Thiago Basaglia Postado Novembro 4, 2016 Postado Novembro 4, 2016 6 horas atrás, Leandrolopes21 disse: Boa tarde Antônio, eu tenho um prisma LTZ e acabei de ter meu motor perdido devido ao mesmo problema. A GM não quer assumir e alega mal uso ( ou seja, o carro não pode andar na chuva). Estou movendo uma ação judicial contra eles e gostaria de saber o desfecho que teve no seu carro. Por favor entre em contato comigo. Abraços Oi parceiro. Mais um motor perdido? Como foi que isso aconteceu? A poça que você passou cobriu mais que a metade da roda? Não é possível um negócio desse. Citar
Leandrolopes21 Postado Novembro 5, 2016 Postado Novembro 5, 2016 Boa tarde Thiago...eu estava entrando na rodovia e me deparei com uma poça normal a ponto de os próprios mecânicos da GM se surpreenderem pois o carro nem tinha marcas de água na carroceria...o motor foi perdido e agora estou em uma briga pra conseguir o conserto...A GM disse não se responsabilizar e também se recusa a me entregar por escrito o porque. Citar
Thiago Basaglia Postado Novembro 5, 2016 Postado Novembro 5, 2016 1 hora atrás, Leandrolopes21 disse: Boa tarde Thiago...eu estava entrando na rodovia e me deparei com uma poça normal a ponto de os próprios mecânicos da GM se surpreenderem pois o carro nem tinha marcas de água na carroceria...o motor foi perdido e agora estou em uma briga pra conseguir o conserto...A GM disse não se responsabilizar e também se recusa a me entregar por escrito o porque. Pior que é uma situação complicada. Você sabe que a poça era ridícula para dar calço hidráulico. Por outro lado, não tem como provar isso para a GM, até porque é um problema que pode acontecer com qualquer carro se o condutor passar por uma enchente, mas pelo visto não tão fácil quanto onix e prisma. Dá muita raiva mesmo, mas se você tiver seguro, tenta pagar a franquia e arrumar. As vezes sai mais barato e muito menos traumático que um processo. Agora se não tiver, uma ação conjunta tem mais força, como já falaram aqui antes. O difícil é conseguir adesão. Citar
Guest zs.codename Postado Novembro 6, 2016 Postado Novembro 6, 2016 (editado) user unknown Editado Junho 1, 2018 por zs.codename Citar
Thiago Basaglia Postado Novembro 6, 2016 Postado Novembro 6, 2016 Pelo que vi continua a mesma coisa do meu 16/16. O respiro do coletor está em cima. Ele desce um tubo e dps sobe (visível na segunda foto). Só se esse tubo por algum motivo rasgar, pq p/ água chegar a entrar não é tão fácil, a não ser em casos que você está numa velocidade alta e mergulha o carro "sem querer" numa poça grande ao ponto que a água suba e entre no coletor. Mas falo uma coisa: é ficar com o c. na mão em dia de chuva...rsrs mas se for pensar assim, não saímos de casa. Citar
Mariano Postado Novembro 7, 2016 Postado Novembro 7, 2016 O grande problema é que a tomada de ar fica aspirando. Já tive a oportunidade de ver exatamente como é e onde fica. Péssimo local. Muito baixo. Idéia infeliz de quem projetou. Recomendo todo cuidado em locais que acumulam água, mesmo que seja pouca. Citar
Jeferson Lima Postado Novembro 7, 2016 Postado Novembro 7, 2016 Queria saber se alguém ja deu entrada no juizado especial em relação a essa problema, pois me falaram que uma ação conjunta daria um resultado satisfatório . Em 04/11/2016 at 18:21, Thiago Basaglia disse: Oi parceiro. Mais um motor perdido? Como foi que isso aconteceu? A poça que você passou cobriu mais que a metade da roda? Não é possível um negócio desse. Tiago vc moveu a ação no juizado especial? Citar
Thiago Basaglia Postado Novembro 7, 2016 Postado Novembro 7, 2016 9 minutos atrás, Jeferson Lima disse: Queria saber se alguém ja deu entrada no juizado especial em relação a essa problema, pois me falaram que uma ação conjunta daria um resultado satisfatório . Tiago vc moveu a ação no juizado especial? Oi Jeferson, ação conjunta tem mais força sim, mas no meu caso graças a D. não tive esse problema. Tenho um prisma e acompanho o Fórum desde que tive um problema com barulho na caixa de direção. Acho que tem bastante informação legal que nos ajuda bastante. Você perdeu o motor tb por calço hidráulico? Citar
Mano Postado Novembro 7, 2016 Postado Novembro 7, 2016 Na verdade não alteraram em nada, se alguém falou q teve modificação, mentiu. Tem 2 grandes problemas. 1°- o bocal de entrada de ar tem uma espécie de funil na ponta, e esse funil esta virado para cima, ou seja, qualquer gota de água, vai acertar o tubo( por causa desse funil). Se ele estivesse no mesmo local, mas de uma forma que a boca estivesse para baixo( ao invés de para cima como é originalmente) seria mais difícil de entrar água. Á água que entra, em maior parte, é vinda de cima, toda a água que cai no parabirsa da chuva, ou em casos de poças que jogam muta água no vidro, é escoada para "DENTRO" dos paralamas, bem onde se encontra um FUNIL com a boca para cima esperando essa água. 2° - Bem na parte mais baixa do "U" que é formado pelo duto que sai do paralamas e vai ao filtro, existe uma espécie de dreno com uma borracha na ponta, para que quando se entra água ela seja escoada, mas quando o motor aspira, essa pressão faz com que essa borracha vede o dreno. Até ae tudo bem se funcionasse, pois o dreno fica na parte plastica do suporte, e neste local é feito um recorte no duto( de papel com uma fita plastica colada internamente), e esse corte é maior e não existe vedação entre essas duas peças. Então se por algum motivo essa parte pegar água( que eu acho que deve ser por ali onde esta sendo sugado a maioria da água) ou ficar a baixo d'água, em teoria a borracha do dreno impediria a entrada devido a pressão que o motor faz para mante-la fechada, mas como ela não é vedada entre o duto, a água entrará pelo recorte do duto onde é posicionado o dreno. Não sei se deu para entender. nas fotos do tutorial acho q dá para perceber como isso funciona.. Abs Citar
Jeferson Lima Postado Novembro 7, 2016 Postado Novembro 7, 2016 9 minutos atrás, Thiago Basaglia disse: Oi Jeferson, ação conjunta tem mais força sim, mas no meu caso graças a D. não tive esse problema. Tenho um prisma e acompanho o Fórum desde que tive um problema com barulho na caixa de direção. Acho que tem bastante informação legal que nos ajuda bastante. Você perdeu o motor tb por calço hidráulico? Sim sim..Tive o mesmo problema em setembro desse ano, com as mesmas características dos casos recorrentes aqui no fórum. So não foi substituído o bloco do motor.Mas o carro não ficou a mesma coisa, depois disso levei o carro na css mais de uma vez. Citar
Fabregas1985 Postado Novembro 8, 2016 Postado Novembro 8, 2016 caraca, peguei meu onix 2017 LTZ faz duas semanas e fiquei bolado. Eu tinha um Clio, e eu já passei por bolsões de água e nunca deu problema. Alguem sabe dizer se o modelo 2017 mudou algo? Citar
Mano Postado Novembro 8, 2016 Postado Novembro 8, 2016 1 hora atrás, Fabregas1985 disse: caraca, peguei meu onix 2017 LTZ faz duas semanas e fiquei bolado. Eu tinha um Clio, e eu já passei por bolsões de água e nunca deu problema. Alguem sabe dizer se o modelo 2017 mudou algo? Nada.. Citar
fabiano ferreira Postado Dezembro 9, 2016 Postado Dezembro 9, 2016 galera bom dia! tava vindo de BH para Conselheiro Lafaiete e passei numa poça de agua tambem e meu carro começou a falhar, levei no mecanico ele rastreou e me disse que era um sensor. Agora vendo os post de vcs to muito preocupado. Citar
Jeferson Lima Postado Dezembro 14, 2016 Postado Dezembro 14, 2016 Em 09/12/2016 at 01:14, fabiano ferreira disse: galera bom dia! tava vindo de BH para Conselheiro Lafaiete e passei numa poça de agua tambem e meu carro começou a falhar, levei no mecanico ele rastreou e me disse que era um sensor. Agora vendo os post de vcs to muito preocupado. Boa tarde Fabiano! Você deu sorte que foi somente o sensor que avariou. Citar
Mr. Caio Augusto Postado Dezembro 15, 2016 Postado Dezembro 15, 2016 Boa noite, Já havia visto esse tópico a tempos atrás e resolvi olhar para ver como esta pois vi um vídeo do DR Carro no youtube sobre a troca de filtro de ar do ONIX, no vídeo ao abrir o compartimento estava bem sujo e ele não questionou, reclamou então não tem nada anormal em estar com folhas ali. O Dr Carro é bem criterioso. Vejam o vídeo https://www.youtube.com/embed/77hMYtzdCl0 Dei uma olhada no cano e no rastro de como o ar passa. é estranho entrar agua no sistema a ponto dele dar grandes dores de cabeça, veja: o coletor de ar pelo que me parece fica sub a proteção do cofre do pneu, depois faz uma curva e entra na caixa aonde fica o filtro, de lá passa no filtro e depois o sistema passa pelo sensor e segue rumo. Alguém já não pensou na questão de que o problema relatado não se inicia exatamente no sistema de arrefecimento (ar do motor)? tem que entrar muita agua por ali a ponto de passar pelo sensor e seguir.... o fluxo de coletar o ar é tão intenso assim? Para os que tiveram o problema, verificaram se o filtro de ar estava molhado? sistema com cano solto? 1 Citar
Jeferson Lima Postado Dezembro 22, 2016 Postado Dezembro 22, 2016 Bom dia! Galera nesse período de chuvas tenham cuidado com poças d´água, vários casos de calço hidráulico na CSS da minha região. Pessoal venho relatar ainda sobre o episodio de calço hidráulico no meu veiculo Onix. Apos o reparo no motor do carro, não ficando satisfeito com o ocorrido entrei com uma ação no juizado especial, o juiz entendeu que precisaria de uma pericia técnica e com isso extinguiu o caso.A GM não apresentou nenhuma proposta e com isso estou pensando em levar para justiça comum. Alguém do clube ja fez esse procedimento? Citar
Andre Pereira de lima Postado Julho 18, 2017 Postado Julho 18, 2017 Estou comprando um joy 2017/2018 e estou pensando aqui, nos transtornos que algum de vocês tiveram. Citar
Luiz carlos M jr Postado Outubro 28, 2017 Postado Outubro 28, 2017 (editado) Peguei um alagamento o mesmo aspirou água segue link do vídeo! Mas o alagamento que peguei era grande!,entrei sem diminuir a velocidade,aspirou bastante água,ai apagou e não dei partida novamente, se tivesse dado partida tinha dado perda total no motor,agora ascendeu a luz de injeção e vou ter que trocar as sondas e talvez o catalizador!.Mas o carro mesmo com a luz acesa ta andando normalmente! Editado Outubro 29, 2017 por Luiz carlos M jr Citar
FRodrigo2 Postado Fevereiro 15, 2019 Postado Fevereiro 15, 2019 Senhores(as), Tenho um Onix LT 2018 1.0, entrei com ele numa poça d'água sábado passado 09/02. Saiu bastante fumaça branca no escape e o carro apagou logo em seguida. Saindo da poça ligou, e precisei dar partida 5x para funcionar. Aumentei a rotação e segui com ele em alta e fazendo barulho. O carro falhou algumas vezes e na segunda feira 11/02 removi o filtro de ar do motor, pois o mesmo estava encharcado. Rodei cerca de 70 km e estacionei o veiculo. Desde então, o carro liga mas não da partida. Verifiquei velas, cabos, troquei filtro de ar (óleo e filtro tbm). Tentei partida com a bomba de combustível desabilitada, coloquei gas. aditivada na partida fria, mas nada faz o carro pegar. Alguma dica? Inicialmente pensei em calço hidráulico, agora penso que seria gasolina ruim... Citar
Sekiya Postado Fevereiro 19, 2019 Postado Fevereiro 19, 2019 @FRodrigo2, o motor do Onix tem um problema que é o comando de válvulas vazado. Se houve possível calço hidráulico, às vezes pode não empenar as válvulas, mas o came pode girar da sua posição original, saindo de sincronismo. O que faz o motor ter um funcionamento irregular ou até mesmo não ligar. Pode ser também uma simples falha de reconhecimento de combustível. Se o módulo regular a mistura ar-combustível para álcool tendo gasolina no tanque e vice-versa, o motor não liga. Uma vez que o motor trabalhou com água e "empobreceu" a mistura (o que pode ter feito a central achar que tem álcool no tanque). Bom seria verificar via scanner qual a mistura reconhecida pela central. Se quiser tentar fazer o carro pegar "na marra", jogue um pouco de gasolina na entrada do corpo de borboleta, conecte a mangueira do filtro de ar e tente ligar. Gasolina ruim também pode ser. Você abasteceu depois de ter aspirado água ou a gasolina é a mesma?? Aí pode-se drenar o tanque (tem que fazer retirando a mangueira conectada ao tanque) e colocar combustível bom e tentar ligar. Citar
Ramon Alípio cota Postado Fevereiro 27, 2019 Postado Fevereiro 27, 2019 Senhores estou muito preocupado pois tenho um Onix 1,4 e o mesmo deu calço hidráulico em uma poça de água,em consulta nos meios de comunicação e na oficina em que atende meu carro o número de ocorrências e absurda chega a se ter carros que dão calço hidráulico na reta em dias de chuva o sistema de captação do ar do motor e atrás da caixa de roda dianteira no lado direito.Estou aqui para reunir as pessoas que tiveram o mesmo problema para verificar a possibilidade de abrir uma ação conjunta já que o problema e recorrente e o Onix, prisma e similares que possuem o mesmo sistema de captação são recordistas neste defeito.Eu já tive um Palio andei com água batendo no capô do carro e nada aconteceu pois o sistema de ar de motor e alto e o Onix me faz uma coisa desta, tento contato como muitos outros mas a Chevrolet se nega a nós ouvir como consumidores resumindo não dá mais pra comprar esse carro não temos apoio nenhum vejam os relatos reais destes fatos em qualquer oficina de qualidade e veículos de manutenção. Citar
FRodrigo2 Postado Março 7, 2019 Postado Março 7, 2019 @Sekiya Troquei o jogo de velas e ele deu partida, mas fora de ponto. Comprei um comando novo exatamente por esse problema do Came (que por sinal é quase impossível de ver a olho nu) e preciso de um catalisador novo (por hora ta ligado direto). Resolveu no meu caso, mas foi quebrando cabeça pra achar viu?! Achei muita coisa boa no youtube tbm, inclusive sobre uma falha de relé de partida (ele inibe a partida quando queima) que pode ser resolvido com 15 R$. Agora é cuidar e só tirar da garagem com pista seco e clima bom, kkkkk, pq olha... nunca vi! Detalhe, esse B.O deu na vespera da revisão de 20mil. Em 09/12/2016 at 01:14, fabiano ferreira disse: galera bom dia! tava vindo de BH para Conselheiro Lafaiete e passei numa poça de agua tambem e meu carro começou a falhar, levei no mecanico ele rastreou e me disse que era um sensor. Agora vendo os post de vcs to muito preocupado. Parece que sempre vai acusar o sensor de fluxo de ar (sonda lambda), mas no meu caso os dois sensores tão bons. Troquei o filtro de ar (que tava molhadão), o comando, o jogo de velas (que por algum motivo do demônio, queimou), tirei a gasolina (e limpei o motor), daí aproveitei e troquei o óleo e filtro. Ah, o catalizador tava entupido tbm, por uma espécie de estopa do capiroto que coça mais que pó de mico... Galera, pesquisem bem as peças antes de trocar ok? Tem muita variação de preço, e algumas (vela por exemplo) são equivalentes a outros modelos GM, como Celta (e saem bem mais barato) na CSS um catalisador novo (que vem embutido o coletor de ar) me cobraram 900 pratas. Vi no ML de 400.. e mesma coisa com o comando. Citar
Sekiya Postado Março 7, 2019 Postado Março 7, 2019 9 horas atrás, FRodrigo2 disse: Ah, o catalisador tava entupido tbm, por uma espécie de estopa do capiroto que coça mais que pó de mico.. kkkkkkkk deve ser lã de vidro... Esse negócio é do mal mesmo kkkkk Mas como essa lã foi parar lá?? Originalmente não é assim mesmo?? Ainda bem que você resolveu seu problema. Com tantos casos de calço hidráulico, vou até desmontar a proteção interna do para-lama para dar uma olhada e entender o porquê de aspirar água... Citar
FRodrigo2 Postado Março 8, 2019 Postado Março 8, 2019 15 hours ago, Sekiya said: kkkkkkkk deve ser lã de vidro... Esse negócio é do mal mesmo kkkkk Mas como essa lã foi parar lá?? Originalmente não é assim mesmo?? Ainda bem que você resolveu seu problema. Com tantos casos de calço hidráulico, vou até desmontar a proteção interna do para-lama para dar uma olhada e entender o porquê de aspirar água... Motor ainda ta dando excesso de combustível... Não sei se é algum sensor com b.o ou só a gasolina ruim mesmo. Espero ter ajudado os colegas. Citar
Sekiya Postado Abril 3, 2019 Postado Abril 3, 2019 (editado) Resolvi por curiosidade remover a proteção interna do para-lama direito para ver como é que funciona essa tomada de ar do Onix/Prisma. A princípio, eu queria verificar se existe alguma marca na proteção plástica que me desse alguma pista de onde a água vem. O que eu pude reparar é que a água que é aspirada deve vir em maior quantidade da "churrasqueira" ou da fresta na borda do farol. Pois de dentro da proteção da caixa de roda, existe umas canaletas para tentar impedir o fluxo de água. Mas o problema maior é a boca de aspiração virada para cima. Este acho que é o maior erro. No mínimo, deveria estar virada lateralmente. A altura dela não é fator determinante, pois fica em local relativamente alto. Esta é a proteção da caixa de roda por dentro: Notem que existe uma canaleta que impede que a água entre em maior volume pela caixa de roda. Fica uma espécie de "U" que reveste a ponta da longarina. Na área maior e onde está uma linha reta de sujeira é onde fica o vedador por onde passa o tubo de aspiração. Este vedador impede que uma grande quantidade de água venha a entrar pelas frestas do farol e pela região lateral superior do para-lama. É por isso que a GM retirou o acabamento do lado do motorista, mas deixou o do lado do passageiro. A parte interna onde fica o bocal de aspiração não tinha marcas de água proveniente dos pneus. Eis o bocal de aspiração. Ele é virado para cima e qualquer líquido facilmente entra nele. Notem que a área de aspiração não está suja ou com marcas de água. Ou seja, é relativamente protegida. O vedador, vai da proteção até o farol e estava bem encaixado. Se ele não estiver, o risco de aspiração de água aumenta muito. Pelas marcas na carroceria, dá para ver que a proteção interna protege bem da água que vem dos pneus. Do outro lado do para-lama (lado da porta) existe uma proteção que também impede a entrada de grande fluxo de água e de poeira. A mangueira não tem muito o que comentar. Ela aparentemente está com poucas marcas de respingo de água. Abaixo dela existe um dreno de água (que na imagem está sem a proteção de borracha que retirei para limpar). Este dreno, na prática não funciona para nada, pois com o funcionamento do motor, o fluxo de ar gerado tende a sugar a proteção de borracha, vedando a saída. Só serve se entrar água no bocal com o motor desligado. Esta pequena proteção de espuma fica ligada a borracha que veda o cofre do motor da "churrasqueira". Ela tem a função de impedir que respingos de água que desce pela "churrasqueira" vá em direção ao bocal de aspiração. Pelo tamanho já dá para ver que não protege muito, embora o fluxo maior de água desça pela parte de trás da proteção e não em direção ao bocal. Por fim, a única coisa que fiz foi utilizar uma fita autocolante de espuma para vedar algumas partes que achei mais críticas na caixa de roda (na canaleta e na parte final perto do bocal). Nada que impeça a água de entrar. Praticamente uma proteção psicológica. Talvez a solução neste caso é proteger o bocal de entrada. Ou fazendo uma espécie de "chapéu" (como de chaminés) ou um cotovelo em "L" que vire o bocal para lateral. Editado Abril 3, 2019 por Sekiya Citar
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