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Olá galera,

sou novo no fórum, acabei de comprar um Onix LTZ automatico, sai feliz da loja, contudo estou pensando em algumas coisas aqui que tem me preocupado um pouco...

A questão é a seguinte... eu NUNCA tive contato nenhum com carro automático, pra ser sincero nem sei como funciona, rs. O único carro que dirigi até hoje foi meu "bom" e velho UNO que sentirei saudades, rs.

Sendo assim, algumas questões (que na empolgação esqueci de perguntar ao vendedor), tem me martelado na cabeça... tipo:

Como farei pra estacionar um carro que não tem embreagem?

E estacionar num morro íngreme tendo de fazer baliza?!

Outra coisa, em morros mais ingremes, devo passar ele pro manual pra subir, ou no automático ele sobe de boa? Caso tenha de se subir no manual, eu posso mudar a marcha do automatico pro manual com o carro andando?!

Desculpe o tanto de perguntas, é que to bem confuso com essas coisas, procurei na net e não achei (talvez por minhas duvidas serem muito básicas).

Abraços a todos ai!


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Oi Rafael Fernandes, no youtube tem vários vídeos com dicas sobre câmbio automático. Selecionei esse abaixo mas tem outros muito bons também

Espero que ajude. Abraços

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Algumas dicas básicas pra tentar te ajudar...

No inicio vc vai com pé esquerdo com toda força no freio, no instinto de pisar na embreagem... na minha primeira vez, eu quase causei um acidente por causa disso...então eu cruzei o pé esquerdo e resolveu.

De resto vc coloca no "Drive", pisa no acelerador e o carro fará todo trabalho em TODAS as situações. Vc só voltara a tirar do DRIVE quando for estacionar.

Nem quando parar vc tira do DRIVE, apenas pise no freio...despois quando solta o freio, ele volta a andar sem precisar pisar no acelerador.

Num aclive, quando vc para o carro, nem precisa pisar no freio, ele permanecerá parado sem pisar no freio.

Bem, escrevendo parece bem mais dificil que na pratica. Espero ter contribuido.

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Fala Rafael, blza!

Seguinte, pela ausência da embreagem, o controle do carro fica entre freio/acelerador.

Então pra estacionar o ideal é vc engatar a ré na hora da baliza (independente se for reto ou aclive/declive) e ir controlando usando freio, bem semelhante à maneira que se faz com câmbio manual.

Quando for parar o carro deixe na posição "P", assim vc mantém o carro engatado "ajudando" o freio de mão e o carro não liga até colocar na posição "N" (faça o teste em um lugar que não tenha nenhum obstáculo na frente, mas geralmente eles não permitem que o carro ligue quando engatado).

Quanto ao modo manual, é sim recomendado em subidas mais íngremes onde o carro não pode trocar a marcha pra não perder força, mas você também pode compensar no acelerador, quanto mais fundo pisar o carro vai entender que precisa de mais força e vai reduzir pra vc.

Essa experiência eu tive com o carro do meu pai que é um zafira automático. Portanto pode haver alguma particularidade no onix que eu desconheço, mas espero ter ajudado.

Grande abraço

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Muito obrigado a todos pela ajuda ai!

Li as respostas que serão muito úteis pra mim e agora irei ver o vídeo que o Salete postou. Só não entendi uma coisa... Então eu posso mudar do drive pro manual mesmo com ele andando num caso de um aclive muito íngreme?

Até procurei o manual do onix 2013/2014 automático no site da GM e incrivelmente eles não tem o mesmo disponível no site... rs.

Vou seguir as recomendações de vocês e depois conto como foi minha experiência. Espero que eu curta muito usar o Onix e que meu antigo uno fique só na saudade mesmo.

Abração galera e muito obrigado pela paciência ai.

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O sistema de troca manual pode ser utilizado enquanto tiver andando, só não esqueça de fazer a troca das marchas, depois que se acostuma com o automático o "manual" raramente é usado...

Na realidade a troca de marcha manual é utilizada apenas para matar a saudade do câmbio comum, ou se quiser segurar uma marcha por mais tempo.... em estrada em um aclive, o carro tende a ficar mais fraca mas mantém a marcha que está, caso deseje mais força pode jogar no manual e reduzir a marcha e mante-la até a hora que desejar..

Depende do aclive o carro tende a voltar um pouco, para sair segure no freio e acelere um pouco, verá a frente do carro "empinar" um pouco, essa hora solte o freio e siga o seu percurso, com o tempo você pega os macetes do câmbio automático...

Só tem um detalhe, depois que acostumar com ele nunca mais irá voltar ao manual....

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O vídeo que postaram aqui dá dicas muito valiosas para não se ter problemas com o câmbio automático. O que eu vejo de pessoas passando de D para R e vice-versa com o carro em movimento quando estão realizando manobras (e muitas vezes até acelerando um pouco pra já sair meio rápido) e só estacionando com o P e não acionando o freio de mão, não é brincadeira!

Outra coisa que o cara do vídeo falou... só reforçando... fique SEMPRE em dia com a manutenção do câmbio automático! Tem km certa para trocar óleo, para revisar, etc. A manutenção desse tipo de câmbio é salgada caso dê algum problema por falta de manutenção. Não estou desmecerendo a manutenção do motor e das demais partes do carro, pois tudo precisa de manutenção conforme manda o fabricante. É sempre bom ficar atento a tudo. Mas achei bom frisar esse ponto.

Uma coisa que acredito estar no manual... dependendo da posição que a alavanca do câmbio está, a chave não sai do contato. Acho que tem que colocar em N ou em P (ou só no P, não me lembro exatamente) para que você possa retirá-la.

Com o motor do carro desligado e o câmbio em P, não há como movimentar a alavanca para outras posições até que se dê partida no motor. Se estiver fora do P com o carro desligado, ele fica destravado, pois as vezes você pode acabar desligando o carro com a alavanca em qualquer outra posição e, caso isso aconteça, você pode passar para o P para então retirar a chave, por exemplo. No entanto, não recomendo que você desligue o carro em qualquer posição que não seja a N ou a P. Não sei que malefícios esse hábito pode trazer ao câmbio mas, logicamente, não faz sentido desligar em D ou em R se há uma posição específica de estacionamento (P) que engrena o carro para então poder ser desligado e não sair andando.

Sei que não fui muito sucinto mas acho que são detalhes interessantes no uso do câmbio e que prolongam sua vida útil. Caso eu tenha cometido algum equívoco, me corrijam!

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Quando for parar ou estacionar..pise no freio em seguida puxe o freio de mão...põe em p e desligue o carro jamais deixe somente na posição p sem puxar o freio de mão...se sofrer uma pequena colisão o carro poderá se movimentar..causando acidente e o cambio sofrerá sérios danos

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Se estiver fora do P com o carro desligado, ele fica destravado, pois as vezes você pode acabar desligando o carro com a alavanca em qualquer outra posição e, caso isso aconteça, você pode passar para o P para então retirar a chave, por exemplo. No entanto, não recomendo que você desligue o carro em qualquer posição que não seja a N ou a P. Não sei que malefícios esse hábito pode trazer ao câmbio mas, logicamente, não faz sentido desligar em D ou em R se há uma posição específica de estacionamento (P) que engrena o carro para então poder ser desligado e não sair andando.

Sei que não fui muito sucinto mas acho que são detalhes interessantes no uso do câmbio e que prolongam sua vida útil. Caso eu tenha cometido algum equívoco, me corrijam!

ao desligar o carro com a cambio fora de P ou N não conseguirá tirar a chave, e mesmo que tentar ligar o carro fora dessas posições a chave não iria iniciar a partida do carro, é obrigatório estar em P ou N ..

Outra coisa, cambio automático não pode usar a famosa "banguela", colocar em neutro em uma descida e depois engatar a marcha, ao fazer isso dará um tranco violento no câmbio podendo ocasionar problemas... e dependendo do problema, pode chegar a 7.000 pra arrumar um cambio desse .. na paty paulicéia..

Caso em uma emergência você precisar ser guinchado, o cambio só sera destravado se a chave estiver virada e as luzes do painel acesa, pise no freio para destravar o câmbio e coloque na posição N ... mesmo assim não se deve seguir por muitos kms...

Modo prático, ligue a carro, pise no freio para destravar o câmbio, coloque em D e só tire da marcha quando for estacionar o carro, nem mesmo no farol desengate

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Galera, só tenho a agradecer a todos que me ajudaram com as informações aqui. Estou bem mais tranquilo agora.

Na sexta feira pego meu Onix na concessionaria pois estão terminando de colocar alguns acessórios nele que pedi.

Depois conto aqui como foi a primeira volta no carro.

Muito obrigado mesmo a todos, e espero que esse tópico possa ajudar novos compradores do onix o tanto que me ajudou.

Abraços!

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Oi Rafael, que bom que você vai pegar na sexta feira pois assim dá para treinar bastante no fim de semana. Olhe, como o pessoal já comentou, depois que você dirigir o automático não vai mais querer saber do manual. O automático é a maior moleza rsrsrs. Eu gosto do manual também mas para dirigir no trânsito insuportável da cidade o automático é bem mais confortável. Boa sorte e depois conte como foi. Um abraço!!

  • 6 anos depois...
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Desculpe pela pergunta inocente, mas o mais correto é ligar o carro automático pisando no freio ou não há necessidade é apenas liga o carro na ignição, para depois usar o freio e liberar o câmbio? 

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@Tadeu Aureliano, não há a necessidade de ligar o Onix AT pisando no freio. É exatamente o que você descreveu.

Apenas alguns carros que "pedem" pisar no freio antes de ligar. Principalmente aqueles com chave presencial.

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Muito obrigado! Estava utilizando o freio e tendo dificuldades, pois o carro estando frio ao ligar morria e eu “afundava” o pé no freio, achando que era dessa maneira somente, que poderia ligar o onix. 
 

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Bom dia!

Por favor! Me tirem uma dúvida: 

ao parar o carro para estacionar eu coloco o câmbio na posição P e depois puxo o freio de mão, está correto? Ou tenho que colocar na posição neutro ao parar o carro, puxar o freio de mão e ao depois colocar na posição P? 
 

desde já muito obrigado

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Tadeu , a posição N deve ser usada somente quando precisar ser rebocado ou algo especial tipo conserto ou avaliação mecânica do motor em funcionamento 

Colocar na posição P com o pé  no freio , acionar o freio de mão e desligar o carro .

 

Espero ter ajudado

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Essa recomendação de colocar em N, puxar o freio e depois em P é baseado na alegação de que quando se estaciona o carro em ladeiras a suspensão acaba "assentando", o que acaba "forçando" a trava do câmbio, caso se coloque em P antes de puxar o freio de estacionamento.

Sinceramente, não vejo motivo para preocupação, embora force um pouco a trava do câmbio. Essa trava é mecânica e normalmente não tem ligação direta com a parte mais sensível do câmbio AT. A única coisa é que ao puxar a alavanca do P para as demais marchas, provavelmente sentirá um pequeno tranco ou um ruído.

Se fosse danificar algo, os câmbios AT dos carros dos EUA seriam os primeiros a terem problema, uma vez que eles ainda tem a cultura de não acionar o freio de estacionamento, deixando com o câmbio a função de imobilizar o carro.

De qualquer forma, a ordem de como fazer ao estacionar é questão de gosto ou hábito.

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