Câmbio automático 6T30 flutuando da 2ª para 3ª


Posts Recomendados

Olá pessoal,

Tenho um prisma automático 2015 com 80 mil km e quando ocorre a troca de marcha da 2ª para 3ª, ocorre uma flutuação nesta passagem. Isso ocorre apenas quando o motor já está em temperatura normal de funcionamento, com o motor frio não ocorre essa flutuação. Gostaria de saber se alguém já passou ou está passando por esta situação.

Já fiz várias pesquisas e muitos falam sobre uma peça chamada "disco mola" que se rompe causando flutuação na 3ª, 5ª e Ré e aparentemente essa quebra do disco mola ocorria na 1ª geração do câmbio 6T30 que vinha no Sonic e nos primeiros Cruze automáticos. O onix/prisma saiu com câmbio 6T30 de 2ª geração e este problema já "estaria" resolvido.

Muito obrigado

Michel

Prisma LTZ 2015 AT

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Michel_ pelo que sei e já pesquisei, o 6T30 de segunda geração estreou no Brasil no Cruze 2015. Na linha Onix/Prisma só na linha 2017.

O seu carro provavelmente tem o de primeira geração ainda. Pelo que pesquisei ele realmente pode ter este problema do disco mola, além de defletores plásticos internos se desintegrarem, podendo entupir o filtro. Parece que no de segunda geração mudaram estes componentes problemáticos.

Já trocou o óleo do seu câmbio e verificou o nível? Se sim, talvez o próximo passo seja procurar uma boa oficina de câmbio AT antes do estrago ficar maior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 05/07/2020 at 00:20, Sekiya disse:

@Michel_ pelo que sei e já pesquisei, o 6T30 de segunda geração estreou no Brasil no Cruze 2015. Na linha Onix/Prisma só na linha 2017.

O seu carro provavelmente tem o de primeira geração ainda. Pelo que pesquisei ele realmente pode ter este problema do disco mola, além de defletores plásticos internos se desintegrarem, podendo entupir o filtro. Parece que no de segunda geração mudaram estes componentes problemáticos.

Já trocou o óleo do seu câmbio e verificou o nível? Se sim, talvez o próximo passo seja procurar uma boa oficina de câmbio AT antes do estrago ficar maior.

Ola Sekiya, tudo blz? obrigado pela sugestão. Pior que esta situação já ocorre há um bom tempo e com essa pandemia estou usando mais o carro para ir trabalhar. Então comecei a pesquisar um pouco mais sobre esse sintoma que ocorre na passagem da 2ª para 3ª quando o veículo atinge a temperatura normal.

Sobre a geração do cambio, a nota da GM no lançamento é que o onix/prisma "viriam" com a segunda geração do GF6, mas na prática não sabemos se isso ocorreu de verdade.

https://media.gm.com/media/br/pt/chevrolet/news.detail.html/content/Pages/news/br/pt/2013/Jul/0716-chevrolet-onix-2014.html

Bom, vou torcer para que não piore a situação, por enquanto não ocorre trancos nas demais marchas conforme os relatos e videos que tem sobre o 6T30. Também vou verificar a possibilidade da troca do fluído por uma questão de prevenção, contrariando o manual, mas uma coisa é o carro na garantia e outra é sem a garantia, então melhor não arriscar.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que você está certo quanto a geração da transmissão e eu me enganei. Desculpe.
Consultei os códigos dos câmbios AT e consta 3ª geração para os modelos 2017 em diante. Logo deduzo que os anteriores sejam de 2ª geração.

Talvez por isso que já vi reparadores designarem os 6T30, como 1ª geração. 6T31 como 2ª e 6T32 como 3ª geração. Agora, o que não dá para saber é se os componentes problemáticos foram alterados. O que eu já vi, foi um vídeo sobre um câmbio que denominaram 6T32 e mostram defletores de óleo pretos ao invés do laranja (que parecem ser os problemáticos). Quanto a mola não dá para saber pois visualmente era igual.

Quanto a troca de óleo, eu já fiz mesmo não sendo recomendado, pois o óleo estava muito escuro com apenas 25 mil km. Sei que a cor não quer dizer muita coisa (o cheiro sim), mas como a fama deste câmbio é duvidosa, resolvi fazer a troca parcial (5 litros de óleo) em casa mesmo. Posso ter jogado dinheiro fora, mas prefiro não arriscar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.