Vazamento intermitente da água/aditivo do sistema de arrefecimento


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Alguém aí já teve algum problema com vazamentos no sistema de arrefecimento do Onix? Estou com um problema que não consigo solucionar, já levei em várias oficinas, inclusive em concessionárias da própria Chevrolet e até hoje sequer conseguiram identificar onde está o vazamento, mesmo com todos os mecânicos reconhecendo que de fato está havendo vazamento, pelo fato do carro ter dormido nas oficinas e ter sido constatado que o nível baixou de um dia para o outro.

O problema começou alguns meses após eu ter feito uma limpeza no sistema de arrefecimento em uma concessionária da Chevrolet, cerca de 3 meses depois, todo o aditivo do reservatório tinha acabado.

Os mecânicos já olharam e não estão detectando manchas visíveis do vazamento em peças do motor. O vazamento fica mais grave quando fico dias sem andar com o carro e ele está estacionado sobre um local inclinado, com a frente do carro voltada para a parte mais baixa da rua, chegando a vazar todo o aditivo de uma vez. Quando o sistema está com pressão parece que não está vazando.

Vi alguns vídeos no Youtube sobre vazamentos comuns no sistema de arrefecimento do Onix, como pelo Tubo de água do coletor e pela borracha de vedação do coletor de admissão, porém os mecânicos não identificaram nenhum vazamento por ali, mesmo usando a bomba para dar pressão no sistema.

Alguém teria uma dica do que pode ser?

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Se o carro já passou por vários mecânicos e até em concessionária, o problema está no "profissional" está mexendo, pois se já se constatou que vaza, como é que liberam o carro sem descobrir a origem? Em casos assim, não basta apenas ficar "olhando" e sim sair desmontando os componentes e testando para encontrar o problema. Uma pena termos que deparar com este tipo de profissional...

Verificaram a tampa do reservatório? Uma tampa do reservatório com defeito também faz sumir a água, pois o sistema trabalha pressurizado. Se estiver ruim, com o carro quente ele deixa vazar a água, que seca devido ao calor do ambiente e ao esfriar o motor, a água está em um nível mais baixo, aparentando vazamentos.

Já verificaram a compressão do motor e/ou presença de água no óleo do motor? Pois pode haver vazamentos pela junta de cabeçote e por menor que seja, mas acaba por levar embora o líquido de arrefecimento, e quando o motor está quente, a dilatação evita maior vazamento, mas quando esfria, pode ser que aumente.

Outro lugar é no próprio radiador. Ou nas emendas das caixas laterais ou até mesmo na colmeia. Talvez até mesmo no lado entre o condensador do sistema de ar condicionado e que fica mais difícil a visualização. Tem que tirar para testar e ver.

Radiador do sistema de aquecimento da ventilação interna também pode ser um ponto de vazamento.
Outros lugares como emenda de mangueiras e até na bomba d'água, fica mais fácil ver e espero que os profissionais onde o carro passou, tenham verificado estes pontos.

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  • 1 mês depois...

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