Do Sonho Ao Pesadelo - Água No Motor! Caso Sério!


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1 hora atrás, Sekiya disse:



Existem 2 grandes problemas.

O primeiro é esse "Funil" para cima, que esta pronto para receber a água.

Mas esta água não entra pela caixa de roda, ela entra pelo vinco entre capô e para-lamas, e 70% da água que cai no para brisa é direcionada para essas partes.

g8Kn5tql.jpg
 


Outro ponto é  esses furinhos em baixo, seria uma espécie de saída de água caso entrar "pouca" água, ela escoa por ali. Neste local existe uma membrana que deixa a água sair quando entra pelo funil, mas na teoria não deveria entrar por sucção, pois com a pressão de aspiração essa membrana se fecha., mas o problema pe q não existe uma vedação entra esta parte plastica ( onde tem essa membrana) e o duto de papelão, neste existe um recorte. então por mais que esta membrana funcione, a água entraria por cima dela.

FE1aAKil.jpg


Eu fiz uma adaptação no meu, fazendo ele pegar direto da frente do carro, entre o farol e o emblema..

na venda retirei e deixei original, ainda tenho o duto adaptado, posso postar fotos se quiserem, e tenho fotos de como ficou. acho até que esta aqui neste tópico...

Então não adianta proteger a entrada do funil, pois em uma área alagada ele vai puxar do sifão.

Fotos na pg 6 deste tópico

 

 

Editado por Mano
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Então Mano, eu vi o seu post sobre a adaptação e achei uma boa idéia. 

Eu falei da solução de proteger a entrada de ar imaginando que o problema maior é a entrada da água que acaba "voando" no parabrisa ao atravessar alagados e/ou a caixa de roda não consegue vedar ao atravessar alagamentos.

Embora a conexão do dreno com a mangueira não seja vedada 100%, não imagino que a água seja sugada em grande quantidade por lá (o fluxo maior sempre será pela boca principal e esta teria que estar obstruída para que o dreno puxasse água). Ai no caso, se a entrada do bocal fosse mais protegida, em partes, o problema seria atenuado.

Melhor mesmo seria se a sua solução que você realizou fosse de fábrica, mas mesmo assim, como a caixa do filtro de ar é rasa e o corpo de borboleta é baixo, se a água subir no capô ao passar no alagado, o risco continuaria.  

 

 

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  • 4 semanas depois...
Em 07/03/2019 at 10:17, FRodrigo2 disse:

Amigo. aconteceu a mesma situação com meu Onix. era um espelho d'agua na estrada,  o carro falhou e após algumas tentativas voltou a funcionar, 10 dias após passou pela revisão dos 10.000 Km na concessionária Chevrolet  que alegou ter encontrado água no óleo e culpou o combustível, Apesar de abastecermos há mais de 10 anos no mesmo posto. 11 dias após a revisão o motor explodiu. a Biela saltou para fora fazendo um rombo na parte de baixo do motor. estamos há 25 dias brigando com a Seguradora.

Mas se este é um problema comum aos Onix, vejo casos relatados aqui desde 2016. haveria já algum grupo com ação jurídica contra a GM?

 

Editado por Mauro Cunha
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  • 3 semanas depois...
On 2/19/2019 at 1:18 PM, Sekiya said:

@FRodrigo2, o motor do Onix tem um problema que é o comando de válvulas vazado. Se houve possível calço hidráulico, às vezes pode não empenar as válvulas, mas o came pode girar da sua posição original, saindo de sincronismo. O que faz o motor ter um funcionamento irregular ou até mesmo não ligar.

Pode ser também uma simples falha de reconhecimento de combustível. Se o módulo regular a mistura ar-combustível para álcool tendo gasolina no tanque e vice-versa, o motor não liga. Uma vez que o motor trabalhou com água e "empobreceu" a mistura (o que pode ter feito a central achar que tem álcool no tanque). Bom seria verificar via scanner qual a mistura reconhecida pela central. Se quiser tentar fazer o carro pegar "na marra", jogue um pouco de gasolina na entrada do corpo de borboleta, conecte a mangueira do filtro de ar e tente ligar.

Gasolina ruim também pode ser. Você abasteceu depois de ter aspirado água ou a gasolina é a mesma??
Aí pode-se drenar o tanque (tem que fazer retirando a mangueira conectada ao tanque) e colocar combustível bom e tentar ligar.


 

Prezado, came tava ok, junta ok, todo o cabecote ok... oleo recem trocado, filtros.. tudo padrao. Nao entrei com acao judicial, mas creio que todo o problema tenha sido a sonda lambda superior (pre) que travou e nao dava sincronia a outra (ainda nao entendo pq precisam de duas nesse sistema). Troquei a sonda e aparentemente resolveu o b.o.

 

Detalhe, essa semana ao utilizar o limpador de para brisa com a irrigacao de agua, notei que o carro simplesmente desliga. Dou partida e pega normal, mas nao importa quantas vezes aciono o limpador + irrigacao de agua, o carro sempre desliga.

 

Estou com duvidas sobre a caixa de fusiveis, soube que teve recall recentemente. Alguem daqui chegou a fazer?

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Comprei o meu recentemente, de fato conforme os colegas mencionaram, ele possui uma proteção extra na parte inferior do motor, que segura um pouco da água, mas com relação ao duto de entra de ar, vou dar uma olhada melhor, alguém chegou a montar o aquele kit de filtro esportivo?

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  • 2 semanas depois...

Teoricamente o projeto tenha uma proteção para passagem de água.

Mas me pergunto de onde vem tantas folhas quando troco o filtro de ar. Elas entram, por algum lugar, elas entram.

Já tomei um susto uma vez ao passar em um local alagado. Não dava pra ver pois o alagamento estava no meio de uma curva cega em uma rodovia e era noite. Eu simplesmente entrei e só tentei sair, mas no dia seguinte fui verificar o carro, o filtro estava todo molhado. Não faço ideia de onde a água tenha entrado. Talvez pelo dreno ou pelo sistema em baixo, no cifão que não é tão vedado assim assim.

De qualquer forma, não confio nesse sistema. Os engenheiros da GM devem ter seus motivos pra colocar ali, mas em algumas condições eu julgo ser perigoso.

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As folhas entram pela chamada "churrasqueira" e pelas laterais delas perto das dobradiças do capo do motor. Aí elas caem na parte interna da caixa de roda (na parte interna da capa que reveste) e são aspiradas pelo bocal que fica virado pra cima.

McZvihAl.jpg

O motivo de se colocar a entrada de ar para o motor na caixa de roda é aspirar ar mais fresco e reduzir no nível de ruído de aspiração. Mas eu vejo que o problema maior é o desenho da caixa do filtro de ar, que é muito raso e do bocal do tubo virado para cima e na direção do dreno de água. Se fosse virado para o lado, já reduziria muito as chances de aspiração de água. E se tivesse uma caixa de filtro mais profunda, a água teria dificuldade de molhar o filtro.

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14 horas atrás, Sekiya disse:

As folhas entram pela chamada "churrasqueira" e pelas laterais delas perto das dobradiças do capo do motor. Aí elas caem na parte interna da caixa de roda (na parte interna da capa que reveste) e são aspiradas pelo bocal que fica virado pra cima.

McZvihAl.jpg

O motivo de se colocar a entrada de ar para o motor na caixa de roda é aspirar ar mais fresco e reduzir no nível de ruído de aspiração. Mas eu vejo que o problema maior é o desenho da caixa do filtro de ar, que é muito raso e do bocal do tubo virado para cima e na direção do dreno de água. Se fosse virado para o lado, já reduziria muito as chances de aspiração de água. E se tivesse uma caixa de filtro mais profunda, a água teria dificuldade de molhar o filtro.

Eu imagino que com essa entrada de ar, eles tenham ganhado os 2 CV em comparação ao motor que o Celta tinha. Claro que não ganharam só com isso, mas é um ar mais fresco que é captado ali sim, diferente de dentro do motor como antigamente.

O problema é sempre quando vc levanta muita água ou quando, por algum motivo, a peça não está bem vedada. Ou até mesmo o nível da água passa pelo cifão que não é 100% vedado. Eu já tive que pedir para um técnico fechar o cifão direito em uma revisão porque ele veio de fábrica não tão bem encaixado, permitindo muito ar passar por ali, mas mesmo bem encaixado, o motor acaba aspirando ar dali também pois é uma peça de plastico, não é vedada 100%, e quando chega água ali, já era. O motor vai sugar, talvez pouca, mas vai sugar.

A ideia original, ao meu ver, é até interessante, mas está longe de ser perfeita. Justamente por problemas que podem ocorrer durante o uso e infelizmente não andamos com o veículo em "laboratórios", mas em diversos locais e tipos de uso, onde ocorrem quebras, batidas, alagamentos não previstos etc.

Tenho curiosidade em saber como funcionaria com um filtro de ar esportivo, mas apesar dele permitir uma passagem melhor de ar na teoria, o filtro ficaria debaixo do capô, onde é mais quente do que dentro do para lama. Talvez só com um dinamômetro daria pra saber se teria realmente algum ganho ou alguma perda de potência. Caso não tenha perda nenhuma, acho que já valeria a pena, entretanto temos que ter cuidados também em qual local ele ficaria pois as correias também levantam água. Basta olhar no capô aberto que sempre fica sujo de respingos depois de um dia de chuva, bem na direção delas.

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Eu acho que o fato do sifão não ser vedado não é um grande problema, uma vez que o ar aspirado sempre vai buscar o caminho mais fácil. A falta de vedação só seria relevante se tubo estivesse imerso na água.

Filtro esportivo, tecnicamente solucionaria o problema de aspiração de água, mas o ar quente no cofre, certamente alteraria alguma coisa. Talvez não seria tão relevante no desempenho, mas sim nas questões de emissões de poluentes (que é a preocupação das fabricantes).

 

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  • 4 meses depois...
Em 06/06/2019 at 13:31, Sekiya disse:

Eu acho que o fato do sifão não ser vedado não é um grande problema, uma vez que o ar aspirado sempre vai buscar o caminho mais fácil. A falta de vedação só seria relevante se tubo estivesse imerso na água.

Filtro esportivo, tecnicamente solucionaria o problema de aspiração de água, mas o ar quente no cofre, certamente alteraria alguma coisa. Talvez não seria tão relevante no desempenho, mas sim nas questões de emissões de poluentes (que é a preocupação das fabricantes).

 

Sekia,

Sempre tive medo de enchentes com o ONIX, a tempos acompanho o tópico e evito ao máximo passar por áreas alagadas.

Deu curiosidade para saber como estava esse tópico pois resolvi limpar as caixas de rodas, que estavam repletas de folhas devido eu parar sempre de baixo de arvores. Alem disso resolvi abrir a caixa do filtro de ar... e como sempre muitas folhas.

Gostei a solução do amigo, porem ele nao capta agua se estou andando em alta velocidade em dias de chuva? pois fica na frente? se eu deixar solto dentro do cofre pega ar quente e pode entrar agua pois tem respingos la também.!

Qual sera a solução mais viável? colocar uma chapeleta ne entrada ?

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@Mr. Caio Augusto, uma captação frontal corre o risco de aspirar água sim, mas em condição de chuva é pouca a ponto de causar problemas. Mas em condições de alagamento, o risco é bem maior, pois a "onda" que se forma na frente do carro é grande.

Deixando solto no cofre, o maior problema é aspirar ar mais quente e aumento do nível de ruído. Aspirar água dentro do cofre do motor também tem risco mínimo em casos de chuva.

Na minha opinião, vendo o sistema como é, eu acho que colocar um defletor já ajudaria em muito o risco de aspiração de água em poças e pequenos alagamentos, já que a boca virada para cima não é muito interessante. Outra opção que vejo é alongar o tubo e posicioná-lo mais para cima em local mais fechado dentro da caixa de roda. Se é uma solução, aí eu já não sei, pois não fiz nenhum estudo ainda. Seria tudo na base do "achismo".

 

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Em 03/11/2019 at 21:32, Sekiya disse:

@Mr. Caio Augusto, uma captação frontal corre o risco de aspirar água sim, mas em condição de chuva é pouca a ponto de causar problemas. Mas em condições de alagamento, o risco é bem maior, pois a "onda" que se forma na frente do carro é grande.

Deixando solto no cofre, o maior problema é aspirar ar mais quente e aumento do nível de ruído. Aspirar água dentro do cofre do motor também tem risco mínimo em casos de chuva.

Na minha opinião, vendo o sistema como é, eu acho que colocar um defletor já ajudaria em muito o risco de aspiração de água em poças e pequenos alagamentos, já que a boca virada para cima não é muito interessante. Outra opção que vejo é alongar o tubo e posicioná-lo mais para cima em local mais fechado dentro da caixa de roda. Se é uma solução, aí eu já não sei, pois não fiz nenhum estudo ainda. Seria tudo na base do "achismo".

 

esse deflator é tipo uma chaminezinha na entrada? 

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Pode ser um tipo de "chaminé" sim. Como o bocal é de plástico rígido, daria para fazer vários tipos de projeto para proteção, fixando depois por parafuso ou por rebite nele mesmo. Uma proteção em formato de "C" na frente do bocal acho que já resolveria sem causar restrição do fluxo de ar.

Ou pode ser apenas um defletor (um "muro") na frente do bocal e fixado na própria proteção plástica.

2616oqT.jpg

Acho que a ideia é evitar que a água que cai por cima venha em direção ao bocal que é virado para cima. O meu "achismo" acredita que qualquer barreira entre a boca de aspiração e a saída de água da "churrasqueira" já evitaria maiores estragos.

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Entendi, daria pra fazer um C mesmo então... é de se pensar..

Vai la saber se o calço hidráulico realmente vem de baixo e nao de cima mesmo... como disse... o tanto de folha que achei no filtro de ar esse fds vc nao tem ideia... e olha que eu cuido bem do carro e troco os filtros nos intervalos.

projeto esta errado mesmo. Daria para vermos no novo ONIX aonde que é, se é que mudarao 

 

valeu  dr

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  • 5 meses depois...
Em 27/02/2019 at 13:22, Ramon Alípio cota disse:

Senhores estou muito preocupado pois tenho um Onix 1,4 e o mesmo deu calço hidráulico em uma poça de água,em consulta nos meios de comunicação e na oficina em que atende meu carro o número de ocorrências e absurda chega a se ter carros que dão calço hidráulico na reta em dias de chuva o sistema de captação do ar do motor e atrás da caixa de roda dianteira no lado direito.Estou aqui para reunir as pessoas que tiveram o mesmo problema para verificar a possibilidade de abrir uma ação conjunta já que o problema e recorrente e o Onix, prisma e similares que possuem o mesmo sistema de captação são recordistas neste defeito.Eu já tive um Palio andei com água batendo no capô do carro e nada aconteceu pois o sistema de ar de motor e alto e o Onix me faz uma coisa desta, tento contato como muitos outros mas a Chevrolet se nega a nós ouvir como consumidores resumindo não dá mais pra comprar esse carro não temos apoio nenhum vejam os relatos reais destes fatos em qualquer oficina de qualidade e veículos de manutenção.

Oi. Preciso entrar em contato com você. É possível? 

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  • 7 meses depois...

Bom dia a todos

Tenho um ônix 1.4 2013,hoje com 145 mil km rodados. Realizei uma pequena viagem. Em um percurso da estrada peguei muita chuva, era noite. Quando passei em uma poça d'água tentei sair, mas tinha um veiculo em sentido contrario não deu pra desviar. Resultado, o carro morreu. Fui ao mecânico e o mesmo diagnosticou com calço hidráulico, quebrou uma biela e praticamente destruiu o motor. Resumindo tive que comprar um motor parcial fechado e refazer o cabeçote. Tudo por causa dessa entrada de ar que fica praticamente na caixa de roda. Agora com o motor praticamente novo, é tentar usufruir um tempo pra compensar um pouco do grande prejuízo, mas depois que der uma aliviada no financeiro, com certeza a opção é trocar de carro, pois o risco é grande, embora o carro seja bom, tem esta falha clara no projeto. Anexei umas imagens do estrago causado. E vida que segue

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  • 1 ano depois...

Bom dia, reativando o tópico. O nosso Prisma 2017 (Modelo anterior ao novo) passou por um alagamento em dezembro de 2021, altura da água metade da roda e também aconteceu o calço hidráulico. Resultado, teremos que trocar o motor parcial do carro. Alguém tentou novas melhorias na tomada de ar além daquela citada anteriormente (a da grade frontal)? Eu estava pensando em somente retirar o sifão, deixar tomando ar "de lado".  Vi que a Hilux parece que toma ar de lado também. Enfim temos que encontrar uma solução para não precisar trocar o carro. De resto o carro é muito bom, não queria trocá-lo.

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