Leandro Coelho Ferreira Postado Janeiro 27, 2019 Postado Janeiro 27, 2019 OLÁ pessoal estou com um grande problema, eu fui usar meu aspirador de pó do meu Onix LT 1.4/ 2017 e o mesmo queimou o interruptor que pluga na saída 12v. fui lá e comprei outro achando que poderia ser o aspirador quando fui usar o aspirador novo senti o cheiro de queimado quando fui olhar novamente o interruptor tinha queimado, o que pode ser? alguém poderia me ajudar? Citar
Sekiya Postado Janeiro 28, 2019 Postado Janeiro 28, 2019 Na verdade, o problema é o mal contato entre o plugue do aspirador com a saída 12V em conjunto com a alta corrente que demanda o motor do aspirador. Isso cria uma área de resistência elétrica que aumenta a temperatura até o ponto de derreter o plástico do conector. Para resolver, tem que ver se o problema é no 12V fêmea ou no conector macho do aspirador. Se for no 12V tem que ver se existe algo no metal de contato, tal como oxidação que atrapalhe no contato. E no conector macho, verifique se ele fica bem preso ou se há algo na superfície de contato. Se derreteu a saída 12V, melhor trocar. Já o aspirador é melhor adaptar um fio mais comprido e conectá-lo direto na bateria com terminais do tipo "jacaré", evitando este tipo de problema (só verifique se o fusível de segurança está dentro do conector macho. Se estiver, tem que utilizar um porta fusível neste fio para proteção). Citar
Leandro Coelho Ferreira Postado Fevereiro 7, 2019 Autor Postado Fevereiro 7, 2019 Valeu Sekiya, vou fazer os testes. Mas agora você me deixou curioso, eu posso fazer esta ligação direta na bateria com um equipamento 12v? Citar
cfhs Postado Fevereiro 8, 2019 Postado Fevereiro 8, 2019 Uma vez aconteceu isso comigo também. Era um onix 2015/2016 Citar
Sekiya Postado Fevereiro 9, 2019 Postado Fevereiro 9, 2019 @Leandro Coelho Ferreira, pode fazer a ligação sim sem risco nenhum. Na verdade é até melhor, pois diminui qualquer resistência de conectores e fios mal dimensionados, podendo até fazer o aspirador funcionar melhor. Sabe aquelas luminárias de emergência que já vem com aquelas garras para ligar nos polos da bateria? O princípio é o mesmo. O único cuidado é com a necessidade de fusível, pois normalmente, nestes aparelhos que tem o conector para acendedor de cigarro/tomada, o fusível é montado dentro deste conector. Se precisar fazer uma extensão, é só comprar fio comum - paralelo duplo - e emendar no original, cortando fora o conector. Terminais do tipo jacaré você acha em qualquer casa que vende produtos de eletrônica. Se não achar, é só comprar uns terminais do tipo garfo que caiba no parafuso de fixação do terminal da bateria. É só soltar um pouco o parafuso, conectar e apertar. Outro possível cuidado é tentar manter a polaridade dos fios do aspirador: o fio que é ligado no centro do conector é o positivo (+). O que fica nas garras laterais é o negativo (-), pois dependendo do tipo de motor que o aspirador usa, pode ocorrer a inversão de rotação do motor. Não sei se isso se aplica a estes equipamentos, pois desconheço a construção interna, mas acho que não custa nada manter a ordem. Citar
Posts Recomendados