Comunicado - Recall Onix 2014 E 2015


Posts Recomendados

(...)

O mesmo afirmou  que , a gm vai fazer  recall da  vareta de óleo , bom vamos aguardar  para ver       

Galera, é como sempre digo, vindo da GM, nada mais me assusta... Principalmente em se tratando de RECALL! A GM já perdeu o controle da coisa faz tempo... E digo mais a lista só tende a aumentar...

 

E agora!!! Peguei meu carro chego da revisao 10.000 agora ... Sera q essa é a data de fabr. do filtro2uzuvysy.jpgraqyzuhu.jpg

Voltando ao assunto do tópico...

Agora a pouco estava eu, ESPREMIDO e "engolindo barro" debaixo do carro kkkkk só rindo mesmo pra não chorar (só a GM msm pra nos fazer fazer isso)...

E para completar, o meu filtro tava com a data voltada para cima. Daí tive que remover o parafuso aí da foto do colega (trabalho foi pra colocar o parafuso novamente, só com uma mão kkkkkkkk), e encontrei uma data lá gravada: 12/03/14. Tbm não tinha marcas de vazamento...

 

Acredito que pelo menos dessa eu me safei! Ou não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Vai se aquele negocio ne!!! Toda hr dando uma olhadinha pra conferir vazamento ..... Oooo vida ...

O pior q sim! Msm q aparentemente, segundo as datas dos filtros, não estejamos no "seleto grupo contemplado", ficamos sempre com o pé atrás no que diz respeito a GM. É fogo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje também fui na css verificar o meu carro... Pelo site ele está incluso na verificação... Mas a verificação da data de produção mostrou que a peça não é do lote com defeito...

 

Esta é a localização do filtro de combustível, do lado direito do carro:

2epmr20.jpg

 

Questionei o mecânico se ele já havia trocado o filtro em algum carro por causa do recall e ele me disse que sim e me mostrou essa peça:

eajfd1.jpg

 

A primeira linha da gravação é a data da produção, na linha de baixo, temos a hora e a máquina que produziu...

Ele ainda me explicou que as peças a serem trocadas são as com data de produção entre 15/10/2013 e 15/12/2013, produzidas na máquina C...

Acho que essa informação é muito importante para quem mora longe de css ou a css diz que não está no recall...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal verifiquei lá embaixo do meu onix e visualizei que o filtro está com essa imagem nele, ñ identifiquei o q quer dizer, alguem sabe me dizer??

Não tem marca nenhuma em nenhum mês.

Robson,

estranho essa gravação no filtro do seu carro... A peça original não tem essa gravação de molde de injeção, a gravação da data de produção da peça original é "puncionada" na peça... Você já substituiu o filtro alguma vez?

 

O mais interessante eu reclamei  para ele do nível de óleo  que estava  nos  dois riscos   , que estava baixo

Ele trouxe outra vareta de óleo e mostrou para mim  a diferença de tamanho das duas a minha é menor  que a  dele , ele fez  aferimento do nível de com a  vareta dele  o   nível ficou no ultimo  ponto da vareta  

O mesmo afirmou  que , a gm vai fazer  recall da  vareta de óleo , bom vamos aguardar  para ver       

Adriano,

acho que o mecânico viajou, rs... Existe mais de um tipo de vareta de óleo, de acordo com o modelo do veículo, já que a posição do motor é diferente em cada modelo... E outra, recall só é feito para itens de segurança, o que eu já vi a galera comentado aqui no fórum é que a GM diminuiu o volume de óleo dos carros zero...

 

E agora!!! Peguei meu carro chego da revisao 10.000 agora ... Sera q essa é a data de fabr. do filtro

Monelli,

é essa mesmo... E a sua peça esta fora do lote com defeito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WDA, se for verdade de ser a maq. C fico bem mais tranquilo, uma pq a data desse meu é 26/12 e a maq. é D se eu entendi bem .... Vlw amigo!!

 

Foi isso que o mecânico me disse, rs... Mas somente pela data você está "livre" desse recall...

 

Amigo WDA fiz uma substituição na ultima sexta feira dia 16/05 na revisão de 20 mil km

Entendo que você fez a revisão em uma css, correto? Suspeito que o filtro não seja original...  :o

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

WDA amanhã vou deitar embaixo do carro e ver ser tem alguma coisa a mais escrita no filtro (tipo essa descrição q foi citada aki em cima)

Legal... Compartilhe com a gente... Se poder tirar foto melhor ainda...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui hoje à concessionária, sem agendamento prévio.

O chefe da oficina me mostrou o comunicado da GM, que orienta basicamente a verificação dos seguintes dados no filtro:

Data de fabricação entre 11/10/2013 a 15/12/2013 e injetora "C".

O meu está com um filtro fabricado no dia 04/10/2013 pela injetora "E".

Não foi necessária a troca. Sem stress, sem drama. Sem discussão. E sem necessidade de detonar o carro.

Editado por Adivalson
  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem esta aí com o ânimo exaltado devido ao recalldo onix. Está passando no autoesporte nesse momento uma matéria sobre recall. O interessante é que o primeiro carro que aparecer um japonês com 5 anos e já teve 10 recall.

Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra quem esta aí com o ânimo exaltado devido ao recalldo onix. Está passando no autoesporte nesse momento uma matéria sobre recall. O interessante é que o primeiro carro que aparecer um japonês com 5 anos e já teve 10 recall.

Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk

Liguei agora e já ta acabando... :(

Sobre a comparação... Japonês de 5 anos e 10 recalls?

E o Onix? 1,5 ano e 4 recalls!

Faça as contas aí e mediante esta média veja a previsão q dá! rsrs

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Thersyw, mas o negócio é que nego fala que o tal não dá problema, que é isso ou aquilo. Se não mê engano o carro em questão era um Civic, categoria bem acima do ônix dai, a conta muda um pouco, concorda? E detalhe, foi chamado e recall sem ter a peça pra reposição, pode se dizer que foi uma GMzada da Honda então. Eu estou com o carro a 7 meses e 7400km rodados, acompanho o fórum diariamente e incrivelmente não passei por nenhum dos problemas que já foram relatados. Tenho colegas que possuem o carro, alguns passaram por situações parecidas com algumas aqui relatadas. Assim como há também, colegas com carros de outras marcas, que tiveram os mesmos tipos de problemas.

O problema não está no carro em si. Acho que o problema está na qualidade do que é fabricado aqui pelas fábricas do Brasil. Assim como tudo que consumimos, além de caro, a qualidade sempre é questionável.

Sou de SC, comprei meu carro em Campos RJ, a venda foi muito legal, mas não deu tempo de precisar do pós venda de lá. Utilizei a CSS aqui em Itajaí na troca de óleo nos 5000km. Logo na porta, já estava o outdoor com a tabela de preços das revisões, conforme consta no site da GM. O serviço foi feito sem problemas, já estou mê preparando para a revisão dos 10000km, e essa será a prova dos nove pra realmente avaliar a qualidade dos serviços.

Posso ser um caso em exceção, mas tenho certeza que não sou o único.

Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk

Editado por Andre Coelho
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Thersyw, mas o negócio é que nego fala que o tal não dá problema, que é isso ou aquilo. Se não mê engano o carro em questão era um Civic, categoria bem acima do ônix dai, a conta muda um pouco, concorda? E detalhe, foi chamado e recall sem ter a peça pra reposição, pode se dizer que foi uma GMzada da Honda então. Eu estou com o carro a 7 meses e 7400km rodados, acompanho o fórum diariamente e incrivelmente não passei por nenhum dos problemas que já foram relatados. Tenho colegas que possuem o carro, alguns passaram por situações parecidas com algumas aqui relatadas. Assim como há também, colegas com carros de outras marcas, que tiveram os mesmos tipos de problemas.

O problema não está no carro em si. Acho que o problema está na qualidade do que é fabricado aqui pelas fábricas do Brasil. Assim como tudo que consumimos, além de caro, a qualidade sempre é questionável.

Sou de SC, comprei meu carro em Campos RJ, a venda foi muito legal, mas não deu tempo de precisar do pós venda de lá. Utilizei a CSS aqui em Itajaí na troca de óleo nos 5000km. Logo na porta, já estava o outdoor com a tabela de preços das revisões, conforme consta no site da GM. O serviço foi feito sem problemas, já estou mê preparando para a revisão dos 10000km, e essa será a prova dos nove pra realmente avaliar a qualidade dos serviços.

Posso ser um caso em exceção, mas tenho certeza que não sou o único.

Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk

Entendo perfeitamente seu lado. Realmente vc só tem a comemorar e lhe desejo que esta sorte permaneça cm vc e com tantos outros cidadãos q trabalham suado para ter um pouco mais de conforto, e não merecem cair nas garras afiadas de empresas como a GM. Infelizmente, diferentemente d vc q não precisou "necessariamente" do pós-venda da GM, posso lhe dizer que sou um "medalhista de ouro" neste quesito, porém, em contrapartida, os resultados obtidos foram dos piores possíveis (e olhe q não estou aumentado em falar assim).

 

Mas amigo, não é pq o carro é de outro segmento, mais simples, mais barato, que eles podem debochar e errar repetidas vezes num espaço tão curto de tempo. Ainda mais em se tratando de erros que podem causar a morte dos usuários de seus produtos! Aí a coisa fica mais séria. Segurança é pra está presente tanto no carro de 30 mil, quanto no de 200. E é isso que os governos estão focando ultimamente. Veja o exemplo da obrigatoriedade do airbag e ABS a partir desse ano. E a coisa, creio eu, só tende a melhorar pro nosso lado PELO MENOS nesse quesito. Já no dos fabricantes terem mais "atenção" na hora de fabricar tais objetos, aí já não sou tão otimista...

 

Só um esclarecimento, quanto a sua "prova dos nove". Creio que não seja uma ocasião indicada para o amigo pôr à prova o pós-venda, visto que as revisões nada mais são que simples trocas de peças que QUALQUER um aqui, por mais leigo q seja, e com um simples manual de 2, 3 folhas nas mãos ensinando como fazer, é capaz de efetuar tudo o que eles fazem lá nestas revisões e com EXCELÊNCIA! Digo isto pq já acompanhei, tanto a de 10, quanto a de 20mil e fiquei abismado do quão rápido e SIMPLES é para eles nos levarem tanto dinheiro! O problema é o tal "visto" no manual para um eventual acionamento da garantia... Mas mesmo assim lhe desejo verdadeiramente que não precise usar o pós-venda por conta de defeitos, pois a probabilidade de decepção é grande...

 

Fort abraço.

  • Like 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A galera é muito encanada com recall... Entendo que com segurança não se brinca, mas o objetivo de um recall é corrigir um erro que pode impactar negativamente na segurança, seja por uma falha de projeto, de produção ou qualquer outro motivo... Por isso, acredito que os fabricantes não são negligentes, pelo contrário, tem que dar a cara a tapa e assumir a falha...

Recentemente, os recall passaram a constar nos registros dos DETRANs e são publicados nos documentos do veículo, já que a MAIORIA dos proprietários não vai até a css para efetuar a correção necessária, isso sim, é negligência...

E outra, no Brasil os recalls ficam a cargo dos fabricantes... Já nos EUA, existe um órgão independente que monitora regularmente os veículos, através de denuncias e publicações (internet, revistas,órgãos de proteção ao consumidor, etc), é o chamado NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), algo como Administração Nacional de Segurança no Trânsito, vejam nesse link os recalls mais recentes nos EUA e vejam que não são poucos... Então, por mais ruim que um recall possa parecer, eles são bem vindos, pois estão aí para salvar vidas...

Pra quem esta aí com o ânimo exaltado devido ao recalldo onix. Está passando no autoesporte nesse momento uma matéria sobre recall. O interessante é que o primeiro carro que aparecer um japonês com 5 anos e já teve 10 recall.

Enviado de meu GT-N8010 usando Tapatalk

Liguei agora e já ta acabando... :(

Sobre a comparação... Japonês de 5 anos e 10 recalls?

E o Onix? 1,5 ano e 4 recalls!

Faça as contas aí e mediante esta média veja a previsão q dá! rsrs

Para quem não viu o programa, segue o link do vídeo:

http://g1.globo.com/autoesporte/videos/t/todos-os-videos/v/conheca-a-historia-de-pessoas-que-atenderam-um-recall/3369493/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A galera é muito encanada com recall... Entendo que com segurança não se brinca, mas o objetivo de um recall é corrigir um erro que pode impactar negativamente na segurança, seja por uma falha de projeto, de produção ou qualquer outro motivo... Por isso, acredito que os fabricantes não são negligentes, pelo contrário, tem que dar a cara a tapa e assumir a falha...

 

Recentemente, os recall passaram a constar nos registros dos DETRANs e são publicados nos documentos do veículo, já que a MAIORIA dos proprietários não vai até a css para efetuar a correção necessária, isso sim, é negligência...

 

E outra, no Brasil os recalls ficam a cargo dos fabricantes... Já nos EUA, existe um órgão independente que monitora regularmente os veículos, através de denuncias e publicações (internet, revistas,órgãos de proteção ao consumidor, etc), é o chamado NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), algo como Administração Nacional de Segurança no Trânsito, vejam nesse link os recalls mais recentes nos EUA e vejam que não são poucos... Então, por mais ruim que um recall possa parecer, eles são bem vindos, pois estão aí para salvar vidas...

O amigo só esqueceu de ressaltar que RECALLS nada mais são que o REFLEXO de uma fabricação/montagem ruim. Ou seja, quantos mais erros encontrados (e mostrados a público com a devida correção), mais demonstra a fragilidade e a MÁ QUALIDADE dos produtos de determinado fabricante, e é isso que faz com q consumidores fiquem "assustados", e não o recall em si, que é uma COISA BOA, pois nada mais é q o conserto.

 

Vlw. Depois, vou "tentar" assistir... (minha net é uma b...) rsrs

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amigo só esqueceu de ressaltar que RECALLS nada mais são que o REFLEXO de uma fabricação/montagem ruim. Ou seja, quantos mais erros encontrados (e mostrados a público com a devida correção), mais demonstra a fragilidade e a MÁ QUALIDADE dos produtos de determinado fabricante, e é isso que faz com q consumidores fiquem "assustados", e não o recall em si, que é uma COISA BOA, pois nada mais é q o conserto.

 

Particularmente eu não interpreto assim... Por mais que o recall seja consequencia de uma falha não significa que o produto é ruim...

Obviamente, falando de um veículo que envolve um valor monetário alto isto se torna mais perceptível, mas constantemente temos produtos ruins que sequer passam por um recall, quantos produtos de consumo diário não atingem nossos objetivos/padrão de qualidade e ficam por isso mesmo...

Vejo que a indústria automobilística está sobre constante evolução... Nada explica ou justifica um erro que leve a um recall, mas eu não posso afirmar com base na quantidade de recall se um produto é bom ou ruim, até porque, os recalls atingem uma pequena porcentagem da produção e estatisticamente é previsível e compreensivo que alguns processos saiam do padrão... Mas como sou engenheiro, posso estar defendendo a classe, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente eu não interpreto assim... Por mais que o recall seja consequencia de uma falha não significa que o produto é ruim...

Obviamente, falando de um veículo que envolve um valor monetário alto isto se torna mais perceptível, mas constantemente temos produtos ruins que sequer passam por um recall, quantos produtos de consumo diário não atingem nossos objetivos/padrão de qualidade e ficam por isso mesmo...

Vejo que a indústria automobilística está sobre constante evolução... Nada explica ou justifica um erro que leve a um recall, mas eu não posso afirmar com base na quantidade de recall se um produto é bom ou ruim, até porque, os recalls atingem uma pequena porcentagem da produção e estatisticamente é previsível e compreensivo que alguns processos saiam do padrão... Mas como sou engenheiro, posso estar defendendo a classe, rs...

A partir do momento em que eu faço uma coisa (vou trazer pra mim o exemplo), e faço, e faço, a tendência natural é eu evoluir e fazer cada vez mais com perfeição e com menos incidência de erro. Concorda? Se pegar um objeto feito por mim, lá no começo e um de hoje, depois de tanto tempo fazendo a mesma coisa, logo irá notar a diferença, claro que os primeiros aparecerão muito mais problemas, imperfeições, etc.. A partir do momento, que passo a cometer falhas a esta altura do campeonato, indica que meu PADRÃO de qualidade está caindo, não era, mas estou fazendo como no passado, como na "primeira vez", ou seja, é retrocesso! Isto demonstra claramente a falta de qualidade do meu produto, e o pior, mesmo já tendo feito tanto... A pergunta é, pq isto acontece? Será deboche meu? Esquecimento de como se fazia "com qualidade" antes? Redução dos custos, para lucrar mais ou algumas vezes, baratear o custo para o meu consumidor? Fica a incógnita...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A partir do momento em que eu faço uma coisa (vou trazer pra mim o exemplo), e faço, e faço, a tendência natural é eu evoluir e fazer cada vez mais com perfeição e com menos incidência de erro. Concorda? Se pegar um objeto feito por mim, lá no começo e um de hoje, depois de tanto tempo fazendo a mesma coisa, logo irá notar a diferença, claro que os primeiros aparecerão muito mais problemas, imperfeições, etc.. A partir do momento, que passo a cometer falhas a esta altura do campeonato, indica que meu PADRÃO de qualidade está caindo, não era, mas estou fazendo como no passado, como na "primeira vez", ou seja, é retrocesso! Isto demonstra claramente a falta de qualidade do meu produto, e o pior, mesmo já tendo feito tanto... A pergunta é, pq isto acontece? Será deboche meu? Esquecimento de como se fazia "com qualidade" antes? Redução dos custos, para lucrar mais ou algumas vezes, baratear o custo para o meu consumidor? Fica a incógnita...

Eu vejo que hoje novas tecnologias estão sendo aplicadas tanto para produzir quanto para conferir, ou seja, o modo que se faz hoje não é o mesmo de anos atrás e o modo de conferir também mudou, então, tanto pode ser que o novo jeito de produzir permita erros quanto o novo método de conferir encontre falhas que não se detectava no passado... Não relaciono um recall com uma redução de custos ou falha de qualidade... No caso do filtro de combustível, por exemplo, é a mesma peça usadas há anos, porque só agora foi apresentar uma falha e pior em somente um equipamento de produção? Pode ter sido uma falta de manutenção, por esquecimento ou até para priorizar o volume de produção (a venda de veículos andava bastante aquecida), enfim, isso nunca vamos saber...

Pelo o que já li nos seus post, seu veículo apresentou alguma falha grave e você pode estar "magoado" com a marca, etc... Mas para mim, recall não significa falta de qualidade... Infelizmente, as simulações de engenharia não conseguem reproduzir 100% das condições de uso do cliente e por isso erros podem ser detectados, recentemente vi um caso, não me lembro qual veículo, que o bocal de abastecimento de óleo ficava perto de uma mangueira de arrefecimento e na troca de óleo era possível que escorresse óleo para essa mangueira que se degradava... Isso é falta de qualidade? Para mim não...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu vejo que hoje novas tecnologias estão sendo aplicadas tanto para produzir quanto para conferir, ou seja, o modo que se faz hoje não é o mesmo de anos atrás e o modo de conferir também mudou, então, tanto pode ser que o novo jeito de produzir permita erros quanto o novo método de conferir encontre falhas que não se detectava no passado... Não relaciono um recall com uma redução de custos ou falha de qualidade... No caso do filtro de combustível, por exemplo, é a mesma peça usadas há anos, porque só agora foi apresentar uma falha e pior em somente um equipamento de produção? Pode ter sido uma falta de manutenção, por esquecimento ou até para priorizar o volume de produção (a venda de veículos andava bastante aquecida), enfim, isso nunca vamos saber...

Pelo o que já li nos seus post, seu veículo apresentou alguma falha grave e você pode estar "magoado" com a marca, etc... Mas para mim, recall não significa falta de qualidade... Infelizmente, as simulações de engenharia não conseguem reproduzir 100% das condições de uso do cliente e por isso erros podem ser detectados, recentemente vi um caso, não me lembro qual veículo, que o bocal de abastecimento de óleo ficava perto de uma mangueira de arrefecimento e na troca de óleo era possível que escorresse óleo para essa mangueira que se degradava... Isso é falta de qualidade? Para mim não...

Entendo perfeitamente que a forma de fazer hoje não é mais a de antes. Agora, levando para o lado do mercado atual altamente competitivo, onde todos seguem o mesmo padrão das coisas, por exemplo, quando se faziam carros a carburação, todos faziam... agora a injeção, todos fazem, etc.. (e claro que sempre existem os precursores, daí então, o erro é mais aceitável, mas não tolerável). Então, a partir do momento q eu tenho um concorrente fazendo o mesmo que eu, e de maneira que "diz menos": "ei, eu errei aqui, deixa eu consertar", claro que o produto dele, pelo menos publicamente, tá melhor que o meu, que falo "a frase" com mais frequência...

Agora, o fato do defeito do meu carro, na realidade não é nem com base nisto que tenho toda esta ideia da coisa, até pq meu carro só passou por aquele primeiro recall, das arestas cortantes nas rodas. Quanto a isto, "minha mágoa", como vc diz, é para o lado da desqualificação dos profissionais da marca (já no pós-venda), que em UM ANO não conseguiram solucionar um defeito! ENTENDO PERFEITAMENTE que máquinas dão problemas e q podem sair com defeitos em sua fabricação (meu caso). Só não me entra na cabeça o fato de uma MÁQUINA não ser consertada por quem a fez: o homem! Mas isto já é outro setor crítico da GM, o pós-venda. Não entrarei em mais detalhes por o assunto já ser tão discutido e difundido aqui no fórum diariamente. E vc sabe q não sou o único q fala isso, acredito que a maioria aqui fala por uma boca só!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo perfeitamente que a forma de fazer hoje não é mais a de antes. Agora, levando para o lado do mercado atual altamente competitivo, onde todos seguem o mesmo padrão das coisas, por exemplo, quando se faziam carros a carburação, todos faziam... agora a injeção, todos fazem, etc.. (e claro que sempre existem os precursores, daí então, o erro é mais aceitável, mas não tolerável). Então, a partir do momento q eu tenho um concorrente fazendo o mesmo que eu, e de maneira que "diz menos": "ei, eu errei aqui, deixa eu consertar", claro que o produto dele, pelo menos publicamente, tá melhor que o meu, que falo "a frase" com mais frequência...

Agora, o fato do defeito do meu carro, na realidade não é nem com base nisto que tenho toda esta ideia da coisa, até pq meu carro só passou por aquele primeiro recall, das arestas cortantes nas rodas. Quanto a isto, "minha mágoa", como vc diz, é para o lado da desqualificação dos profissionais da marca (já no pós-venda), que em UM ANO não conseguiram solucionar um defeito! ENTENDO PERFEITAMENTE que máquinas dão problemas e q podem sair com defeitos em sua fabricação (meu caso). Só não me entra na cabeça o fato de uma MÁQUINA não ser consertada por quem a fez: o homem! Mas isto já é outro setor crítico da GM, o pós-venda. Não entrarei em mais detalhes por o assunto já ser tão discutido e difundido aqui no fórum diariamente. E vc sabe q não sou o único q fala isso, acredito que a maioria aqui fala por uma boca só!

Caro Thersyw, temos opiniãos bem diferentes e isso é bom, pois alimenta o forum, mas por outro lado pode gerar uma conversa sem fim... Entendo os seus pontos e espero que entenda os meus... E chega de offtopic, rs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.