Indicação de motorização


Douglasrandori

Posts Recomendados

Fala rapaziada, tudo bem? Sou novo no fórum e estou com uma dúvida que está me tirando a paz...comprei um Onix LT 2019 1.4  zero km...fiz uma viagem de 2mil km no carnaval e achei ele meio fraco para 1.4...não veio indicador de 1.4 na tampa do porta malas...tô achando que me entregaram um carro 1.0...alguém aí pode me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


É só olhar na nota fiscal com o número de chassi e do motor. É impossível que lhe entregaram um veículo 0km com motorização errada.
Nos modelos atuais, não há nenhum emblema que indique a motorização.

Quanto ser fraco, não espere muito de um carro com 98cv de potência, caso você utilize gasolina. Se viajou carregado e com ar condicionado, pior ainda. Não sei qual era sua referência anterior quanto a carro/motor, mas o 1.4 é um motor que não tem muitas "sobras". Trabalha justo no carro, porém com a vantagem da economia.
 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 anos depois...
On 3/22/2019 at 5:33 PM, Sekiya said:

É só olhar na nota fiscal com o número de chassi e do motor. É impossível que lhe entregaram um veículo 0km com motorização errada.
Nos modelos atuais, não há nenhum emblema que indique a motorização.

Quanto ser fraco, não espere muito de um carro com 98cv de potência, caso você utilize gasolina. Se viajou carregado e com ar condicionado, pior ainda. Não sei qual era sua referência anterior quanto a carro/motor, mas o 1.4 é um motor que não tem muitas "sobras". Trabalha justo no carro, porém com a vantagem da economia.
 

Boa noite, eu estou para comprar um LT 1.4 2018, eu tinha um gol 1.0 2010. No teste que fiz no carro essa semana achei ele muito mais fraco que o gol e o gol teoricamente seria bem mais fraco. O gol tinha 140mil km e o onix está com 70mil. O Ar estava ligado mas não sei esperava um pouco mais do 1.4 já que ele é até mais leve que o gol.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Eduardo0, este relato realmente procede. Mas tem muito mais a ver com o escalonamento da transmissão, em que nos motores 1.0 as primeiras marchas são curtas, justamente para dar essa sensação de "força". Quem andou de Celta VHC sabe bem disso.

No uso cotidiano, o motor 1.4 fala mais alto em rodovia, em subidas de serra, em ultrapassagens, ou com o uso com lotação máxima. Se você não utiliza o carro nessas situações, pode ser decepcionante a comparação.

Que fique claro também que o motor 1.4 não faz milagres mesmo. Comparando um Corsa 1.4 (2011) com um 1.8 (2006) que eu tinha, a diferença é absurda no desempenho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sekiya Você descreveu exatamente o sentimento, foi decepção sim. Ao sair de um carro 1.0 para um 1.4 eu esperava um pouco mais de fôlego na saída e uma viagem mais confortável com o auxílio da 6ª marcha. Mas, como falou, parece que a proposta do carro realmente não condiz com o meu cotidiano.

 

Eu vi o seu outro comentário sobre a revista 4 rodas ter feito uma matéria indicando a troca da embreagem em 60mil km. Esse carro que estou avaliando está com 70mil e senti uma vibraçãozinha bem de leve na saída. Saberia me recomendar alguma forma de constatar esse problema na embreagem para que eu possa avaliar melhor a condição?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse fôlego na saída o Onix não tem. Eu tinha um Fox 1.6 2008 antes do Prisma AT e o motor EA111, mesmo com potência semelhante dava uma sensação de "torque" na saída. Mas na estrada o Fox estava a uns 4 mil RPM a 120 km/h, sacrificando o consumo.

Quanto a embreagem, o principal sinal de desgaste é o peso do pedal. Se tiver pesado, possivelmente esta gasto. Existem outros testes como engatar a 3ª marcha ou testar em um aclive a saída para verificar a patinação, mas nem sempre o teste condiz com a realidade, pois tem carros com erros de projeto. Trepidação na saída pode ser os coxins cansados e no Onix é bem fraco, principalmente o que fica no lado do câmbio. Eu mesmo já troquei o do Prisma com uns 50 mil km o do câmbio e o inferior (que restringe a torção). Uma inspeção visual da borracha do coxim já dá um sinal da necessidade de troca.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz tempo que vendi o meu 2013 1.4 LTZ, manual, nunca reparei nessa "lentidão".
Quem sabe o seu Sekiya por ser AT tem essa falta de fôlego, mas em arrancada 1ª e 2ª não tinha 1.6 e 1.8 que andavam na frente, os 1.8 iam junto ou no máximo um pouco mais, nada comparado com 1.0, já a partir da 3º sim perdia rendimento dos 1.8, mas 1.6 nem na estrada, no máximo acompanhavam o Onix. o único 1.6 q andou na minha frente foi quando a VW lançou o msi 1.6 16v, dos 8V nem pro cheiro.

Só que o meu era 5 marcha e não tinha nada de reprogramação de L7 ou coisa parecida, quem sabe os mais novos deram alguma capada para entrar nas normas....


Quanto as redução nunca tive problemas sempre entrava qualquer marcha independente da velocidade...

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mano, o que eu quis dizer é apenas sobre a "sensação" que o carro passa. Não que o Onix 1.4 seja "manco". Longe disso. Para mim, o motor 1.4 é bem suave nas reações. Até acho que é a receita mais acertada dos motores Família I, entre desempenho e economia.

Mas para quem já andou com carro 1.0 com relações de marchas curtas, sabe que parece que o torque do 1.0 é enorme, e não é. Apenas passa a impressão de ser.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sekiya Foi mal eu acabei entendendo errado então, só que eu saí  de uma meriva 1.8 (do meu pai) que andava muito para o Onix, e não senti muita diferença, é que ficou um pouco estranho quando a conversa fala que o onix pode decepcionar nas arrancadas, mas nunca senti isso, e olha que enquanto tinha o Onix, ainda dirigia HB20 1.0 da minha irmã, e um Uno 1.0 de onde trabalho, e para mim não tem comparação e nem essa sensação de falta de fôlego, até achava muito esperto..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.