sai com o veículo da oficina funcionando perfeitamente, porém um dia depois apresentou o mesmo problema, levei nele de novo e limpou o erro, troquei o combustível de álcool para gasolina, desliguei a bateria e religuei, andei outro dia e deu de novo a mesma coisa, tem sido esse leva e trás do veículo para oficina a dias. Ressalto que na primeira e mesma manutenção, aproveitei para fazer uma revisão geral, onde troquei também as velas e cabos de velas, fiz carburação, mexeu nos freios e etc. Se alguém puder ajudar com alguma dica, desde já agradeço! Citar
Sekiya Postado Agosto 15, 2020 Postado Agosto 15, 2020 Na hora que passou na água aconteceu algo, tal como motor morrer ou mal funcionamento instantaneamente? Ou esse problema só apareceu depois? Pelo pouco que sei e já li a respeito, seria bom o mecânico monitorar o funcionamento da sonda pré e pós com o motor funcionando via scanner. A partir daí verificar todos os conectores para ver se não há problemas de oxidação de conectores. Depois disso verificar se o catalisador está cumprindo seu papel, pois já li que pode ser um dos causadores deste problema. Citar
glaucio.costa90 Postado Agosto 15, 2020 Autor Postado Agosto 15, 2020 (editado) 37 minutos atrás, Sekiya disse: Na hora que passou na água aconteceu algo, tal como motor morrer ou mal funcionamento instantaneamente? Ou esse problema só apareceu depois? Pelo pouco que sei e já li a respeito, seria bom o mecânico monitorar o funcionamento da sonda pré e pós com o motor funcionando via scanner. A partir daí verificar todos os conectores para ver se não há problemas de oxidação de conectores. Depois disso verificar se o catalisador está cumprindo seu papel, pois já li que pode ser um dos causadores deste problema. Olá Sekiya, O problema que ocorreu foi instantâneo, porém aparentemente a falha da Sonda 02 foi resolvida. O Mecânico havia instalado uma Sonda sem histórico anterior (usada). Eu pessoalmente comprei uma Sonda NTK original do carro e efetuei a substituição, o erro que acusava no Scanner de Sonda 02, sumiu. Porém agora de forma intermitente e na maioria das vezes após passar dos 3mil RPM, a luz de injeção pisca no painel algumas vezes e depois apaga e na maioria das vezes não fica registrado no histórico de falhas, algumas vezes "nem sempre" quando isso ocorre, a aceleração fica "pesada". Conseguimos em uma única vez em que a luz ficou fixa, detectar que é o código de erro P0300 - Falha de ignição. Porém as velas, cabos de velas são novos e modelo original do carro. Testamos as bobinas e estão centelhando normalmente, sem oxidações nos contatos ou trincas. Ainda um mistério. Editado Agosto 15, 2020 por glaucio.costa90 Citar
Sekiya Postado Agosto 15, 2020 Postado Agosto 15, 2020 Esse erro P0300 é conhecido no Onix quando se troca a correia dentada. É referente a um "sincronismo eletrônico" feito via scanner (não são todos que tem esta função), que normalmente envolve o sensor de rotação (que fica perto da polia do virabrequim) e o sensor de fase (que fica no cabeçote perto do 4ª cilindro). Sabe lá Deus o motivo pela qual a central eletrônica reconhece que o motor saiu do ponto. Pelo que já li, não é sempre que isso ocorre nas trocas de correia. A questão que visualizo pelas informações é que: - Pode ser que o sensor de rotação tenha sido avariado ou tenha saído do lugar após a passagem pela água (pois fica em um local baixo). Neste caso, verificando se o sensor está ok, talvez fazendo o "aprendizado do sincronismo" o problema se resolva. - No pior dos casos, a aspiração de água pelo coletor (pois me parece que possa ter acontecido isso, mesmo que pouco) pode ter causado um pequeno "calço hidráulico" a ponto de interferir no comando de válvulas fazendo que o motor saia do ponto de forma mecânica, pois o Onix tem o comando de válvulas oco, o que permite este acontecimento. Eu tentaria fazer o procedimento via scanner, testando o sensor de rotação e suas conexões, e observaria se resolve ou não. Citar
glaucio.costa90 Postado Agosto 17, 2020 Autor Postado Agosto 17, 2020 (editado) Em 14/08/2020 at 23:43, Sekiya disse: Esse erro P0300 é conhecido no Onix quando se troca a correia dentada. É referente a um "sincronismo eletrônico" feito via scanner (não são todos que tem esta função), que normalmente envolve o sensor de rotação (que fica perto da polia do virabrequim) e o sensor de fase (que fica no cabeçote perto do 4ª cilindro). Sabe lá Deus o motivo pela qual a central eletrônica reconhece que o motor saiu do ponto. Pelo que já li, não é sempre que isso ocorre nas trocas de correia. A questão que visualizo pelas informações é que: - Pode ser que o sensor de rotação tenha sido avariado ou tenha saído do lugar após a passagem pela água (pois fica em um local baixo). Neste caso, verificando se o sensor está ok, talvez fazendo o "aprendizado do sincronismo" o problema se resolva. - No pior dos casos, a aspiração de água pelo coletor (pois me parece que possa ter acontecido isso, mesmo que pouco) pode ter causado um pequeno "calço hidráulico" a ponto de interferir no comando de válvulas fazendo que o motor saia do ponto de forma mecânica, pois o Onix tem o comando de válvulas oco, o que permite este acontecimento. Eu tentaria fazer o procedimento via scanner, testando o sensor de rotação e suas conexões, e observaria se resolve ou não. Bom dia Sekiya, Mais uma vez, obrigado pelo retorno. Estou pensando em mudar de mecânico e fazer esse sincronismo da rotação via scanner, pois a correia dentada foi sim trocada na manutenção e o mecânico disse que fez o procedimento, mas não tenho certeza. A luz de injeção continua piscando e depois apagando em rotações mais altas, geralmente acima de 3000 RPM. Obs.: Quando isso ocorre, sinto no pedal do acelerador do veículo, ele dando "cabeçada", perdendo potência e depois volta ao normal. É difícil diagnosticar ao certo o que é, pois não fica no histórico do scanner qual a falha. Editado Agosto 17, 2020 por glaucio.costa90 Citar
glaucio.costa90 Postado Agosto 24, 2020 Autor Postado Agosto 24, 2020 Em 14/08/2020 at 23:43, Sekiya disse: Esse erro P0300 é conhecido no Onix quando se troca a correia dentada. É referente a um "sincronismo eletrônico" feito via scanner (não são todos que tem esta função), que normalmente envolve o sensor de rotação (que fica perto da polia do virabrequim) e o sensor de fase (que fica no cabeçote perto do 4ª cilindro). Sabe lá Deus o motivo pela qual a central eletrônica reconhece que o motor saiu do ponto. Pelo que já li, não é sempre que isso ocorre nas trocas de correia. A questão que visualizo pelas informações é que: - Pode ser que o sensor de rotação tenha sido avariado ou tenha saído do lugar após a passagem pela água (pois fica em um local baixo). Neste caso, verificando se o sensor está ok, talvez fazendo o "aprendizado do sincronismo" o problema se resolva. - No pior dos casos, a aspiração de água pelo coletor (pois me parece que possa ter acontecido isso, mesmo que pouco) pode ter causado um pequeno "calço hidráulico" a ponto de interferir no comando de válvulas fazendo que o motor saia do ponto de forma mecânica, pois o Onix tem o comando de válvulas oco, o que permite este acontecimento. Eu tentaria fazer o procedimento via scanner, testando o sensor de rotação e suas conexões, e observaria se resolve ou não. Olá, Gostaria de informar que fui em outro mecânico e pedi para fazer o sincronismo através do scanner (aprendizagem do sensor de rotação), o mecânico seguiu o passo a passo que o scanner foi pedindo para ele fazer (apertar freio, acelerador e etc.), e desde então não deu mais problema, desde a minha última postagem aqui (mais de uma semana) a luz não acendeu mais e não perdeu mais o desempenho, e espero que continue assim rsrs.. Sekiya, muito obrigado pelo apoio, me ajudou bastante, um abraço! 1 Citar
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.