murilow.souza Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 Boa tarde pessoal, Procurei algum tópico sobre isso e não encontrei. Sou totalmente leigo no assunto e gostaria da ajuda dos nobres colegas. Tenho um Onix 1.4 LT. Sempre troco de marcha entre 2.500 e 3.000 RPM. Acredito eu que assim gasto menos combustível por não forçar muito o motor. Mas tenho um amigo que diz o contrário, que assim gasta mais combustível e que tem que esticar mais a marcha. Afinal, quem está certo? Quero fazer da melhor maneira possível para não ter problemas futuramente. 3 Citar
Adilson e Simone Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 Também tenho esta dúvida. No manual do carro consta a troca de marchas pela velocidade. Já ouvi falar que no começo, quando carro novo, deve se esticar mais as marchas, apesar de saber que não exista esta história de amaciar... Citar
Vilanova Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 Vi isso aí não sei aonde. Mas para economia de combustível, troque marchas a 2000 RPM. Junção de economia com desempenho 2500 a 3000 RPM e puramente desempenho acima de 3000 RPM. Abraços Citar
Léo Marques Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 O ideal é na rotação máxima, sem forçar o carro indo com o pé leve entendem? Só que isso é complicado, chato principalmente para os 1.0. O mais importante é não pisar fundo, acelerar com calma é isso que faz a maior diferença. Trocar com 2500 RPM vai fazer com que você troque muito de marcha, para curvas e lombadas, o que torna gastador. Acredito que o ideal, o que faço no meu (1.0), troco com 3100 RPM, maneiro no pé, passo as lombadas (normais) na terceira marcha (para evitar reduzir mais marchas e ter mais trocas), nas ruas que a velocidade máxima é 60km/h ando na quarta marcha tranquilo entorno de 2400, 25000 RPM se precisar frear, não preciso reduzir marcha. Se eu trocasse de marcha com até 3000RPM não conseguiria chegar a 65 km/h em quarta. Coloco a quinta só com 3000, 3100 RPM, velocidade de 70, 72km/h, assim chego a 100km/h sem forçar o carro. Sendo o 1.4 da para esticar um pouco mais né, sem problemas. 2 Citar
LeeGel Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 Cara aqui tem um brother que ouviu a sua pergunta e resolveu fazer um vídeo, alias alguns, rs. Vale a pena ver, Carlos Cunha e suas dicas do Onyx. 1 Citar
Emerson_ Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 sou leigo também, mas sempre troco as marchas assim que o carro pede - aquele momento sem esticar demais e sem antecipar muito também. Como meu fiat uno não tinha medidor de rpm, não sei que ponto em rpm's se dá isso. Enquanto isso espero meu onix chegar Citar
Léo Marques Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 Há outra coisa, tem gente que vê o semáforo fechado e acelera ou mantém uma velocidade que vai ter que acabar parando o carro e arrancando. Se o semáforo está fechado vai diminuindo e reduzindo marcha evitar parar. Arrancar o carro gasta mais, também deixar o carro em ponto morto deixando-o andar sozinho gasta mais, pois o carro em ponto morto não está pronto para andar. Ficar parado esperando alguém, por exemplo, com o carro ligado gasta muito, o ideal é deixar o carro desligado e depois ligá-lo, bom do Onix é que desligado o pisca alerta não fica fazendo barulho. =D Todos sabem que subir morro gasta mais, mas na hora de descer um morro quanto maior a marcha mais economiza, só que marcha menor ajuda a economizar freio. 1 Citar
Rafael Dias Postado Junho 10, 2013 Postado Junho 10, 2013 Sempre troco na faixa dos 3000 e por volta dos 4000 em subidas e meu carro tem se mostrado bem econômico. Ainda não consegui tirar a média na cidade, mas algo que gira em torno dos 10 / 12 por litro Uma dica é manter o carro engatado nas descidas, carros com injeção eletrônica utilizam a força gerada pelas rodas para manter o motor em funcionamento reduzindo a quantidade de combustível injetada. Além de ajudar na frenagem e reduzir o esforço do sistema de freios Citar
Vilanova Postado Junho 11, 2013 Postado Junho 11, 2013 O carro do autor do tópico é 1.4. Se essas dicas de vocês forem para 1.4 vale a pena, mas se não forem, é bom especificar qual o carro de vocês. Abraços Citar
murilow.souza Postado Junho 11, 2013 Autor Postado Junho 11, 2013 Muito bons os vídeos, Leandro Gemelgo. E obrigado pelas dicas galera. Vou continuar com minha tática dos 3000 rpm, como disse o Vilanova: junção de economia com desempenho. Abraço. Citar
mos.2000 Postado Junho 11, 2013 Postado Junho 11, 2013 Seguinte, não vi o video pois estou no trabalho e o mesmo é no youtube, só verei depois em casa. Não existe uma mesma rotação ideal para todos os carros. O ideal é trocar na faixa de torque máximo do carro, que consta no manual. A maioria dos carros esta faxia é entre 2500 a 3500 RPM, mas é bom ver para cada carro e trocar dentro desta faixa. Mas no geral, entre 2500 e 3000 deve estar próximo da faixa de torque máximo, por isso acredito ser uma boa faixa. Citar
David Añaña Postado Junho 11, 2013 Postado Junho 11, 2013 o segredo não ta na rotação, e sim no quanto vc pisa. Imagina uma subida, e vc de quinta, a 2000 rpm, mas com o pé lá no fundo, vc ta gastando mais que o cara que ta de quarta, com 3000 rpm só que pisando bem de leve. Outro exemplo é o freio motor, imagina uma descida, e vc de quinta a 80, sem pisar nada, a rotação ta lá em cima, mas o computador do carro já cortou a injeção de combustível, o consumo é praticamente zero. o melhor é se sentir o carro, acelerar devagar e conversar com o carro. Andar rápido em uma auto estrada é melhor do que ir devagarzinho com o giro embaixo. Eu ainda não achei a curva de torque x potência do onix, mas o consumo ideal ta onde elas se encontram. outra coisa, com o carro frio estique mais as marchas, depois que ele esquentar pode maneirar mais um pouco. Nunca ande na banguela, evite grandes variações de velocidade e uso errado de marchas. Se conseguir evite abaixar muito o giro, mantenha o carro com uma boa velocidade de giro. Porque cada vez que ele abaixa vc tem que fazer um bom esforço para subi-lo novamente. A redução é bem importante nesse aspecto. resumindo, baixa velocidade e baixo giro não são sinônimos de economia, mas também não precisa exagerar. 3 Citar
murilow.souza Postado Junho 11, 2013 Autor Postado Junho 11, 2013 To vendo que esse assunto é mais complexo do que eu imaginava. Meu último carro foi um fiesta 2005 e não ligava muito pra isso, eu fazia o carango roncar mesmo. Agora quero cuidar bem do meu onix, rsrs. As dicas foram ótimas, agradeço. Citar
Vilanova Postado Junho 11, 2013 Postado Junho 11, 2013 O torque máximo do carro aparece se não me engano em 4800 RPM (Alguém pode verificar para mim?). Ou seja, lá em cima. Sinto que a partir de 3 mil RPM o carro começa a ficar esperto. Citar
ucosta Postado Agosto 11, 2014 Postado Agosto 11, 2014 Pessoal comprei o meu Onix lt 14/15 e não achei no manual está relação velocidade x mudança de marcha. Alguém pode me dizer onde viu? Eu sinto que muitas vezes estou passando a marcha antes do tempo quando considero apenas a rpm. Mas fico com medo de segurar mais e estar prejudicando o carro. Citar
Dacosta Postado Agosto 11, 2014 Postado Agosto 11, 2014 o segredo não ta na rotação, e sim no quanto vc pisa. Imagina uma subida, e vc de quinta, a 2000 rpm, mas com o pé lá no fundo, vc ta gastando mais que o cara que ta de quarta, com 3000 rpm só que pisando bem de leve. Outro exemplo é o freio motor, imagina uma descida, e vc de quinta a 80, sem pisar nada, a rotação ta lá em cima, mas o computador do carro já cortou a injeção de combustível, o consumo é praticamente zero. o melhor é se sentir o carro, acelerar devagar e conversar com o carro. Andar rápido em uma auto estrada é melhor do que ir devagarzinho com o giro embaixo. Eu ainda não achei a curva de torque x potência do onix, mas o consumo ideal ta onde elas se encontram. outra coisa, com o carro frio estique mais as marchas, depois que ele esquentar pode maneirar mais um pouco. Nunca ande na banguela, evite grandes variações de velocidade e uso errado de marchas. Se conseguir evite abaixar muito o giro, mantenha o carro com uma boa velocidade de giro. Porque cada vez que ele abaixa vc tem que fazer um bom esforço para subi-lo novamente. A redução é bem importante nesse aspecto. resumindo, baixa velocidade e baixo giro não são sinônimos de economia, mas também não precisa exagerar. É exatamente essa dinâmica, praticamente um feeling do motorista com o carro, uma "conversa" kkkkk.. Risadinhas a parte, é desse jeito mesmo. 1 Citar
wearver Postado Agosto 22, 2014 Postado Agosto 22, 2014 Sendo 1.0 ou 1.4 o funcionamento do motor é igual, a diferença está na rotação/velocidade. 1.0 a 3.000rpm tem uma velocidade menor que do 1.4, mas as trocas de marchas vai pela rpm e não pela velocidade. Noto que acima de 3000rpm qualquer carro desenvolve melhor, claro que uns pode ser um pouco menos outros um pouco mais. Outra coisa que notei, é melhor você acelerar gradativamente do que sentar o pé. Pelo CB, o consumo instantâneo é muito maior se eu sentar o pé no fundo do que apenas deixar ele acelerado, o carro acelera praticamente na mesma velocidade mas o consumo é absurdo. Citar
romerobc Postado Agosto 22, 2014 Postado Agosto 22, 2014 O onix atinge o torque (força) maximo a 3500rpm Citar
dessu Postado Agosto 22, 2014 Postado Agosto 22, 2014 O onix atinge o torque (força) maximo a 3500rpm Cara eu vi em alguns links que o torque máximo é só em 4800, porém (diz em um link) a GM afirma que a 2300 rpm o onix tem 90% do torque. Citar
romerobc Postado Agosto 22, 2014 Postado Agosto 22, 2014 Eu vi isso na ficha tecnica q tem o torque e o rpm isso no 1.0 talvez no 1.4 seja diferente Citar
Gabriel Ará Postado Agosto 28, 2014 Postado Agosto 28, 2014 O torque máximo do carro aparece se não me engano em 4800 RPM (Alguém pode verificar para mim?). Ou seja, lá em cima. Sinto que a partir de 3 mil RPM o carro começa a ficar esperto. O onix atinge o torque (força) maximo a 3500rpm O Torque máx. aparece em 5.200 rpm e a potencia máx. aparece em 6.400 rmp, isso no 1.0. No Onix 1.4 o torque máx. é em 4.800 rmp e a potencia máx. em 6.000 rmp (tudo na pág. 260 do manual). É bem difícil em carros o torque máximo aparecer em torno de 3.000~4.000 rpm, salvo alguns casos (geralmente em carros sobre alimentados com turbo-compressores e tals) em que o toque já aparece em aproximadamente em 2.000 rpm e se mantem alto em toda a faixa de giro do motor. O ideal para o máximo aproveitamento da potencia do carro é trocar as marchas nessa faixa de rotações entre o torque máximo e a potencia máxima, mas isso gasta muita gasosa pra uso normal e seria mais pra o caso de uma ultrapassagem e coisa e tals. Eu não fico marcando exatamente uma rotação fixa pra troca de marcha, é mais no feeling do motor e se eu estou querendo andar suave. Geralmente quando eu to bem de boa (maior parte do tempo), eu troco por volta de 2.200~2.600. Quando eu quero andar suave ainda mas sair um pouco mais rápido, troco em mais ou menos 2.800~3.500, mas sempre com acelerações bem progressivas e suaves. Não é certo a rotação q eu uso pra trocar as marchas e como eu disse, vai mais do feeling mesmo mas também vai de motorista pra motorista, de tocada pra tocada. Citar
Thersyw Postado Agosto 31, 2014 Postado Agosto 31, 2014 Pessoal comprei o meu Onix lt 14/15 e não achei no manual está relação velocidade x mudança de marcha. Alguém pode me dizer onde viu? Eu sinto que muitas vezes estou passando a marcha antes do tempo quando considero apenas a rpm. Mas fico com medo de segurar mais e estar prejudicando o carro. Esta informação, pelo menos no meu manual, versão 10/2012, consta lá no final, na página 263 para 1.0 e pág. 264 para motor 1.4. No tema "especificações", onde tem umas tabelas. Abç. Citar
Vilanova Postado Agosto 31, 2014 Postado Agosto 31, 2014 No 1.4 80-90% do torque máximo já está disponível na faixa dos 3 mil RPM. Bem como eu tinha avaliado. O gráfico abaixo mostra isso (teste de dinamômetro em um Prisma 1.4 com álcool): Abraços 1 Citar
leodias Postado Setembro 20, 2014 Postado Setembro 20, 2014 Pessoal, Vejam se isso é normal... Eu saio de pé leve... 1º→2º→3º e tiro o pé completamente do acelerador, o carro mantém a velocidade sem variar, nem aumenta nem diminui... tipo assim mantém 20k/h sem acilar e vai embora.... Dá a entender que tem um controle eletrônico sei lá... que estabiliza e mantém aquela velocidade entenderam? meu onix é zerinho 14/15 será que é algo já modificado no modelo ou alguém percebeu isso em outros também? Citar
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