Barulho ao acelerar em marcha lenta.


Posts Recomendados

Olá. Tenho um prisma 1.4 LT automático. Sempre que estou em marcha lenta ao acelerar um pouco mais forte tem esse barulho conforme vídeo (o barulho é maior se o motor estiver frio). Usem fone de ouvido que aos 4 segundos o barulho fica evidente. Já troquei os coxins, não é problema no ar condicionado (pois o barulho aparece mesmo com ele ligado/desligado). Correia foi trocada há pouco tempo. Levei em um outro mecânico que hoje disse que o problema está na ventoinha do radiador que está um desgastada fora do eixo. Mas não entendo porque o barulho só vem quando acelero mais forte em marcha lenta. Já levei em uns 3 mecânicos que por preguiça não querem ter que abrir o carro inteiro pra ver. Este último mecânico desmontou o parachoque e me garantiu que é a ventoinha porém não quero comprar uma nova sem ter certeza. Dicas? Obrigado.

 

 

 

) P

Editado por Lipe490
Vídeo duplicado.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


A ventoinha, no caso, faria barulho por estar solta no seu suporte ou o suporte todo está solto? Ou falaram que seria problema na hélice?
Esse barulho surgiu do nada ou apareceu depois de alguma manutenção?

Ao meu ver, esse barulho parece ressonância de alguma peça solta que acaba vibrando ao acelerar. Agora, qual peça é a questão.
Eu primeiramente tentaria ver se o barulho vem de dentro do carro ou do cofre do motor. Às vezes, algo no painel ou console foi mexido e ficou algo solto no meio do caminho.
Se o barulho vem do cofre do motor, tentaria verificar os itens a partir de alguma manutenção já realizada, observando se há algo solto. Um item em especial que causa muito ruído se estiver mal encaixado é a caixa do filtro de ar. Às vezes o fundo da caixa toca na linha do ar condicionado que resulta em um barulho que parece no painel.

No caso da ventoinha em si, teste ela verificando se está solta no seu alojamento ou se o quadro que a sustenta está bem fixado. Mesmo a hélice, dá para testar fixando ela com alguma fita adesiva. Eu já acho que se fosse a ventoinha, esse barulho viria apenas nos momentos em que ela estivesse em funcionamento (com motor quente ou com o ar condicionado ligado).
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sekiya obrigado pela resposta.O barulho apareceu umas semanas depois que eu bati o carro num buraco, porém 1 dia depois já fui arrumar. Neste acidente acabou tirando a roda do eixo e quebrando o freio do lado do passageiro e tudo foi consertado. Então eu vou levar no mecânico e pedir para abrir o motor e tentar ver o que é. Esse barulho é horrível, sempre quando está quando eu acelero em marcha lenta (geralmente sempre da segunda pra terceira). A ventoinha eu já descartei , fiz os testes e tudo mais. Não acredito que seja algo dentro do carro pois senão eu ouviria a todo momento. O barulho para quando o motor já está quente ou em alta velocidade (acima de 50km/h). Já descartei que seja o peito de aço também ou algo no para-choque, o último mecânico desmontou para verificar. O carro está em perfeitas condições, correias trocadas, freios e discos novos. Espero que seja mesmo alguma peça solta ou que esteja encostando em outra pois o barulho parece ser metal com metal. Isso já está me deixando louco. Caso eu resolva voltarei aqui para dizer o que foi.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 11/10/2019 at 17:16, Lipe490 disse:

Sekiya obrigado pela resposta.O barulho apareceu umas semanas depois que eu bati o carro num buraco, porém 1 dia depois já fui arrumar. Neste acidente acabou tirando a roda do eixo e quebrando o freio do lado do passageiro e tudo foi consertado. Então eu vou levar no mecânico e pedir para abrir o motor e tentar ver o que é. Esse barulho é horrível, sempre quando está quando eu acelero em marcha lenta (geralmente sempre da segunda pra terceira). A ventoinha eu já descartei , fiz os testes e tudo mais. Não acredito que seja algo dentro do carro pois senão eu ouviria a todo momento. O barulho para quando o motor já está quente ou em alta velocidade (acima de 50km/h). Já descartei que seja o peito de aço também ou algo no para-choque, o último mecânico desmontou para verificar. O carro está em perfeitas condições, correias trocadas, freios e discos novos. Espero que seja mesmo alguma peça solta ou que esteja encostando em outra pois o barulho parece ser metal com metal. Isso já está me deixando louco. Caso eu resolva voltarei aqui para dizer o que foi.

@Lipe490, conseguiu resolver o problema? Estou com esse mesmo problema no meu Onix 1.4 LT 2018 AT só que essa vibração ocorre a partir da 4 marcha quando está com baixa rotação. Já levei na concessionária quatro vezes e falam que é característico do carro. Já estou até com desgosto de dirigir o meu. Queria saber se você já resolveu o seu e como você fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...
  • 2 meses depois...
  • 8 meses depois...

Tenho um Prisma Lt 2019, e estou sofrendo com o mesmo mistério desse barulho. Sempre em marcha lenta, com a rotação na casa dos 1000 a 1500 rpm, é como se tivesse uma peça solta, ou o som da centelha das velas (quando se desconecta o cabo da bobina pra identificar falha), já fiz a troca de velas e cabos e o barulho persiste. Alguém conseguiu resolver?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Tenho um Prisma 2015 1.4 Automático. O barulho no meu é entre 1.500 e 2.000 rpm, e acontece quando estou em baixa velocidade, e atualmente começou a ficar fraco (precisa pisar mais no pedal para subir uma ladeira). O meu primo tem um Honda Civic 2008 Automático, e começou a apresentar um barulho semelhante e começou a ficar fraco também. Ele realizou a troca do óleo do câmbio e parou.

Obs.: Estou indo fazer um diagnóstico do câmbio, e depois falo o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 8 meses depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.