Minha experiência com o Ônix


Posts Recomendados

Olá, caros leitores!

Resolvi fazer um post sobre minha experiência com o Ônix, pois estou sempre lendo algum artigo a respeito da manutenção e conservação dele.

Faz 11 meses que comprei um Ônix LT 1.0 16/16 com 53 mil km, rodei 2 mil km em 10 dias pq trabalho com o carro e pra minha surpresa a embreagem quebrou. A direção hidráulica é muito dura e não trava quando o carro está desligado. Troquei as pastilhas de freio com 64 mil km, com 78 mil km discos e pastilhas e agora com 98 mil está meia vida.  Dia 5 deste mês, há 12 dias exatamente o motor caiu quando eu engatei a primeira e fui andar quando o farol abriu, quebrou os 3 parafusos do coxim do câmbio e arriou a parte do meio do motor, lado câmbio. Daí começou a maior dor de cabeça, após 11 meses com o carro, estava com 97 mil km e parecendo uma carroça, cheio de barulhos e com a suspensão toda estourada, tive que trocar os 4 amortecedores, coxim, coifa e batentes, bandeja da suspensão, correia dentada e esticador, bateria (que tem um tamanho diferente das baterias dos outros carros, ela é menor e mais cara, paguei R$ 300,00 na Heliar). Tive que trocar o braço axial lado passageiro na roda dianteira pq estava com folga e fazendo um barulhão. Os bancos fazem um barulho de mola que irrita quando estou dirigindo. A luz do ABS não apaga por nada, o mecânico disse q o antigo proprietário colocou uma homocinética sem o sensor do ABS. A luz da injeção tb não apaga por nada, já passei escaner pra zerar as informações da injeção e ela volta a acender (o mecânico disse q é a sonda lambda, que custa R$ 220,00 na concessionária). Ou seja, um carro com 2 anos de uso e 97 mil km mais parecia uma carroça antes da manutenção que fiz há 12 dias, gastei R$ 6.200,00 aproximadamente em 1 ano com o carro e 44 mil km rodados neste 1 ano. E hoje ele ainda está barulhento e eu tenho medo de pegar rodovia com ele. Sem dizer que ele faz entre 7 e 7,5 km/l no álcool e eu tinha um pálio 1.0 elx 08/09 antes desse ônix e ele fazia entre 9 e 10,5 km/l no álcool.

WhatsApp Image 2018-11-05 at 18.44.43 (1).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-05 at 18.44.43 (2).jpeg

WhatsApp Image 2018-11-05 at 18.44.43.jpeg

  • Confuso 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Uma pena, mas vc não teve sorte na hora da compra, pois o antigo dono nunca cuidou do carro, e deve ter vendido pq sabia que alguma hora iria estourar tudo de errado que ele fez..

Não sei se todos esses consertos foram feitos na CSS, pois seu carro esta em garantia até 2019, a não ser que alguma coisa feita fora de CSS tenha feito perder a garantia, mas se foi tudo "bem feito" em alguma mecânica de confiança, não tem pq ficar com medo, o pior já passou.

E esse coxim do câmbio deve ter sido avariado pelo mesmo mecânico que trocou sua embreagem.., Eu cobraria dele, e nunca mais voltava lá..

Não sei se vai continuar com o carro, ou trocar por outro, mas o Onix não é um carro ruim, existem defeitos como todo o carro. Tive um e fiquei por 5 anos e 55.000 km, nunca fiz nada a não ser as revisões programadas, nem pastilhas de freio troquei neste tempo.

Como falei no inicio, vc teve azar na hora da compra, já pegou uma bomba prestes a estourar. Tente pegar de alguma CSS o próximo carro, assim qualquer problema vc pode ir direto neles para resolver..

Abs e boa sorte

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ninguém merece passar por estas dores de cabeça. Por isso é preciso ter muito cuidado ao comprar um carro usado, pois infelizmente existem pessoas que não são honestas na hora de vender o bem e apenas passam o problema adiante, sem informar a real situação ao novo proprietário. Já que não deu para evitar os problemas, que  tudo isso sirva de aprendizado na próxima compra.

Quanto ao relato, faço algumas observações:

Nunca vi situação semelhante como quebrar parafusos de fixação de coxim. É uma tremenda infelicidade acontecer tal coisa. Mas não é defeito do carro e sim um problema que foi "plantado" por um profissional ruim.

A embreagem do Ônix, por alguns relatos que já vi, não é das mais duráveis que existe no mercado. Se for mal usada então, a vida útil diminui muito.

As pastilhas também tem fama de durarem pouco. Mas se foi trocado com 78 mil km e depois de 20 mil rodado ainda está com meia vida, até é possível considerar normal o desgaste dependendo do tipo de uso.

A direção não tem trava mesmo quando desligado. Isso foi abolido em vários carros atualmente. Antigamente isso era comum. Quanto a direção ser dura (pesada) é bem relativo. Já andei com um Prisma 2014 e achei normal, mas mais pesada que o do meu Prisma com direção elétrica. Pesada mesmo é a direção mecânica do Monza e do Kadett.

A suspensão se já veio "judiada" não há muito o que se fazer mesmo. Com 97 mil km é de se esperar que esteja ruim.

Bateria tem uma medida diferente, mas acho que os R$300,00 por uma Heliar (que é uma boa marca e é a fabricante das ACDelco) foi bem em conta.

A homocinética sem sensor de ABS é bem estranho. Todo Onix tem. Pior de tudo é ter adquirido um carro com apenas 53 mil km e já ter trocado uma homocinética. Muito precoce a troca pelo dono anterior. Eu, pessoalmente, já nem teria comprado o carro com a luz do ABS acesa. Quanto a sonda lambda, parece que o carro arrebentou pelas fotos. O jeito é trocar.

Minha sugestão é: se você trabalha com o carro, tente comprar o carro mais novo possível. Se conseguir um zero km seria o ideal, mas se não ser, procure um carro com menos de 20 mil km (carros a partir de 45-50 mil km começam a dar manutenção mais pesada). Prefira comprar carro de gente conhecida (e honesta). Não é garantia de nada o que eu falei, mas é deste princípio que eu parto quando compro um carro usado. Espero que tenha mais alegrias e menos aborrecimentos com o próximo carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Sekiya disse:

Ninguém merece passar por estas dores de cabeça. Por isso é preciso ter muito cuidado ao comprar um carro usado, pois infelizmente existem pessoas que não são honestas na hora de vender o bem e apenas passam o problema adiante, sem informar a real situação ao novo proprietário. Já que não deu para evitar os problemas, que  tudo isso sirva de aprendizado na próxima compra.

Quanto ao relato, faço algumas observações:

Nunca vi situação semelhante como quebrar parafusos de fixação de coxim. É uma tremenda infelicidade acontecer tal coisa. Mas não é defeito do carro e sim um problema que foi "plantado" por um profissional ruim.

A embreagem do Ônix, por alguns relatos que já vi, não é das mais duráveis que existe no mercado. Se for mal usada então, a vida útil diminui muito.

As pastilhas também tem fama de durarem pouco. Mas se foi trocado com 78 mil km e depois de 20 mil rodado ainda está com meia vida, até é possível considerar normal o desgaste dependendo do tipo de uso.

A direção não tem trava mesmo quando desligado. Isso foi abolido em vários carros atualmente. Antigamente isso era comum. Quanto a direção ser dura (pesada) é bem relativo. Já andei com um Prisma 2014 e achei normal, mas mais pesada que o do meu Prisma com direção elétrica. Pesada mesmo é a direção mecânica do Monza e do Kadett.

A suspensão se já veio "judiada" não há muito o que se fazer mesmo. Com 97 mil km é de se esperar que esteja ruim.

Bateria tem uma medida diferente, mas acho que os R$300,00 por uma Heliar (que é uma boa marca e é a fabricante das ACDelco) foi bem em conta.

A homocinética sem sensor de ABS é bem estranho. Todo Onix tem. Pior de tudo é ter adquirido um carro com apenas 53 mil km e já ter trocado uma homocinética. Muito precoce a troca pelo dono anterior. Eu, pessoalmente, já nem teria comprado o carro com a luz do ABS acesa. Quanto a sonda lambda, parece que o carro arrebentou pelas fotos. O jeito é trocar.

Minha sugestão é: se você trabalha com o carro, tente comprar o carro mais novo possível. Se conseguir um zero km seria o ideal, mas se não ser, procure um carro com menos de 20 mil km (carros a partir de 45-50 mil km começam a dar manutenção mais pesada). Prefira comprar carro de gente conhecida (e honesta). Não é garantia de nada o que eu falei, mas é deste princípio que eu parto quando compro um carro usado. Espero que tenha mais alegrias e menos aborrecimentos com o próximo carro.

Agradeço muito pelos comentários, querido! Vc tem razão ao dizer sobre verificar a km do carro na compra, comprei com pressa e acabou nisso. Eu deveria ter pesquisado mais. Enfim, hj já refiz o alinhamento e balanceamento, que por sinal o dono do estabelecimento não gostou que voltei lá, mas o serviço havia ficado péssimo.volante torto, lado esquerdo desalinhado e todas as rodas com erros na leitura do balanceamento, enfim... cheguei lá às 13h e saí às 18h, me deram a maior canseira para resolver meu problema em 10 min. Pra quem mora na Vila Guilherme eu não indico esta loja "X-Point" que fica na Av. Joaquina Ramalho, 625. Tomara q agora o carro fique bom, ainda tive q trocar mais uma peça hj, a bieleta da homocinético lado motorista. Agora só saio de casa depois de fazer uma oração e pedir muito pra Deus q nada aconteça com esse carro.

 

6 horas atrás, Sekiya disse:

Ninguém merece passar por estas dores de cabeça. Por isso é preciso ter muito cuidado ao comprar um carro usado, pois infelizmente existem pessoas que não são honestas na hora de vender o bem e apenas passam o problema adiante, sem informar a real situação ao novo proprietário. Já que não deu para evitar os problemas, que  tudo isso sirva de aprendizado na próxima compra.

Quanto ao relato, faço algumas observações:

Nunca vi situação semelhante como quebrar parafusos de fixação de coxim. É uma tremenda infelicidade acontecer tal coisa. Mas não é defeito do carro e sim um problema que foi "plantado" por um profissional ruim.

A embreagem do Ônix, por alguns relatos que já vi, não é das mais duráveis que existe no mercado. Se for mal usada então, a vida útil diminui muito.

As pastilhas também tem fama de durarem pouco. Mas se foi trocado com 78 mil km e depois de 20 mil rodado ainda está com meia vida, até é possível considerar normal o desgaste dependendo do tipo de uso.

A direção não tem trava mesmo quando desligado. Isso foi abolido em vários carros atualmente. Antigamente isso era comum. Quanto a direção ser dura (pesada) é bem relativo. Já andei com um Prisma 2014 e achei normal, mas mais pesada que o do meu Prisma com direção elétrica. Pesada mesmo é a direção mecânica do Monza e do Kadett.

A suspensão se já veio "judiada" não há muito o que se fazer mesmo. Com 97 mil km é de se esperar que esteja ruim.

Bateria tem uma medida diferente, mas acho que os R$300,00 por uma Heliar (que é uma boa marca e é a fabricante das ACDelco) foi bem em conta.

A homocinética sem sensor de ABS é bem estranho. Todo Onix tem. Pior de tudo é ter adquirido um carro com apenas 53 mil km e já ter trocado uma homocinética. Muito precoce a troca pelo dono anterior. Eu, pessoalmente, já nem teria comprado o carro com a luz do ABS acesa. Quanto a sonda lambda, parece que o carro arrebentou pelas fotos. O jeito é trocar.

Minha sugestão é: se você trabalha com o carro, tente comprar o carro mais novo possível. Se conseguir um zero km seria o ideal, mas se não ser, procure um carro com menos de 20 mil km (carros a partir de 45-50 mil km começam a dar manutenção mais pesada). Prefira comprar carro de gente conhecida (e honesta). Não é garantia de nada o que eu falei, mas é deste princípio que eu parto quando compro um carro usado. Espero que tenha mais alegrias e menos aborrecimentos com o próximo carro.

Obrigada pelas dicas, querido! Vou me atentar a estes detalhes na próxima compra com certeza. Mas o próximo provavelmente será zero km, pq não dá pra pegar carro usado e colocar na rua pra trabalhar, aparece muito defeito.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.