Ré arranha sempre


Posts Recomendados

Amigos;

Boa noite.

 

Todos os veiculos que possuem aquele famoso anel para engate de ré quase sempre arranha e para tentar evitar isso os seguintes toques se fazem necessários pelo fato da ré não ser sincronizada aliás a maioria dos carros não são:

 

- Parar totalmente o carro;

- Pisar na embreagem duas vezes uma até o fim, retornar e voltar com ela até o fim;

- Depois do pé totalmente na embreagem aí sim proceder com o engate dá ré.

 

Meu primeiro carro zero um Kadett SL 92 e todos os Monza que meu pai teve faziam o mesmo e um técnico da CSS daqui na época nos deu esse toque!!!

 

A ré não é sincronizada na maioria dos carros independente de serem ou não populares.

 

 

Não sei se é coincidência ou não o meu nunca arranhou!!!

 

Sds,

Avelino

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


  • Respostas 54
  • Criado
  • Última resposta

Top Posters Neste Tópico

Top Posters Neste Tópico

Imagens Postadas

O meu antigo Corsa 1.6 arranhava e agora o Onix as vezes também arranha; Acho que isso é comum nos carros da Chevrolet.

 

Vai ver até no Camaro arranha.

 

O ideal mesmo é seguir essa dica dos 4 segundos em ponto morto ou engatar a 1a marcha antes da ré.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Seu carro é 1.0 ou 1.4? Qual o ano de fabricação?

 

Dependendo do motor e ano de produção pode ou não ter sincronizador de ré... Se não tiver, o correto é para o veículo esperar alguns segundos para então engatar a ré, caso contrário, pode mesmo arranhar...

 

Verifique as instruções do manual do proprietário...

Editado por WDA
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, já temos alguns tópicos falando do assunto, veja:

http://clubedoonix.com.br/topic/10689-r%C3%A9-arranha-sempre/

http://clubedoonix.com.br/topic/10520-r%C3%A9-trancada/

 

Pelo visto é um problema crônico e acontece com TODOS os GM (pelo menos os que dirigi e os que vejo a galera reclamando).

 

DICA: para não arranhar mais, simplesmente engate a primeira, e em seguida a ré. Nunca mais ouvirá aquele som desagradável!!!

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo, já temos alguns tópicos falando do assunto, veja:

http://clubedoonix.com.br/topic/10689-r%C3%A9-arranha-sempre/

http://clubedoonix.com.br/topic/10520-r%C3%A9-trancada/

 

Pelo visto é um problema crônico e acontece com TODOS os GM (pelo menos os que dirigi e os que vejo a galera reclamando).

 

DICA: para não arranhar mais, simplesmente engate a primeira, e em seguida a ré. Nunca mais ouvirá aquele som desagradável!!!

 

Abç.

 

Creio que seja todos os carros populares. Muitos deles a ré não é sincronizada, e quando você simplesmente engata ela vai arranhar. Como já me acostumei, sempre que vou dar a ré coloco a primeira antes, fazia sempre no meu celta e nesse comecei a fazer sem pensar. Ficou automatico.

 

 

O meu é automático, nunca arranhou quando engato a ré! Talvez seja pq não tem embreagem, sei lá! :P

 

Carros automaticos tem outro tipo de sistema. Tanto que pra você colocar no P você passa pela Ré

Editado por wearver
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é automático, nunca arranhou quando engato a ré! Talvez seja pq não tem embreagem, sei lá! :P

Aí tbm já seria demais, colega Dric, a GM ter implantado esta falha até no seu sistema automático! rsrs

Acredito q o cambio não duraria 10mil k. kkkk

 

Abç.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Creio que seja todos os carros populares. Muitos deles a ré não é sincronizada, e quando você simplesmente engata ela vai arranhar. Como já me acostumei, sempre que vou dar a ré coloco a primeira antes, fazia sempre no meu celta e nesse comecei a fazer sem pensar. Ficou automatico.

 

 

 

Carros automaticos tem outro tipo de sistema. Tanto que pra você colocar no P você passa pela Ré

 

A partir do MY 2014 os carros 1.4 e 1.8 da Chevrolet tem sincronizador de ré... E não aranha mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu já arranhou tanto que nem deveria arranhar mais, já teria lascado a caixa de cambio. hahahahaha.

 

Qdo fiz a revisão de 1 ano falaram o absurdo que isso era normal (???) e que deveria engatar bem devagar... Tô tentando fazer dessa forma, mas as vezes esqueço disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu já arranhou tanto que nem deveria arranhar mais, já teria lascado a caixa de cambio. hahahahaha.

 

Qdo fiz a revisão de 1 ano falaram o absurdo que isso era normal (???) e que deveria engatar bem devagar... Tô tentando fazer dessa forma, mas as vezes esqueço disso.

Infelizmente os defeitos presentes nos carros da GM, por geralmente serem em todos os carros ou na maioria, torna-os "normais". Grande erro das pessoas enxergá-los assim...

 

Quanto a essa recomendação de fazer "devagarinho", pura balela sem o mínimo de resultado. A única diferença da "raspada convecional" que terá fazendo isto, é que o barulho q será mais PROLONGADO e MAIS LEVE, mas não o cessará.

A ÚNICA maneira que eu conheço de fazer com q não arranhe, é fazendo o procedimento que descrevi acima: engatando a primeira, e em seguida a ré. Simples assim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu é 1.4 2013

Seu carro é 1.0 ou 1.4? Qual o ano de fabricação?

Dependendo do motor e ano de produção pode ou não ter sincronizador de ré... Se não tiver, o correto é para o veículo esperar alguns segundos para então engatar a ré, caso contrário, pode mesmo arranhar...

Verifique as instruções do manual do proprietário...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só não entendi ao que se refere "MY".

Poderia ser mais claro?

 

Abç.

MY = Model Year = Ano Modelo

 

O meu já arranhou tanto que nem deveria arranhar mais, já teria lascado a caixa de cambio. hahahahaha.

 

Qdo fiz a revisão de 1 ano falaram o absurdo que isso era normal (???) e que deveria engatar bem devagar... Tô tentando fazer dessa forma, mas as vezes esqueço disso.

Bom, infelizmente, isso não é mesmo um defeito, é uma característica de projeto, para não arranhar teria que ter um sincronizador como das marchas a frente ou um sistema de freio, por isso, que muita gente engata a primeira marcha para depois engatar a ré, com isso o sistema é freiado, o arranhado acontece pq o sistema esta em movimento para um lado e a ré gira para o outro... Mas se fizer o engate com o veículo totalmente parado não deveria arranhar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

(...)

Mas se fizer o engate com o veículo totalmente parado não deveria arranhar..

Se for do jeito que eu entendi esta frase, desculpe mas terei q contraria-la:

Tipo, de manhã, ou melhor, na primeira ligada do dia (consequentemente o carro estando PARADO), não me recordo exatamente em q marcha ele se encontra (se 1ª, 2ª ou neutro), mas creio que principalmente estando no neutro... Se eu for engatar a marcha a ré (para sair da garagem) ela arranha com certeza! (salvo eu fazer o que já citei acima, primeira, dpois ré).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se for do jeito que eu entendi esta frase, desculpe mas terei q contraria-la:

Tipo, de manhã, ou melhor, na primeira ligada do dia (consequentemente o carro estando PARADO), não me recordo exatamente em q marcha ele se encontra (se 1ª, 2ª ou neutro), mas creio que principalmente estando no neutro... Se eu for engatar a marcha a ré (para sair da garagem) ela arranha com certeza! (salvo eu fazer o que já citei acima, primeira, dpois ré).

Contrariá-LA, tá de sacanage neh, kkkkkk..

 

Neste caso, mesmo com o veículo parado, teria que acionar a embreagem por alguns segundos (3 ou 4) antes de fazer o engate da ré, porque na partida, o sistema pega a inércia do motor, uma sugestão é acionar a partida com a embreagem completamente acionada, mesmo que o câmbio esteja em neutro...

 

Já o manual diz que se a marcha não engatar na primeira tentativa é para colocar a alavanca em neutro, remover o pé da embreagem, acionar novamente a embreagem e fazer o engate...

 

post-29672-0-44787500-1399630293_thumb.j

 

Claro que engatar a primeira antes de engatar a ré, você acaba sincronizando o sistema, e não posso dizer que isso é certo ou errado, é apenas um maneira diferente... Mas o bom mesmo é ter um sistema de sincronismo como é no MY2014...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Contrariá-LA, tá de sacanage neh, kkkkkk..

 

Neste caso, mesmo com o veículo parado, teria que acionar a embreagem por alguns segundos (3 ou 4) antes de fazer o engate da ré, porque na partida, o sistema pega a inércia do motor, uma sugestão é acionar a partida com a embreagem completamente acionada, mesmo que o câmbio esteja em neutro...

 

Já o manual diz que se a marcha não engatar na primeira tentativa é para colocar a alavanca em neutro, remover o pé da embreagem, acionar novamente a embreagem e fazer o engate...

 

attachicon.gifMarchaRe.jpg

 

Claro que engatar a primeira antes de engatar a ré, você acaba sincronizando o sistema, e não posso dizer que isso é certo ou errado, é apenas um maneira diferente... Mas o bom mesmo é ter um sistema de sincronismo como é no MY2014...

Estas informações da imagem não são específicas da situação que falei.

Quando digo q contrario é pq entendi vc dizendo: "o carro estando parado não deveria arranhar", e eu contrariei e contradigo novamente: "arranha sim". Só isso! Agora se é pra fazer uma PREPARAÇÃO e tudo mais, como está nesta página aí do manual, ou fazer a que ja citei (primeira, dpois ré) aí a história já ganha outro rumo... Mas o princípio ao qual me referi foi apenas este que está entre aspas no começo do meu comentário. Sem mais...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu arranha ao engatar a ré quase todo dia logo depois da primeira partida do dia (que é feita com a embreagem acionada e o câmbio em neutro). Não é sempre mas tem uma boa frequência. OBS: o meu é 13/13, sem o sincronizador da ré

Exatamente o que ocorre cmg e q quis demonstrar ao colega WDA.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Peugeot 206 arranhava tb, acho que todo carro "popular" arranha. Acredito que seja exatamente o que falaram, a falta do sincronizador. No meu AT, que eu falei de brincadeira que não arranha, realmente não tem COMO arranhar, pq ele tem uma caixa de câmbio orbital. Se não me engano, no AT você simplesmente tem um reversor NO conversor de torque (o fluído de transmissão gira para a direção contrária devido a algumas válvulas).

 

Nos câmbios manuais, como a caixa de câmbio é "sequencial", se não me engano a ré não é só mais uma engrenagem, ela é incluí uma conexão à parte onde você posiciona uma terceira engrenagem ("reverse pinion") entre o eixo do motor e o eixo das rodas (não tenho certeza se é bem assim) e, se não estiver com os dentes sincronizados, arranha mesmo. Isso não causa, necessariamente, danos à transmissão (se for por curto período e baixa velocidade), mas incomoda!

Editado por Dric_Dolphin
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 ano depois...

Boa tarde Pessoal, sou novo aqui. Comprei um onix 2013 bem novo com apenas 17 mil rodado na garantia chevrolet ainda. Toda vez que engato a marcha ré "arranha" faz aquele barulho feio de arranhando a marcha, gostaria de saber se isso é normal no veículo, se alguem acontece o mesmo, é normal? ou devo procurar a concessionaria? um abraço a todos e obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde Pessoal, sou novo aqui. Comprei um onix 2013 bem novo com apenas 17 mil rodado na garantia chevrolet ainda. Toda vez que engato a marcha ré "arranha" faz aquele barulho feio de arranhando a marcha, gostaria de saber se isso é normal no veículo, se alguem acontece o mesmo, é normal? ou devo procurar a concessionaria? um abraço a todos e obrigado

O ideal é esperar o carro parar para engatar sem arranhar.

O meu é 15/15 motor 1.4 não arranha.

Não sei onde li que os 15/15 com motor 1.4 que a marcha ré agora é sincronizado,isto é que não arranha mais.

Já percebi isso no meu carro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.