Líquido escuro pingando abaixo do motor


Posts Recomendados

Boa noite pessoal,

Estou criando mais um tópico descrevendo problemas com meu Onix, que comprei 0km em dezembro de 2016.

Faz uns dias que notei que sempre que saio com o carro de manhã noto que tem uma gota de um líquido escuro logo abaixo do motor, segundo foto em anexo. Essa gota fica posicionada no chão abaixo do motor, não exatamente centralizada entre as rodas (fica mais próxima à roda do lado do passageiro).

Acredito que não seja óleo, pois troquei o óleo recentemente e verifiquei o nível ontem. O óleo ainda está bem claro, cor de âmbar (e o nível também está bom).

Alguma sugestão do que eu precise investigar? Desde já obrigado.

20180327_061417.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Tarso, meu palpite é: ou isso é óleo do motor antigo (por isso está mais escuro) que escorreu ou ao redor do cárter, ou no protetor do cárter, ou após retirar o filtro de óleo escorreu e não limparam direito, ou pode ser óleo da direção hidráulica vazando em algum ponto (isso se ele estiver escuro também e não mais vermelho, que é a cor normal).

Só pelo cheiro já dá para saber o que é. Com uma lanterna e investigando na parte inferior do veículo, já vai dar para saber mais ou menos de onde vem e corrigir o problema.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Sekiya.

Levei o carro na concessionária essa manhã e o mecânico disse que não era fluido da direção hidráulica porque meu Onix tem direção elétrica. Ele disse que era um vazamento na bomba d`água (portanto, o líquido vazando era na verdade líquido de arrefecimento misturado com a graxa da bomba) e ele fez a troca (que foi coberta pela garantia). O estranho é que quando voltei pra casa notei que o líquido do arrefecimento estava baixo; retornei à concessionária porque fiquei com medo de haver um vazamento maior. O mecânico deixou o carro ligado por mais ou menos uns 15 minutos e ficou procurando por vazamentos, mas não achou nenhum. Completou o nível e pediu pra eu continuar observando, disse que era pra voltar lá caso eu percebesse que o nível caiu de novo.

Editado por Tarso
correção ortográfica
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem estranho uma bomba d'água dar problemas com tão pouco tempo. Sinal que as peças realmente estão com a qualidade bem abaixo do mínimo esperado.

O importante é que resolveu o problema. Quanto ao nível, ele pode ter baixado por não terem retirado todo o ar do sistema quando fizeram a troca. Conforme o tempo e com o motor funcionando, o ar foi deslocado para o reservatório e o nível baixou. É normal isso acontecer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...
Em 29/03/2018 at 16:58, Tarso disse:

Ele disse que era um vazamento na bomba d`água (portanto, o líquido vazando era na verdade líquido de arrefecimento misturado com a graxa da bomba) e ele fez a troca (que foi coberta pela garantia).

O serviço em garantia cobriu apenas a troca da bomba d'água ou trocaram a correia também??

Pois sou mais uma vítima da má qualidade das peças GM. O meu Prisma 2017/18 com 26 mil km apareceu com uma mancha parecida com a da foto e pelo cheiro logo vi que era líquido de arrefecimento. E realmente ele escorre com uma cor escura, já que o selo deixa vazar e "lava" a graxa do rolamento. Um sinal que isso está ocorrendo é uma mancha oleosa escura no cárter, perto do bujão. Parece que escorreu óleo do motor, mas não é.

Pensei em recorrer a garantia, mas imagino que eles vão trocar apenas a bomba defeituosa e manter a correia e outros componentes antigos. Como já está com quase meia vida, achei melhor comprar todas as peças por fora e ir a um mecânico de confiança. Comprei tudo original mesmo, embora a qualidade não seja garantida.

Uma dica é que a bomba d'água dos modelos 1.0 e 1.4 são iguais. Já as dos modelos 1.8 (que são da mesma família de motores) são diferentes. Visualmente, as dos modelos 1.8 tem uma espécie de reservatório triangular perto do furo dreno. Na prática devem encaixar no bloco, mas os rotores devem ter especificações diferentes.

Para quem quiser os códigos das peças:
- Bomba D'água 1.0 e 1.4: 24590129 (antigo 24587027) - Obs: Lembrando que existem inúmeros códigos da mesma bomba.
- Correia Dentada com HNBR: 90531677 (fabricado pela Contitech)
- Tensionador: 93353848 (fabricado pela Litens)
- Parafuso do Tensionador: 93373723 (costuma estragar a cabeça torx)
- Correia Elástica AC/Alternador: 24586382 (fabricado pela Contitech)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 mês depois...

Para vocês visualizarem o problema de vazamento no selo da bomba d'água:

A bomba d'água:

709FMhYl.jpg


CtZYaWEl.jpg

7VSdl96l.jpg

 

O vazamento no caso se deu pela ruptura do selo do eixo. Dá para notar que o líquido de arrefecimento escorria pelo furo.

q4FqqCEl.jpg

DdMDFXXl.jpg


Aqui se nota uma mancha de oxidação superficial, provavelmente do bloco. Isso mesmo com o carro utilizando aditivo bem concentrado.

mN6CqZEl.jpg

Aqui a bomba nova original:

mvv47E3l.jpg

Uzoxuo8l.jpg

0N3lPHWl.jpg

8RqpCBol.jpg


Espero que esta nova tenha a durabilidade que se espera de uma peça original.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...

Boa tarde!


Tenho um Onix LTZ 17/18, peguei em nov/20, com 28 mil km, já fora da garantia.

Notei essa bendita gotinha no chão da garagem, que parece óleo, e que aparece de vez em quando. Que eu me lembre, foram 2 ou 3 vezes, após o uso do carro por um percurso mais longo.


O carro está com 30600 km e estou bastante impressionado com essa questão da bomba d'água. Vendi um Agile 2012 com 100 mil km antes de comprar esse Onix, e não tive problema com a bomba d'água.. o no Onix, estou com essa preocupação. Pelo menos a peça não é tão cara..

Só uma dúvida que pelos posts não ficou muito claro. Esse vazamento é fluído de arrefecimento que passa pelos selos da bomba, ou é a lubrificação da bomba que está vazando?

Estou perguntando isso porque, o nível do fluído de arrefecimento é fácil de ver.. então é "monitorável", mas se for a lubrificação da bomba, aí é literalmente uma bomba né.. pq se ela travar, lasca a coisa toda..

Abraços!

IMG_20210403_120021362.jpg

Editado por Verderramos
inclusão da foto
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Verderramos, no caso de vazamento pela bomba d'água, este líquido é uma mistura de líquido de arrefecimento com a graxa do rolamento do eixo, ou é líquido+sujeira acumulada na região da correia dentada. A bomba em si, não possui lubrificação própria.

No meu caso, depois que percebi o vazamento eu rodei uns bons km antes da troca, mas embora seja fácil de monitorar no reservatório, nunca se sabe quando ou "se" o selo vai abrir e fazer escorrer toda a água. Fora isso o Onix não tem marcador de temperatura no painel, então fica mais perigoso. Além disso tem a questão que você mesmo citou da bomba travar... Ai o prejuízo pode ser grande.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.