Posts Recomendados

Postado

Bom dia, preciso de um esclarecimento.

Meu onix actve aut 1.4 2019, não desenvolve após engatar a sexta marcha. Costumo viajar bastante e por muitas vezes na estrada gosto de dar uma esticada, mas quando o carro engata a sexta marcha é como se a aceleração fosse cortada, como se houvesse um bloqueio no carro, pra não subir a rotações quando em sexta marcha.

  • 4 semanas depois...

Postado

Estamos falando de um carro com apenas 106cv no álcool. Na gasolina são apenas 98cv.
Todo câmbio AT já "longo" por natureza, já que o conversor de torque compensa. Além desse detalhe, o câmbio AT do Onix prioriza a economia e não o desempenho.

Partindo dessa premissa, se você verificar no manual, existem as relações de marchas descritas. A 5ª marcha consta 1,000:1, o que significa que a cada 1 volta do motor que entra no câmbio, sai 1 volta também (chamada de marcha direta). Já a 6ª marcha, consta 0,742:1, ou seja, o motor gira 0,742 de volta e sai 1 volta do câmbio.

Desta forma, já dá para verificar que a 6ª marcha é quase 26% mais longa que a 5ª. Assim, é sabido que o motor acaba fazendo mais força para ganhar velocidade em 6ª marcha. Como o motor é relativamente fraco, a sensação de que o carro não desenvolve, vem destas características.

Há um outro detalhe que eu havia dito, que é o conversor de torque. Ele deveria compensar as relações longas do câmbio, fazendo o motor "patinar" e assim ganhando potência. Porém, esses câmbios mais modernos possuem o chamado bloqueio do conversor, que faz com que ele deixe de "patinar" em determinadas marchas a velocidade constante. O que dificulta mais ainda a vida do motor, pois ele estará 100% acoplado ao câmbio de relações longas.

  • 3 semanas depois...
Postado

 

Em 20/04/2020 at 11:19, davytiburcio disse:

Bom dia, preciso de um esclarecimento.

Meu onix actve aut 1.4 2019, não desenvolve após engatar a sexta marcha. Costumo viajar bastante e por muitas vezes na estrada gosto de dar uma esticada, mas quando o carro engata a sexta marcha é como se a aceleração fosse cortada, como se houvesse um bloqueio no carro, pra não subir a rotações quando em sexta marcha.

Pelo menos no meu, Prisma 2018 1.4 AT, que acredito ser o mesmo motor e câmbio seu, percebo que ele desenvolve lento na 6 com pé leve e baixa rotação, mas se ele estiver em 2700rpm na 5 e passar para a 6 ele desenvolve razoável... 

Com a questão de economia que o câmbio prioriza, ele não deixa atingir o torque que é necessário pra desenvolver na 6 numa rotação baixa, e cai para a 5 quando você aperta.

Ainda tem a questão que o amigo @Sekiya falou, sobre o conversor de torque.

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.