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Sei que já existe vários tópicos sobre o cambio automático e problemas nele. Fui premiado com esse problema e segue meu pequeno relato sobre esse cambio difícil de domar.

 

Atualmente meu carro acabou de completar 10.000 km, vou leva-lo na revisão dia 17/05/18 e aguardo sarcasticamente o que os mecânicos irão dizer sobre minhas reclamações. (porque ja sei que vão falar que é normal do veiculo) não rodou muito, tirei zero na CSS em Agosto de 2017 ta dando uma média de 1.000 km por mês.

Além das reclamações padrões do barulho na porta traseira, do barulho no banco traseiro tenho inúmeras reclamações no cambio como:

- Lentidão na troca de marchas (na retomada o cambio parece que esquece de voltar uma marcha, ai você pisa mais um pouco cai duas ou três e o carro sai louco esguelando, parecendo que você está num racha na rua. Não tem consumo de combustível que fique bom assim) gerando insegurança até para ultrapassagens na estrada, na aceleração faz a mesma coisa ele esquece de trocar marcha ai tem que ficar tirando o pé como se tivesse cambiando um carro manual;

- Solavancos. Simplesmente da pra perceber TODAS as trocas de marcha do cambio, são solavancos pequenos mas perceptíveis.  Troca de marchas em 2.000 giros parece que estou trocando marcha a 6.500 rpm por causa do solavanco.

-Solavancos na saída. Esses são raros mas as vezes acontece. Em resumo é como se em um carro manual você deixa escapar a embreagem e da aquele pulo pra frente ou pra trás, na ré acontece a mesma coisa.

- Retomada de velocidade faz um tec tec na frente. Parece aquele barulho de quando se passa em lombada em 4ª marcha e o carro pede marcha. Mas isso ocorre em todas as marchas quando o carro cai de 2.000 rpm para 1.500 rpm e acelero para retomar a velocidade ai faz o tec tec, tipo reduzo a velocidade esperando o semáforo abrir, carro mais lento na frente. Começou agora nos 9.000 km esse barulho.

Por referencia de cambio automático, minha mãe tem um Corolla automático 4 marchas e no carro dela você não sente nada de solavancos ou qualquer incomodo e olha que o carro dela ja está com 50.000 km rodados.

Esse são alguns dos problemas que tenho com o cambio automático do meu carro. Como já vi inúmeros relatos na internet, ele é o mesmo do Sonic, Spin e Cruze e tem vários carros com problemas, mas pelo visto no meu veio com lote completo.

Quando levar na CSS para revisão dos 10.000 vou abrir O.S com todos os relatos e solicitar uma cópia, vou andar com o mecânico e mostrar para ele esses problemas. Na entrega farei o mesmo trajeto com o mecanico para ver se os problemas foram sanados. Caso não forem sanados irei deixar o carro na CSS pegar um Uber e ir direto no PROCON para registro de reclamação. Não to com paciência de mimimi de CSS e fabrica que querem só vender o carro e não resolver os problemas.

Um conhecido meu teve problemas no cambio do Prisma dele e foram enrolando até sair da garantia, quando saiu da garantia ofereceram o reparo do cambio pra ele pela bagatela de R$ 16.000,00. Se já sabiam do problema porque não arrumaram antes? Porque a solução nem mesmo eles sabem. Nesse caso meu amigo tinha cópia de todas as O.S. entrou na pequenas causa e a GM trocou o cambio do carro dele sem custo. Eu para evitar esse transtorno se me enrolarem já vou meter o pé na porta agora no começo.

Esse é meu segundo Onix o primeiro era manual LT 1.4 só tive alegrias com ele, com esse segundo só não vendo porque ele ta financiado uma parte, mas estou bem decepcionado com ele. (Já tive o problema da desprogramação dos vidros elétricos e alarme, ta com barulho nas portas, ta com barulho no banco traseiro, ta com problema no cambio, ta com barulho do Canister) Para um carro com 10.000 acho que está com muita coisa. Nem a Elba 90 do meu pai da tanto problema como meu Onix está dando.

 

Quando levar na CSS para revisão posto atualizações.


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Ricardo, dos seus relatos, a única coisa que acho que seja normal é o primeiro sobre a lentidão nas trocas. Na verdade, não é lentidão, e sim a programação do câmbio que faz com que as trocas sejam em menor rotação possível e as mantém o máximo de tempo possível. A partir dos modelos 2017 o câmbio ficou assim para buscarem economia de combustível. E quanto a voltar uma ou duas marchas, isso é perfeitamente normal e isso é porque ao pisar mais fundo no acelerador, o câmbio entende que necessita de agilidade e por isso reduz até duas marchas para isso. É o "kick down". No Corolla 4 marchas não se sente muito esta característica porque praticamente não tem marcha pra isso, pois ele utiliza basicamente as 3 primeiras marchas (a 4ª é overdrive).

Quantos aos solavancos, no Prisma AT 17/18 que possuo, não sinto nenhum deles. Inclusive no Cruze que temos também, o câmbio é bem suave nas trocas. No Cruze, já deu um tranco desses ao engatar a ré. Como se a marcha não tivesse engatada e ao acelerar ela engata de uma vez, provocando um tranco. Mas isso foram 2 vezes desde que temos o carro. Às vezes, o nível de óleo pode influenciar estes solavancos ou talvez uma reprogramação do câmbio resolva também. Fato é que este câmbio 6T30 não é dos melhores, mas também não é um AL4 da PSA, que dá muito mais problema. Sabendo usar (e não vindo com defeito de fábrica), ele roda tranquilo sem dar dor de cabeça.

Os "tec-tec-tec" pode ser batida de pino no motor devido à característica do câmbio manter marchas altas. Se usar gasolina como combustível isso fica bem mais evidente. Aí ao retomar a velocidade no acelerador, o câmbio segura a marcha alta mais que o necessário, o que "força" o motor e causa a detonação. A detonação tende a aumentar conforme a quilometragem rodada devido a formação de depósitos de carvão na câmara de combustão, o que facilita a formação de pontos quentes que fazem o combustível detonar antes do tempo. Por isso que se for usar gasolina, é bem interessante utilizar a aditivada, que diminui a formação de depósitos.

Quanto a dar entrada em Procon e justiça e brigar com concessionária, sinceramente, não vale a pena. Dá uma canseira desgraçada, perda de tempo, e o pior: fica preso ao carro, sem poder desfrutar dele e se tiver "sub judice", não dá nem para se desfazer dele. Quando se chega no ponto de reclamar e ficar preocupado com um possível defeito, acho que mais vale perder um pouco de dinheiro e trocar de carro, de preferência outro que seja do agrado e que não dê dor de cabeça.

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Já desanimei do carro, como ele está financiado faltam 20 parcelas e não tenho dinheiro para quita-lo vou enfrentar a CSS e a GM, tenho esse direito, valendo a pena ou não. O Problema é a insatisfação que estou com o carro, não tenho vontade nem de lava-lo tamanho o desinteresse, como disse meu pai ontem a noite, Guri você ta com um carro de R$ 60.000,00 e cheio de problema tem que correr atrás dos seus direitos. Gosto do conforto do Onix tanto que estou no segundo, mas na versão AT não rolou, um manual acho que iria tranquilamente.

Como na revisão vou relatar todos os problemas as vezes pode ser que resolvam e nem seja necessário acionar os meios legais. 

O Carro é indomável nas trocas de marchas, já fiz de tudo que é tipo de jeito os testes e nada de achar um "jeito" menos pior para garantir um minimo de conforto. E dos 9.000 km pra frente (está com 10.200) o trem desandou de um jeito que está horrível.

Quanto ao "kick down" de exemplo só para entendimento quando ele sobe giro ao invés de o carro ganhar velocidade ou pelo menos mais torque ele diminuiu a velocidade e demora para embalar de novo. Único jeito que vi ele em modo "sport" com o pé cravado embalar de verdade é sair do 0 km/h como se fosse uma corrida de arrancada. Aqui no MS temos muitas carretas na estrada, principalmente as de Cana e Eucalipto que são bem compridas e tem que estar no embalo (Meu Onix é 1.4 de 1.0 até entenderia) ou esperar o carro decidir o que quer fazer. Já tive que voltar ultrapassagem do lado da cabine do caminhão porque o cambio fez o "kick down" e simplesmente perdi todo embalo e velocidade por sorte não tinha ninguém atrás de mim ultrapassando junto.

Já vi e conversei com pessoas que o Onix/Prisma AT estão com mais de 50.000 km e não deu B.O. nenhum no cambio, nem os solavancos de troca de marcha sente. Como disse no inicio, acho que fui o premiado com os problemas, sempre tem aquela peça de um lote X que da o problema e fui contemplado.

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No seu caso, realmente parece que há um problema na transmissão. Tomara que seja algo relacionado a programação/eletrônica do câmbio e não com relação a parte mecânica dele.
Sobre o kick down, na verdade, parece ele não está acontecendo. Pelo jeito o câmbio não está engatando as marchas corretas. É um perigo isso, andando nas rodovias...

Quanto a desanimar, eu te entendo perfeitamente. Carro novo não é para dar problema e sim, solução.
Espero que você tenha êxito na revisão do carro e ele volte ao normal. Se não resolver e continuar desanimado, tente se informar sobre transferência do financiamento. Aí é vender o carro, comprar outro e transferir o restante para o novo. Obviamente, dinheiro se perde nos custos das transações, mas não deixa de ser uma possibilidade.

 

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Agora na hora do almoço já p... com o cambio que não volta a marcha e nem sobe, até mudei de trajeto para ir para casa para pegar menos subida e ter menos raiva, percebi que tem horas que ele pula a terceira marcha, vai da segunda para quarta. Contando pelos solavancos ou cuidando os rpm quando abaixa, jogo no M para ver a marcha isso e na contagem deu 3 e no painel mostra 4 chegou a ir até na 5 isso em aceleração. E tem horas que ele troca marcha muito cedo, tipo com uns 1.200 rpm no plano ou em descida, beleza porque economiza, mas na subida, acelerando metade já quase pro fundo ele troca em 1.200 rpm uma em cima da outra (parece aqueles caminhão 12 marchas que troca uma em cima da outra na reduzida).

Vou pedir para fazer um test drive em um Onix ou Prisma automático da CSS para ver como ele se comporta e também to achando o acelerador do meu carro meio duro ai já comparo o meu com o do Test Drive.

Procurando pelo tio Google, achei inúmeros problemas igual ao meu exceto a questão do "kick down", entre as soluções foram completar/tirar/trocar o óleo do cambio, reprogramação da central, troca do modulo do câmbio. E todas as reclamações que vi a CSS não abriu o cambio, só fez medidas paliativas e enrolativas até o carro sair da garantia e dai cobrarem pelo reparo do cambio (no reclame aqui tem várias situações assim).

Quinta dia 17/05 levo ele na CSS para a revisão e reclamações dai volto a postar sobre o que fizeram. Como estarei de férias vou ficar meio longe do PC para desintoxicar um pouco.

 

Desculpa pelos relatos meio longos, mas como procurei e não achei muita coisa, resolvi postar para se caso alguém (tomara que não) venha a ter os mesmo problemas que o meu carro já saibam o caminho das pedras.

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Bom, se ele está trocando marcha a aproximadamente 1200 RPM, já se explica o ruído de batida de pino no motor. Ao menos um problema relatado está ligado a outro.
Normalmente câmbio AT faz as trocas em condução normal entre 2000 e 2500 RPM dependendo do carro. No Prisma aqui ele troca em 2 mil, antes disso, mesmo no sequencial ele não permite a troca.


 

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Hoje retirei o carro da CSS, fizeram a reprogramaçao da central do cambio, teve uma atualizaçao, ele melhorou uns 80% ja da pra tolerar agora.

O nivel de oleo do cambio foi verificado e estava conforme recomendado.

Conforme o mecanico disse que é tipo uma leitura errada que os sensores do cambios fez e salvou errado.

 

 

Mais uma observação, existe uma recomendação da GM para o barulho na tampa traseira, que é colocar uma borracha tipo um calço nas borrachas que travam o tampão do porta malas. Dessa forma o carro está um silencio que só agora, vamos ver quanto tempo irá durar esse silencio.

  • 4 meses depois...
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Apenas atualizando o tópico, agora com 15.000 km e os problemas persistem e já me tiram do sério, 100% desgostoso de andar no carro.

Fui fazer a troca de óleo dos 15.000 km na css e o recall que tinha agendado para ele e pedi para olharem de novo o cambio, dessa vez o chefe de oficina andou no carro e falou que não sentiu nada que relatei. Detalhe na ficha de atendimento só tava escrito que eu era reincidente na reclamação do cambio. Tive uma longa conversa com ele explicando detalhe por detalhe de cada situação que ocorre e ele pediu para retornar outro dia para ele andar comigo e analisar o carro, pois já eram 18:00 e a CSS ia fechar.

Ele falou que verificaram o nivel do óleo, que colocaram no "computador" deles e não apareceu nada de erro.

Me disse que existe um outro sistema, que armazena todo o histórico do carro e que a GM só manda baixar em casos críticos (nunca ouvi falar nisso).

Já rodei 700 km desde a troca de óleo e a unica coisa que percebi é que o mecânico deixou tudo melecado as pedaleiras do freio e acelerador, de resto tudo igual os problemas.

Cheguei a conclusão que estou jogando dinheiro pelo ralo com ele porque na cidade ele faz 5,5 km/L no etanol e 7,5 Km/L na Gasolina.

Estou aguardando semana que vem que estarei de férias e irei levar ele de novo na CSS para dar uma volta com o chefe de oficina e ouvir qual a possível causa desse problema.

Portanto... a saga continua....

  • 3 semanas depois...
Postado
Em 02/10/2018 at 17:18, Ricardo_Astord disse:

Apenas atualizando o tópico, agora com 15.000 km e os problemas persistem e já me tiram do sério, 100% desgostoso de andar no carro.

Fui fazer a troca de óleo dos 15.000 km na css e o recall que tinha agendado para ele e pedi para olharem de novo o cambio, dessa vez o chefe de oficina andou no carro e falou que não sentiu nada que relatei. Detalhe na ficha de atendimento só tava escrito que eu era reincidente na reclamação do cambio. Tive uma longa conversa com ele explicando detalhe por detalhe de cada situação que ocorre e ele pediu para retornar outro dia para ele andar comigo e analisar o carro, pois já eram 18:00 e a CSS ia fechar.

Ele falou que verificaram o nivel do óleo, que colocaram no "computador" deles e não apareceu nada de erro.

Me disse que existe um outro sistema, que armazena todo o histórico do carro e que a GM só manda baixar em casos críticos (nunca ouvi falar nisso).

Já rodei 700 km desde a troca de óleo e a unica coisa que percebi é que o mecânico deixou tudo melecado as pedaleiras do freio e acelerador, de resto tudo igual os problemas.

Cheguei a conclusão que estou jogando dinheiro pelo ralo com ele porque na cidade ele faz 5,5 km/L no etanol e 7,5 Km/L na Gasolina.

Estou aguardando semana que vem que estarei de férias e irei levar ele de novo na CSS para dar uma volta com o chefe de oficina e ouvir qual a possível causa desse problema.

Portanto... a saga continua....

Rapaz, seu carro tem alguma coisa errada, somente tenho utilizado álcool, mas, na cidade, trânsito intenso e com ar condicionado ligado o meu faz entre 7,5 a 8 km/l e na estrada 11 a  12 km/l - rodovias com boa pavimentação, velocidade de 100 a 120 km/h . Os solavancos que dá, para mim são normais para um automático, mas, bem menos intensos do que você cita, tenho também um Cruze aspirado e nele sinto até mais as trocas de marcha

  • 1 mês depois...
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Para finalizar a saga do cambio automático maluco e temperamental (já dei até características pessoais a ele) em resumo resolvi todos meus problemas, vendi o carro. Se terei outro onix, com certeza um dia quem sabe poderei voltar a esse carro, mas sera na versão manual. Gosto muito do carro, é espaçoso, confortável e tem um design muito bonito.

Antes de vender o carro lei na CSS e chutei o pau da barraca la, literalmente abandonei o carro la dentro, fiz reclamações, chamei até o papa pra ir la e me atender. O que fizeram?

Analisaram meu carro, dei uma volta na rua com o chefe de oficina e dessa vez por incrível que pareça ele percebeu todas as reclamações que sempre tive, voltando na CSS o carro ficou 1 dia la para "reprogramação" do cambio. O chefe de oficina falou que esse é um procedimento chato de fazer, porque tem varias etapas e cada etapa se não for corretamente realizada ou não der certo ele tem que começar do zero de novo.

No meu carro foram reiniciados os procedimentos 3 vezes.

Ficou bom?

Não, mas ficou menos pior e agora esta aceitável andar com ele.

Felizmente pra mim, vendi o carro pois estava desgostoso com ele, não tinha prazer em andar com o carro.

Essa saga do cambio temperamental durou 1 ano e 5 meses e 19.000 km rodados e um cliente insatisfeito com os serviços da CSS e com o cambio automático dos onix.

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