Android Auto não espelha no Mylink


Posts Recomendados

Possuo um Onix LTZ 2017/2018 com Mylink 2 instalado de fábrica, que funcionou perfeitamente por 6 meses até há pouco tempo. Nos últimos dias o Android Auto não espelha mais no mylink. Ao ligar o cabo o aplicativo é acionado no smartphone (um Samsung J5 prime), mas não na tela do mylink. Já tentei todas as possibilidades mais triviais: troquei duas vezes de cabo (original), reinstalei o Android Auto, zerei as configurações do smartphone, reabilitei o Android auto no mylink, revisei todas as configurações do smartphone (autorizações de acesso e economia de bateria), atualizei os aplicativos, testei no smartphone de minha esposa. Nada surtiu efeito. Hoje levei na CS e funcionou no smartphone do técnico, inclusive com meu cabo. De onde se conclui que o problema está no meu smartphone (e no da minha esposa). Só me resta restaurar os padrões de fábrica do smartphone e perder todos os aplicativos e dados que tenho. 

Alguém já passou por essa situação e saberia  como fazer sem recorrer a esse último ato de desespero?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Bem,  vou postar aqui como resolvi o problema, caso alguém precise. 

Eu já havia restabelecido os padrões de fábrica do smartphone antes, mas não surtiu resultado.

Alguns sites gringos argumentam que o problema se deve a uma incompatibilidade entre o Android 8.0 ou 8.1 e o Android Auto. A suposta solução seria fazer um downgrade para a versão anterior, a 7.0. Tentei fazer isso de posse do programa Odin, que instalei no meu notebook e da firmware correspondente ao meu smartphone, baixados do site de drives da Samsung: https://www.sammobile.com/firmwares/

Porém, no meu caso, o procedimento deu erro e precisei formatar o smartphone, processo este que  reinstalou o firmware (Android 8.0) automaticamente. Depois descobri que a partir da versão 8.0 o Android impede reinstalação de firmwares anteriores e que seria necessário excluir a conta do Google para tanto.

Mas por sorte somente a formatação resolveu o problema. Antes de fazer todo esse contorcionismo pluguei o smartphone no Mylink e, adivinhem, funcionou! Agora o Android Auto está funcionando normalmente. Reparem que restabelecer o padrão de fábrica não foi suficiente, foi preciso formatar o smartphone. 

Antes de formatar ou fazer o downgrade deve-se fazer backup de todos os dados. Eu usei um aplicativo muito intuitivo e fácil de usar: o Smart Swith, sugerido pela própria Samsung, que salva todos os dados em outro smartphone ou em um notebook. Esse app reinstala todos os apps e deixa tudo do jeito que estava antes. E ele tem a opção de escolhermos quais dados se quer restabelecer. No meu caso, preferi não restabelecer a mesma configuração de antes, dentre outros dados.

Quem quiser tentar o downgrade (o que no final das contas foi desnecessário pra mim) há vários videos no Youtube que ensinam como fazer, não precisando ser nenhum expertise pra tanto. Vou recomendar abaixo um bem didático. A seguir deixo outro sobre o procedimento de formatação.

Downgrade: 

 

Formatação do smartphone: 

 

Espero que sirva de ajuda pra alguém. Valeu!

Editado por Elias Lopes
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.