davytiburcio Postado Abril 20, 2020 Postado Abril 20, 2020 Bom dia, preciso de um esclarecimento. Meu onix actve aut 1.4 2019, não desenvolve após engatar a sexta marcha. Costumo viajar bastante e por muitas vezes na estrada gosto de dar uma esticada, mas quando o carro engata a sexta marcha é como se a aceleração fosse cortada, como se houvesse um bloqueio no carro, pra não subir a rotações quando em sexta marcha. Citar
Sekiya Postado Maio 13, 2020 Postado Maio 13, 2020 Estamos falando de um carro com apenas 106cv no álcool. Na gasolina são apenas 98cv. Todo câmbio AT já "longo" por natureza, já que o conversor de torque compensa. Além desse detalhe, o câmbio AT do Onix prioriza a economia e não o desempenho. Partindo dessa premissa, se você verificar no manual, existem as relações de marchas descritas. A 5ª marcha consta 1,000:1, o que significa que a cada 1 volta do motor que entra no câmbio, sai 1 volta também (chamada de marcha direta). Já a 6ª marcha, consta 0,742:1, ou seja, o motor gira 0,742 de volta e sai 1 volta do câmbio. Desta forma, já dá para verificar que a 6ª marcha é quase 26% mais longa que a 5ª. Assim, é sabido que o motor acaba fazendo mais força para ganhar velocidade em 6ª marcha. Como o motor é relativamente fraco, a sensação de que o carro não desenvolve, vem destas características. Há um outro detalhe que eu havia dito, que é o conversor de torque. Ele deveria compensar as relações longas do câmbio, fazendo o motor "patinar" e assim ganhando potência. Porém, esses câmbios mais modernos possuem o chamado bloqueio do conversor, que faz com que ele deixe de "patinar" em determinadas marchas a velocidade constante. O que dificulta mais ainda a vida do motor, pois ele estará 100% acoplado ao câmbio de relações longas. Citar
Pytter Postado Junho 2, 2020 Postado Junho 2, 2020 Em 20/04/2020 at 11:19, davytiburcio disse: Bom dia, preciso de um esclarecimento. Meu onix actve aut 1.4 2019, não desenvolve após engatar a sexta marcha. Costumo viajar bastante e por muitas vezes na estrada gosto de dar uma esticada, mas quando o carro engata a sexta marcha é como se a aceleração fosse cortada, como se houvesse um bloqueio no carro, pra não subir a rotações quando em sexta marcha. Pelo menos no meu, Prisma 2018 1.4 AT, que acredito ser o mesmo motor e câmbio seu, percebo que ele desenvolve lento na 6 com pé leve e baixa rotação, mas se ele estiver em 2700rpm na 5 e passar para a 6 ele desenvolve razoável... Com a questão de economia que o câmbio prioriza, ele não deixa atingir o torque que é necessário pra desenvolver na 6 numa rotação baixa, e cai para a 5 quando você aperta. Ainda tem a questão que o amigo @Sekiya falou, sobre o conversor de torque. Citar
Posts Recomendados
Join the conversation
You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.