Como limpar o tanque de partida a frio


Posts Recomendados

olá pessoal,

Gostaria de saber como limpar o tanque de partida a frio do Onix? É que tem gasolina aditivada lá que faz mais de 6 meses que está lá e preciso retirar e colocar um novo. Ele é modelo Joy 18/18 e até hoje só abasteci com etanol, e sempre que faz muito frio, para dar partida de manhã é um parto, demoro uns 7 minutos pra conseguir. Sigo todas as dicas que o pessoal já passou aqui no fórum (manter chave na posição 2 antes de ligar o carro, manter o pé no acelerador após 3 tentativas, etc), mas mesmo assim quando muito frio o carro se recusa a pegar logo. Provavelmente após trocar por gasolina aditivada nova, o problema ainda persista.

Pesquisei e vi que vários proprietários de onix tem esse problema, e olha que nunca coloquei gasolina no tanque, só abasteço com etanol. Sei que se um dia eu abastecer com gasolina, tenho que rodar pelo menos 10km antes de estacionar.

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


22 minutos atrás, nandozx disse:

olá pessoal,

Gostaria de saber como limpar o tanque de partida a frio do Onix? É que tem gasolina aditivada lá que faz mais de 6 meses que está lá e preciso retirar e colocar um novo. Ele é modelo Joy 18/18 e até hoje só abasteci com etanol, e sempre que faz muito frio, para dar partida de manhã é um parto, demoro uns 7 minutos pra conseguir. Sigo todas as dicas que o pessoal já passou aqui no fórum (manter chave na posição 2 antes de ligar o carro, manter o pé no acelerador após 3 tentativas, etc), mas mesmo assim quando muito frio o carro se recusa a pegar logo. Provavelmente após trocar por gasolina aditivada nova, o problema ainda persista.

Pesquisei e vi que vários proprietários de onix tem esse problema, e olha que nunca coloquei gasolina no tanque, só abasteço com etanol. Sei que se um dia eu abastecer com gasolina, tenho que rodar pelo menos 10km antes de estacionar.

Obrigado.

Por acaso quando vc gira a chave na posição 2 ou mesmo no momento da partida (posição 3), vc escuta o motorzinho injetando ( parecido com o que joga água no para-brisa)???

Caso não escute, seu problema pode não ser a gasolina velha, mas algum problema de no motor ou na própria central que não esta comandando a partida a frio.

Caso escute, pode ser algum entupimento, e a gasolina não chega nos bicos.

Usei uma vez etanol no meu ( 3 tanques para ser mais exato), e neste período fez apenas um dia de frio ( 12° no máximo) e  na primeira partida da manha ele injetou, no restante do dia não. E tanto a primeira quanto as outras partidas, foram de primeira sem falhas, ligava e já saia andando.

Leve na CSS e peça para verificarem, com o scaner eles testam a partida a frio.

Seu carro esta na garantia, então não terá custos...

Se descobrir o problema, volte e nos informe.

Abs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mano, escuto sim o carro fazendo barulho que está injetando gasolina! Só faz esse barulho quando piso no acelerador. Mesmo assim demoraaaa pra pegar, ele ta com 11 mil de km, e mesmo quando peguei ele zero km, no terceiro dia de uso, fez muito frio e não pegou, quase fui trabalhar de ônibus. Depois de uns 20 minutos tentando, daí pegou. Mas blz, quando der 15 mil de km levarei na CSS pra dar uma revisada na partida a frio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora, nandozx disse:

Mano, escuto sim o carro fazendo barulho que está injetando gasolina! Só faz esse barulho quando piso no acelerador. Mesmo assim demoraaaa pra pegar, ele ta com 11 mil de km, e mesmo quando peguei ele zero km, no terceiro dia de uso, fez muito frio e não pegou, quase fui trabalhar de ônibus. Depois de uns 20 minutos tentando, daí pegou. Mas blz, quando der 15 mil de km levarei na CSS pra dar uma revisada na partida a frio.

Não espera, leve agora, pois se tem algum problema pode agravar.

Esta no seu direito, garantia é para resolver isso.

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera, gasolina com 6 meses no tanquinho já está mais do que velha. Já estragou.

A única que eu vi que demora a envelhecer é a Podium. Até a Octapro envelhece rápido, apesar de ser boa também.

Eu troco o combustível do tanquinho a cada 3 meses e só coloco Podium. Moro no Rio e só uma vez nesses dois anos de uso o carro usou a partida a frio, mas estava em outro município da região serrana. Um frio de uns 12 ºC. Uso 99% de etanol no tanque. O motor sempre pega de primeira.

Leve na autorizada pra darem uma olhada e veja se consegue trocar esse combustível com mais frequência.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

27 minutos atrás, nandozx disse:

Pessoal,

Agradeço pelas dicas! Mas e o mais importante desse post, que é como trocar essa gasolina velha do tanque de partida a frio?? Tem que levar na CSS ou dá pra fazer a gente mesmo?

A CSS retira pra vc, é só pedir, eles usam um "aspirador", ou vc compra uma seringa grande e vai tirando...

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 horas atrás, nandozx disse:

Pessoal,

Agradeço pelas dicas! Mas e o mais importante desse post, que é como trocar essa gasolina velha do tanque de partida a frio?? Tem que levar na CSS ou dá pra fazer a gente mesmo?

Não recomendo usar seringa, pois a gasolina corrói a borracha. No início vc até consegue retirar um pouco, mas durante o procedimento ela estraga, vc não retira toda a gasolina velha e ainda terá que jogar uma seringa nova no lixo.

Eu uso duas mangueiras, uma garrafa e um pano. Vc coloca uma mangueira maior do tanquinho até a garrafa, uma mangueira menor vc coloca na sua boca até o tanquinho e coloca um pano para tampar a entrada do reservatório, pra criar um vácuo, impedindo qualquer passagem de ar. Quando vc assoprar a sua mangueira, toda a gasolina do tanquinho irá para a garrafa na outra mangueira.

Bem melhor fazer isso do que sugar. Gasolina tem elementos que são cancerígenos, então não recomendo vc encostar o combustível na sua boca.

Abraços!

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 6 meses a gasolina não é para estar tão degrada a ponto de sujar o reservatório ou não servir mais para auxiliar a partida (até gasolina velha queima melhor que álcool). O tanque de partida é pequeno e bem fechado e a oxidação é bem menor em comparação a um tanque de combustível comum. Dependendo de onde o carro é usado e guardado, ela facilmente supera este tempo (isso falando em gasolina aditivada).

De qualquer forma, se quiser fazer a troca penso no seguinte:
- Se a gasolina estiver visualmente límpida, apenas a retirada com seringa, sucção ou qualquer outro método resolve.
- Se estiver muito escura, então é melhor retirar o reservatório para limpeza. Aí, de qualquer forma, será preciso primeiro retirar a gasolina.
Depois será preciso retirar os braços dos limpadores e a "churrasqueira" para se ter acesso ao reservatório e conseguir soltá-lo de lá. Vai ter que ter cuidado com as mangueiras, pois elas são fixadas com abraçadeiras de pressão e possivelmente terá que retirar o reservatório com todas elas conectadas.

Mas o problema, no caso, não é gasolina velha. É o sistema mesmo. E no seu caso, deve haver algum problema ou o álcool que está no tanque está com muita água (se o vapor no escape for muito exagerado no frio).

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.