Considerações sobre o Onix e algumas outras


Léo Alves

Posts Recomendados

Buenas, galera.

Nesse sábado (04/05) finalmente fui à CSS pra acabar com a minha agonia: retirei meu Onix LT 1.4 R7N preto. Minha ansiedade fez com que eu tenha lido muito sobre o carro aqui no forum, inclusive algumas críticas a certos itens. Como sei que muita gente deve acessar o site pela primeira vez para saber mais detalhes sobre o carro (assim como eu fiz) e grande parte destes têm interesse no carro para substituir seus atuais carros populares (1.0, sem muitos opcionais, assim como era o meu Palio 10/11) resolvi fazer algumas considerações que acho que podem ser úteis:

1° - O mais óbvio: se você tem um popular queixo duro, quando você entrar no Onix vai ter a nítida impressão de que está em um carro de nível MUITO superior. Tenho um primo que possui o mesmo Palio que eu possuía, na versão 1.4 completa, ou seja, teoricamente um concorrente do Onix. E posso dizer que do meu ponto de vista existe um grande abismo nas questões de acabamento, não só na qualidade do mesmo (materiais, encaixes, etc), mas também na disposição dos comandos. O interior é mais harmonioso e muito mais rico. O espaço interno também chama a atenção. Tenho 1,86 m e, com a regulagem do banco ideal para que eu guiasse o carro, consegui me sentar sem muitos problemas no banco traseiro do lado esquerdo. Sem contar o Mylink, que acho que merece um item a parte, mas posso adiantar que valoriza MUITO o interior;

2º - Um colega de serviço meu que tem um Punto 1.4 deu uma definição óbvia, porém perfeita para este tipo de motor: não é 1.0, mas também não é 1.6. Como deixei o carro na minha cidade natal para emplacar, não tive a oportunidade de andar muito com ele. Mas minhas primeiras impressões do propulsor foram muito positivas. Para quem quer trocar seu 1.0 no Onix, a surpresa vai ser bem agradável. Meu pai retirou uma Montana da mesma CSS há 15 dias, e ela já está com 800 km, portanto com o motor mais macio. Viajei nela hoje e apenas carros com motores 1.8 para frente conseguiram acompanhar. Considerando que o motor que equipa a Montana é o 1.4 Econoflex, versão anterior ao SPE4, creio que nesse quesito não terei muito com o que me preocupar;

3° - Meu padrão é baixo, considerando que meu Palio possuía pneus 165 e uma suspensão alta e dura. Praticamente não fazia curvas. Mas partindo desse ponto de comparação, a suspensão do Onix me aparentou ser digna de extrema confiança. Me passou muita segurança. Acho que o conjunto suspensão x medida dos pneus funcionou muito bem a favor da estabilidade do carro. Quem tá saindo do popularzão vai curtir muito;

4° - O polêmico sistema Mylink. Fucei bastante nele durante o sábado e, francamente, não vi os bugs e dificuldades operacionais relatados por alguns membros aqui do fórum. Muito pelo contrário, pude perceber um sistema multimídia intuitivo, bonito visualmente, prático e, pra quem tem pretensões de se fazer ouvido apenas dentro do carro, auto-falantes potentes e bem acertados. O sistema de som como um todo, para mim, não teria onde melhorar;

5° - Os pneus que vieram no meu carro são Bridgestone. Fiquei bem fulo. O conjunto que equipa a Montana do meu pai é Goodyear. São mais silenciosos e, por tê-los utilizado antes, sei que duram muito e funcionam muito bem em condições adversas. Confirmo o que foi citado por alguns membros sobre o ruído em ruas de pavimentação poliédrica e mesmo em asfaltos mais abrasivos. Mas por ter guiado também a Montana creio que isso se deva aos pneus, não à suspensão;

6° - Economias burras: falta GRAVÍSSIMA da Chevrolet não equipar todas as versões com computador de bordo e abertura interna da tampa de combustível. Imperdoável;

7° - A questão do design é bem controversa por ser um conceito meramente subjetivo. O que eu penso do Onix em comparação a outros carros é que seu apelo é muito mais esportivo. É notável o quanto o carro é mais largo, mais parrudo que Gol e Palio, por exemplo. E controvérsia por controvérsia, ouvi mais críticas do que elogios ao Novo Palio, principalmente pela traseira. O mesmo penso sobre a Montana. Muita gente critica o visual, mas acho que tem seus méritos. Aliás, excetuando-se o Mylink, achei o interior da Montana até mais bonito que o do Onix.

Enfim, pessoal, sei que falei demais, mas acho que pode ser útil para alguém que entre aqui sem qualquer informação, numa situação que acredito que todos nós estivemos, só para saber se o Onix é bom.

Abração a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites


Ufa, consegui ler hehehe! Primeiramente parabéns pelo carro!

O MyLink eu não gostei muito sinceramente, acho que um DVD Pioneer vale muito mais a pena. Claro para quem gosta de carros com som automotivo.

O que achou da suspensão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Compartilho exatamente esta opinião sobre o Onix, sem excessão de ítens. Inclusive o ítem 6º, que é realmente uma economia absurda.

Só acrescentaria os erros ergonômicos, como os puxadores das portas, acionamento dos vidros, e o inexplicável controle dos retrovisores elétricos da versão LTZ.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Léo Alves, se não tivesse lido isso aqui no forum acharia que saiu de uma revista especializada.

Parabéns, belo texto, muito bem escrito.

Se você não é jornalista, poderia ser.

Concordo com tudo que disse, acrescentando apenas os comentários do meu colega РŘ!ΜØ.

Muito bom !!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ufa, consegui ler hehehe! Primeiramente parabéns pelo carro!

O MyLink eu não gostei muito sinceramente, acho que um DVD Pioneer vale muito mais a pena. Claro para quem gosta de carros com som automotivo.

O que achou da suspensão?

Valeu, snupP.

É o tipo da coisa, eu acho que isso vai muito da exigência da pessoa. No caso de alguém como eu, que de qualquer forma não queria reprodução de vídeos em movimento (não acho muito seguro) e que não tem pretensões de utilizar o som muito alto, apenas para os passageiros dentro do habitáculo, acho que ele atende bem. A função de telefone e a possibilidade de se utilizar apps do celular também chamaram muito a minha atenção. Sob o ponto de vista de alguém que tinha um carro 1.0 com um sonzinho cuja característica mais chamativa era um usb, impressiona bastante. Os auto-falantes da GM também se mostraram, a meu ver, muito melhor acertados que os da Fiat.

Com relação a suspensão, acho que ela tem uma bela relação conforto x estabilidade. Quando eu guio carros que nunca guiei antes, costumo ficar inseguro, principalmente nas curvas. Com o Onix isso aconteceu apenas nas primeiras duas ou três, o próprio carro te mostra que você pode forçar. Nesse fim de semana já utilizei ele em pavimentação poliédrica e em estrada de chão. Amorteceu muito bem os dois terrenos, ficando o único incômodo por conta do ruído dos pneus. Mas é como eu disse, quem tiver a sorte de sair com os da Goodyear, acredito que não terá esse problema. Na Montana, pelo menos, eles se mostraram bem silenciosos.

Abração.


Belo texto. Bem direto e objetivo.

O número 6 resume a minha revolta perante a GM. Sem mais.

Obrigado, Vilanova.

É realmente revoltante, cara. Assim que saí da CSS passei em um posto pra abastecer e pensei comigo: "Chave canivete na mão de frentista?! Caramba...". Meu Palizinho 1.0 sem nada tinha computador de bordo. Senti uma falta enorme disso, principalmente por não ter os dados de autonomia sempre a mão.

Mas continuo achando o Onix superior a seus concorrentes, apesar desses deslizes. Tem mais qualidades que falhas.

Abração.


Compartilho exatamente esta opinião sobre o Onix, sem excessão de ítens. Inclusive o ítem 6º, que é realmente uma economia absurda.

Só acrescentaria os erros ergonômicos, como os puxadores das portas, acionamento dos vidros, e o inexplicável controle dos retrovisores elétricos da versão LTZ.

Até pensei em citar a ergonomia, РŘ!ΜØ™, mas fiquei com a nítida impressão de que tudo é uma questão de costume. O acionamento dos vidros nem chegou a incomodar, o puxador das portas sim. Mas quando deixei de usar o Gol G4 que meu pai tinha antigamente e comprei o Palio, tive essa mesma dificuldade. Acho que são coisas que, com o tempo, ficam naturais. E daí quando você muda de carro, estranha de novo.

Com relação à regulagem dos retrovisores, não tive oportunidade de testar, pelo fato do meu carro ser LT. Francamente, pra mim é um item desnecessário. Mas acho que a partir do momento que alguém opta por adquirir uma versão com o item, ele precisa ser prático e eficiente.

Abração


Cara eu estou com esta expectativa, espero que o meu chegue logo. Parabéns pelo review.

Obrigado, xará.

A ansiedade realmente consome a gente, cara. Principalmente depois que a gente entra no forum e vê a galera comentando sobre o carro e postando os ups que fez. Mas vale a pena a espera, não creio que você vá se decepcionar com ele.

Abração


Léo Alves, se não tivesse lido isso aqui no forum acharia que saiu de uma revista especializada.

Parabéns, belo texto, muito bem escrito.

Se você não é jornalista, poderia ser.

Concordo com tudo que disse, acrescentando apenas os comentários do meu colega РŘ!ΜØ.

Muito bom !!!!!

Valeu, hti.

Vontade de ser jornalista eu até tinha, mas depois resolvi tentar fazer algo que me desse dinheiro. Até agora, não deu certo... hauhauhauhhahauu

Eu não consigo entender as montadoras às vezes. Esse negócio da ergonomia tá sendo citado como um problema desde que o carro foi lançado. Será que não dava pra GM ter feito algo a respeito?

É como eu disse, pra mim ficou a impressão de que é uma mera questão de costume. Mas se tem tanta gente reclamando é porque o negócio deve estar incomodando bastante.

Abração


Show!!

Valeu Ricardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguém resume o texto pra mim?? kkkkkkkkkkkkk

Excelente texto ein.. muito bom mesmo!

Eu concordo plenamente que quando você entra no Onix parece que está em um carro muito superior.. os outros, até mesmo modelos novos, não chegam aos pés dele..

Ele ta me dando muito trabalho ainda pra estacionar.. nao consigo mais estacionar de primeira na minha vaga pq ele é maior que o meu corsinha, entao ainda nao peguei as dimensões dele.. mas é um carro muito bonito sim!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.