TOMADA 12V QUEIMANDO ASPIRADOR DE PÓ


Posts Recomendados

OLÁ pessoal estou com um grande problema, eu fui usar meu aspirador de pó do meu Onix LT 1.4/ 2017 e o mesmo queimou o interruptor  que pluga na saída 12v. fui lá e comprei outro achando que poderia ser o  aspirador quando fui usar o aspirador novo senti o cheiro de queimado quando fui olhar novamente o interruptor tinha queimado, o que pode ser? alguém poderia me ajudar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Na verdade, o problema é o mal contato entre o plugue do aspirador com a saída 12V em conjunto com a alta corrente que demanda o motor do aspirador. Isso cria uma área de resistência elétrica que aumenta a temperatura até o ponto de derreter o plástico do conector.

Para resolver, tem que ver se o problema é no 12V fêmea ou no conector macho do aspirador. Se for no 12V tem que ver se existe algo no metal de contato, tal como oxidação que atrapalhe no contato. E no conector macho, verifique se ele fica bem preso ou se há algo na superfície de contato. Se derreteu a saída 12V, melhor trocar.

Já o aspirador é melhor adaptar um fio mais comprido e conectá-lo direto na bateria com terminais do tipo "jacaré", evitando este tipo de problema (só verifique se o fusível de segurança está dentro do conector macho. Se estiver, tem que utilizar um porta fusível neste fio para proteção).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Leandro Coelho Ferreira, pode fazer a ligação sim sem risco nenhum. Na verdade é até melhor, pois diminui qualquer resistência de conectores e fios mal dimensionados, podendo até fazer o aspirador funcionar melhor. Sabe aquelas luminárias de emergência que já vem com aquelas garras para ligar nos polos da bateria? O princípio é o mesmo.

O único cuidado é com a necessidade de fusível, pois normalmente, nestes aparelhos que tem o conector para acendedor de cigarro/tomada, o fusível é montado dentro deste conector.

Se precisar fazer uma extensão, é só comprar fio comum - paralelo duplo - e emendar no original, cortando fora o conector. Terminais do tipo jacaré você acha em qualquer casa que vende produtos de eletrônica. Se não achar, é só comprar uns terminais do tipo garfo que caiba no parafuso de fixação do terminal da bateria. É só soltar um pouco o parafuso, conectar e apertar.

Outro possível cuidado é tentar manter a polaridade dos fios do aspirador: o fio que é ligado no centro do conector é o positivo (+). O que fica nas garras laterais é o negativo (-), pois dependendo do tipo de motor que o aspirador usa, pode ocorrer a inversão de rotação do motor. Não sei se isso se aplica a estes equipamentos, pois desconheço a construção interna, mas acho que não custa nada manter a ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.