Prisma 1.4 automático passando muitas marchas, vibração no veículo


Posts Recomendados

Boa tarde pessoal!

 

Comprei um prisma 1.4 automático, zero km, 18/19, há cinco meses. Desde o primeiro dia notei que o câmbio passa marchas de modo exagerado. Por exemplo, quando eu arranco em um aclive leve e mantenho a aceleração constante, o veículo vai trocando de marcha até vibrar. Várias vezes notei que o câmbio chega a engatar a quarta marcha a 30 km/h e 1500 RPM. Isso causa vibração no interior do veículo uma vez que, ao que parece, o câmbio engata marchas que o motor não suporta. Levei o veículo na concessionária, o mecânico percebeu o problema e sugeriu andar em outro prisma idêntico. Após esse procedimento constatamos que o defeito também se apresentou nesse veículo. Por isso o posicionamento da concessionária é de que esse problema é uma “característica” do veículo. Assim, não haveria nada a ser feito por eles. Alguém teve esse problema? Conseguiu alguma solução?

 

ABS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


@Rafa.el, eu acredito que seja uma característica da nova programação do câmbio AT a partir dos modelos 2017. Bem provável que fizeram isso por causa do consumo e emissões.

Eu também tenho um Prisma AT 17/18 e acho que a programação do câmbio faz com que ele ande sempre com a marcha mais alta possível, o que resulta no motor emitindo um ruído de vibração (meio metálico) por estar sendo "forçado". É bem irritante isso. A 5ª marcha é engatada com frequência e a rotação acaba caindo para menos de 1500 RPM, causando o ruído. Tirando isso, o funcionamento é normal.

Cheguei a questionar o técnico da concessionária quando levei o carro por problemas no ar condicionado sobre alguma atualização de software, mas ele me mostrou que nada consta. Questionei também se era possível um "downgrade" para o software dos modelos anteriores, mas ele não soube me responder.

Solução talvez seja alterar a programação do câmbio, mas me parece que não existe ou não há como ou não se sabe como. Um paliativo que talvez mude algo é diminuir o diâmetro das rodas+pneus (usar um 185/60 R15, p.ex.), mas isso altera o hodômetro/velocímetro.

Obs: Comparei as especificações do diferencial do câmbio AT de 2015 em comparação aos novos, e vi que nos modelos mais novos, a relação do diferencial foi alongada de 4,11:1 para 3,72:1 (9,5% mais longo). O Onix Activ manteve o antigo. Talvez isso explique em partes o problema de vibração.

Editado por Sekiya
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sekiya, acho que é isso mesmo. O novo câmbio, que tem o intuito de economizar combustível, usa a marcha mais alta possível. Já olhei em oficinas especializadas em câmbio automático se é possível mudar a programação, mas todas responderam que a programação não pode ser mudada por eles. Alguns disseram que existem alguns ajustes que podem ser feitos e que, talvez, ajudassem.

Contudo, considerando, como você disse, que o diferencial é mais longo nesse modelo, talvez o downgrade para a versão antiga do software do câmbio não fizesse efeito. 

Com relação a reduzir o diâmetro do conjunto roda/pneu, acho inviável, ao menos no meu caso, pois o prisma já é baixo, essa alteração iria deixá-lo ainda mais baixo.

Sekiya, agradeço sua atenção e resposta. Se souber de alguma novidade nesse caso, por favor, me informe (faxpressjr@gmail.com).

 

Grande abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...
Em 29/10/2018 at 14:33, Rafa.el disse:

Sekiya, acho que é isso mesmo. O novo câmbio, que tem o intuito de economizar combustível, usa a marcha mais alta possível. Já olhei em oficinas especializadas em câmbio automático se é possível mudar a programação, mas todas responderam que a programação não pode ser mudada por eles. Alguns disseram que existem alguns ajustes que podem ser feitos e que, talvez, ajudassem.

Contudo, considerando, como você disse, que o diferencial é mais longo nesse modelo, talvez o downgrade para a versão antiga do software do câmbio não fizesse efeito. 

Com relação a reduzir o diâmetro do conjunto roda/pneu, acho inviável, ao menos no meu caso, pois o prisma já é baixo, essa alteração iria deixá-lo ainda mais baixo.

Sekiya, agradeço sua atenção e resposta. Se souber de alguma novidade nesse caso, por favor, me informe (faxpressjr@gmail.com).

 

Grande abraço!

Boa tarde Rafael, cara eu tenho um Activ 18/19 que é o mesmo conjunto, porem quando fui comprar não tinha nenhum onix automático somente o prisma automático e me recordo que era muito sensível qualquer minima acelarada o cambio já reduzia a marcha e isso de fato é um incomodo, mas acabei por me contentar e era o que eu queria, pois então, chegou o meu onix e percebo que as trocas não são tão sensíveis quanto ao prisma, ao menos é o que eu percebo, mas tem um diferencial também, posso ter me acostumado com esse diferencial de qualquer acelerada minima ele reduzir e posso ter treinado o meu pé a contornar isso.

Observo que tamanha a sensibilidade do cambio do onix/prisma que quando vou aumentar a velosidade pelo botão do piloto automático o carro reduz a marcha para aumentar alguns míseros quilômetros. 

Antes do onix e tinha um jetta (2009 2.5) , o mesmo não reduzia as marchas de forma tão sensível quanto o onix, porem é necessário analisar que tinha mais motor.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também tenho essa reclamação do cambio, porém o meu está com mais alguns poréns! Tenho um Onix LTZ 17/18 Ele esta com tranco acentuado nas trocas de marchas, e as vezes ele esquece de trocar a marcha, ja fui na css varias vezes e eles fazem o reset do cambio ou dizem que é normal.

Como pego estrada todo mês, sempre viajo com ele no modo manual pois tenho mais segurança nas ultrapassagens e ele não fica indo e voltando marcha toda hora.

Com esse novo jeito de viajar com cambio em manual e piloto automático travado em 110 km/H ele esta fazendo 13 km/L de média na estrada.

Estou com o carro a 1 ano e 4 meses, ja rodei 18.500 km e vou coloca-lo a venda, pois estou insatisfeito com o cambio desse carro. Onix/Prisma para mim somente o manual, o AT6 não casou com esse carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Tenho um Prisma AT 18/19 com 6mil km. Estou com o mesmo problema. Desde 0km ele apresentou essas vibrações na troca de marcha como descrito a cima pelo amigo, é um barulho metálico. Então a solução da concessionária foi trocar o silencioso (a parte do final do escapamento), porém de nada adiantou. Pelo que pude perceber em diversos fóruns e discussões, esse problema é uma característica do Onix/Prisma AT por prezar a economia de combustível. Se alguém tiver conseguido resolver esse problema, por favor, me avise.

 

Em 31/03/2019 at 00:35, Guilherme Kanno disse:

Tenho um Prisma AT 18/19 com 6mil km. Estou com o mesmo problema. Desde 0km ele apresentou essas vibrações na troca de marcha como descrito a cima pelo amigo, é um barulho metálico. Então a solução da concessionária foi trocar o silencioso (a parte do final do escapamento), porém de nada adiantou. Pelo que pude perceber em diversos fóruns e discussões, esse problema é uma característica do Onix/Prisma AT por prezar a economia de combustível. Se alguém tiver conseguido resolver esse problema, por favor, me avise.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Guilherme Kanno, realmente o ruído parece que vem do escapamento. Até pensei que os coxins do escape poderiam influenciar, mas já testei mexer na fixação do escape e nada mudou.

Eu meio que "deixei pra lá" e tento conviver com este ruído chato. Tem vezes que ando no modo manual só pra evitar isso. 

Fato é que o motor do Onix tem um projeto de escape muito ruim. Tem ruído forte quando frio. Parece carro velho. E olha que no Agile e Novo Corsa, este motor 1.4 sempre foi silencioso. Eu acredito que o ruído venha do coletor de escapamento + catalisador.

Bom seria se o câmbio não deixasse a rotação cair tanto. Se ficasse acima de 1500 RPM o problema estava solucionado. Pena que até agora não vi solução...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Sekiya Poxa amigo, eu ainda não descobri tbm. Estou desde o ano passado buscando informações na internet, mas tudo se resume a uma "característica" do carro, Sou de Niterói e vou mês que vem numa concessionária Chevrolet em SP, pra tentar desvendar esse barulho. Se eu tiver sucesso compartilho aqui com vcs! Esse barulho é muito irritante.    

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Boa noite pessoal! Meu problema foi resolvido na concessionária chemarauto aqui em Guaratinguetá SP. Eles trocaram todo o conjunto do escapamento, desde onde o escapamento começa quando termina o catalisador, até o silencioso que tbm foi trocado, tudo pela garantia . O que estava acontecendo é que o escapamento tinha micro furos nas soldas que vieram de fábrica, e o silencioso tava com um pouco de entupimento tbm de fábrica. Meu problema foi 100% resolvido. Parece até que o motor está mais forte, o próprio ruído do escape melhorou, e o mais importante: sem nenhum daqueles ruídos metálicos/vibração nas trocas de marcha em baixa rotação, quando força o motor. Adicionei as fotos onde os mecânicos da concessionária apontaram os vazamentos do líquido do combustível pelos micro furos/má soldagem. Parece inacreditável que aquela vibrações tão desconfortável tava vindo de um furo tão pequeno. No meu caso foi resolvido. Abraços!

AA437B57-A1F3-48F4-8DE0-5E77FC9DDE17.jpeg

85C5F93D-7B21-475C-9A51-31DEC8650DF3.jpeg

Editado por Guilherme Kanno
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...
  • 5 meses depois...
Em 26/10/2018 at 17:32, Sekiya disse:

Eu também tenho um Prisma AT 17/18 e acho que a programação do câmbio faz com que ele ande sempre com a marcha mais alta possível, o que resulta no motor emitindo um ruído de vibração (meio metálico) por estar sendo "forçado". É bem irritante isso. A 5ª marcha é engatada com frequência e a rotação acaba caindo para menos de 1500 RPM, causando o ruído. Tirando isso, o funcionamento é normal.

Por incrível que pareça, o ruído do meu Prisma nas situações em que o motor está "em carga" (quando cai abaixo de 1500 RPM) diminuiu depois que eu regulei a folga das velas.

Por curiosidade, fui verificar as folgas das velas que já estão com cerca de 20 mil km. Uma média de quilometragem comum de troca de velas é de 30 mil (eu costumo trocar com 25 mil nos carros com velas comum), ou seja, eu já usei 2/3 da vida útil.

Porém, ao retirar as velas, a folga verificada estava acima de 1,0 mm, sendo que o recomendado no manual é de 0,8 - 0,9 mm. O eletrodo central não estava assim tão desgastado (verifica-se principalmente as bordas), mas a folga estava muito acima do esperado. Eu desconfio que as velas saíram de fábrica com 0,9 de folga. No meu histórico de experiências com velas, jamais vi uma se desgastar 0,2 mm em 20 mil km.

Depois de reguladas para 0,8, ao "forçar" o motor, o "ruído de vibração" ainda está lá, mas bem menos audível. Ao menos, foi a impressão que eu tive.

Sugiro a todos que tiverem problemas semelhantes ao meu, que verifiquem as folgas das velas e postem a folga que encontraram e suas experiências após a regulagem.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.