Dúvida sobre o consórcio


italoleone

Posts Recomendados

Bom dia galera.

Peguei meu onix lt 1.0 através do consórcio, a parcela ficou no final de tudo por R$ 312,00, estou a 6 meses com o carro, e no boleto desse mês veio R$ 340,00.

Fui entrar e contato para saber sobre esse aumento, e a vendedora me informou que foi por causa do aumento do valor do carro.

Mas eu comprei o carro antes dos aumentos, ainda assim é certo eles aumentarem o valor da parcela a cada aumento de preço que o carro for sofrendo ?

Att

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Está incorreto. Na data da compra te passaram um valor, ele NÃO pode ser alterado (nem para mais, nem para menos).

Por exemplo: Você comprou um veículo dia 01/01 e ele só vai chegar no dia 10/01. Mas no dia 02/01 ele subiu R$ 10.000,00, o valor que será cobrado de você será o do fechamento do negócio (mesmo que você não tenha assinado o documento de compra). O que eles estão fazendo fere o CDC, reclame.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consórcio tem as parcelas variando de acordo com a variação do valor do bem. Fato!!! E fato conhecido desde sempre!!!

Consórcio é diferente do financiamento direto com entrega do bem no ato da compra!

"A ausência de juros faz com que o consórcio fique mais barato que um financiamento e geralmente as administradoras não exigem a comprovação de renda – em outras palavras ele é menos burocrático que o Crédito Direto ao Consumidor, por exemplo. As parcelas não são fixas e possuem formas diferenciadas de reajuste. No caso dos automóveis o aumento é atrelado ao preço do veículo. Para consórcio de imóveis, o indexador é o Índice Nacional de Custo da Construção (INCC), já para motos e bens de consumo, como eletrodomésticos, quem define o valor do reajuste são as fábricas."

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei como funciona pela lei, mas quando fui fazer o consórcio todos os vendedores me falaram que as parcelas variam de acordo com o valor do carro no mês, mesmo que você já tenha sido contemplado.

http://www.bmfbovespa.com.br/mulheres/noticias/If111031NotA.asp?Pagina=1&Ano=2011&Canal=1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O consórcio a parcela é sim baseada no valor do veículo, mas que eu saiba apenas até você retirar a carta de crédito e não depois...

Além do mais, seu consórcio aumentou 28 reais, de quantos meses é o consórcio? Pois se for de 60 meses seria um aumento de 1680 no valor do veículo e eu não lembro do Onix ter tido um aumento tão grande...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Leonardo, cara estou tirando através do Consórcio também, já paguei o lance, só está faltando o carro chegar na css para dar andamento no processo, você sabe me informar quais serão os próximos passos, pois o vendedor não me explicou muito bem. Falou apenas que ia esperar o carro chegar para fechar a papelada. É muito burocrático isso ou não?

Também peguei o meu através do consórcio, e fui informado que as parcelas continuariam sendo alteradas para mais ou para menos de acordo com o valor do carro nas concessionárias. Se alguém souber que na lei isso não seja permitido, favor informar, pois desconheço isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diogo, é um pouco burocrático sim, você tem que ficar em cima do seu consórcio para eles fazerem o depósito na conta da concessionária, você não pode ter medo de ser chato cara, fique em cima. Pois a concessionária vai te pedir um comprovante que o consórcio fez o pagamento, mas antes disso você já pode ir pedindo a nota fiscal do carro e os dados da conta da css, pois o consórcio vai te pedir isso. Já a ccs você pode ir exigindo isso: Confirmação de contemplação

Contrato de alienação

Todos os documentos da 2° fase.

Desculpe se ficou meio confuso, já faz um tempo que peguei e não me lembro direito tudo como foi com esses documentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi, mas o fato de eu ter escolhido o carro na mesma css que fiz o consórcio você acha que isso vai ser menos enrolado? Bom o carro tá para chegar entre segunda e terça, to meio preocupado com tudo isso, a demora do carro e esses tramites que nem sei quais serão ainda. A css não consegue me informar com exatidão o que vai ser feito mais pra frente e acabo ficando bem confuso. hehehe

Diogo, é um pouco burocrático sim, você tem que ficar em cima do seu consórcio para eles fazerem o depósito na conta da concessionária, você não pode ter medo de ser chato cara, fique em cima. Pois a concessionária vai te pedir um comprovante que o consórcio fez o pagamento, mas antes disso você já pode ir pedindo a nota fiscal do carro e os dados da conta da css, pois o consórcio vai te pedir isso. Já a ccs você pode ir exigindo isso: Confirmação de contemplação

Contrato de alienação

Todos os documentos da 2° fase.

Desculpe se ficou meio confuso, já faz um tempo que peguei e não me lembro direito tudo como foi com esses documentos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ai já não sei dizer se será mais fácil ou mais dificil, pois o meu consórcio não tinha nada relacionado com a css. Mas você tem que exigir todas as informações, ainda mais se você fez o consórcio com eles. Como eu te falei, você tem que ser chato nisso, eles são obrigados a te passarem todas as informações. Exija seu direito de consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu pelas dicas, segunda ou terça meu carro chega, daí vou na css e vou exigir explicações mais detalhadas.

Ai já não sei dizer se será mais fácil ou mais dificil, pois o meu consórcio não tinha nada relacionado com a css. Mas você tem que exigir todas as informações, ainda mais se você fez o consórcio com eles. Como eu te falei, você tem que ser chato nisso, eles são obrigados a te passarem todas as informações. Exija seu direito de consumidor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 6 meses depois...

Para as pessoas que compraram o seu Onix pelo consórcio, quanto é a média dos lances? A atendente me disse que está em 5 mil, mas não acreditei. Valeu galera!

geralmente são 50%, mas isso tbm varia muito do grupo, a época em q o mercado automobilísco passa. acredito q esse seja um bom momento para pegar o seu com um lance baixo. Mas 5 mil acho um valor bem baixo pra pegar.

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.