Entrando água da chuva embaixo do painel do lado do passageiro


Posts Recomendados

Boa noite pessoal,

Quero relatar um problema aqui que não consigo resolver pra saber se alguém passou por isso.

Comprei meu Onix 0km em novembro de 2016. Com aproximadamente 3 semanas de uso o carro passou a noite sob chuva forte, e no dia seguinte notei que o carpete do lado do passageiro estava encharcado.

Levei para a concessionária e o carro teve que ficar uns dias lá. Fizeram testes e não detectaram por onde a água estava entrando. Eles secaram o forro e o carpete e devolveram o carro. Depois desse episódio comprei uma capa para proteger o carro quando ele tinha que ficar sob chuva forte.

Recentemente viajei com o carro e peguei chuva no caminho. Novamente percebi que tinha pingado água no tapete do passageiro. Ontem percebi que ia chover durante a noite e deixei o carro desprotegido propositalmente para tentar detectar o problema de uma vez por todas.

Quando foi hoje de manhã, entrei no carro e vi que o tapete do lado do passageiro estava molhado (mas não entrou água o suficiente para encharcar o carpete, molhou apenas o tapete mesmo). Eu então me debrucei por baixo do painel do lado do passageiro e tentei ver de onde estava pingando água. Consegui achar o foco do vazamento e tirei as fotos em anexo.

Eu não entendo muito de carros, mas acho que essa peça mostrada nas fotos, que fica abaixo do painel do lado do passageiro, é o ar condicionado (ou parte dele). Percebam nos círculos vermelhos o foco do vazamento: é nesse ponto que a água tá gotejando. Essa água só goteja quando chove forte. Sempre ando com o ar condicionado ligado e nunca entrou água por aí sem chuva.

Desde já fico grato pelas sugestões e/ou comentários.

20180328_095356.jpg

20180328_095409.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Normalmente, quando entra água pelo sistema de ventilação forçada (neste caso a peça redonda aí é o ventilador do sistema) é porque o dreno na carroceria da região de entrada de ar forçado está entupido. É na região onde fica o tanquinho de gasolina de partida a frio. Normalmente existe um dreno de cada lado (no Onix não sei se é assim).

Assim seria preciso desmontar aquele acabamento plástico que reveste o tanque de partida a frio, junto com os limpadores de para-brisa e fazer a limpeza do local ou se estiver vazando em alguma junta na entrada de ar da ventilação, fazer uma nova vedação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela resposta Sekiya.

Fui na concessionária essa manhã, e o mecânico viu que estava entrando água pelo duto do ar condicionado, cuja entrada fica logo abaixo da churrasqueira. Ele tentou improvisar uma tampa lá para evitar que a água escorresse, mas não deu certo porque acabou bloqueando a entrada de ar e consequentemente o ar condicionado sem funcionar direito. Aí acabou que não resolveu, vai continuar entrando água se eu não proteger.

Ainda não sei o que fazer agora. Talvez eu vá em outra concessionária, ou talvez eu peça pra um mecânico de confiança olhar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou com esse mesmo problema.

Fui uma vez na concessionária e tiveram a coragem de dizer que seria preciso trocar a borracha de vedação da porta do passageiro.

Pedi para explicarem como a agua entrava por ali e ia só pingar no tapete do passageiro. Não me convenceram a pagar R$ 300,00 pela borracha.

Vou voltar lá e pedir nova verificação.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 29/03/2018 at 16:55, Tarso disse:

Fui na concessionária essa manhã, e o mecânico viu que estava entrando água pelo duto do ar condicionado, cuja entrada fica logo abaixo da churrasqueira. Ele tentou improvisar uma tampa lá para evitar que a água escorresse, mas não deu certo porque acabou bloqueando a entrada de ar e consequentemente o ar condicionado sem funcionar direito. Aí acabou que não resolveu, vai continuar entrando água se eu não proteger.

Ainda não sei o que fazer agora. Talvez eu vá em outra concessionária, ou talvez eu peça pra um mecânico de confiança olhar.

Eu acho que o mecânico não quis ter o trabalho de refazer a vedação da entrada de ar do sistema de ventilação. Pois se não estava acumulando água por entupimento dos drenos, então é bem provável que seja falha na vedação entre a caixa de ventilação e a carroceria.

Eu acredito que levar em outra concessionária não vá resolver. Precisaria mesmo é achar um funcionário lá que tivesse força de vontade pra fazer a coisa certa, que é desmontar o sistema e refazer a vedação. Problema é que ninguém quer desmontar o painel todo para isso, aí ficam procurando uma forma de "gambiarra" para resolver o problema. Talvez, levar o carro em algum profissional especializado em sistema de ar condicionado seja melhor, nem que for para ter uma outra opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Olá, pessoal!

Tenho um prisma 15/16 que teve esse problema em duas ocasiões.

Na primeira vez, pingava água da chuva em cima do tapete do passageiro da frente. Levei à CSS e o mecânico informou que alguns fio/mangueira na área da churrasqueira estava mal posicionada, o que levava a água a correr para fora de seu curso normal e ir para dentro do carro. O problema não voltou a aparecer.

Meses depois, voltou a entrar água na mesma área quando chovia, só que desta vez não pingando em cima do tapete do passageiro, mas um pouco mais à frente do tapete, de modo a cair no carpete. Percebia o tapete de PVC suado na face voltada para baixo quando o retirava para aspirar o carrro. Levei à CSS. Fui atendido pelo mesmo mecânico de sempre. Gente boa e atencioso. Deixei o carro lá por um dia. Disse que colocou na area de lavagem para tentar detectar o vazamento e, com muita dificuldade, percebeu uma infiltração nos moldes da anterior: reposicionou alguma mangueira e pediu que eu acompanhasse para ver se o problema tinha se resolvido. Acompanhei e o problema ainda estava lá. Retornei e, em virtude das férias do mecânico que me atendia, fui atendido pelo chefe da oficina. Olhou o carpete e disse que, apesar de não estar muito molhado, o retiraria para secar. Deixei o carro lá e,após 2 dias, liguei para saber o andamento. O chefe da oficina informou que o problema havia sido detectado e corrigido: falha de vedação no painel dash, estrutura que separa o cofre do motor do habitáculo. Fez a devida vedação com KPU (ou KPO). Resultado: sem mais infiltração. Problema resolvido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.