Spectreman Postado Março 11, 2019 Postado Março 11, 2019 (editado) É um Onix que comprei já bem rodado, com mais de 60 mil km. Desconfio que eles venderam o carro porque usavam muito e ele bebe gasolina demais. Já fiz a revisão de 60k nele, trocando correia, velas e filtro de combustível. Mas ainda não fiz balanceamento ou scanner da injeção. Essas duas coisas podem justificar um consumo tão alto? Na cidade não ando tantos kilômetros, mas ele deve tá fazendo uns 8km/L. Editado Março 11, 2019 por Spectreman Citar
Sekiya Postado Março 13, 2019 Postado Março 13, 2019 Balanceamento e passar o scanner não irá mudar nada no consumo. Alinhamento pode influenciar (daria para perceber pelo desgaste irregular dos pneus e por problemas de dirigibilidade), assim com pressão muito baixa nos pneus. Primeiramente tem que verificar se aferição do consumo está correta (posto idôneo, mesma bomba de abastecimento e até o desarme automático da bomba completando o tanque). Se qualquer uma dessas variáveis não for a mesma, certeza que vai dar diferença, mesmo que pouca. Outra coisa que conta muito é a qualidade do combustível. Infelizmente tem muito posto vendendo gasolina ruim com muito mais álcool que os 27%. Outra coisa que influencia o consumo em rodovias é o trajeto. Viajar para a praia saindo de São Paulo, certeza que na ida o consumo será baixíssimo e na volta, o contrário. Outro fator é viajar em regiões montanhosas. O carro 1.0 sofre nestas condições. No motor, como ele já foi revisado, a única coisa que poderia ser feita para verificar algo relacionado ao consumo e funcionamento seria fazer teste e limpeza dos bicos injetores, mas mesmo assim, não é garantia de melhora no consumo. Citar
Spectreman Postado Março 13, 2019 Autor Postado Março 13, 2019 Valeu. O trajeto é mais ou menos regular, pela rodovia dos bandeirantes. Eu não sinto problemas de dirigibilidade, mas os pneus estou na dúvida se troco ou não. Olhando, parecem ok, mas naquele teste de moeda de 1 Real já não esconde toda a borda. Não sei se é um teste válido. E tem um dos pneus que está baixando muito a calibragem. Coisa de uma semana vai de 35 para 28, acusando no sensor do carro. Eu preciso testar outro posto. Estou desconfiado desse que abasteço. Citar
Sekiya Postado Março 14, 2019 Postado Março 14, 2019 Pneus, se troca quando tiverem perto do TWI (Tread Wear Indicator). Se você procurar nos sulcos dos pneus, em determinados lugares, tem uns "calombos" que são os indicadores de desgaste. Eles possuem 1,6 mm e quando eles começarem a desgastar é sinal que é a hora da troca. (pesquise sobre "TWI pneus"). O teste da moeda de 1 Real é até válido, mas como a borda da moeda tem cerca de 3,5 mm e um pneu novo tem cerca de 8 a 9 mm profundidade de sulco, seria desperdício a troca logo quando a moeda acusasse desgaste. O pneu que está baixando a pressão está furado. Leve logo em uma borracharia para fazer o reparo. 16 horas atrás, SureñoTrece disse: Salve... 11.5km/l num 1.0 vai depender da "pegada" no acelerador também... Tem gente que quer esgoelar e sair da faixa de economia (rpm e velocidade) Meu Onix 1.4 já chegou a fazer 22.5km/l andando entre 100 e 120km/h em rodovia e com o ar ligado Dentro da cidade faz 15km/l Tenho um Fiesta Hatch 1.0 2014 que na estrada faz 16km/l, com ar ligado. Minha Spin faz 15km/l Surreal esses números... Eu jamais conseguiria tais números. 22,5 km/l com ar ligado só em cima do guincho! rs Citar
Spectreman Postado Março 14, 2019 Autor Postado Março 14, 2019 1 hora atrás, Sekiya disse: Pneus, se troca quando tiverem perto do TWI (Tread Wear Indicator). Se você procurar nos sulcos dos pneus, em determinados lugares, tem uns "calombos" que são os indicadores de desgaste. Eles possuem 1,6 mm e quando eles começarem a desgastar é sinal que é a hora da troca. (pesquise sobre "TWI pneus"). O teste da moeda de 1 Real é até válido, mas como a borda da moeda tem cerca de 3,5 mm e um pneu novo tem cerca de 8 a 9 mm profundidade de sulco, seria desperdício a troca logo quando a moeda acusasse desgaste. O pneu que está baixando a pressão está furado. Leve logo em uma borracharia para fazer o reparo. Então, a borda da moeda de 1 Real tem mais ou menos 1,5 cm. O TWI ainda está abaixo da borda sulco, mas o sulco já está mais ou menos 1,5cm. Não sei se o TWI desgastou junto com o sulco, porque o TWI deveria ter 1,5cm também. Eu acho que dirijo bem de boa. O que resta é testar outro posto então. Alguém comentou comigo que acha o carro "acelerado", seja lá o que isso for. Citar
Sekiya Postado Março 14, 2019 Postado Março 14, 2019 A borda da moeda eu quis dizer o aro dourado ao redor. A espessura da moeda sim tem mais ou menos 1,5 mm, mas como utilizar a medida da espessura no sulco? De qualquer forma, o pneu já deve estar bem desgastado. Talvez uma troca seja bem vinda. Ainda mais rodando em rodovias e nesta época do ano com chuvas. Motor acelerado como? Já confirmou no tacômetro do painel quantos RPM normalmente fica em marcha-lenta? Citar
Spectreman Postado Março 15, 2019 Autor Postado Março 15, 2019 (editado) Então, parado ele fica assim, como tirei na foto. O sinal de pneu é daquele que tá caindo a calibragem e já enchi. Sobre o scanner, um amigo disse que o carro dele tá rendendo mais depois que a oficina viu os dados do scanner e deu uma limpada. Preciso ir numa oficina que eu confio e conversar antes. Talvez tenham ideias do que pode ser. Editado Março 15, 2019 por Spectreman Citar
Mano Postado Março 15, 2019 Postado Março 15, 2019 (editado) 49 minutos atrás, Spectreman disse: Então, parado ele fica assim, como tirei na foto. O sinal de pneu é daquele que tá caindo a calibragem e já enchi. Sobre o scanner, um amigo disse que o carro dele tá rendendo mais depois que a oficina viu os dados do scanner e deu uma limpada. Preciso ir numa oficina que eu confio e conversar antes. Talvez tenham ideias do que pode ser. Esta normal, pois a lenta varia de 750 - 900 rpm. Segue uma foto meu ex.. Editado Março 15, 2019 por Mano Citar
Fabão Rocky Postado Junho 24, 2019 Postado Junho 24, 2019 Em 11/03/2019 at 07:18, Spectreman disse: É um Onix que comprei já bem rodado, com mais de 60 mil km. Desconfio que eles venderam o carro porque usavam muito e ele bebe gasolina demais. Já fiz a revisão de 60k nele, trocando correia, velas e filtro de combustível. Mas ainda não fiz balanceamento ou scanner da injeção. Essas duas coisas podem justificar um consumo tão alto? Na cidade não ando tantos kilômetros, mas ele deve tá fazendo uns 8km/L. Cara, estou c/ um Onix 2017 LT 1.0 e na cidade ele está fazendo abaixo de 10 km/l na gasolina. Esperava q ele fosse mais econômico. Estou há pouco tempo c/ ele, peguei seminovo, tá c/ 43 mil km rodados. C/ o motor frio ele fica engasgando qdo ligo mas depois funciona normal. Citar
Spectreman Postado Julho 5, 2019 Autor Postado Julho 5, 2019 Então, agora o meu tá rendendo bem na estrada e continua ruim na cidade. Na estrada, sem ar, tá fazendo mais do que 15km/l. Até uns 18. Na cidade continua uma desgraça abaixo de 10km/l. Estou com um outro problema estranho que toda vez que encho o tanque, no dia seguinte ele falha pra pegar e deixa cheiro de gasolina. Coloco aquele aditivo STP e começa a melhorar, até que pega normal sempre. Aí encho o tanque de novo (nunca deixo até a reserva, abasteço tipo 3/4) e acontece a mesma coisa. Experimenta usar esse STP preto. Mas compra no mercado livre que em posto custa mais do que o dobro. Citar
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