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Então pessoas, recebi esses dias o meu leitor OBDII esses dias pra usar com o app Toque no celular com a principal finalidade de monitorar a temperatura do moto, já que o carro ñ tem mostrador e prevenir superaquecimentos, queima de junta e tudo mais. Logo no primeiro dia de uso já me surgiu dois questionamentos: o quão preciso é a informação de temp passada pelo leitor e qual a temperatura em que a ventoinha do radiador ativa pra resfriar o motor.

Essa dúvida quanto a temp é por causa q, em um momento em que estava parado no farol, marcou no app 99ºC e só ñ subiu mais pq o farol abriu e o movimento do carro abaixou a temperatura. Em casa eu fiz um outro teste deixando o carro parado na garagem mas com motor ligado e a temperatura bateu os 100ºC sem armar a ventoinha; logo depois disso eu desliguei o carro com medo de superaquecer. 

Eu sei que, em geral, os carros trabalham numa temperatura ideal de uns 91~96ºC e armam a ventoinha em aproximadamente uns 98ºC. Agora estou na dúvida se o leitor tá informando a temperatura certa e espero q tanto a ventoinha quanto o sensor q ativa a ventoinha ñ estão com defeito. Alguém aí sabe em que temperatura q a ventoinha arma?

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GM trabalha entre 100 e 110.

Normalmente a ventoinha liga por volta de 105, e se desliga próximo de 95 ou 90°.

Se preocupe se passar dos 110° a baixo disso não precisa se preocupar...

Abs.

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GM trabalha entre 100 e 110.

Normalmente a ventoinha liga por volta de 105, e se desliga próximo de 95 ou 90°.

Se preocupe se passar dos 110° a baixo disso não precisa se preocupar...

Abs.

uff... fico até mais aliviado haha valeu pela resposta :)

Eu ouvi mesmo q GM trabalha armando a ventoinha numa temperatura bem mais alta mesmo.

Sobre o leitor OBDII, vc acha q ele pode ser preciso na informação de temperatura?

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Mas quando a ventoinha aciona vc não percebe?

Eu sempre escuto quando estou colocando o carro na garagem.

Ele aciona e demora para desligar.

Tem vez que espero a ventoinha parar para desligar o carro.

E agora com esse calor em SP.

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Mas quando a ventoinha aciona vc não percebe?

Eu sempre escuto quando estou colocando o carro na garagem.

Ele aciona e demora para desligar.

Tem vez que espero a ventoinha parar para desligar o carro.

E agora com esse calor em SP.

Então... nunca reparei no acionamento da ventoinha, mesmo quando eu coloco na garagem e tal e olha q eu sou meio neurótico com barulhos do carro e sempre to de olho.

O meu é o LS e ñ tem ar-condicionado então a ventoinha só tem aquele segundo estágio mais forte. Será por isso q ela demora mais pra armar?

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Faça o teste, fique do lado de fora do carro com o Cel na mão e monitore até a ventoinha armar e desarmar, assim vc tem uma base se um dia a temp passar muito  do que foi verificado neste teste, sabe que tem problema...

 

Abs

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Faça o teste, fique do lado de fora do carro com o Cel na mão e monitore até a ventoinha armar e desarmar, assim vc tem uma base se um dia a temp passar muito  do que foi verificado neste teste, sabe que tem problema...

 

Abs

uhumm... acho q vou fazer isso mas ainda to meio com medo de deixar passar mais de 100ºC hehe

Acho q vou fazer o seguinte: amanhã mesmo eu dou uma passada na css, pergunto pro pessoal a temperatura de acionamento da ventoinha. Se eles souberem informar eu já fico mais seguro (ñ desconfiando da sua informação, só ñ quero ter q gastar dinheiro com coisa q ñ to podendo agora hehehe). Passando ou ñ a informação, eu já faço o teste por lá mesmo. Se passarem, eu já confirmo no celular se bate a informação com o acionamento e se ñ passarem, vou ficar sabendo dentro da oficina mesmo kkk

Valeu pela resposta e dicas ;)

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Monitore sempre o nível de água do reservatório, trabalhei em concessionária e esse ano presenciei diversos casos em Onix e Prisma de defeito no cabeçote onde o nível de água diminui além do normal.... Vale ressaltar que todos foram trocados em Garantia... Os veículos GM trabalham mesmo com a temperatura na casa dos 100°...

 

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Monitore sempre o nível de água do reservatório, trabalhei em concessionária e esse ano presenciei diversos casos em Onix e Prisma de defeito no cabeçote onde o nível de água diminui além do normal.... Vale ressaltar que todos foram trocados em Garantia... Os veículos GM trabalham mesmo com a temperatura na casa dos 100°...

 

Hummm... valeu pela dica mas na questão de níveis, tanto de água do reservatório quanto fluido de freio e tudo mais, eu sempre to de olho e até agora está tudo certíssimo. Não abaixa praticamente nada.

E valeu pela informação da temperatura. Acho q já to ficando mais de boa e depois deixo ele aquecer até um pouquinho mais pra ver se arma mesmo. 

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  • 2 semanas depois...
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Então pessoas, enrolei pra caramba mas acabei fazendo o teste hehehe

Realmente o motor do Onix trabalha bem mais quente. A ventoinha arma em exatos 105ºC e desarma em 100ºC mas como ele ñ para de funcionar instantaneamente, a temperatura cai até 98ºC até parar totalmente e a temperatura voltar a subir novamente. Eu ñ tinha reparado antes o funcionamento pq eu achei beem silencioso o funcionamento dela, impossível de perceber com o carro em movimento ou no trânsito, dando pra perceber que entrou em ação somente por uma leve alteração na marcha lenta.

Bom... valeu ai pessoal q ajudou nas respostas ;) 

  • 8 meses depois...
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Em 15/10/2015 at 19:14, Gabriel Ará disse:

Então pessoas, recebi esses dias o meu leitor OBDII esses dias pra usar com o app Toque no celular com a principal finalidade de monitorar a temperatura do moto, já que o carro ñ tem mostrador e prevenir superaquecimentos, queima de junta e tudo mais. Logo no primeiro dia de uso já me surgiu dois questionamentos: o quão preciso é a informação de temp passada pelo leitor e qual a temperatura em que a ventoinha do radiador ativa pra resfriar o motor.

Essa dúvida quanto a temp é por causa q, em um momento em que estava parado no farol, marcou no app 99ºC e só ñ subiu mais pq o farol abriu e o movimento do carro abaixou a temperatura. Em casa eu fiz um outro teste deixando o carro parado na garagem mas com motor ligado e a temperatura bateu os 100ºC sem armar a ventoinha; logo depois disso eu desliguei o carro com medo de superaquecer. 

Eu sei que, em geral, os carros trabalham numa temperatura ideal de uns 91~96ºC e armam a ventoinha em aproximadamente uns 98ºC. Agora estou na dúvida se o leitor tá informando a temperatura certa e espero q tanto a ventoinha quanto o sensor q ativa a ventoinha ñ estão com defeito. Alguém aí sabe em que temperatura q a ventoinha arma?

Qual o modelo de leitor OBDII você comprou (envie o link) ? Comprou na DX ? E como você instalou no carro ?

  • 11 meses depois...
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Alguém já verificou a temperatura do carro em movimento?

Acho que minha válvula esta travada aberta, com o carro na pista a 100 / 110 a temperatura não passa dos 84, as vezes chega abaixo de 80 (isso sem o ar ligado).

 

 

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Esse tópico acabou com minhas dúvidas, tbm tenho um OBD2 no bluetoth com celular e me espantei esses dias com a temperatura de 100 graus com o carro parado esperando a patroa.

  • 1 ano depois...
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boa tarde, com esses carror da GM sem o marcador de temperatura, a solução é o scaner OBD2 pra monitorar. fiz o teste no meu e ele aciona nos exatos 105 Cº e a temperatura volta para a casa dos 98,97 e repete o processo caso a temperatura volta a subir. se você tiver um leitor OBD2, configure ele para emitir o aviso sonoro quando ele passar dos 106 Cº.

  • Obrigado 1

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