Corpo da Borboleta


Dalberto jr

Posts Recomendados

Boa noite galera, hoje estava lavando o carro e abri o Capo pra dar uma geral e notei que o Corpo da Borboleta esta melado de Óleo, alguém sabe me dizer oque pode ser e já teve esse problema, detalhe fiz a revisão de 30.000 e junto a revisão foi feita a limpeza do TBI, e hoje o carro esta com 32.000.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Provavelmente é óleo que vem do sistema de ventilação do motor (blow by).

A compressão do motor não é 100% eficaz e sempre vaza pressão do pistão em direção ao cárter. Essa pressão precisa sair por algum lugar e como ela carrega vapor de óleo, por conta das emissões de poluentes, essa pressão vai para o coletor de admissão. No caso do motor SPE4, esse vapor sai pelo cabeçote, entra no ressonador (aquela caixa plástica que fica em cima do motor) e se junta a mangueira de admissão antes do corpo de borboleta.

Quando o carro está mais novo, as folgas internas são menores e vaza menos compressão. Ou seja, suja menos o corpo de borboleta.
Com o passar do uso, pode ser que com o desgaste interno, óleo e compressão se misturem em maiores quantidade, aumentando o fluxo de gases no "blow by", mas nada que comprometa o funcionamento do motor.

Se você olhar um motor VW EA111 de Gol, Fox, Voyage ocorre muito de chegar a escorrer óleo pela lateral do corpo de borboleta de tanto óleo que sobe na admissão pelo respiro do cárter.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.