Falha GRAVÍSSIMA no freio


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Já senti tremores no pedal do freio, sempre que esta fazendo uma frenagem constante e o pneu passa por alguma irregularidade na pista, geralmente buraco onde o amortecedor trabalha a ponto de desprender a roda do chão. Notei isto tambem ao fazer curvas em velocidade, e tinha areia solta qnd a roda deslizou sobre o solo, ocorreu o mesmo tremor no pedal e um barulho, vindo das rodas, de algo solto. Isto é quando o sistema de ABS entra em atividade. Quando vc esta freando o carro e uma das rodas perde parte do atrito com o solo. Causa um pouco de medo e incerteza no inicio, mas logo acostuma. O importante é não tirar o pé do freio com o susto. Realmente o ABS aciona em momentos que não seriam necessarios, mas trata-se de um sistema baseado em sintomas atipicos na roda em situação de frenagem, é normal ele fazer estas interpretações em momentos como estes, e acionar o sistema.

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Já senti tremores no pedal do freio, sempre que esta fazendo uma frenagem constante e o pneu passa por alguma irregularidade na pista, geralmente buraco onde o amortecedor trabalha a ponto de desprender a roda do chão. Notei isto tambem ao fazer curvas em velocidade, e tinha areia solta qnd a roda deslizou sobre o solo, ocorreu o mesmo tremor no pedal e um barulho, vindo das rodas, de algo solto. Isto é quando o sistema de ABS entra em atividade. Quando vc esta freando o carro e uma das rodas perde parte do atrito com o solo. Causa um pouco de medo e incerteza no inicio, mas logo acostuma. O importante é não tirar o pé do freio com o susto. Realmente o ABS aciona em momentos que não seriam necessarios, mas trata-se de um sistema baseado em sintomas atipicos na roda em situação de frenagem, é normal ele fazer estas interpretações em momentos como estes, e acionar o sistema.

 

Entrei aqui hoje justamente para postar sobre isso. Já aconteceu comigo pelo menos 2 vezes. Mas pensando bem acho que isso é de se esperar, não é mesmo?

Editado por spotter
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  • 3 semanas depois...

Galera, quero deixar bem explícito, neste tópico está entrando em discussão 3 assuntos relacionados ao freio completamente diferentes:

 

O primeiro, foi um caso de perca de freio do autor do tópico, ou seja, um defeito real;

 

O segundo, é a discussão de membros que não são acostumados ou não conhecem o sistema ABS e acham q tem alguma coisa anormal, não há defeito algum;

 

O TERCEIRO, é o que me enquadro tbm! Vj vários membros relatando perca de freio em velocidades baixas ou mesmo quase parado. Recentemente respondi um post (vj aki: http://clubedoonix.com.br/topic/11776-prisma-lt-10-1314-alguns-problemas-com-1800-km/), onde um membro novo também relata, entre os tantos outros problemas q ta tendo com seu prisma, a mesma situação! Pelo amor de Deus, a Chevrolet ta de sacanagem! De todos os "probleminhas" crônicos q ela 'enviou' junto ao onix, este é o pior e mais grave de todos! Como relatado em minha resposta ao colega do post q mencionei, o freio fica duro, perde a sensibilidade, ficando da mesma forma quando se é pressionado com o carro desligado (esta é a forma mais correta de relatar o sentido q dá ao pisar), acontece com mais frequência quando o ar está ligado! Até achei que eu fosse o único PRIVILEGIADO com mais essa no meu carro! Eu mereço! Mas pelo q vejo, cada hora aumenta o numero de casos. GM, qual é a de vcs? Inclusive, já relatei isso na css e sempre disseram q verificaram todo o sistema de freios e q está tudo "normal". Pod?

  • Like 1
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Também tive problemas com o freio ficando duro exatamente como o amigo acima descreveu, isso ocorreu quando eu estava saindo de uma vaga a baixíssima velocidade e tive que manobrar para sair, rapaz quando eu dei re e fui freiar ele ficou duro igual pedra, pisei com tanta forca ate ele frear ! Mas confesso que fiquei com medo ate de quebrar o pedal ! Kkk estava chovendo e tinha areia em baixo das rodas, mas saindo da vaga de estacionamento....a menos de 5km/h tem algo errado ai...é o que eu digo, adoro eletrônica, mas quanto mais coisas eletrônicas no carro mais problemas sem solução temos, eletrônica é um mistério !

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Também tive problemas com o freio ficando duro exatamente como o amigo acima descreveu, isso ocorreu quando eu estava saindo de uma vaga a baixíssima velocidade e tive que manobrar para sair, rapaz quando eu dei re e fui freiar ele ficou duro igual pedra, pisei com tanta forca ate ele frear ! Mas confesso que fiquei com medo ate de quebrar o pedal ! Kkk estava chovendo e tinha areia em baixo das rodas, mas saindo da vaga de estacionamento....a menos de 5km/h tem algo errado ai...é o que eu digo, adoro eletrônica, mas quanto mais coisas eletrônicas no carro mais problemas sem solução temos, eletrônica é um mistério !

+ 1 pra lista!

 

Falou td, colega, e a parte da eletrônica, além de ela ter um VASTO enraizamento, torna cada vez mais difícil achar um profissional q a desvende.

 

Onde está a Chevrolet, q nesses casos sempre se esconde ou 'bloqueia' membros em suas páginas na tentativa de calar a voz da verdade?! No mínimo tinha q abrir um chamado geral e resolver esse problema d tão grande proporção!

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  • 2 semanas depois...

Se é o sistema de ABS pq não acende a luz no painel????Já fiz varios simulações e isso sempre acontece quando esta chovendo e frio...

Segundo consta no manual, se a luz acende durante o ACIONAMENTO do ABS, no Onix, isso é um indicativo de problema (tem q levar na css). A luz é apenas para acender na hora que liga a chave, e apagar logo em seguida. Do contrário do Agile, que quando o ABS entra em funcionamento, de acordo com a trepidação do pedal, ela vai piscando no painel, isto indica que o sistema está funcional! Vai entender essa GM...

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Nunca reparei se a luz do ABS pisca no meu, mas só senti ele atuar varias vezes..

 

E tbem acho q ela se acende apenas quando tiver alguma anomalia, caso contrario mesmo entrando em ação, ela permanece apagada...

 

Abs

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  • 2 semanas depois...

Se é o sistema de ABS pq não acende a luz no painel????Já fiz varios simulações e isso sempre acontece quando esta chovendo e frio...

Cara como eu disse também já senti o efeito do ABS mesmo em horas erradas como em baixíssima velocidade, mas eu também nunca vi a luz do ABS acendendo ! Ou eu não freiei tudo ou meu carro deve ter algum problema oo

Enviado de meu Nexus 4 usando Tapatalk

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Cara como eu disse também já senti o efeito do ABS mesmo em horas erradas como em baixíssima velocidade, mas eu também nunca vi a luz do ABS acendendo ! Ou eu não freiei tudo ou meu carro deve ter algum problema oo

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Como assim, "horas erradas"? O acionamento é feito independente da velocidade, basta apenas o sistema detectar que tem, no mínimo, um roda tendendo a travar que ele entra em ação fazendo o mesmo efeito como se vc tivesse dando uma frenagem com a mesma circunstância (roda tendendo a travar) a 120km/h.

 

Um teste bem simples, pod ser feito, passando por uma rua/estrada, em baixa velocidade, sobre o pouquinho de areia sobre o asfalto que pegue apenas em uma das rodas e pressionar o freio de modo que ele apenas "ameace" travar, q vc sentirá o sistema em ação.

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Como assim, "horas erradas"? O acionamento é feito independente da velocidade, basta apenas o sistema detectar que tem, no mínimo, um roda tendendo a travar que ele entra em ação fazendo o mesmo efeito como se vc tivesse dando uma frenagem com a mesma circunstância (roda tendendo a travar) a 120km/h.

 

Um teste bem simples, pod ser feito, passando por uma rua/estrada, em baixa velocidade, sobre o pouquinho de areia sobre o asfalto que pegue apenas em uma das rodas e pressionar o freio de modo que ele apenas "ameace" travar, q vc sentirá o sistema em ação.

 

 

o que eu quis dizer com horas erradas é que, conforme eu relatei em outros posts, eu estava saindo de uma vaga de estacionamento, e ao dar uma ré para manobrar, a menos de 10km/h quando fui frear o freio estava duro igual pedra !!!! fiz uma força tremenda para frear o carro a 5km/h !! nao acho isso um acionamento correto do sistema ABS... por mais que esteja garoando ou com terra no piso, outra situação foi o que comentei um pouco antes, estava a 40km/h, vi uma lombada logo na minha frente, pisei fundo no freio ! e para a minha surpresa, o freio respondeu e eu nao consegui nem diminuir a velocidade, bati seco na lombada, meu corsa frearia tranquilamente, porque ja passei por situaçoes assim com ele, e em ambos os casos eu nao vi luz nenhuma acesa no painel !

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o que eu quis dizer com horas erradas é que, conforme eu relatei em outros posts, eu estava saindo de uma vaga de estacionamento, e ao dar uma ré para manobrar, a menos de 10km/h quando fui frear o freio estava duro igual pedra !!!! fiz uma força tremenda para frear o carro a 5km/h !! nao acho isso um acionamento correto do sistema ABS... por mais que esteja garoando ou com terra no piso, outra situação foi o que comentei um pouco antes, estava a 40km/h, vi uma lombada logo na minha frente, pisei fundo no freio ! e para a minha surpresa, o freio respondeu e eu nao consegui nem diminuir a velocidade, bati seco na lombada, meu corsa frearia tranquilamente, porque ja passei por situaçoes assim com ele, e em ambos os casos eu nao vi luz nenhuma acesa no painel !

ah, ta certo. agora me situei  :D ta se referindo ao problema q tbm tem no meu (d quando ta com o ar ligado, o freio fica duro igual como se o carro tivesse desligado, quando estou manobrando para estacionar ou saindo apertando o freio num descida, por exemplo)! com certeza tem q ser visto isso. falei isso pro mecanico da css e tbm relatando o que muitos aki falaram, e ele disse q no chamado deles la não tinha nada constando a respeito até mesmo de um possivel "recall branco" da GM. Embora eu já tenha mandado ele verificar td o sistema de freios e ele atestar q ta normal, sab o que ele me mandou fazer? Pedir pra tds aki reclamar no SAC da Chevrolet pra ver se eles abrem um chamado geral, dependendo do numero de reclamações, só em sonho mesmo... nem parece que sab da empurrada com a barriga que a chevrolet ta dando na historia das travas das valvulas dos motores, q já ta correndo em juízo faz tempo... santa imprudência.......

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Bom, passando por uma rua em obras (as rodas da esquerda estavam no asfalto e as da direita passando em costelas), a uns 20km/h, precisei frear pra passar num quebra-mola, cadê o freio?

Não foi SENSAÇÃO de estar sem freio, o pedal ficou rígido (sem trepidação, rígido mesmo) e a velocidade não decresceu. Como só aconteceu dessa vez, estou próxima da revisão e toda enrolada com o trabalho, resolvi esperar.

Antes disso, já havia realizado frenagens em maior velocidade sem problema algum.

Assim que tiver um veredito da css, atualizo aqui.

 

Meu carro é um r7n, comprado em 02/13.

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Galera, quero deixar bem explícito, neste tópico está entrando em discussão 3 assuntos relacionados ao freio completamente diferentes:

 

O primeiro, foi um caso de perca de freio do autor do tópico, ou seja, um defeito real;

 

O segundo, é a discussão de membros que não são acostumados ou não conhecem o sistema ABS e acham q tem alguma coisa anormal, não há defeito algum;

 

O TERCEIRO, é o que me enquadro tbm! Vj vários membros relatando perca de freio em velocidades baixas ou mesmo quase parado. Recentemente respondi um post (vj aki: http://clubedoonix.com.br/topic/11776-prisma-lt-10-1314-alguns-problemas-com-1800-km/), onde um membro novo também relata, entre os tantos outros problemas q ta tendo com seu prisma, a mesma situação! Pelo amor de Deus, a Chevrolet ta de sacanagem! De todos os "probleminhas" crônicos q ela 'enviou' junto ao onix, este é o pior e mais grave de todos! Como relatado em minha resposta ao colega do post q mencionei, o freio fica duro, perde a sensibilidade, ficando da mesma forma quando se é pressionado com o carro desligado (esta é a forma mais correta de relatar o sentido q dá ao pisar), acontece com mais frequência quando o ar está ligado! Até achei que eu fosse o único PRIVILEGIADO com mais essa no meu carro! Eu mereço! Mas pelo q vejo, cada hora aumenta o numero de casos. GM, qual é a de vcs? Inclusive, já relatei isso na css e sempre disseram q verificaram todo o sistema de freios e q está tudo "normal". Pod?

 

Já aconteceu duas vezes comigo.

Editado por adrianff7
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+ Outro... Estou notando, está acontecendo mais mesmo com a versão 1.0 LT! Notou se isso foi quando o ar estava ligado?? se for, é muito simples "reproduzir" a falha: com o ar ligado, basta colocar o carro numa leve descida (mas q faça com q o carro desça sozinho), de forma q a frente fique pra cima, como se estivesse subindo o alto, e vc aperta o freio umas 2 vzes mais ou menos, deixando ele descer um pouco, q já irá notar novamente a falha (pelo menos o meu é assim, nao é só quando ele ker, é sempre! quando coloco ele em situações como essa, ou manobrando)...

 

Chevrolet, eu sei que vcs MONITORAM esse forum, assim como td a internet pra ver o que andam falando da marca de vcs, iai??? nada??? vai continuar se omitindo??? pq na css q levei o mecanico, como todos os outros de sua rede de css, disse o mesmo: ESTÁ TUDO NORMAL! NÃO HÁ PROBLEMA ALGUM! Brincadeira, né? (e olhe q esse problema é apenas mais "um detalhe" no meu!)

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o meu ta só piorando, por duas vezes liguei o carro e parece que o sistema faz uma checagem geral e começou um range range sem fim dentro do motor e dai depois de um tempo parou, emitindo um bip e ligando a luz do abs em seguida, tenso, marquei pra sexta feira na css...

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o meu ta só piorando, por duas vezes liguei o carro e parece que o sistema faz uma checagem geral e começou um range range sem fim dentro do motor e dai depois de um tempo parou, emitindo um bip e ligando a luz do abs em seguida, tenso, marquei pra sexta feira na css...

 

Deixei na css e o mecânico disse que teve que fazer reparos no abs da roda dianteira direita pois ao passar a máquina acusou que realmente tinha algo de errado, procurei não entrar mais em detalhes a respeito do problema, mais ja estou usando o carro a 3 dias e aparentemente esta tudo funcionando perfeitamente!

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Alguém teve um barulho enorme ao frear forte, como se estivesse raspando o fundo do carro? Me aconteceu já três vezes.

Enviado do meu iPad usando o Tapatalk

 

O meu tinha apresentado comportamento parecido, tua luz do abs não acendeu nenhuma vez ainda?? aproveite a garantia e leve na css, deixei pela manhã, de tarde ficou pronto e sem nenhum custo.

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O meu carro apresentou o mesmo problema com barulho de ferros raspando a roda do carro quando eu freava em algumas situações, e em outras, parecia demorar a frear...  Achava que era o ABS em funcionamento, mas um dia tomei o maior susto e o carro realmente demorou muito tempo pra parar... achei que fosse bater no carro da frente - e estava devagar, acho que uns 40 ou 50km/h! Minha mulher ficou branca e disse que achava que eu não tivesse visto o carro da frente. Eu disse que tinha visto, mas o carro não respondeu como deveria ao pisar no pedal de freio...Não me pareceu um funcionamento normal.

 

Agora que li os posts acima, fiquei realmente preocupado. Vou relatar o problema na revisão que vou fazer na semana que vem.

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